As burrices dos nossos dirigentes

0 Postado por - 5 de janeiro de 2013 - Artigos

Pra quem não sabe, miopia é um problema relacionado com a visão que impede as pessoas de enxergar coisas a longas distâncias. Se tomarmos o tempo como uma medida de distância, serve perfeitamente como analogia para como o Grêmio encara a sua administração. O motivo mais citado para isto é a eleição do CA a cada dois anos, o que impede um planejamento de longo prazo. Porém, não é bem assim. Teoricamente o Grêmio tem um planejamento estratégico, que deveria diminuir as chances de mudanças bruscas nos planejamentos de curto prazo (planejamento tático), que é onde, também teoricamente, o CA deveria intervir. Assim, se existe planejamento, ele foi ignorado por administradores míopes que apenas enxergam a sua própria administração. Dois exemplos claros desse problema são o contrato do Grêmio com a FillOn e a assinatura do acordo com a Globo.

O Grêmio mudou o seu fornecedor esportivo em 2005, na segundona, largando a Kappa e acertando com a Puma, representada no Brasil pela FillOn. Em 2010, ainda na administração Duda Kroeff, mesmo com as birras da torcida, renovou o contrato até 2014. Porém, para 2011, o Grêmio mudou o seu fornecedor de material esportivo dentro das marcas da representante em razão de um quiproquó entre FillOn e Puma. Com a justificativa de não quebrar o contrato, acabou ficando com a Topper, por valores especulados em torno de 13 milhões anuais. Entendo o primeiro contrato, de 2005. Porém, nem na época entendi a pressa na renovação do segundo. Naquela época sabíamos que a copa seria no Brasil em quatro anos. A tendência era por uma valorização das grandes marcas para divulgação no período. Mas, provavelmente de olho nas luvas, no dinheiro imediato, o Grêmio não viu o óbvio. Hoje o Corínthians, o Flamengo e o São Paulo assinaram contratos com 30 (Nike), 38 (Adidas) e 36 (Penalty) milhões de reais por ano.

O ano de 2011, o primeiro do retorno do Odono, foi também um show de horrores. A negociação frustrada com o filho do demo foi apenas o primeiro capítulo. Logo em seguida veio o episódio “fim do clube dos 13” (rememore aqui, aqui e aqui), que, acho, selou a ira do nosso atual presidente contra aquele pulha inominável que não deve mais retornar de maneira alguma ao Grêmio. Tudo em função de um acordo anti-concorrência (imoral para qualquer capitalista) com a Globo, o qual fomos os primeiros a aceitar. Hoje o Corínthians é campeão mundial, com um orçamento bem maior que o nosso. E estão ainda “renovando” automaticamente até 2017 para ter dinheiro agora.

img_7692

Pois bem, ao mesmo tempo, apareceu esses dias um chororô de que o ICBC teria dado um passo atrás na compra dos Naming Rights da Arena por não saber se a Globo vai falar o nome da empresa nas transmissões. Ela, que chamava a ULBRA de Canoas, diz até que faz, desde que role uma beira que, para eles, é justa. Pra mim, é imoral, mais uma vez. É uma completa inversão dos valores. Se não, vejamos: quem é que joga, mesmo? Quem é que eles querem patrocinar para ter a imagem associada? É ao clube ou à emissora? Bem, seja como for, o Odono fez mais do que cagar uma estratégia sempre mais lucrativa para todos, que é um pacote fechado com todos os clubes: mesmo sabendo que boa parte da receita que viria para o Grêmio pela Arena seria via Naming Rights fez a imbecilidade de não exigir em contrato que se dissesse o nome do estádio nas transmissões.

Dois momentos que nos prejudicarão muito até 2014 e 2017, respectivamente. Até quando o Grêmio achará que profissionalização é pagar amadores para fazer o serviço?

Comparilhe isso:

22 + comentários

  • Fernando 5 de janeiro de 2013 - 15:31 Responder

    O Koff afundou sozinho o clube dos 13… Não fica só jogando a culpa no Odone. E tem mais se não tivesse s Arena e o Grêmio estivesse fora da libertadores com certeza a múmia do Koff não ia dar as caras aqui. Velho gagá deu as costas ao Grêmio quando mais precisamos e a turma dele, vide Guerreiro e Obino assaltaram e afundaram o tricolor. Vocês tão em decadência mesmo pra defender a mumia.

  • Willian Quevedo 5 de janeiro de 2013 - 15:42 Responder

    Em entrevista pra tvcom logo depois de ter assinado com a globo Odone disse que uma das exigências do Grêmio foi que a arena fosse chamada de acordo com os naming rigths,se ele não botou isso no contrato ele mentiu ao vivo na tv.

  • Ronaldo 5 de janeiro de 2013 - 16:07 Responder

    Vai dormir Fernando, nào caga pela boca, tu no minimo deve ser alguém dos Odonistas que perdeu a boquinha, usando um nome fake. Criticar é facil,vai lá e ajuda em alguma coisa, BABACA

  • PedoDl 5 de janeiro de 2013 - 16:30 Responder

    A turma do Koff (ou seria Cofre), depois de ter dado 171 na torcida, fica achando desculpas para o seu fracasso. Prometeram na campanha um fundo de 100 milhões para agora, um elenco maravilhoso para agora, com cerejas e bolos e o que se vê é um bando de neófitos correndo de lá para cá contratando reservas aqui e ali. Vem esta turma criticar a Arena, contratos anteriores e tudo mais. Vão trabalhar e deixar de serem mentirosos e hipócritas!
    O Grêmio pode ser cammpeão da LA pela sua torcida , pelo elenco enfraquecido da Gestão do Odone que eles tanto criticam, do técnico do Odone, que les tanto criticam, na Arena, construida pelo Odone, que eles tanto criticam, mas não pelo trabalho desta turma raivosa e invejosa que até agora só mentiu, enganou, bravateou os torcedores. POBRES SÓCIOS QUE FORAM ILUDICOS PELO NOME DE UM VELHO QUE SE TORNOU UM VELHACO, COM UM GEUPELHO MENTIROSO!!!!!

  • Daiane 5 de janeiro de 2013 - 16:39 Responder

    É graças a “múmia”, que tu bate no peito e diz Campeão do mundo e bi da libertadores.

  • Tarciso Salvatore 5 de janeiro de 2013 - 17:18 Responder

    Vamos ver. Quem firmou os contratos foi o Odone e a culpa é do Koff, foi isso que entendi, Fernando? Sou meio burrinho, pode me explicar melhor?

    Sobre o problema em si, minha pergunta é: se o trabalho do CA não funciona, para que e porque ele existe? (perguntar não ofende, espero)

  • Fagner 5 de janeiro de 2013 - 18:24 Responder

    Tarciso, teoricamente, o trabalho do CA é comandar o clube. Porém, nesses dois casos, o CA atuou muito mal. Os últimos anos tem visto CA’s compostos de amigos, membros de grupos. Não são escolhidos por capacidade, muito menos por formação. No máximo por experiência. Porém, ter experiência errada, ou ser ótimo na tentativa e erro não resolve o problema para um clube. Em dois anos não se pode errar: e, quando erra, não dá tempo para consertar. Aí é preciso prever o erro e evitar que ele ocorra. Os dois exemplos que citei eram situações fáceis.

    Trocando em miúdos, o problema não é a existência do CA, mas quem anda compondo esse grupo.

    Saludos,
    Fagner

  • Fagner 5 de janeiro de 2013 - 18:27 Responder

    Fernando, a negociação em massa, que era feita pelo clube dos 13, não podia mais ocorrer à partir do momento que um time roesse a corda. E o Grêmio foi o primeiro a fazer isso. O Koff tava pressionando a Globo com a Record e foi direto nos times. É culpa única e exclusiva do Odone, que pensou só nos seus dois anos e não no Grêmio. Não interessa o quanto tu esperneie, isso não altera a realidade.

    Saludos,
    Fagner

  • Lucas 5 de janeiro de 2013 - 18:50 Responder

    Concordo com a parte do erro do odone em relaçao á globo… Foi burro. Mas o Koff tambem tá sendo um mentiroso. Ele sabia da situaçao do Grêmio qndo se candidatou, e mesmo assim fez as promessas que fez… E se não sabia, é incopetente.
    Esse texto é meio koffrista. Sou sócio e votei nele… Hoje meu voto seria do Odone! Me arrepenti muito. Odone fez merda? Claro que fez, mas deu ao Koff um time bom, que está sendo desfeito, deixou o cara com uma arena novinha, com muitas dividas dos aliados do Koff quitadas etc… só não votei nele, por que votei com o coraçao, se fosse com acabeça, seria odone. Desculpa naçao, eu votei no koff, e ajudei afundar meu time.

  • Paulo Silva 5 de janeiro de 2013 - 19:26 Responder

    O time nao está sendo desmanchado Lucas, na verdade renovou com quase todos, falta o Souza, mas esse vem em definitivo.
    Eu prefiro acreditar e esperar um presidente que me deu todos os títulos que me orgulho, do que os fanfarrões do Odono e Pelaipe10% que sempre alarmavam as coisas e nada acontecia.
    E pra quem nao lembra, em 2005 tiveram 3 candidatos para a presidência e o Odono ganhou a eleição, acabou vencendo a serie B na sorte e ponto.

    Saludos!

  • Agenda Negativa 5 de janeiro de 2013 - 19:42 Responder

    Dessa vez concordo plenamente contigo.

    Os estragos desse politiquinho de meia-pataca ainda vão sangrar na gente por alguns anos…
    O que eu mais detesto no Odone é essa divisão de torcida que ele fomenta.

    Ser o primeiro a arregar pra Globo.
    A Adidas caindo de madura sem podermos fazer nada.

    Sei que a nova direção trabalha duro(e calada, para tristeza dos i$ento$), mas infelizmente só uma intervenção divina para colhermos bons frutos nesse ano.

  • Fagner 5 de janeiro de 2013 - 20:01 Responder

    Lucas, não tem nada de koffista neste texto. Aliás, começa falando do que o Duda, apoiado pelo Koff, fez. Muito do koffismo e do odonismo está na cabeça dos torcedores. A ELEIÇÃO ACABOU.

    Saludos,
    Fagner

  • Flávio da Luz 5 de janeiro de 2013 - 21:29 Responder

    Buenas.

    Aos que são alfabetizados, tem noção e bom senso.
    Odone: Bunda mole, vendido, sem vergonha, puta da rede globo. Luxemburgo: Desprovido de caráter, vampiro capitalista, o pai da falsidade, mendigo fazedor de média.
    Presidente que fecha com a globo, fica de joelhos, faz o jogo de cúrintia e framengo, não tem moral comigo.
    Imagino o REGAÇO que Fábio Koff deve ter encontrado. Koff não precisa conquistar mais nada, já conquistou tudo. E desde que meta o pé na cloaca do Tio Patinhas (luxemburgo), me basta.
    Me dá nojo, lembrar daquele “fica Luxemburgo”.
    Amo o Grêmio, mas o futebol se mostra podre, nojento. Ver Felipão e Tite se derretendo por clubes paulistas, sendo que um dia, ambos “alarmavam” sobre esquemas pró Parmalat e time da marginal (eixo do mal em geral)

    Obs.: Não sou parente do Koff, nada parecido. Falo do interior da puta que pariu do estado de sp.

  • FÁBIO GREMISTA 5 de janeiro de 2013 - 22:07 Responder

    Gostaria de não mais me surpreender com as manifestações da torcida do Grêmio. Honestamente, minha paz de espírito seria infinitamente superior se as enxurradas de raiva e ódio apenas passassem por mim sem nenhum estrago.

    Entretanto, como diz um professor que tive: “não consigo deixar de trair o meu sossego”. E, mesmo sabendo o quão ineficaz será este comentário, vou tecer algumas palavras – nem que seja apenas para nadar contra a corrente.

    O torcedor do Grêmio é burro. Aliás, é burro e adora ser garoto de recados de alguém. Essa é a verdade.

    Esse torcedor pensa que tem opinião própria. Bobagem, vive repetindo discurso dos outros, da imprensa, do dirigente tal, do presidente tal, e entupindo blogs e sites sobre futebol com tantas reclamações que é simplesmente repugnante.

    Muitos dirão que isto são as vozes dos que não se calam frente ao erro. Outra besteira; metade dessa torcida de Winning Eleven não saberia identificar qualquer problema nos assuntos do tricolor nem que ele tivesse o tamanho de um titã. Reclamam por reclamar.

    Olha o surrealismo que é essa nova rixa entre odonetes e koffetes. Mas o que é isso? Aonde é que esta briga cega vai levar? Alguém acredita que o clube vai ser beneficiado com isso? Se existe sujeito capaz de dizer sim para esta pergunta, sinta-se à vontade para detalhar sua resposta aqui mesmo, no blog. E o mais ridículo, é que estes “militantes”, em sua maioria, nem sequer conhecem pessoalmente os objetos de sua fúria ou idolatria; nunca assistiram um jogo ao vivo, ou mesmo se interessam, realmente, pela vida política e pelos assuntos do clube. Apenas propagam as falas amargas e vazias que ouviram nem sabem de quem.

    Aquele que encontrou um comentário, de bom senso, nos espaços destinados à torcida gremista na internet, deve ter sido o mesmo que achou o camelo que passou pelo buraco de uma agulha para entrar no reino dos céus.

    Eu sou de uma outra época. Um tempo onde festejávamos títulos e tínhamos um orgulho vivo em sermos Gremistas, até porque isto significava uma postura vencedora diante do campo e, principalmente, da vida. Não havia espaço para mi-mi-mi de torcida chorona, nem de chilique afetado, e sempre que queríamos ver o que significava amargura, olhávamos para o “co-irmão”, ao lado.

    Vocês não merecem a história e o clube que têm.

    Já este time travestido de Grêmio, que há 11 anos não ganha nada, e que virou motivo de chacota até do Internacional – e pra quem viu o SCI dos anos 90 sabe o que estou falando – esse sim:

    é a cara de vocês.

    PS:
    Um abraço ao pessoal do Grêmio Libertador, que ainda tenta resgatar a imagem histórica do nosso time em meio à fúria natimorta destes emos revoltados que dizem fazer parte do Tricolor.

  • André 6 de janeiro de 2013 - 01:16 Responder

    Cara, na boa! As eleições já passaram, e tudo isso ficou pra trás. O que me parece é que a atual direção, que mentiu, descaradamente, em sua campanha, agora como forma de vacina fica só falando mal do Odone.

    O Odone já era, não é ele que tá na presidência, e o que nós torcedores temos que estar discutindo é o nosso time.

    E, sinceramente, ao invés de ficar remoendo coisas passadas, acho mais válido cobrar desta direção maior habilidade e velocidade nas contratações, pois estamos ficando para trás.

    E não adianta ficar colocando a culpa nas direções anteriores, assumiram pq quiseram, agora se virem, e mostrem que são melhores que os outros, e façam valer a escolha do associado.

    Por fim, eu clamo para ti, e para os demais blogueiros do Grêmio, VAMOS PARAR COM A POLITICAGEM, é isto que nos faz estar há 13 anos sem título.

  • Erik 6 de janeiro de 2013 - 07:27 Responder

    Disse tudo e mais um pouco.

  • Andre 6 de janeiro de 2013 - 11:14 Responder

    Graças ao bom senso dos sócios, elegemos o Koff para presidente. Mais dois anos do jeito que estavam administrando, quebraríamos o clube, pior que no momento ISL. Chega de administrar para fazer média com a Torcida. Precisamos de uma administração de viabilize definitivamente o clube. A Arena custa 350 mil por jogo. Me digam qual renda no gauchão ultrapassa este valor, fora o grenal? O custo Arena ainda tem que ser muito bem dimensionado e a OAS tem muito a ver com isso, pois faturou e muito com o negócio e é justíssimo que se cobre dos mesmos um maior apoio financeiro nestes primeiros anos.

  • Daniel Souza 6 de janeiro de 2013 - 19:21 Responder

    O Koff teve que andar com seguranças no Olímpico por causa dessa corja organizada que era patrocinada pelo Odone e nao queriam perder o boquinha.
    Guerreiro e Koff são aliados políticos? Onde isso? Guerreiro sempre disputou a presidência primeiro contra o Koff e depois com o Cacalo até que finalmente conseguiu ser presidente.
    E o que o Clube dos 13 fazia era buscar mais $ nos contratos diminuindo a diferença entre os clubes! Queria negociar separado cada direito.
    Grêmio arriou as calças pra Globo e negociou tudo junto! Tv aberta, fechada, ppv, internet… Tudo pra Globo!
    Ricardo Teixeira fazia negócios assim, mas a gente sabia qual a intenção dele. Vendeu pra um grupo até 2022 os direitos da seleçao até para uma mídia que possa existir até lá.

  • Daniel Souza 6 de janeiro de 2013 - 19:40 Responder

    E sobre a Arena nao sei se entendi direito, mas o Gremio estaria bancando a diferença do valor para que a “area da Geral” tivesse preço mais acessível. Se isso é real bota contrato mal feito nisso…

  • Fagner 6 de janeiro de 2013 - 23:33 Responder

    André, se qualquer opinião minha sobre a administração do Grêmio tu considerr politicagem, então recomendo não ler os meus textos. Não defendi a ou b, critiquei as duas burrices que mais chamaram a minha atenção nos últimos dias. Continuarei criticando o que achar errado. Não sou de nenhum grupo político.

    Deixa os filtros de eleição de lado. Já acabou.

    Saludos,
    Fagner

  • Junior 7 de janeiro de 2013 - 12:01 Responder

    Sempre comentei com meus amigos tricolores que o que falta para o Grêmio é uma visão a longo prazo. Acredito que 2 anos de presidência seja pouco. Daí qualquer um que assuma quer um título pra ontem, pois estamos carentes destes. Temos que rever o estatuto e aumentar para no mínimo 3 anos e o CA tem que ter pessoas responsáveis e capacitadas, não o amigo, o vizinho, o companheiro político.

  • Bruno 7 de janeiro de 2013 - 21:54 Responder

    Eu prefiro esperar.
    Todo ano é a mesma merda. Os I$ento$ fazem o favor de minar qualquer coisa boa que possa acontecer no Grêmio. Isso todo mundo já sabe(espero). Quanto aos presidentes, cada um teve sua parcela de exito e de culpa,Ponto. Não adianta a torcida se dividir e defender um ou outro. Perdemos força com isso. Deixem as coisas acontecerem. Temos a base do ano passado e isso vai nos dar vantagem pelo menos no primeiro jogo válido da temporada. Falo do extremo sul do meu Rio Grande e intendo a paixão de quem vive e respira o Grêmio na capital, nem por isso são mais gremistas do que outros. Por hora, deixemos as desavenças de lado e vamos focar no que realmente interessa, FUTEBOL e o GRÊMIO.
    E dai que os paulisatas tem oapoio da globo? Dentro de campo são 11×11. Vamos torcer, vibrar até que os caras que são pagos para jogar sintam o que é vestir essa camisa. O peso que só ela tem. PELO BEM DO GRÊMIO.
    Abraço!
    Bruno

  • Deixe uma resposta