Ainda sofremos do mesmo mal

2 Postado por - 1 de junho de 2016 - Artigos

Pra mim está bem claro que não somos um time de mata-mata. Mas o que isso significa? As vezes parece que esses parâmetros são subjetivos porque tu fica com uma sensação de falta de emoção e envolvimento do time durante o jogo. E apesar disso também ser um ingrediente para fazer o bolo, não é o único.

O mata-mata te coloca em estado de tensão, te da sentido de urgência. Tu sabe que se não fizer tudo ali, dentro daqueles 90/180 minutos, acabou. É preciso ter sangue nos olhos e paciência. Tem que ser agressivo e técnico. Tem que ser estratégico e porra louca!

Há times que sabem trabalhar nesse limite de nervos, nós sabíamos, os argentinos são especialistas. Sabem como ninguém equilibrar a passionalidade da partida e do ambiente com a estratégia estabelecida e estudada. Se aproveitam disso tudo para desestabilizar e sufocar os adversários. Fazem do seu jogo em casa uma batalha campal e fora usam de sua especialidade. A catimba.

Por outro lado tem times que são bons em campeonatos de pontos corridos. São disciplinados, estratégicos, cirúrgicos nas jogadas ensaiadas. Levam ao longo do ano o compromisso de mendigar cada pontinho, exatamente aquele pontinho que faltará para o segundo e terceiro colocado.  O time dos pontos corridos é a formiguinha da fábula. Vai estocar o máximo de alimento pois sabe que o inverno não tarda. E o inverno para eles são aqueles jogos dos desesperados, aquele clássico encardido, aquele jogo de 6 pontos. Nesse momento o time de pontos corridos sabe que pode perder. Pois atua muito forte o imponderável do futebol.

Quer uma notícia Ruim? Também não acho que sejamos um time de pontos corridos.

A resposta pra isso é fácil, né não?

Apesar do início de campeonato desmentir o que irei afirmar, não vejo nosso time como um time que irá ganhar os jogos óbvios e ainda tirar pontos dos difíceis. Pelo contrário, vejo o Grêmio como um time que irá perder pontos fundamentais, contra aqueles times que não disputam nada na competição.

Minha impressão do time do Grêmio é de que é um adolescente. Sabe aquele guri que só faz o que os pais mandam e vai reclamando e emburrado? Se tu deixar ele na zona de conforto vai ser divertido, exibido e até simpático. Vai mostrar potencial e qualidades. Que se acha fodão, mas se der uma prensa ele se assusta fácil? Esse é o Grêmio.

Enquanto o campeonato está no início e todo mundo fica com aquele ideia de que da pra recuperar o pontinho que perdeu, o “moleque travesso” faz a festa. Ganha comemora e posa de bacana. Daqui a pouco já temos time que não quer ficar no Z4, briga pela Libertadores, CB, Sul-Americana e disputa pelo título. Todo mundo vai buscar o seu lugar e começa a brigar com mais força por isso.

Ai o garotão bota o rabinho entre as pernas. O drible vira recuo, a roubada de bola uma marcação a distância e o gol…

Foi assim no Gauchão, na CB e na Libertadores. E ainda sofremos do mesmo mal, só está escondido no início do campeonato.

Vou torcer para que apareça a maturidade que tanto falta a esse time. Dentro e fora de campo. Do contrários vai ser ejaculação precoce.

Comparilhe isso:

22 + comentários

  • Rosauro 1 de junho de 2016 - 15:49 Responder

    Secador

  • Lucas Blos 1 de junho de 2016 - 16:19 Responder

    Sinceramente… não entendi esse post.
    Concordo com o fato de que esse grupo (não o time, não o clube ou entidade) não tem perfil de mata-mata por que não sabe jogar sobre pressão… ok.
    Mas não consigo entender o porque de ser tão negativo assim com os pontos corridos, ainda mais depois de que ano passado fomos muito bem no Brasileirão e esse ano começamos bem também.
    “(…) não vejo nosso time como um time que irá ganhar os jogos óbvios e ainda tirar pontos dos difíceis” O Grêmio até o momento jogou 4 jogos. Empatamos contra o Corinthians fora de casa em um jogo que podíamos até ter ganho, e ano passado também empatamos lá (um 1×1 que também podíamos ter ganho!), e assim como no ano passado GANHAMOS do Atl. Mineiro. Já nesses dois FATOS tiramos pontos em jogos difíceis. Podem falar o que quiserem, tipo “ah, o Corinthians e o Atl. estavam desfalcados!”, não importa. No final do campeonato esses pontos vão contar, ainda mais contra times que vão brigar lá em cima.
    Já nos “jogos óbvios”, ganhamos do Coritiba em casa (que normalmente é uma pedra na chiquita) e ganhamos do Flamengo em casa também. Então… 6 pontos na conta que lá no fim do campeonato vão contar sim.
    A maturidade em um grupo aparece quando se ganha e quando a confiança vem, quando os lideres do vestiário começam a agir de forma positiva e quando o técnico faz o ajuste fino no time.
    Foram 4 rodadas, 10 pontos de 12. É só o começo, isso conta muito! Precisamos melhorar e manter essa “mendigagem” de pontos. Isso é ter maturidade, entender o campeonato e jogar como ele deve ser jogado.
    Acho que a direção fez certo em manter o Roger, manter o trabalho, porque é um trabalho bom. É um trabalho que pode nos trazer resultados não tão longe daqui.
    Maturidade nós temos que ter pra entender que o futebol é assim mesmo. Maturidade de entender que estamos a muito tempo sem títulos, que fases assim acontecem com todos os clubes, inclusive com o clube que amamos e que queremos campeão sempre. Temos que ter maturidade pra entender que o clube é sempre muito maior que a fase que se encontra.
    Muitas vezes o “mal que sofremos” é a falta de maturidade nossa.

    • Beckistuta 2 de junho de 2016 - 09:18 Responder

      Mas é justamente esse o ponto do texto. Tudo que você citou também tivemos ano passado. Ganhar na Vila? Poxa, conseguimos, algo raro para nós (e para muitos times recentemente); metemos no Galo no “super” horto (agora, de novo). Mas ao longo da trajetória fomos deixando pontos preciosos para trás, pontos bobos, jogos vencíveis mas onde nos faltou maturidade. Isso demonstra que o Grêmio virou um clube sem identidade, precisamos recuperá-la antes que o fracasso vire a permanente identidade.

  • Daniel 1 de junho de 2016 - 16:27 Responder

    Vai ser pessimista lá na Beira do Rio…

  • Pedro Alagia 1 de junho de 2016 - 16:28 Responder

    Realmente, imagina se esse time pega o líder no fim do campeonato fora de casa com 50 mil contra nós, acho q n conseguiríamos ganhar de 2 x 0.

  • Cristiano Zanatta 1 de junho de 2016 - 18:38 Responder

    Achei o texto um pouco pessimista. O Grêmio vem fazendo péssimos primeiros turnos intercalados com ótimos segundos turnos já faz um tempo. Se conseguirmos, desde agora, a constância do segundo turno do BR’15 esse ano a taça vem. Mas acho, contudo, ainda ser cedo pra dizer qual o estado atual do Grêmio. Penso que lá pela décima rodada vamos ter uma boa base de como esse campeonato vai se desenrolar. O Grêmio tem ganhado, mas não tem encantado (não que isso importe, é claro).
    Fica a sensação, tanto pelo texto quanto por muitos dos comentários (aqui e em outras plataformas) que o gremista está desacreditado. Já tivemos grupos muito piores do que esse que temos hoje, que tinham o apoio total da torcida. No time de hoje, nada presta. Acho que são os anos sem troféu e o contraste com a década inacreditável que o rival teve.
    Enfim, como o texto é opinativo, acho que é válido. Mas gostaria de ver um pouco mais de apoio vindo da arquibancada. Apesar de entender toda a frustração que abate boa parte da nossa torcida.

  • Cristiano Zanatta 1 de junho de 2016 - 18:47 Responder

    Aliás, gostaria de sugerir um tema a ser explorado por um dos amigos: “A relação da torcida com os jogadores numa safra sem títulos”. Digo isso lembrando que dois dos convocados pelo dunga que jogaram no Grêmio (Jonas e Douglas Costa) NUNCA foram unanimidade enquanto jogavam no Grêmio. Mas alguém duvida da qualidade deles hoje? Boa parte da torcida alega que o Luan não é um bom jogador. Que o Maicon devia sair do time. E por aí vai. A qualidade desses jogadores é inegável, mas a torcida pega no pé.
    Inclusive, daria um bom terreno para argumentação, sobre qual o real problema do tricolor em em se tratando da relação torcida VS jogadores. Isso se dá porque o jogador só vira ídolo (de verdade) quando trás títulos, ou tem a ver com o pouco poder de manutenção de grandes jogadores que o Grêmio tem (ou, no caso, não tem). Digo isso porque vejo outros clubes brasileiros mantendo grandes jogadores até poderem vendê-los por poupudas somas para a Europa, enquanto o Grêmio acaba perdendo seus jogadores ainda como “promessas” para clubes de menor expressão e por somas menores.
    Enfim, acho que cabe a discussão, caso um dos amigos se anime a escrever sobre.
    Abraço.

  • Mica Lins 1 de junho de 2016 - 19:12 Responder

    Para mim também está claro, isso é um reflexo dessa torcida gremista, jogador tal é soneca, jogador tal é pança de …, jogador tal não tem perfil para capitão, e assim segue.
    É cara querendo ser presidente com placa de derrota, é grupo político na utopia da “volta de um tempo que passou”, solução é jogador que saiu, a Arena é um problema por “não ser nossa …
    O bom do Grêmio é falar mal do Grêmio.

  • Oliver 1 de junho de 2016 - 19:20 Responder

    Concordo com o Lucas, acima. Não entendi, tambem, o porquê do pessimismo. Poxa, começamos arrasando, ganhando jogos óbvios e tirando ponto dos grandes. O Grêmio ano passado começou empatando com a ponte em casa, perdendo para o coxa fora na segunda rodada, ganhando do figueirense em casa em seguida e empatando com o goiás fora. São 4 pontos de 12 possíveis. Nós começamos esse ano fazendo 10 de 12, só que tirando ponto dos grandes e ganhando os óbvios. Ora, se isso não é motivo para mandar o pessimismo para longe, então nem adianta mais torcer, não concorda. O Grêmio fez 68 pontos ano passado, numa campanha extremamente regular, mas cheia de vacilos no meio do caminho. Se considerarmos essa diferença inicial do campeonato do ano passado para o de agora, já são 6 pontos a mais, o que significa um total de 74 pontos hipotéticos caso Grêmio mantesse mesmo padrão do ano passado (o que já demonstra que ocorrerá). 74 pontos é pontuação de campeão!!!
    Então, amigos, resta-nos comemorar a boa fase e pelo amor de Deus, chega de pessimismo! O Grêmio está embalado, mostrando um nível de futebol que não mostrava há tempos, num começo avassalador e batendo recordes. Por que o pessimismo? Eu concordo que o Grêmio não está maduro para a Copa, mas para pontos corridos, somos candidatos ao título. 15 anos sem títulos podem passar por esse tipo de pessimismo, então levanta a poeira, ergue a moral e bora comemorar, pois agora de fato temos chances!
    Dá-lhe Grêmio!!!

  • Betho 2 de junho de 2016 - 00:35 Responder

    CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU E ACRESCENDO DIZENDO Q ESSA PERSONALIDADE DE TIME IMATURO, PREFIRO DIZER CAGÃO É DO ROGER, NOSSO TIME TEM A CARA DE SONGAMONGA DO ROGER E O INTER TEM A CARA DE CANGACEIRO DO ARGEL. O TIME DO INTER É INFERIOR AO NOSSO MAS VENCE NA GARRA E NA VONTADE E AINDA BATE, COMO AQUELE TIME DO FELIPÃO DE 95.

    • Rodrigo 2 de junho de 2016 - 05:20 Responder

      Cara, acho que você errou de site.

    • Júlia 2 de junho de 2016 - 11:28 Responder

      Concordo, acho que errou de site 🙂

  • Rodrigo 2 de junho de 2016 - 05:17 Responder

    Não sabia que o Lucas Avon estava publicando textos no Grêmio Libertador com o pseudônimo “Tito”…

  • Lucio 2 de junho de 2016 - 08:17 Responder

    Infelizmente você esta certo Tito, o Grêmio é um time imaturo, quando construí um resultado se acomoda, chama o time adversário para o seu campo, vide o jogo com Atlético Mineiro, onde depois de fazer três gols resolveu ficar dando toquinho de calcanhar, ficou jogando sem objetividade, ao invés de ir lá e meter mais uns 2 gols, isto é a cara do Grêmio de hoje. O discurso da direção e do Roger para o jogo de hoje é de um empate é goleada, novamente discurso que é a cara deste Grêmio, provavelmente vai perder para o Palmeiras por entrar para empatar e o pessoal que esta aqui criticando o Tito pelo post vai voltar amanha para descer a lenha no Roger, no Luan “soneca” e por aí vai no Douglas e cia.

  • Adilson 2 de junho de 2016 - 09:35 Responder

    Finalmente alguem do Libertador faz um texto que concordo em tudo. O time do Gremio é imaturo e CAGAO sim. E aquele drible do “Giuliano”, para mim o maior cagao de todos, vira toquinho para trás para o Maicon ou Wallace. O drible do Luan vira toquinho lateral e assim por diante. Vamos perder pontos para America MG, Figueirense, Sport, Santa, Ponte Preta, times que deveriamos ganhar SEMPRE !!! E perder em casa para Chape, Vitoria etc … E temos um capitao que nao chega nem proximo daqueles VERDADEIROS capitaes que já tivemos. Outro cagao !!! Jogador que representa o verdadeiro Gremio e é o melhor de todos, é Geromel. Esse nasceu para ser gremista, e se tivessemos 11 Germitos seriamos campeoes de todos os campeonatos. Essa é a realidade !!! Roger voce deve ser o responsável para MUDAR isso. E isso deve ser para já, pois na rodada 15 já estaremos muito longe dos lideres. Coloque raça, gana e vontade nesses jogadores e peça um meia armador imediatamente, para melhorar a criaçao de jogadas. Se nao mudarmos vamos ficar pelo 6 a 10 lugar com a atual formaçao e disposiçao (cagao).

    • Fernando Vellinho 2 de junho de 2016 - 12:48 Responder

      CONCORDO PLENAMENTE com os comentários do Adílson e do Betho. E, até pelo que o Betho escreveu, acho o time limitadíssimo do inter muito mais consistente e confiável do que o nosso. É uma lástima essa constatação, mas é a realidade. EU CANSEI DE ME ILUDIR, como muitos (talvez a maioria) dos que escrevem e comentam neste blog.
      DESEJO PROFUNDAMENTE que o Roger e este bando de cagões calem minha boca no final do ano, mas não apostaria nem um centavo de que isso vá acontecer.
      E parabéns ao autor do texto, perfeita a análise.

  • Artur Wolff 2 de junho de 2016 - 15:24 Responder

    Daqui a um mês na 13ª rodada de certa forma teremos uma resposta para isto no Grenal.
    Depois destes anos todos até é possível se conformar com a perda de títulos nacionais contra equipes boas e estruturadas.
    O que não se admite mais é perder ou ficar atrás num Brasieliro deste timeco do Inter, como bem colocou o colega acima, time de cangaceiros, bandoleiros, caceteiros dirigidos por um semi-analfabeto. Já estam na 5ª rodadada com 8 pendurados pela formam que jogam (e são mandados jogar!!)
    Estão naquela de ganhar por meio a zero jogo a jogo, e no momento tem que se reconhecer o mérito de que estão atingindo seus objetivos.
    Mas tudo isto vem ao encontro do assunto da matéria. Mesmo um time de merda pode colher bons resultados se jogar com vontade e vergonha na cara. Porém claro, não só isso, tem que ter bola por trás para ter resultado a longo prazo.

  • Rodrigo 2 de junho de 2016 - 15:25 Responder

    Depois de ler alguns comentários, se eu não fosse tão gremista, até desejaria que o Grêmio ficasse mais algumas décadas sem ganhar nada. Certo tipo de gente não merece ter alegria nenhuma com o futebol.

    O pior é que se o Grêmio for campeão brasileiro , a explicação desses torcedores será a de que o time recuperou a “pegada”, voltou a ter “sangue nos olhos”, que o Roger ressuscitou o “espírito platino”. Ou seja, eles estão sempre certos, para o bem ou para o mal.

    O Grêmio precisa ser exatamente o que eles querem que seja, senão torcem contra. E, caso ganhe alguma coisa sendo o oposto do que eles dizem que deve ser, mesmo assim darão um jeito de “provar” que tinham razão.

    É uma pena que até o Grêmio Libertador esteja abrindo espaço para essas análises mais folclóricas. Os outros blogs já estão repletos disso.

    • Tito 2 de junho de 2016 - 15:51 Responder

      Rodrigo, não vou deixar de torcer nunca para o Grêmio. Mas acho que o time já nos deu claras evidências dos seus limites. E ao meu ver não chegam onde queremos que chegue. Concluir que o time não vai bem em mata-mata ou em pontos corridos não é ser pessimista. É ver o histórico. Sem reforços não conseguiremos. E ao contrário disso estamos tendo baixas importantíssimas. Nunca fui fã da torcida cega e incondicional. Apesar de a esperança sempre me cegar um pouco.
      Sigo torcendo, só que ao lado da realidade. Folclórico seria se não tivesse analisado o histórico de 2 anos com quase o mesmo elenco.

      • Rodrigo 2 de junho de 2016 - 18:46 Responder

        Tito, eu só não consigo entender, assim como outros gremistas que comentaram, o tom pessimista da tua análise. No final do texto tu afirmas que o time precisa adquirir maturidade para ser campeão. Me desculpa, mas isso é uma baita de uma obviedade. Um time campeão não nasce pronto. Vai adquirindo consistência ao longo da campeonato – na verdade, ao longo dos anos. O problema é que ao longo do texto tu condenas o elenco atual ao fracasso, como se não houvesse nenhuma possibilidade de evolução, como se a equipe fosse fatalmente repetir todos os erros do passado (e estamos recém na QUARTA rodada!).
        Não podemos pegar a eliminação da Libertadores como exemplo. Aliás, na própria Libertadores houve um momento de grande pressão que os jogadores souberam superar: a partida contra a LDU em Quito. A meu ver, a eliminação contra o Rosário passou muito mais por aspectos técnicos e táticos do que emocionais. O nosso jogo simplesmente não funcionou em momento algum. Fomos encaixotados pelos caras. E aí não há motivação que resolva. Minha preocupação maior neste momento é que o Roger encontre maneiras de fazer a equipe fugir daquele tipo de marcação adiantada, caso algum adversário nosso no Brasileiro consiga praticá-la.
        Nos últimos anos nós perdemos pontos em momentos decisivos justamente para as equipes mais fracas. Se considerarmos a postura da equipe no jogo contra a LDU, quando havia a necessidade de vencer uma equipe teoricamente mais vulnerável, fora de casa, e ainda por cima na altitude, temos muito mais razões para sermos otimistas do que pessimistas.
        Por que toda vez que o Grêmio é eliminado surge essa constatação de que o time pipocou? O que me incomoda é isso, a explicação é sempre a mesma. Parece que futebol se resume a “raça”, “sangue nos olhos”, “pegada”. Esse discurso já se tornou cansativo. E o teu texto, pelo que entendi, vai exatamente nesse sentido. Por isso classifiquei a tua análise como “folclórica”. Para confirmar esse caráter folclórico, basta dar uma olhada no tipo de torcedor que bateu palmas para o teu texto.
        Com relação ao “torcer contra”, estava me referindo a alguns comentários, não a ti.

        • Fernando Vellinho 3 de junho de 2016 - 10:04 Responder

          Caro Rodrigo, o “tipo de torcedor” que faz “análises folclóricas”, a que te referes em teus comentários, é aquele que consegue perceber e entender que no futebol (assim como na vida em geral) existem muitos e diversos aspectos que contribuem para o sucesso ou o fracasso de uma equipe. Ninguém vai ganhar sempre, assim como ninguém vai perder sempre (embora 6 anos sem um gauchão pareçam uma eternidade).
          Acho que o trabalho do Roger tem muitos méritos em ALGUNS aspectos sim e ele merece essa continuidade que está tendo. Mas, em outros aspectos, ele e seus comandados deixam muito a desejar. Não é a raça e a pegada unicamente que ganham jogos, assim como também não é apenas a técnica, a tática, a estratégia de jogo, etc.
          Ao meu ver, o Grêmio hoje é um time razoavelmente técnico, com boas individualidades e um padrão de jogo definido. No entanto, sem nenhuma outra alternativa de jogo que não a habitual, sem variação de esquema e estratégia, frágil e submisso (totalmente incapaz de suportar pressão de times com um mínimo de qualificação – me desculpe, mas aquele arremedo da LDU não é parâmetro pra nada). Não vou nem entrar na questão raça/vontade/sangue nos olhos, pra não ser chato e repetitivo demais.
          Não estou fazendo estes comentários aqui pra criar inimizades ou antipatia com alguém. Apenas os faço para expressar a minha opinião e meu ponto de vista. Ninguém aqui é mais ou menos Gremista que ninguém, e o fato de eu (falando por mim agora) querer que o Grêmio jogue sempre da maneira que eu acredito ser a mais correta, não fará com que eu torça contra ou tire os méritos caso ele não o faça. E, pra terminar, acho que tu deverias ser mais humilde e pensar mais vezes antes de escrever este tipo de frase: “se eu não fosse tão gremista, até desejaria que o Grêmio ficasse mais algumas décadas sem ganhar nada. Certo tipo de gente não merece ter alegria nenhuma com o futebol.” Um abraço.
          PS: Só pra deixar claro, eu faria esse comentário com as mesmas palavras caso o Grêmio tivesse vencido ontem.

          • Rodrigo 3 de junho de 2016 - 20:42

            Em qual momento eu disse que o time do Grêmio é perfeito?
            Analisar e apontar as deficiências da equipe, da forma como tu fizeste, é muito diferente de sair por aí dizendo que nada presta, que o Roger não serve para ser técnico do Grêmio, que os jogadores são “cagões”, “bundas-moles”, etc.
            Tu achas mesmo que há alguma racionalidade nessas opiniões? Que esses torcedores estão considerando todos os aspectos envolvidos no futebol? Me desculpa, mas eu só enxergo agressividade e amargura.
            Se tu achas que esses comentários são aceitáveis, e que o fato de eu me sentir profundamente incomodado com eles faz de mim uma pessoa menos humilde, não posso fazer nada. Não vou ficar calado diante desse tipo de manifestação. Se quem discorda ficar quieto, vai ficar parecendo que essas opiniões absurdas e destemperadas representam o sentimento de toda a torcida do Grêmio.

    Deixe uma resposta