Sobre o jogo de ontem e o que quero para quarta

0 Postado por - 26 de setembro de 2016 - Artigos

Vimos um Grêmio bem diferente do de Roger ontem na Arena: menos toques na bola, mais objetividade.

Os velhos problemas continuam e sabíamos que Renato não os resolveria em uma semana de treino. A bola aérea, mais uma vez, foi motivo de pavor na nossa zaga. Em duas situações, a Chape só não marcou por falta de qualidade dos jogadores que finalizaram. Wallace Reis estava desatento neste quesito.

Continuando no assunto marcação, preciso falar sobre o Ramiro. Tenho criticado ele há meses aqui no blog porque, realmente, não estava jogando bem. Porém, ontem, defensivamente, o guri foi incansável. Não faltou vontade. Foi a melhor partida dele desde que voltou de lesão, na minha opinião.

Para o jogo contra o Palmeiras, quarta-feira, pela Copa do Brasil, teremos a volta do Edilson na lateral e o poder ofensivo da equipe vai aumentar no lado do campo, porém teremos mais problemas para defender. Kannemann também volta e reforça a zaga.

Maicon não joga o primeiro jogo contra o Palmeiras, nem contra o Cruzeiro no domingo porque sentiu lesão. Jaílson não esteve bem ontem. Gosto muito desse jogador, mas ontem ele não estava no seu melhor dia. Quarta-feira ele TEM QUE ESTAR. Também não duvido que com a boa atuação defensiva do Ramiro, o Renato acabe optando por ele para fazer dupla com o Walace. Aguardemos.

A parte que me incomoda, ainda, é que ele provavelmente insistirá no Henrique Almeida lá na frente. Ontem, vi um chute bom dele. Acredito que o primeiro ou segundo desde que chegou no Grêmio. Vi ele chutar consciente, com força, direção, sem afobamento, atropelamento, etc. Mas fiquei surpresa e não deveria me surpreender com um atacante acertando um chute, correto? Com a nova ideia proposta pelo Renato, onde os zagueiros estão livres para dar chutões e não correr riscos na área, se torna difícil utilizar esse jogador. Na lógica, seria interessante. Ele estaria lá na frente, receberia a bola e estaria na cara do gol. O problema é que raramente o Henrique Almeida ganha uma bola pelo alto de um zagueiro ou consegue dominar ela, tirando o defensor da jogada, por exemplo. Normalmente esse chutão vindo da zaga, quando encontra o camisa 91, se torna uma bola perdida.

Por mais que o Guilherme não esteja indo bem nas finalizações e ande abusando do “drible a mais” dentro da área, acredito que ele funcionaria muito bem nesse sistema de jogar pelo contra-ataque que o Renato vem propondo. É um guri que tem velocidade, vontade e drible. Queria ver ele ter uma oportunidade desde o início do jogo. Além disso, ele libera o Luan pra ficar na entrada da área quando ele faz a função de ponta e é ali que temos boas chances de marcar. Se o Luan fizesse aquele gol no final do jogo, depois de matar a bola no peito e chutar quase no ângulo, a Arena iria à loucura.

Pra quarta-feira o time vai ter que ter o dobro de vontade e motivo pra isso, tem de sobra. A Arena tem que estar lotada. Renato já fez milagre com o time do Grêmio em 2010. Não custa nada fazer de novo esse ano. Vamos apoiar?

Te espero na Arena.

Comparilhe isso:

2 + comentários

  • dexter holland 27 de setembro de 2016 - 08:42 Responder

    Ramiro foi incansavel, mas uma usina para acender uma lâmpada. Tivemos contra ataques e bolas alçadas pelo lado dele, varias vezes ele chegando atrasado ou estando fora de posição (teve um lance que o Geromel teve que se antecipar para tentar cobrir a retaguarda do Ramiro e a Chape por muito pouco não nos atacou com 2 jogadores contra o W Reis sozinho).

  • Charles 27 de setembro de 2016 - 14:45 Responder

    Concordo: Ramiro, apesar de ja ter tido uma boa fase no Gremio (feito gols e jogos importantes), hoje é uma uzina pra acender um pau de fosforo.
    Mas pior que ele ainda temos (TITULARES):
    Marcelo Oliveira, uma usina que nao acende nada. (seria o pior jogador titular da historia gremista?)
    Douglas, este nao e usina (pois energia zero), e mesmo um pauzinho de fosforo…
    Criticar Braian Rodrigues, Walace Oliveira, Ramiro,… reservas, nao resolve, temos que nos concentrar nos problemas do time em primeiro lugar.
    abs
    Charles

  • Deixe uma resposta