Agora falta jogar

0 Postado por - 12 de agosto de 2013 - Artigos

Minutos antes do Grêmio entrar em campo na Arena Itaipava Fonte Nova, trocentos torcedores caíram de pau na escalação anunciada. Renato escalara a equipe num 3-6-1, com 3 volantes, o que gerou uma onda de desespero no twitter, especialmente. Não adiantou Renato dizer que “pode ter certeza que o time veio só se defender” já aconchegado na casamata do novo estádio baiano. As críticas foram fortes, algumas poucas passaram do ponto, dizendo que estavam apequenando o Grêmio etc e tal.

Ora, a única opção que o Renato tinha pra fazer parceria com o Barcos era o Paulinho, guri que ainda precisa evoluir pra encarar um jogo com tamanha carga de pressão que esse tinha, afinal, o Grêmio conquistara 1 ponto em 9 disputados. Lucas Coelho e Yuri Mamute também são de área, não imagino nenhum deles fazendo parceria com o Pirata. O que se fez? Renato congestionou o meio-campo, tal que o Coritiba fez aqui em Porto Alegre e deixou o cansado Elano como quase um segundo atacante, liberando ele da função de marcar. Assim, reforçou o meio com o que alguns consideram uma heresia: 3 volantes. Adriano, Rivero e Ramiro.

9492476071_b8f70888d1_z

Outra providência foi proteger os lados da defesa, especialmente o direito, visto que Moisés, o substituto do Pará, foi tão mal que me deixou com saudades até do Patrício no primeiro tempo. Assim, o Alex Telles pode subir mais e não ficamos com aquela avenida às suas costas como vimos na quinta-feira. Teve momentos em que o Renato fez o Adriano recuar ainda mais, quase compondo uma linha de 4 zagueiros.

Ou seja, o time entrou pra não tomar gol fora de casa. Premissa histórica do Grêmio que estava esquecida em algum canto do Olímpico: entra com o time fechado no início e especula nos contra-ataques.

A volta pro segundo tempo não mudou muito o panorama do jogo, mas aos poucos o Grêmio tomou conta da partida. Aí vieram os gols e tudo ficou uma maravilha: 3-0, uma goleada fora de casa e o time buscando os pontos perdidos em casa.

Espero que o Renato não ache que o time tenha ido bem. Ontem o que ele fez foi não deixar o Baêa jogar. Agora, precisa fazer o time jogar.

 

Comparilhe isso:

5 + comentários

  • Pedro Baldi 12 de agosto de 2013 - 17:31 Responder

    É isso.

  • Mr. White 12 de agosto de 2013 - 19:08 Responder

    Sorte. A única explicação para dar deste time lixo que virou o Grêmio.

    E o Barcos???? Nenhuma linha??? Entrou em campo com uma overdose de Lexotan, se arrastando, pqp.

  • Mano 12 de agosto de 2013 - 19:17 Responder

    Esse jogo tem que ser analisado sob dois aspectos separadamente:

    1. O resultado: maravilhoso, até anormal, pra comemorar e ver se muda o astral.

    2. Atuação: horrível, especialmente o primeiro tempo não foi em NADA diferente do que contra o coritiba. Se fosse um time melhor teríamos perdido. De bom, apenas o chute na cara do Riveros, uma lição de garra e entrega q eu espero que sirva pra todo time aprender como se joga no Grêmio.

  • paulo manetti 12 de agosto de 2013 - 23:35 Responder

    Todos opinam sobre o 3-5-2 ou 4-4-2 mas ninguem fala da ruindade do Bressan. Peço o favor de mais gremistas pedirem a ele aproveitar a juventude e estudar, pois futebol não é a dele. Afasta algumas bolas da area, no confronto direto “CADA PASADA UMA MINHOCA”, todas são faltas. Esquemas com 4-4-2, miolo da zaga Werley e Rodolpho.

  • paulo manetti 12 de agosto de 2013 - 23:42 Responder

    Em tempo: Pode que alguem da Diretoria tenha ” SUGERIDO” que o time é Bressan e mais DEZ. Aí são outros quinhentos, porque não é possível que o Renato tenha visto Bola para manter ele no time eo Rodolpho no banco.

  • Deixe uma resposta