A “Cara do Grêmio”, uma seleção.

4 Postado por - 26 de julho de 2014 - Artigos

Não se trata de uma seleção dos melhores ou piores, ou dos ídolos, dos mais vencedores. E time é formado por jogadores que mais se enquadram dentro daquilo que costumamos chamar de “A Cara do Grêmio”. Tu vai discordar de grande parte do que está ali, mas essa é uma das premissas desta discussão. Talvez nunca chegaremos à um consenso do que é exatamente a tal “Cara”, talvez ela nem exista e jogador seja tudo igual independente do clube que esteja atuando. Mesmo assim vamos celebrar a seleção experimental desta necessária “Cara do Grêmio”. Eles entram em campo no seu imaginário, aplauda ou vaie. Substitua quem quiser.

 

1) DANRLEI: Até quem não o coloca como goleiro preferido (como eu), tem que admitir que é o camisa 1 deste selecionado específico. Poderia ser pelas tantas faixas que colocou ou pelo gremismo indiscutível, mas conquista este lugar principalmente pelo ÓDIO que adquiriu na torcida coirmã, não gratuito.

 

 

 

 

 

patricio2) PATRÍCIO: Porque ele peitava, carrinhava, buscava. Era corneteado, amado e odiado. Não tremia dentro dos Aflitos ou da Bombonera, para ele, a mesma coisa. Lateral imexível de Mano Menezes. Para o técnico era ele e mais 11. A frase “Vamo Patrício!” gritada das arquibancadas em tom de apoio ou falta de paciência ainda ecoa na Azenha.

 

 

 

 

Untitled-13) RIVAROLA: Nunca existirá outro zagueiro tão “Cara do Grêmio” como Catalino. Se apresentou a torcida sendo expulso direto logo na estreia e nesse espírito continuou sua carreira no Grêmio. Por ele passava a bola, ou o atacante, nunca os dois juntos. Sua biografia será interpretada, um dia, por Dani Trejo nos cinemas. Direção Robert Rodrigues.

 

 

 

 

saimon4) SAIMON: Nossa zaga vai mesclar experiência e juventude. Saimon tem problemas de comportamento, já deixou o time na mão várias vezes e cometeu pênaltis tão infantis quanto sua fisionomia. Mas é da base, arruma briga em Grenal e cai na net com duas loiras. ÍDOLO.

 

 

 

 

 

sandro5) SANDRO GOIANO: Claro. Esta seleção começa por ele. A “Cara do Grêmio” na sua síntese. O 3×4 na carteira de identidade do Grêmio. O jogador limitado mais unânime e querido do tricolor. Sabia desse limite e tirava o máximo dele. Incorneteável.

 

 

 

 

 

para6) PARÁ: Sim, nesta seleção Parazinho atua improvisado na esquerda. Até porque jogador com a “Cara do Grêmio” não pode reclamar de atuar fora de posição. Metade da torcida o idolatra, metade o esconjura. Esse oito ou oitenta é requisito básico para estar nesta seleção.

 

 

 

 

 

renato7) RENATO: Primeiro, porque a camisa 7 é dele em qualquer tipo de seleção do Grêmio que se faça. Segundo, porque carrega em sua personalidade uma característica que historicamente é atribuída aos gremistas: a ARROGÂNCIA. Injusto em ambos os casos. Somos apenas conscientes do nosso protagonismo no futebol mundial. “Arrogância”, no dicionário dos medíocres.

 

 

 

 

dinho8) DINHO: Além de saber o que fazer com a bola nos pés, era craque com ela nos pés dos outros. Honrou como ninguém esta ENTIDADE do futebol clássico chamada CARRINHO. Seus adversários estão chegando na idade de reunir os netos para contar, com o orgulho de um veterano do Vietnam, sobre como mantêm até hoje suas pernas no lugar.

 

 

 

 

andre9) ANDRÉ LIMA: Absoluto nas propriedades de “Cara do Grêmio”. Nunca precisou de uma média de gols maiores que a do Barcos, por exemplo para ganhar o coração do seu fã clube, bastava um gol decisivo depois de algumas partidas em branco. Manjava do marketing pessoal para isso, falava o que o torcedor queria ouvir e agia como os gremistas gostavam.

 

 

 

 

tcheco10) TCHECO: Talvez tenha sido nas inúmeras discussões em torno de seu nome, muitas parando na delegacia, que tenha surgido pela primeira vez a expressão “Cara do Grêmio” como argumento dos seus defensores, pela sua Garra, entrega e amor à causa. Logo rebatida pelos algozes como sendo, realmente a cara de um Grêmio limitado que nos enganou até levar a pior surra de um final de Libertadores.

 

 

 

 

11) Não temos. Enquanto tu lia este texto, alguém do time já foi expulso. Obviamente, por se tratar da seleção  “Cara do Grêmio”, sacamos um atacante para reorganizar o time.

Comparilhe isso:

15 + comentários

  • Daniel 26 de julho de 2014 - 18:39 Responder

    Como tu mesmo falou, certamente não haverá consenso nos nomes aqui, cada um formará um time diferente.

    Mas dizer que o Patrício (que talvez fosse o lateral da minha seleção!) não tremia na bombonera é brincadeira!!

  • Marco 26 de julho de 2014 - 18:44 Responder

    Sabe-se: cada um com sua “seleção”. Tá boa tua nominata, mas a 11 foi, disparada, a melhor … a perfeição, eu diria.

  • Betho 26 de julho de 2014 - 18:48 Responder

    Sandro Goiano, Pará e André Lima só pode ser piada. Por essas e outras que estamos a tanto tempo sem ganhar NADA. EXALTAM QUALQUER MERDA.

  • Conrado 26 de julho de 2014 - 19:06 Responder

    Se teve alguma coisa que o Patrício fez na Bombonera, foi tremer!

  • geraldo josé tavares gattolini 26 de julho de 2014 - 21:06 Responder

    Arce e Roger! Gostei do Saimon na seleção, mais pelas encrencas mesmo.

  • Luiz Martini 26 de julho de 2014 - 21:44 Responder

    Deixei de levar a sério quando cheguei no Pará.
    Tem articulista que não pode beber antes de escrever.

    Se fosse sério, Ancheta não pode estar fora de uma zaga. Nem Airton.
    O problema de alguém ter pouca idade poderia [e deveria] ser compensado com informação, leitura…

  • Felix Nuñez 27 de julho de 2014 - 00:00 Responder

    Cade o Roger caraios???

  • rodrigo restelato 27 de julho de 2014 - 07:35 Responder

    essa foi boa, vontade não faltaria da parte dos jogadores, nunca ganharíamos o título de equipe mais disciplinada. Na verdade não sei se ganharíamos algum título.

  • Alexandre Pereira 27 de julho de 2014 - 13:18 Responder

    Patricio e Pará ? Arce, Adilson/MauroGalvão e Roger eram muito melhores tecnicamente e tinham muita garra…

  • Israel 27 de julho de 2014 - 14:19 Responder

    Patrício jogou cagado na bombonera, os olhos tão arregalados que quase saíram das órbitas. ..

  • Mano 27 de julho de 2014 - 14:39 Responder

    Dizer q o pará ten mais cara de grêmio que o arce chega a ser ofensivo. Saimon tb é outro q não merece estar nessa seleção. Patrício então, pelo amor dos meus filhinhos.
    E não ter um 11 é simplesmente uma crítica oportunista à situação atual.

  • Cardoso 27 de julho de 2014 - 20:45 Responder

    Patrício amarelou e muito na Bombonera!
    Tcheco amarelou em todos os GRE-NAIS que disputou, não merece estar do lado do DINHO e DANRLEI!

  • léo 28 de julho de 2014 - 00:52 Responder

    Sandro Goiano e dá-lhe Sandro Goiano; Sandro Goiaaaano e dá-lhe Sandro Goianooooo!!! GUERREIRO!

  • fernanda pedott 29 de julho de 2014 - 23:10 Responder

    Não há como deixar o Arce de fora!!!!!
    Impossível….

  • Rafael 30 de julho de 2014 - 09:23 Responder

    Pra recompor a zaga pode ser o Domingos ou Pereirao Tower.

  • Deixe uma resposta