2016 está bem 2015 e isso é bom

2 Postado por - 14 de janeiro de 2016 - Artigos

O Grêmio tem contratado pontualmente, com cuidado, evitando salários absurdos. E isso é bom. Mesmo que, no início, o Rui Costa não tenha feito isso, agora está no caminho certo. Embora tenha contratado algumas porcarias, tivemos grandes acertos em 2015 e, mais ainda, tiveram sua renovação assegurada. Mesmo que eu pense que o valor anunciado pelo Maicon fosse elevado demais pra um cara com 30 anos, ele contribuiu positivamente e perder ele era muito ruim. Achar alguém pro lugar podia levar tempo.

Grupo do Grêmio. Foto: Lucas Uebel, Grêmio Oficial (via Flickr)

Grupo do Grêmio. Foto: Lucas Uebel, Grêmio Oficial (via Flickr)

E não temos tempo. A Libertadores tá logo ali e, pela primeira vez em muito tempo, não temos que montar o time ao longo da competição. A última vez que lembro que isso aconteceu foi 2002-2003, com o Tite no comando. Todas as outras vezes contratamos uns seis ou perdemos os principais (Jonas) sem reposição alguma. Perdemos o Galhardo, basicamente, visto que o Erazo é bem equivalente ao Bressan. E aí contratamos dois novos beques e um lateral com potencial.

Os vídeos que vi do Wallace Oliveira, disponíveis na internet, mostram um lateral que é rápido, gosta de cortar pelo meio e puxa muitos contra-ataques. O Grêmio achou um quase-Galhardo – porque falta a bola parada. Aliás, bola parada essa que faltou o ano todo de 2015 (e falta desde o Anderson Lima). O nosso ex-lateral direito acertou uma vez apenas um gol (decisivo, inclusive). Pra substituir, veio o Fred. Líder em desarmes em 2015 no Goiás, o cara ainda anotou quatro gols de falta (dois no mesmo jogo contra a Chapecoense). E um na gente, né, no Ruralito, pelo menos.

Kadu vem pra disputar a posição e, claramente, não é o plano ser titular. Muito por essa questão da bola parada. Porém, o Galhardo fazia mais que isso: batia também cruzamentos na área. Se o Fred for cruzar (nem sei se sabe), perdemos um cara alto na área. Aí ainda falta mais uma contratação para que o Douglas não seja o único cruzando bola na área e batendo escanteio. E faz sentido, assim, um meia pela esquerda que saiba fazer isso e ser complementar.

Assim, no máximo, Douglas terá que fazer um esforço a mais, batendo todos os escanteios e faltas laterais. Porém, temos um time já com filosofia e titulares definidos. O que vier agora, é lucro. Precisamos de um goleador, todos sabemos. Mas acho que todos seguirão o Grêmio em seguida e o mercado se organiza. O Santos, por exemplo, já tá nessa mesma onda.

Comparilhe isso:

6 + comentários

  • Oliver 14 de janeiro de 2016 - 17:10 Responder

    Seguir o Grêmio no que, voce diz?

    • Mateus 15 de janeiro de 2016 - 11:56 Responder

      Acho que ele quer dizer em relação ao pé no chão em termos de contratações. Essa é a bandeira do presidente.

  • Hermes 14 de janeiro de 2016 - 19:36 Responder

    Não entendo o porquê do Luan não bater faltas e escanteios. Nos treinos de 2015 ele tinha um aproveitamento bem melhor que Douglas e Galhardo. Não precisa só ser o nosso 10 que bate bola parada.

  • Adilson 15 de janeiro de 2016 - 06:03 Responder

    Precisamos de um titular para a posição do Douglas. Chega de depender de um ex-jogador para acertar um passe por jogo.

  • Jonatha Zimmer 15 de janeiro de 2016 - 06:39 Responder

    No quesito cobrança de bolas paradas Galhardo não fará falta (embora acho que não fará falta por nenhum motivo). Foi contratado, possivelmente, pelo gol de falta que fez na gente enquanto atuava pelo Bahia. Aqui, fez apenas um gol de cobrança assim e os escanteios, na maioria absurda das vezes eram completamente mal batidos (fortes demais ou em meia altura no primeiro pau).

    É insuportável assistir as cobranças de falta e escanteio do nosso time.

    Nos cruzamentos, Galhardo também deixava a desejar. Se esse Wallace souber ao menos cruzar e chegar a linha de fundo… já estamos em vantagem.

    • Luciano Tricolor 15 de janeiro de 2016 - 07:50 Responder

      Concordo contigo. E com o comentário do Hermes, que entende o Luan ser nosso melhor cobrador de faltas. Luan, em 2015, deve ter batido umas 10 faltas e tem aproveitamento muito melhor que Galhardo e Douglas juntos. Deixa ele bater, pelo menos temos chance de fazer gols de falta. E o Galhardo, trocado por um tiro de meta (mal batido) já vi vantagens. Estamos no caminho!

    Deixe uma resposta