A insistência na derrota

1 Postado por - 17 de maio de 2015 - Artigos

Não é mais mistério pra ninguém: o Grêmio jogou fora todo o primeiro semestre de testes na sua Copa do Mundo. E, ao que parece, não aprendeu nada desse set… não, pera. Resolveu mudar tudo por causa de uma derrota para o Inter (que custou o título). Esqueceu o número de bolas que acertava na goleira, a média das atuações, a participação ofensiva do Luan com o Douglas e o Giuliano (melhor jogador dessa formação) mesmo com a fraca produtividade do centroavante. Saiu o 4-3-2-1 e entrou o 4-4-2.

Essa foi a distância entre o Grêmio e o Futebol no Paraná. Foto Lucas Uebel-Grêmio Oficial

Essa foi a distância entre o Grêmio e o Futebol no Paraná. Foto Lucas Uebel-Grêmio Oficial

Mais uma vez o Felipão colocou a função Douglas no banco. Podem dizer o que quiserem dele, mas é o melhor jogador que temos pra função. E o segundo melhor, o Lincoln, foi preterido pelo Maicon, que veio muitíssimo bem de “segundo volante” e naufragou miseravelmente na criação. Coisa que qualquer um já viu nas muitas vezes que o treinador insistiu na bobagem. Ontem não foi diferente: o Grêmio sucumbiu com um meio campo completamente incapaz de criar.

Giuliano tem jogado nada na função em que foi colocado. Ontem foi pior ainda: com medo das subidas do lateral do Coxa, TROCOU DE LADO, pra fazer função de marcação pela esquerda. Sumiu. E deixou a falta de marcação lá na direita, por onde o time deles achou o primeiro gol em uma cagada monumental de Geromel, Erazo e marcação frouxa do Matíaz. Zaga que cometeu outro absurdo ao tomar aquele segundo gol contra. Geromel e Erazo se substituem. Rhodolfo ainda não tem reposição.

Mas o que mais irrita é a tentativa de solução do problema: colocou o Pará na esquerda, tirou o único que tentava criar alguma coisa (como a jogada que quase terminou em gol no único chute na goleira no primeiro tempo todo); depois trocou o “falso 9”, fazendo um 4-1-4-1 que seguia sem criação, só transpiração; e, pra fechar com chave de ouro, FELLIPE BASTOS entrou quando perdíamos para ser a solução. Obviamente o resultado não podia ser diferente.

E aí é que vem a indignação que me impediu de escrever tudo isso já ontem: escuta aqui, Felipão, todo o mundo sabe que o time é ruim. Mas já tivemos escalações e atuações melhores em 2015. Aquele mesmo futebol da DERROTA pro Inter rendia uma vitória ontem COM O PÉ NAS COSTAS (tanto que, mesmo naquela zona, tivemos chances de empatar, pelo menos). Então, pode reclamar, chorar, espernear. Só não vem dizer que não é culpa tua. A culpa é TODA tua. E se vai ficar aí fazendo papel de vítima, PEGA O CHAPÉU. Vai pra casa, cuidar da restauração do teu Monza. E não enche o saco.

Comparilhe isso:

29 + comentários

  • Sergio Azevedo 17 de maio de 2015 - 10:47 Responder

    Indignação totalmente compreensível, concordo plenamente, mas não poderia deixar de cornetear que apareceu no texto até um Pará na esquerda! Kkkkkkkkk saudações Tricolores !

    • Fagner 18 de maio de 2015 - 22:51 Responder

      O Pará saiu do Grêmio mas o Grêmio ainda tem um Pará. A única diferença é que esse usa barba.

      Saludos,
      Fagner

  • Mano 17 de maio de 2015 - 10:53 Responder

    Cara, não temos nada em campo e nada fora dele. Estamos num caminhão desgovernado descendo a ladeira da segundona. Quem não acredita é bom abrir o olho, o Grêmio é saco de pancadas desse campeonato de um jeito que jamais vimos. É pra ficar em último, rebaixado com rodadas de antecedência.
    E tem mais, temos uma torcida bunda mole alentadora dessa bosta só porque é o Felipão.
    Ta na hora de botar dedo na cara, de quebrar a Arena, de chutar a porta do vestiário e meter o dedo na cara de jogador no supermercado.
    Senão vamos ser rebaixados com uma passividade jamais vista.
    Bosta de time, bosta de diretoria, bosta de treinador ultrapassado e bosta de torcida conformada.

  • CELSO 17 de maio de 2015 - 11:25 Responder

    Vou, pretensiosamente, usar uma analogia para tentar definir a atuação do treinador de plantão: Quando se tem em casa uma criança arteira, tenta-se tirar do seu alcance objetos com os quais ela possa se machucar, machucar terceiros, causar danos na residência, etc. Com esse treineiro tem-se que agir igual: tirar de seu alcance seus bruxos, todos ruins e descompromissados com o clube deixar à sua disposição somente os melhores ou menos ruins, como fez a direção em 94. Negociou o Jamir com o Flamengo, naquela famosa troca envolvendo Magno e Paulo Nunes. Teimoso, cabeçudo, já naquela época, o time para ele era o Jamir e mais 10, tendo naquele elenco vários bons jogadores para a posição. A outra solução, mais simples, é mandá-lo catar coquinho lá na China, ou na p.q.p, mas bem longe do Grêmio! Fora 7 x 1 e leva junto teus bruxos, jogadores e diretores, incluindo presidente e ex!

  • Mano 17 de maio de 2015 - 13:49 Responder

    http://espnfc.espn.uol.com.br/gremio/imortal-acima-de-tudo/quem-apoia-esse-gremio-merece-padecer-na-serie-dão

    Não tem como apoiar esse time. Quem apóia é um imbecil, fracassado, vai morrer com rui, romildo e felipao na segundona. Ta na hora de quebrar tudo

  • Artur Wolff 17 de maio de 2015 - 17:21 Responder

    Há muito tempo não temos ataque.
    O meio de campo não funcionava.
    Agora já não temos nem defesa.
    Marcelo Grohe virou saco de pancada.
    Quando nada funciona…….o problema é mais em cima.
    Depois desta atuação circense contra o Coritiba não há mais clima para Felipão no clube.
    Estamos em Maio e não se vê nada em campo. Absolutamente nada.
    Coritiba e Ponte Preta não tem plantéis melhores que o Grêmio, mesmo este sendo limitado.
    É a hora do fato novo para tentar um novo rumo.
    Daqui a pouco pode ser tarde demais.

  • Ademir Goulart de Campos 17 de maio de 2015 - 18:28 Responder

    Como não dá pra abandonar o campeonato, resta lutar para não cair. Quinze anos com dirigentes brincando com futebol é terrível. E como o Conselho Deliberativo é inócuo, resta torcer que caia do céu alguém que dirija esse clube com profissionalismo. Koff, Odone, Duda Kroeff, Cacalo, Guerreiro são tudo farinha do mesmo saco. Rui Costa deve ser extraditado para Timbuctu, lá ele vair ser rei. e ainda assim, tem mandar embora, tudo que é Rodriguez do elenco, Marcelo Oliveira, Erazo, Geromel, Felipe Bastos, Douglas, Maicon, Galhardo, Giuliano…..bando de mercenários. A torcida perdeu a alma, o estádio não tem alma, o time não tem alma. PROFISSIONALISMO JÁ OU A MORTE VIRÁ.

  • Julio manaus 17 de maio de 2015 - 18:58 Responder

    Não podemos fazer apologia ao crime, falando em quebrar, bater, etc. Isso não resolve nada! Acho que a diretoria tem mesmo que manter essa austeridade de contenção de despesas. Mesmo com esse plantel deficiente, o Grêmio pode permanecer na série A do Brasileirao. O que é preciso? O Felipao abrir os olhos, colocar seus melhores jogadores para jogar, e nesse cais todo, se isso tivesse sido feito nessas duas rodadas, teríamos 6 pontos, com certeza. Como deixar Douglas no banco, mesmo depois de ver que estávamos perdendo o meio de campo e não tínhamos criação? O Cortina nos ganhou com o Rui, jogador desconhecido para mim, que bailou e fez o que quis com nossos marcadores no meio. O Felipao quer ser despedido pelo Grêmio, seguir seu destino em outro clube, provavelmente no exterior, e sair com aquela história :eu não abandonei o clube, fui despedido. Assim não se queima com a torcida. Até agora, estava com Felipao, mas acho que os outros têm razão: está ultrapassado e precisa deixar outros virem, com novas propostas e vontade de vencer.

  • Betho 17 de maio de 2015 - 19:21 Responder

    Um time sem laterais, sem meio campo e sem ataque queriam oq? conseguiram piorar e muito o time limitado do ano passado, segundoa é o destino.

  • angelo 17 de maio de 2015 - 19:26 Responder

    Bah não dá deixar assim msm ta na hora do Felipão ir embora chega de fracassos assim e demais apoio a quebra tudo, série b denovo não vou

  • Marco 17 de maio de 2015 - 19:40 Responder

    Sou gaucho e gremista, moro em SP. Ano passado, antes do Felipão assumir, sugeri Doriva, que ganhara o Paulistão treinando o Ituano. Nesse ano, ganhou o Cariocão com o Vasco. Jovem, barato e competente, mas não quiseram. Temos 3 treinadores (Felipão, Murtosa e Ivo) mas não temos nenhum. Matias Rodrigues, se sabe, irá embora em junho, mas ainda é escalado pq? Insistem com Felipe Bastos pq? Douglas é banco pq? Há outro melhor no plantel? Braian Rodrigues mostrou, durante todo o Gauchão, que não servia. Não trouxeram outro atacante pq? E por aí vão os porquês … precisamos de técnico (torci pela redenção do Felipão pós Copa, mas …), LD titular, zagueiro prá compor com Erazo a reserva, meia e atacante titulares. Querem sugestões? Eu tenho …

  • Rafiuskes 17 de maio de 2015 - 20:56 Responder

    Infelizmente pra mim a péssima atuação do Grêmio já era esperada. O time não treina. Sim isso mesmo, o time NÃO treina!!! O Felipão tem que entender NÃO é seleção de nenhum país que os caras “sabem” o que fazer na maioria das vezes. Esse grupo não é exigido no treinamento. Estive lá e comprovei com meus próprios olhos. Treino mole como se fosse festa, meia hora tentando posicionar o time e tentando fazer a saída de bola da defesa. Outra metade fazendo um pífio treino de finalizações no fraco goleiro Bruno. Era só petelecos e chute por cima do gol… não me conformo. São que nem filhos, se ninguém fala (nos treinos) que estão fazendo errado, acham que estão fazendo o certo. Enfim, depois de ver o jogo ficou claro que a vaca já foi pro brejo. Sonho em um dia ter um treinador no Grêmio, daqueles que treine e cobre à exaustão. Até comentei com uma amiga que não esperava que dessem a vida num treino, depois me dei conta que nem nos jogos dão a vida, imagina num “simples” treino.

  • Mano 17 de maio de 2015 - 21:10 Responder

    Protesto pacífico ninguém da bola. Governo, empresa ou clube de futebol é a mesma coisa. Só entende o recado quando toca no bolso. Deixar de ser sócio vão achar que é normal, que uma hora volta. Greve não da pra fazer. Vaiar é de uma bundamolice passiva. Tem que enfiar dedo na cara e quebrar ônibus.

    • Augusto 18 de maio de 2015 - 00:45 Responder

      Tu só pode ser colorado, retardado, ou bandido. É inadmissível que existam torcedores como você. Demente.

      • mano 18 de maio de 2015 - 10:11 Responder

        e tu é feio é bobo, buuuuu pra ti

  • claudio 17 de maio de 2015 - 21:12 Responder

    Sou gremista i sempre vou ser gremista mas não sei que foi o quadrúpede que resolveu contratar esta bosta do Douglas que time ruin este que esta ai treinador incompetente que não sabe armar um ataque. Não chuta em gol time de merda vai cair de novo i vamo te que aguenta os vermeio ficar tirando sarro da nossa Carra p.causa de uma diretoria covarde

  • Fabian 17 de maio de 2015 - 22:27 Responder

    Ganhamos 1 ponto em 6, nesse ritmo vamos 19 pontos em todo campeonato. Algo tem que ser feito, senão o rebaixamento estará à vista, em breve.
    Parabéns aos dirigentes por estarem contendo gastos e tendo mais responsabilidade, mas temos que lembrar que o Grêmio não é o Flamengo, que a Globo não deixa cair de jeito nenhum. Se não reforçar o time e, provavelmente, trocar de treinador logo vai ser um tremendo fiasco.

  • Jorge 17 de maio de 2015 - 22:51 Responder

    Já falei várias vezes… esse clube tem que se afundar prá que possamos fundar um novo… O IMORTAL MORREU… E AS CINZAS DEVEM TER SIDO JOGADAS NO GRAMADO DO VELHO E ABANDONADO CASARÃO… DESISTAM, não tem mais jeito. Vão ficar só as coloridas aqui no sul, esse projeto já vem dando certo desde os final dos anos 90. O Grêmio quando era o imortal, bateu de frente com muita gente grande, muitos times grandes, foi épico… o centro do país não gosta nada, nada disso. Prá completar vieram as direções pífias e acabaram de fazer o serviço. ADEUS…comecem a torcer prá outro time enquanto é tempo!!!

  • Alberto 17 de maio de 2015 - 23:49 Responder

    FELIPÃO, PEDE PRÁ SAIR!
    Levei tempo para me convencer que o Felipão está ultrapassado como treinador de futebol. Depois do vergonhoso fracasso na Copa do Mundo, apenas aceitou voltar para o Grêmio porque precisava de “carinho”, segundo suas próprias palavras. A maioria dos torcedores, assim como eu, aprovou o retorno de Felipão na esperança de ver o time voltar a ser o grande Grêmio copeiro de outrora. Mas o Grêmio não convenceu no Brasileirão 2014. Perdeu a sua dita “Copa do Mundo” (Gauchão 2015), com jogadores indolentes, anímicos e descomprometidos. A largada no Brasileirão 2015 é muito preocupante. Felipão já não consegue mobilizar o grupo. Insiste em jogadores que já mostraram que não têm condições de serem titulares (Matias Rodriguez, Marcelo Oliveira, Luan, Maicon, Adrian Rodriguez, Felipe Bastos …), deixando fora Júnior, Mamute, Pedro Rocha, Everton, Douglas (que bem ou mal é nosso único armador). E o garoto Raul, lateral-direito dos juniores? Não temos ídolo. Não temos um “xerife”. Não temos jogadores com “sangue nos olhos”. O Grêmio está perdendo sua identidade, seu DNA. Pede prá sair Felipão! O Grêmio é muito maior que você. Vá ganhar seu dinheiro na China ou nos Estados Unidos e dê lugar para um novo treinador com vontade de ganhar e fazer história, como Zaluar/Cruzeiro-POA, Rogério Zimmermann/Brasil-Pelotas e outros tantos que estão surgindo.

  • LUCAS 18 de maio de 2015 - 07:41 Responder

    Penso que o Romildo vai ter que mostrar ao que veio, e mandar o Felipão e o Rui embora, não adianta esperar mais 10 jogos para ver que o Felipão e o Rui não conseguiram montar um time minimamente competitivo, não adianta mandar o Felipão embora quando o barco já estiver de baixo dagua, agora é a hora, Romildo nos prove que você não é um fantoche e haja como um presidente e se não poder fazer isto peça para sair também. Senão vai nos acontecer o que aconteceu com o Palmeiras, na boa já não tem mais do que os colorados tirarem sarro da nossa cara então não vai deixar o Grêmio cair de novo, seja presidente e assuma as responsabilidades.

  • Fabio Viana 18 de maio de 2015 - 08:50 Responder

    E eu só queria um time organizado, não precisava nem ganhar do Coxa, 0x0 já tava bom, me mostrando um time minimamente organizado já me contentava.
    Um time organizado perde pq o outro foi melhor, já o Grêmio perde pq vai pior que o adversário, já foi assim no Grenal.
    Senão mudar nada essa semana, sábado vai ser um Deus nos acuda. Aquela correria de 5ª série pra tentar ganhar de qualquer jeito e o Figueira só no contra-ataque, fazendo o torcedor se borrar a cada ataque. Dia de Grohe como melhor em campo.
    Grêmio um clube desmotivador e desalentador.
    Lamentável, o ponto que o clube que aprendi a amar por seus feitos e sua história.

  • Eduardo Marques 18 de maio de 2015 - 09:48 Responder

    O problema, é que vem técnico, vai técnico, e eu não vejo um padrão de jogo, não vejo uma bola ensaiada, escanteios e faltas muito mal batidas, erros de passe e posicionamento bisonho. Dai eu penso, onde está o erro?

  • Gilmar 18 de maio de 2015 - 10:44 Responder

    O problema do Grêmio não é só dentro de campo. O troço é estrutural, desde os dirigentes, desde conselho cheio de gente que só está lá pelo jogo de influências, também tem aqueles que são conselheiros porque são filhos de fulano ou sicrano e não estão nem aí. Já pegaram a lista de conselheiros e fizeram um pente fino? Recomendo, vocês vão encontrar coisas no mínimo duvidosas.

    Quem conhece um pouco dos bastidores sabe de cada história que dá nojo. Tipo uma de uma certa pessoa que em dia de Grenal esse ano estava em Gramado com duas putas de luxo (e não estou falando de jogador).

    E isso ficava bem claro até quando o time era bom, era só chegar a época de eleição que o time começava a bambear dentro de campo. Jogador que é contratado em uma direção começa a ficar com medo de ser mandado embora se outra chapa ganhar, a coisa funciona assim, não adianta dizer “Ah mas se o cara é bom a outra direção vai segurar”. Nos bastidores rola muita coisa.

    E eu digo, o Grêmio virou a definição da CASA DA MÃE JOANA, só que a mãe já foi tarde, ficaram só os nenês chorões, birrentos e briguentos.

    Por isso não sei se adianta dar pé na porta de ônibus, treino, etc, isso aí não cura ruindade. Tem que dar pé na porta de outros setores do clube, em outras portas mais chiques.

  • VILMAR 18 de maio de 2015 - 10:46 Responder

    O problema não só o ALENTO. É a politicagem dentre do clube. E isso vai matar o gremio. Concordo quanto aos protestos. Está na hora de dar um basta

  • Ezio 18 de maio de 2015 - 12:00 Responder

    É cedo ainda pra querer chutar o Felipão apesar de já não estar tão satisfeito quanto antes com seu trabalho. O problema do GRÊMIO é direção, Rui Costa já devia ter saído ontem. O GRÊMIO é um trem sem maquinista, não tem por exemplo alguém pra encostar no Felipão e apontar o que está errado e de preferência indicar soluções (só apontar e criticar é barbada, o dificil é COMO resolver). Outro ponto que preocupa é a torcida começar a encher o saco dos guris. Em post anterior comentei que os guris vão ter suas oscilações, e me preocupa mais ainda ver o Felipão sacando o Junior pra colocar o Mamute sendo que tinha metade do primeiro tempo ainda por jogar. Poderia se pensar isso no intervalo nunca na metade do primeiro tempo (a única justificativa plausível é se o guri sentiu). Junior vinha sendo a melhor alternativa de construção de jogadas pela lateral mesmo no show de horrores que foi o 1 tempo desse jogo. Ainda creio que o time não vai cair, tem coisa mto pior em atividade nesse campeonato e alguma coisa deverá mudar até dezembro. O que não tem cabimento é um clube com a grandeza do nosso ter que se contentar em não cair e tb pagar de filho do coxinha…

  • Lucio 18 de maio de 2015 - 13:23 Responder

    Felipão fora já!!!

  • Adilson 18 de maio de 2015 - 13:54 Responder

    Ta na hora de mandar embora esses vagabundos que nem sangue tem nas veias e não suam nem uma gota (Felipe Bostas; Mathias; Douglas; Braian). Filipão pode ir tambem. Tragam o Roger para por um pouco de raça nesse time e dar chance de verdade aos garotos.

  • Guilherme 18 de maio de 2015 - 17:04 Responder

    Assisti o jogo contra a Ponte. Temos um problema sério, creditado única e exclusivamente ao técnico: existe um buraco na intermediária de defesa; quando somos atacados, os zagueiros se posicionam na linha da marca do pênalti ou saem cobrir os laterais, enquanto os volantes (Maicon e Wallace) posicionam-se NA MEIA LUA DA GRANDE ÁREA!!! Todos os rebotes defensivos foram da Ponte; o Cajá se deitou pegando bola na intermediária de ataque. Ora, posicionamento é treinamento – eles estão seguindo a orientação do Luiz Felipe e voltando demais, dando campo para atacarem. Fica claramente demonstrado que não é só deficiência técnica, como o treinador está dando a entender, mas sim, inconsistência tática. Sem contar a lentidão do nosso meio campo, o Lincoln tem 16 anos e se movimenta na mesma velocidade do Douglas, com a diferença que esse último tem experiência. Não dá mais para assistir jogo do Grêmio.

    • Fagner 18 de maio de 2015 - 22:57 Responder

      É o mesmo problema que tínhamos no início do ano: o 4-4-2 estático que ele vem botando. Ele corrigiu com o 4-2-3-1 que, no máximo, virava 4-1-4-1 quando a gente tinha que propor jogo. Sempre com gente ocupando o meio das linhas do adversário. E isso é que acabou com a minha paciência. Já erramos assim, já corrigimos. Pra que voltamos ao erro?

      Saludos,
      Fagner

    Deixe uma resposta