“Caos” na preparação física do Grêmio

0 Postado por - 29 de maio de 2012 - Artigos

Ontem e hoje foram os dias para sentar o pau na preparação física do Grêmio. Depois da lesão que tirou Miralles ainda no primeiro tempo do jogo contra o Palmeiras, todos os ImparSCIais resolveram se unir para, de uma vez por todas, acabar com os problemas do Grêmio da maneira que mais gostam: falando bobagem. Todos viraram especialistas em preparação física e médicos dedicados à saúde esportiva. E muitos torcedores, guiados por esta verdadeira bosta que é a imprensa esportiva gaúcha, já começam a questionar os métodos do Paixão e do Mello. E eu não vou defender. Até por que, seria extremamente imbecil da minha parte vir aqui criticar quem ataca por ter poucos argumentos e apresentar menos ainda para defender.

Porém, vou passar a você, torcedor e leitor do Grêmio Libertador, alguns dados interessantes que a imprensa não faz nenhuma questão de lembrar. Procurando nos dados dos maiores especialistas na área (ou seja, na editoria de esportes dos jornais) consegui resultados que mostram um mapa das lesões ocorridas desde o início da temporada. A tabela é simples: coloca o nome do atleta, a lesão informada, o mês e, em caso de lesões “pelos outros” (como a que fizeram no Kléber), o jogo onde isso ocorreu. Se um jogador foi liberado pelo DM, jogou e saiu novamente, aparece mais de uma vez na lista. O resultado está abaixo:

Informações retiradas do Correio do Povo on-line

 

Podemos concluir diversas coisas daí. Se o sistema de preparação física do nosso tricolor é ruim, então o problema é, no mínimo, regional. Então, em maio, contando o Miralles, tivemos quatro lesões musculares. O SCI teve duas. Em abril, tivemos duas, enquanto eles tiveram cinco. Em março, ficamos com três, contra as quatro deles e em fevereiro houve empate em 1×1. Em 17 lesões que tivemos desde o início do campeonato, nove foram musculares, sendo que uma veio antes do início dos campeonatos – ou seja, 53%. O restante veio de cavalheirismos de adversários ao longo dos jogos. É um problema e, segundo informou o Márcio Bolzoni ontem, estão trabalhando para ver como corrigir isso. Boa sorte para eles.

Porém, existe outro time que não está enfrentando contestações na sua preparação física, mesmo que o treinador informe que nem mesmo conseguia montar um time para o jogo do final de semana, pois tinha só 17 jogadores disponíveis. Foram 14 lesões musculares em um universo de 18 afastamentos (77%). No mês de abril, quando estava ainda na terceira lesão, a pergunta apareceu nos setoristas de lá. Mas eles ficaram bem tranquilos depois que os médicos disseram que o problema era a falta de tempo de preparação. Só para constar, as duas pré-temporadas tiveram praticamente a mesma duração, sendo que não houve “poupança” de jogadores por aqui.

Eu podia ser maldoso e dizer que cada lesão do anão custou aos cofres de seu time, mas não vou (até por que é mais difícil do que dividir salário por gols e quero deixar os jornaleros quebrarem a cabeça). Os recordistas em lesões foram Júlio César e Moreno do nosso lado, o que mostra que a direção foi lenta pra caramba na contratação de um reforço para a posição. Finalmente veio. Já aqueles que estão mamando nas tetas do lado de lá não são da minha conta.

Bem, divirtam-se com os dados. E, principalmente, mandem a imprensa vermelha tomar no cu. Eles estão merecendo novamente.

Comparilhe isso:

20 + comentários

  • Ratofx 29 de maio de 2012 - 20:34 Responder

    Matou a pau agora, afuder!

  • Daniel 29 de maio de 2012 - 20:36 Responder

    “Sandro Silva, joelho, boite.”

    A preparação dos ribeirinhos melhorou tanto que agora não tem mais overtraining, só overdose ou overnighting.

  • Michel de Freitas 29 de maio de 2012 - 20:44 Responder

    Novidade, estão falando mal do Grêmio e escondendo os problemas do cocô-irmão. Mas eu, na minha humilde opnião, não me preocupo com isso. Já não me irrita mais essa imparSCIalidade desses jornaleiros (jornalistas é que não são), até porque é algo em vão, não vai adiantar nada eu me indignar aqui, você ai enquanto eles nem ligam e nem se quer escondem esse favoritismo pró-vermelhos. Fagner, ler teu texto me fez lembrar algumas manchetes relacionadas a famosa “dupla”. Pro lado de lá, o ídolo master pica das galáxias D’alebosta tem lesão atrás de lesão, se fosse gremista CERTO que seria corpo-mole. Lá, jogador vai pra festa, briga e corta o joelho. Meu Deus do céu, se fosse aqui a recisão seria obrigatória. Lá a zaga é experiente, o time é experiente, aqui o time é geriátrico e lento. Lá o treinador vive dando coletivas pra explicar problemas, aqui o treinador dá nos dedos dos jornalistas e com um tom humorístico/irônico sai sempre com a “razão”. Pois bem, Grêmio não é, nunca foi e nunca será o queridinho, Grêmio é odiado, é vilão, e que assim continue. Enquanto eles se preocupam com nossas lesões, nós lemos notícias de jogadores parceiros, alegrando a torcida em projetos sociais (vide Desejo Azul) e até se divertindo com o “grande problema do carro quebrado do Vilson”. Continuem assim jornaleiros, não me importo, afinal meu time tem cara de unido, focado, e VIVO no campeonato que definiu como prioridade do primeiro semestre.

  • Arend 29 de maio de 2012 - 20:54 Responder

    Os jogadores estão guerreiros…correndo e dividindo todas…por isso se machucam no tricolor

  • Marcio 29 de maio de 2012 - 22:50 Responder

    Belo post Fagner.

  • ruannery 29 de maio de 2012 - 22:58 Responder

    Buenas,
    Primeiramente vou começar com o “arrete” parabenizando o trabalho do blog, que na minha opinião é o melhor. Sempre antes e depois dos jogos dou aquela espiada pra ver a opinião da galera. E fico bem feliz de saber que é um blog de opinião de verdade e isento, onde várias vezes a opinião de um autor diverge muito das dos demais. Beleza, chega de arreto.
    Dando uma olhado nos perfis do blog e de seus autores no twitter, vi que tem uma galera que segue também e pensei, porra esses caras tem que ser mais ativos com a torcida. Tipo, já que o mkt do GRÊMIO não ajuda muito, tem que bolar umas campanhas pra torcida, pra mudar um pouco a cabeça da torcida. Uma idéia pra começar era a de “Não vaiar o Tricolor”, é apenas uma começo me sei que vocês são bem criativos. Bom, fica a dica…

  • Vini Redin 29 de maio de 2012 - 23:13 Responder

    Acho que tá faltando lesão no quadro tricolor, o MARQUINHO se machuco pelo menos duas vezes, mas isso não vem ao caso, belo post.

  • Fagner 29 de maio de 2012 - 23:40 Responder

    Bem,lembrado, Vini, realmente faltou uma lesão do Marquinhos – essa última que ele teve. Mas o critério que usei foi o mesmo para os dois times, olhar as notícias de cada jornal on-line. Pode ser que tenha ficado em uma nota, ou que ele não fosse considerado desfalque para o Correio, bem como outro jogador que não era titular também ter ficado fora da contagem deles em relação ao SCI (antes do jogo contra o Flamengo eles só diziam “e muitos outros desfalques” ao invés de citar os nomes).

    Vou atualizar esse dado, porque ele joga seguido. Não vou colocar mais do que uma porque não encontrei registro de quando foi essa outra. Não considerei lesão jogadores que a imprensa julgou “poupados” de um jogo por desconforto muscular (isso encontrei do Marquinhos em uma partida contra o Caxias, também com Dátolo e vários outros deles em outras oportunidades). Só contei como lesão os considerados “desfalque”.

    Saludos,
    Fagner

  • marcelo monteiro 30 de maio de 2012 - 02:18 Responder

    Ola pessoal acho que nós torcedores do tricolor deveríamos usas nossa força e boicota essa imprensa tendenciosa e imparcial,eu já faz muito tempo que não aguento mais sermos roubados em grenais entre outras coisas aqui na província tupiniquim, abraços

  • Daniel Braga 30 de maio de 2012 - 05:07 Responder

    muito bem colocado michel, os cara ja criam rixa entre paixao e mello, q um eh do odone e o outro do luxa, nada a ver eh soh p cria caso mesmo, bando de otario, dalessandro NUNCA joga ta na lesao muscular ha varias partidas e ninguem diz nada. indio eh velho e ruim mas o gremio eh q traz os velho ah vao se cata.
    luxa arrumou o time, tamo crescendo na hora certa e se nao vencermos a copa tenho certeza q nao eh por deixarmos de brigar, sera por detalhes, temos falhas na equipe mas todas tem, a vontade vai predominar dentre todas essas equipes medianas das semifinais. e o BRASILEIRO??? Q SE FODA O GREMIO EH COPERO!!!!!

  • Conde 30 de maio de 2012 - 12:54 Responder

    O Vilson não se machucou este ano?? E o Marquinhos não teve outra lesão?

  • Fabiane 30 de maio de 2012 - 13:05 Responder

    Caraca… alguns comentários no blog bem merecem um “Let me google it for you”

    http://lmgtfy.com/?q=o+vilson+n%C3%A3o+se+machucou+esse+ano%3F

  • diogo 30 de maio de 2012 - 13:10 Responder

    mas faz tempo o paixão só é bom preparador no sci o tinga só virou bom de bola no sci e dalessandro é o melhor jogador do sul damia é melhor que jardel e gardenal jr é um baita técnico a imparSCIalidade da imprensa é bem forte aqui no sul. Ei imprensa vai tomar no cú!!

  • Vini Redin 30 de maio de 2012 - 15:20 Responder

    hahahahahahahaha

  • Ronaldo 30 de maio de 2012 - 16:33 Responder

    Não manda tomarem no cu por que eles podem gostar.

  • Antonio Klüsener 30 de maio de 2012 - 18:25 Responder

    Seguinte tem mais uma coisa que me ocorreu enquanto lia o texto, as lesões musculares no Grêmio por treinamento, preparação física não se repetem como é o caso do Léo Gago ( que tá “voando” em campo), exceto o Moreno que é estrangeiro e eles sempre que jogam aqui acontece isso porque eles não são acostumados com o ritmo de treinamento e de preparação sempre reclamam que é muito puxado e tal… excelente texto abraço e té mais!!

  • cesar 30 de maio de 2012 - 19:08 Responder

    concordo com a tese do boicote. quem dará alguma ideia de como fazer funcionar? por enquanto, o melhor é ficar divulgando e-mails de ouvidoria de rádios e de patrocinadores e tocar pau… muitos reclamaram do tal zé-aldo colorado que narrava torcendo contra o Gremio na sportv e daí a pouco o cara caiu fora

  • Fagner 30 de maio de 2012 - 19:35 Responder
  • Daniela 30 de maio de 2012 - 21:18 Responder

    Nossa imprensa é nojenta! Nem ligo para o que estes idiotas falam.

  • Sangue Imortal 31 de maio de 2012 - 11:27 Responder

    Ótimo Post,
    mato a pau…….
    DA-LHE GREMIO

  • Deixe uma resposta