Chega de racismo

0 Postado por - 12 de agosto de 2013 - Artigos

Temos um monte de pensamentos, “piadas”, referências racistas na nossa formação. Branco ou preto. Índio, mulato. Árabe, polonês, “brasileiro”. Vivemos em um estado que tem isso como fator cultural. Nascer e ser criado dentro de um ambiente de preconceito étnico não é uma escolha nossa. Agora, perpetuar esse comportamento inadmissível, é. Fazer “piadas”, usar expressões preconceituosas como MACACO, mesmo que tu “não seja racista” ou que “tenha muitos amigos negros”, não deixam o termo menos ofensivo, menos racista. Se dar conta disso é algo que a maioria das pessoas simplesmente opta por não fazer.

Consciente disso, o Grêmio voltou à carga contra essa babaquice que é ser racista. Já fez isso institucionalmente na época do caso Jeovânio. E fez um ótimo material com jogadores e dirigentes.

Não é fácil. No início tu precisa te policiar. Mas depois tu pega o jeito. Deixar de ser racista é deixar de ser imbecil.

Sonho com o dia em que deixaremos não só esse preconceito. Mas deixaremos de ser sexistas, de ser homofóbicos, xenófobos, enfim, intolerantes.

12 + comentários

  • Tomaz 12 de agosto de 2013 - 16:35 Responder

    Muito legal o clube fazer isso.

  • Pedro.bsb 13 de agosto de 2013 - 01:36 Responder

    Ótima iniciativa! Ótimo texto! Finalemente ouço de tricolores um posicionamento sobre os cânticos que parte da torcida canta. Não sei como ainda podem ter tantos gremistas que ainda não tenha se dado conta desse preconceito enrrustido. É uma excelente chance de acabar com este cenàrio!

  • marco 13 de agosto de 2013 - 08:54 Responder

    Sou totalment contra o racismo ,acho nojento e repugnante.E nao so esse como outras formas de preconceito e tbm sonho com uma sociedade melhor sem preconceiros e intolerancias.E acho muito valido essa conduta do gremio , muito bacana isso.Isso chama se evoluir.Um clube com um historico de ser da “nobreza” e racista evoluiu pra um clube democratico e sem o racismo.E hoje e sabido pelas estatisticas que se tem algum ”clube do povo” no RS esse alguem e o gremio que tem muito mais torcida que o rival e por tanto uma camada consideravel mais humilde.Embora se for estudar a historia do futebol no brasil ,no mundo e no RS vao ver que o gremio nao era tao racista assim , mas sim o futebol…Mas enfim nao quero entrar no merito , so quero dizer que no brasil tudo e dodoi e a ditadura do politicamente correto.Nao considero os ”canticos” racistas e acho um RACISMO que os considerem.Quem ve a palabra macaco como forma de racismo ja e por si so uma forma de racismo.O macaco se TALVES outrora ja teve alguma motivaçao racial , ja se perdeu a milenios.O fato de chamar em canticos um vermelho de macaco independe de sua cor e seu sentido e no fato de o macaco ser um eterno imitador ,e e historico de que tal qual um filho com o pai ,a maior inspiraçao pra ”eles” somos nos e de mais a mais eles mesmo se intitulam macacada e e ate o segundo mascote e um macaco ,isso ja e ate cultural por aki entao acusar de racismo e uma bobagem.Racistas e babacas tem em todo lugar infelizmente ,porem a perseguiçao da midia com a geral ja e ate criminosa e vem de anos.Ate de nazista ja acusaram , mas eu que frequenro a anos ali posso afirmar que o setor que mais tem negros e ali , que entoam esses canticos sem se ofender e basta ver como nossos idolos como tarciso sao tratados entao dito tudo isso sem mais…Saludos a todos os gremistas indepent d sua cor ou religiao , afinal somos todos azuis , preto e branco…

  • Agenda Negativa 13 de agosto de 2013 - 10:17 Responder

    Discordo muito desse post.

    Racista é quem associa a palavra MACACO à COR. Seja no silêncio da própria mente, seja em qualquer outra forma de expressão.

    Não faz o menor sentido chamar de Racista quem associa MACACO a uma TORCIDA.

    Se o termo é OFENSIVO, ai é outra história. RACISTA não é. Não nesse contexto pelo menos.

    Na minha opinião mandaste mal Fagner, esse post sequer vai de encontro à mensagem em vídeo feita pelo Grêmio (excelente, diga-se de passagem).

  • Andreza 13 de agosto de 2013 - 16:05 Responder

    Independente de os colorados terem assumido o macaco e institucionalizado o bicho inclusive como mascote, ou de cantarmos chamando-os assim sem talvez nem perceber o significado mais profundo (ou o abstraindo e nos convencendo que não tem nada demais), não tem como dissociar do racismo.
    Quem não sofre preconceito nenhum pode até ter uma noção do que significa, mas dificilmente vai entender de verdade o que é ser chamado de macaco, ou bicha, ou aturar uma cantada ofensiva na rua.
    Achei um grande passo. Que venham outras iniciativas assim com relação aos outros preconceitos.

  • Tricolouco 13 de agosto de 2013 - 16:59 Responder

    Chamar os macacos de macaco pra ti é racismo, pra mim e para tantos outros não, mesmo que queiras estipular um decreto dizendo que sempre é uma ofensa racista.

    Viva a lberdade de opinião!
    E que ninguém, oportunamente, se valha disso em eventual vitimização.
    No grenada do cocô fiquei ao lado da torcida deles, o ‘corner macaco’, e eles cantavam para um gremista negro: GREMISTA, NEGÃO, SÓ PODE SER BUNDÃO’

    Eles sempre cantam isso. Nunca ouvi ninguém dizer que é racismo, mesmo que seja o da pior espécie, no caso, vindicar monopólio de cor para escolher time.
    Essa comparação não é o assunto do tópico, contudo cabe salientar que é exatamente esse papel de vítima do outro lado que impede que sejam vistos como racistas que são.

    Saludos!

  • Fagner 13 de agosto de 2013 - 17:17 Responder

    Macaco é racista. Não há argumento que relativize isso.

    Dizer “eles também são racistas” é CRIANCICE. Os brasileiros são racistas. Eles são brasileiros, logo também são racistas. Isso não deixa a gente menos racista.

    Nem todos são racistas. Isso é óbvio. Mas racistas cantam MACACO com mais vontade até do que os “não racistas”.

    Bicha, traveco, boiola são termos pejorativos. Não interessa em que contexto. Mesmo que os homossexuais tenham tentado positivar o termo, é um tipo de “desforra”. Segue sendo homofobia.

    Caras, isso é tão ÓBVIO que dá preguiça de argumentar. Querem ter a liberdade de chamar um colorado de macaco? Ok. Tu acabou de me dar a liberdade de te chamar de RACISTA. Viva com isso.

    Saludos,
    Fagner

  • Arthur 13 de agosto de 2013 - 17:33 Responder

    Dale, Fagner! Sempre mandando muito bem quando não está falando de futebol! Hehehe
    Se bem que ultimamente tenho concordado até com tuas análises de campo.. Daí fica foda. Tem que me dar um materialzinho pra soltar minha corneta, porra!
    No mais, baita iniciativa do site e do Grêmio.
    Abraço

  • Tricolouco 13 de agosto de 2013 - 18:41 Responder

    Ficamos assim: sou racista, eles são macacos e tu é um…cara qualquer, com uma opinião qualquer, como qualquer pessoa.
    Não trabalho com estereótipos, salvo aquele de que todo colorado é macaco, seja preto, branco, verde, amerelo ou rosa.

    Dale!

  • Fagner 13 de agosto de 2013 - 21:14 Responder

    Pois é, Tricolouco. Mas a FIFA tende a concordar comigo, não contigo. Prepara os “argumentos” pra eles.

    http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/08/sem-preconceito-jornalista-da-placar-elogia-postura-do-gremio-em-video.html

    Saludos,
    Fagner

  • marco 14 de agosto de 2013 - 15:45 Responder

    Pra mim quem associa a palavra MACACO ao racismo é um baita racista , faça qualquer argumento em relaçao a isso tente argumentar ,quem ouvir macaco e ja associar ao racismo é racista sim senhor e nao venham com papinho de ai mas a palavra ta num contexto racista e blablabla.Eu vou na geral a anos e o setor que mais tem negros e la e cantam macaco sem se sentirem ofendidos , oque os politicamente corretos tem a falar disso??E nao tem nada de criancisse nao a pior coisa que tem é vincular time a cor e isso ALGUNS colorados negros fazem sim , dizem que gremista negro é bundao e racista ,mas racista é quem dis esse absurdo.E o video do gremio é pra por fim ao racismo no futebol e nao ta em contexto pra esse assunto , nao é um video criticando a torcida do gremio.E basta ver oque os vitimados colorados falam nos comentarios do video dizendo que o clube mais racista esta falando nisso e que é hipocrisia.Quem é preconceituoso agora??Acho uma palhaçada isso ,somos todos iguais independente da cor.Tenho amigos negros que torcem pro gremio e chamam os colorados de macacos e nao se ofendem com isso ,pq nao é pelo contexto racial e sim pq eles nos imitam e sao pessoas orgulhosas de sua cor entao vamo parar com esse mimi que da sono e a fifa esse orgao podre nao me representa , mas ainda bem que critica o racismo é o minimo…

  • Igor 14 de agosto de 2013 - 21:41 Responder

    Só digo uma coisa: que esse “Padrão FIFA” vá pra pqp!!

  • Deixe uma resposta

    Current day month ye@r *