Alguém tem carteirinha para emprestar?

0 Postado por - 11 de julho de 2017 - Artigos

Dentro do assunto cadastramento biométrico, que registre-se sou contra, levantou-se a questão de emprestar a carteirinha, uma prática extremamente comum aos sócios do Grêmio e de qualquer outra equipe. Não vou discutir o aspecto legal, visto que se eu assinei um contrato que tinha uma cláusula que dizia que eu não emprestaria a minha carteirinha eu concordei e ponto não se discute esta questão.

O meu questionamento é sobre que tipo de prejuízo isto traz ao Grêmio. Pensei, pensei e não vejo prejuízo algum. Vamos lá:

1 – Quando o Grêmio estabeleceu o contrato com o seu sócio ele considerou no seu orçamento que aquele sócio poderia estar presente em 100% das partidas e que ainda assim a relação comercial entre as partes seria benéfica a ele.

2 – Emprestar a carteirinha é efetivamente colocar uma pessoa a mais dentro da Arena. Se eu não vou ao jogo o Grêmio pode, na melhor das hipóteses não ter prejuízo. Na pior, sim. Porque se eu não vou e não empresto a minha carteirinha é menos uma pessoa na Arena, menos um a beber uma cerveja na esplanada, a comer um cachorro-quente, etc.

3 – Quando eu empresto a minha carteirinha eu estou proporcionando ao Grêmio a condição de sensibilizar mais um torcedor a se associar. Ele experimenta a sensação de poder chegar em cima da hora, de não enfrentar filas e de ter a garantia de que terá um lugar para ele. Um test drive de sócio bancado por mim, sem custo algum para a Arena.

Pois bem, listei três argumentos que beneficiam ao Grêmio, mas vamos pensar um pouco no torcedor.

1 – O ingresso é caro, a mensalidade é cara e isto é um fato inquestionável. Assistir um jogo hoje é programa elitizado. Façam as contas de quanto custa para um casal com um filho ir à Arena. Apertadinho dá pra passar um fim de semana na praia. Dentro deste contexto, na maioria das vezes você acaba emprestando a carteirinha para quem normalmente não teria condições de ir a um jogo. Empresta para um amigo, um parente, empresta para um pai sócio que quer levar o filho e os R$30,00 de acompanhante pesam no bolso.

2 – Conheci sócios do SCI(devem ter muitos do Grêmio também) que dividiam a mensalidade. Um jogo para cada um e quando era jogo decisivo eles sorteavam entre eles. Este era o único jeito deles serem sócios. O clube ao invés de 2 NÃO SÓCIOS, tinha 1 SÓCIO.

3 – Mas não vamos nos ater apenas a quem precisa controlar os seus gastos. Fiquei pensando, e se eu estivesse numa situação bem favorável, não tivesse amigos sócios e não gostasse de ir sozinho. Seria muito prejuízo ao clube eu ter mais de uma associação para convidar quem eu quisesse? Não, não seria, porque isto existe para quem tem um CNPJ. Se você tem uma empresa você pode contratar várias carteirinhas para serem usadas como bem entender. Ou seja, se você que está lendo aqui pegar e minha carteirinha emprestada nós estamos prejudicando o clube, agora se eu tiver uma empresa e contratar uma cadeira eu posso te emprestar ela sem problema algum. Não sou eu quem está dizendo isto é só olhar no site da Arena.

Dentro disto tudo, eu acho que o clube ao invés de fazer vista grossa deveria oficialmente admitir que seus sócios emprestem as suas carteirinhas como o faz para quem tem empresa. E por favor não me venham com o papinho de segurança que a gente sabe que é tudo balela, né?

E para terminar, como não sou o dono da verdade seria em legal que quem tiver argumentos contrários comente. Não tenho problema algum em rever a minha opinião se me convencerem do contrário

 

Comparilhe isso:

5 + comentários

  • Rafael Barcellos 11 de julho de 2017 - 12:58 Responder

    Minha sugestão é, realizar um cadastro de duas ou três pessoas que na minha ausência poderão acessar o estadio com o meu cartão de sócio da arquibancada norte.

  • Artur Wolff 11 de julho de 2017 - 15:07 Responder

    “….não me venham com o papinho de segurança que a gente sabe que é tudo balela, né?..”
    Mas e qual seria a razão “obscura” para fazer a biometria? Evitar o empréstimo de carteirinha?
    Mas se fosse, por que somente na arquibancada norte ? Por que no resto do estádio não estaria sendo feito nem programado?
    Discordo do amigo. Até acho que é por causa de fatores de segurança mesmo.
    Mas que para esta realidade duvido que funcione; grande volume de pessoas passando pelas catracas em pouco tempo.
    Conhece um pouco da tecnologia; o índice de falsos negativos, isto é, embora o torcedor esteja cadastrado o sistema não reconhece, vai ser significativo e provavelmente causar tumultos nas entradas em relação ás pessoas que serão impedidas de entrar.

    • @SandroScotta 11 de julho de 2017 - 16:43 Responder

      O que eu quis dizer com “balela” é que biometria não vai resolver em nada o tal problema de segurança. Tem meia dúzia de indivíduos que estão proibidos de ir aos jogos. Implantar este sistema vai impedi-los? Não é só eles acessarem outro local da Arena? Os caras acham mais fácil identificar milhares de torcedores que podem acessar a Arena do que meia dúzia que não podem. Sabe aquela piada do cara que contou o numero de patas do rebanho e dividiu por quatro para saber quantas cabeças tinham? Mais ou menos isso, só que estão contando quantos fios de pelo tem cada vaca.

  • Raukoores 11 de julho de 2017 - 16:01 Responder

    Queria saber pq vão gastar tubos com biometria e não inventam um sistema de check-in onde o socio pode informar se vai, se outra pessoa vai no seu lugar, ou se ninguém vai e vende o assento pra outro.
    Essa de passar a carterinha é até divertido, mas não se justifica institucionalmente. Aposto que o próprio grêmio deve ter uma penca de gente que entra via carterinha de outrem, mas acho que todos ganhariam se essa situação fosse melhor pensada.

    • Gilso 11 de julho de 2017 - 16:55 Responder

      Perfeito.

      Uma trava de sistema ao comprar o ingresso.

    Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167