Grêmio Libertador

Braian, Pikachu e o bom jornalismo

O gol perdido por Braian Rodríguez contra a Ponte Preta, que poderia ter nos dado os três pontos no último domingo, rendeu uma série de críticas ao camisa 9 Tricolor. Podemos ponderar como o Grêmio contrata um jogador desta qualidade e por que Roger não optou por Bobô – o que foi explicado em entrevista coletiva após a partida -, por exemplo. Porém, para o analista de arbitragem da Rádio Gaúcha o erro rendeu uma postagem um tanto quanto desrespeitosa. Leia aqui e não se preocupe porque você não dará pageview para o autor.

O texto, que foi capa do site de Zero Hora durante boa parte da última segunda-feira, apresenta um título ~ engraçadinho ~, praga do jornalismo esportivo há tempos, inspirado na absurda crônica em que um famoso comentarista juntou Taison e Messi em uma frase.

O analista de arbitragem virou ‘manchete’ ao comentar o gol de Luan frente ao Brasil de Pelotas pelo Gauchão 2014. Na oportunidade, em menos de dois minutos (!!!) ele conseguiu ligar para três ex-árbitros – que por incrível que pareça estavam assistindo ao jogo – para poder se manifestar sobre o lance. No texto sobre Braian, ele compara o centroavante gremista ao lateral direito Yago Pikachu, do Paysandu. Comparação essa que só se justifica a nível de deboche pelo nome do jogador do Papão da Curuzu.

Postagem foi destaque no site de Zero Hora

Pergunto: é coerente comparar jogadores de diferentes funções? Evidente que não! E o autor afirma isso no último parágrafo. Mas então por que o fez? Se a intenção era diminuir, achincalhar e desrespeitar o centroavante reserva do Grêmio, por que não usar o goleiro Rogério Ceni, por exemplo? Mas não, é preciso usar o Pikachu para a ~ piada ~ ficar melhor. Braian não é craque, mas deveria ser respeitado. É um trabalhador como qualquer outro e ser jogador de futebol não é álibi para que seja alvo de opiniões baixas e que visam apenas o humor (?).

Acredito no jornalismo, e não só porque sou jornalista. Ele tem uma função social imprescindível. Já no esporte, a qualidade está indo pelo ralo. A opção ~ engraçadinha ~ de analisar o futebol é cada vez mais comum e os profissionais que estudam e têm preocupação com a qualidade de suas análises acabam sendo rotulados, enquanto conteúdos que geram cliques são fomentados e caracterizados por uma qualidade pífia.

Não acredito que qualquer jornalista pratique um mau jornalismo por torcer para Grêmio ou Inter. Não debato isso. Cobro qualidade e que o público seja alimentado por uma análise contemporânea. Porém, enquanto os veículos preferirem cliques e não o bom jornalismo, o analista de arbitragem seguirá tendo dias de trending topics.

Comparilhe isso: