Clichê: Grêmio 1×0 Bahia

2 Postado por - 12 de junho de 2017 - Artigos

Se eu gostasse de clichê faria um post aproveitando alegorias do dia dos namorados. Afinal, a torcida do Grêmio é uma apaixonada. E o relacionamento dela com o time é arrebatador. Daqueles que beira o irracional, que desdenha o Luan e se rasga pelo Miralles. Que prefere Saja ao Grohe, o goleiro batedor de pênalti ao que defende pênalti. Essa paixão nem sempre correspondida, que cobra um preço alto (nos ingressos) mas que tá sempre ali. Na boa e na ruim.

Mas eu não gosto de clichê. Então não vou dizer que o Grêmio chamou sua enamorada torcida pra sair. Aproveitou a boa fase e apostou no restaurante padrão europeu: La Posse du Bola. Era pra ser assim, com desfalque do seu maior goleador, que abre defesas e permite ao Luan desfilar o seu futebol entre linhas. Uma escalação coerente. E deu errado. Sim, o cardápio era bom, mas, pra variar, o restaurante tava lotado. 8 na defesa, em duas linhas de quatro, tiraram todo o brilho. Assim, não tava dando pra engolir quando terminou o primeiro tempo e a única alegria tinha sido uma tentativa de cobertura do Pedro Rocha. O elogiado ataque não andava, parecia o do ano passado.

A ideia de clichê ficaria prejudicada na hora de tentar arrumar uma maneira de fazer uma alegoria ao segundo tempo. Os times voltaram sem mudanças. Seria o momento da chegada da sobremesa? A vontade seria de sair daquele lugar, lotado. Mas o preço era caro: perder em casa, assim, cobra a conta lá na frente. Se ao menos o Grêmio escolhesse o feijão com arroz, um Tudo Pelo Social com Everton já no início. Se o Gata Fernandez estivesse ali, se o Miller já tivesse voltado. Mas não. Pra tentar arrumar, então, poderia dizer que a entrada do recém artilheiro no lugar do Arthur era investir em um pudim de leite com chocolate. Não tem como ser ruim.

Mas já tava muito difícil. O barulho era intenso, Pedro Rocha errando, tava tudo arruinando a ideia de um texto clichê de jantar de namorados. Parecia que todos pegariam o Uber pra cada um ir para a sua casa, ou pra mesma casa, mas em camas diferentes. Fernandinho na vaga do Rocha foi tipo uma bala de Mumu que adoçou o cafezinho já na fila, em pé, quando o Lincoln substituiu o Maicon. O 8 cansado como a ideia de cometer clichês.

Uns vinte mil abraçados, se amando. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

Eis que, enfim, o Grêmio resolve resgatar o clichê. Aos 40 do segundo tempo, Luan, a joia, no escanteio escorado pelo Geromel, pro Cortez meter pras redes. Sim, aos 40 choveu, choveu pingos de amor e a gente já era, outra vez nós dois. Aquele Grêmio salafrário, aquele Grêmio que os amigos dizem que não presta, que nos levam pra final de Libertadores e levam cinco do Boca. Aquele Grêmio que nos ilude, que nos compra com presenças na Copa, estava lá, lindo, segurando o segundo lugar, de joelhos.

Obviamente, transamos. Só pra fechar o clichê.

Comparilhe isso:

3 + comentários

  • Artur Wolff 12 de junho de 2017 - 23:18 Responder

    No meu entender o titular nº 1 deste time é Arthur depois o Geromel.
    Não venha o Renato começar de novo a estória das ovelinhas. Maicon carimbador aguarde no banco .
    Cortez o mesmo; já merece ser o titular.

  • Ezio 13 de junho de 2017 - 11:43 Responder

    O time não foi tão brilhante como em jogos anteriores mas novamente mostrou uma grande virtude que foi a de não ter vergonha de apelar pro jogo mais aguerrido quando a coisa não rola no jeito. O Bahia entrou em campo com a clara intenção de não perder e a exemplo do Vasco colocou 11 caras na grande área. O time marretou bem e arrancou na marra os 3 pts. Isso me dá mto otimismo pras próximas rodadas e o Renatão parece ter consciência que o GREMIO será o time a ser batido ao longo das rodadas. O que me deixou um pouco preocupado é que parece que o Renatão quer dar um jeito de arrumar um lugar pro Maicon no time. Acho que isso vai ser um equivoco. Nada contra o Maicon. Tem seus méritos apesar de algumas vezes em 2016 ter sido uma mãe só que não tem como tirar o Michel ou o Arthur. Os dois se mostram jogo após jogo uma dupla de volantes melhor que a que foi Walace e Maicon. Que o Maicon fique esperando a sua vez. No momento não tem lugar pra ele no time titular. Cortez entrou bem na lateral, tem os mesmos problemas na marcação que o Marcelo Oliveira mas por outro lado apóia mto melhor e temos hj mais uma chegada a frente. Ontem foi premiado com o gol mas discordo que ele tenha sido o melhor em campo conforme a imprensa escolheu. Pra mim quem matou a pau foi o Geromel e foi o melhor em campo. Não deixou passar nem pesadelo na defesa (como sempre) e levou terror pro Bahia quando subiu a frente ainda escorando a bola pro Cortez matar os caras.

  • Valdo 13 de junho de 2017 - 13:26 Responder

    Não podemos tirar o mérito do adversário, que foi brilhante na marcação. O Grêmio rodou, girou a bola como sempre tem feito, tentou de todas as formas impor o seu jogo, mas esbarrou em um sólido sistema defensivo. Futebol são 11 contra 11 e nem sempre o adversário vai sair pro jogo, permitindo que o nosso esquema funcione bem. Por isso é importante ter alternativas, seja com um jogo mais vertical, seja na bola parada. Concluir de longe também, porém ontem as nossas conclusões de longe não foram efeitvas, o Luan acho que isolou umas 3 ou 4.
    Em outros tempos eu tinha certeza de que o adversário cometeria o crime, mas ontem não desistimos e fomos premiados com o gol no apagar das luzes. Parece que o time quer chegar, só nos resta torcer para que essa vontade continue e não tenhamos muitos problemas de lesão no grupo.
    Importantíssima vitória!

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167