Como encher a Arena?

5 Postado por - 6 de julho de 2016 - Artigos

Me deparei hoje com uma notícia de que a média de público na Arena no Brasileirão é de 13.000 torcedores. Em principio achei que pudesse estar errado, fui verificar a informação e ela procede. Descobri ainda que a nossa média geral do ano é de 17.000, claro que tivemos jogos de Libertadores, mas também tivemos jogos do Gauchão, sem falar que os do Brasileirão (com baixo público) também ajudam a puxar essa média para baixo.

Para terem uma ideia, o maior público do Brasileirão que foi Grêmio e Cruzeiro com 15.976 torcedores  fica abaixo da média do ano. A média do SCI é maior, 21.000, mas eles tem na conta um GREnada às 11h e dois jogos às 16h e nós apenas os dois jogos às 16h. O resto naqueles horários de merda.

A ideia aqui não é ficar comparando, mas entender porque estamos com tão pouco público. Preço? Não que eu ache o valor dos ingressos barato, muito antes pelo contrário, mas a Arena tem feito promoções onde por 20 pilas se leva um acompanhante de sócio, sem falar que o número de sócios que tem acesso livre a Arena é bem maior que a média de público. Horário? Tivemos dois jogos em domingo às 16h com público inferior a 16.000 torcedores. Ok foram os maiores públicos. Ahh e um deles foi contra o Flamengo, tipo…grande jogo. Enfrentamos também Santos e Cruzeiro, sendo que Grêmio x Ponte Preta teve público maior que esses dois.

Começo a pensar que além da crise financeira, estamos passando por uma crise de tesão no torcedor. O torcedor gremista está muito desconfiado, desesperançoso com o time. Estamos a frente do nosso tradicional rival tendo encarado uma tabela muito, mas muito mais complicada que a deles. Já pegamos os 10 primeiros colocados do campeonato. Se olharmos pelas circunstâncias de cada jogo, poderíamos ter tido melhor sorte contra Fluminense e Palmeiras, mas quem de nós teria previsto resultados melhores contra essas equipes antes do início do campeonato?

Contra o Vitória fomos assaltados a mão armada na luz do dia (sim, eu sei que um time que quer ser campeão tem que superar isso, blá, blá, blá Whiskas sache, não queremos vencer partidas queremos títulos) e contra o Atlético Paranaense tínhamos 6 reservas. Ou seja, o torcedor gremista tá abatido e sem fé no time. Tá de saco cheio de começar bem o Brasileirão e depois ver o time rolar morro abaixo na tabela e ter que se contentar com uma vaga numa Libertadores que iremos jogar com time capenga e sermos eliminados prematuramente. Isso sem falar em entregar o Gauchão de bandeja pro pessoal do aterro.

Bem, e aí? O que se faz? Não sei! Isso mesmo não sei. Dizer que esse ano vai ser diferente? Olha eu até tenho argumentos para isso, estamos em julho e não trocamos o técnico. Vocês sabem há quantos anos isso não acontece? Mas aí vai vir um monte de gente e me dizer que isso não quer dizer nada. E talvez estejam certos.

Eu infelizmente não acho que exista uma ação de marketing capaz de resolver esse problema, e eu com meus 27 anos de experiência nesse ramo me considero qualificado para tal afirmação. A solução não está num planejamento, numa campanha, numa promoção de preços (Ei pessoal da Arena, não leiam isso, mantenham as promoções!!!). A solução está dentro de cada torcedor, no íntimo de cada um. Está em um momento individual de reflexão sem dar ouvidos a ninguém. Parar, pensar, tentar entender porque o torcedor do rival que não ganha um Brasileirão desde 1979 e tem uma campanha, time e treinador inferiores a nós acredita mais que a gente e por consequência comparece mais ao estádio.

Talvez depois dessa reflexão a ideia de não acreditar permaneça, talvez não, pode que até que acredita mude de ideia, quem sabe? Mas é isso que pode ser feito neste momento.

Eu já fiz a minha reflexão e decidi que vou comparecer a todos os jogos que eu puder.

Comparilhe isso:

29 + comentários

  • Alvaro 6 de julho de 2016 - 13:01 Responder

    Pode colocar nas tuas variáveis de público, o inverno e principalmente os fracassos do inicio de ano.

  • Eliezer Correa 6 de julho de 2016 - 13:35 Responder

    Baita texto, nação Gremista temos que rever os nossos atos dentro e fora do da Arena, pois ultimamente vem acontecendo e com frequência as brigas na parte da Geral fazendo assim o público familiar desistindo de levar seus filhos aos jogos por causa dessa vergonha.
    Eu como torcedor e sócio busco sempre apoiar meu time sendo nos momentos difíceis como nos momentos em que me ludibrio achando que o nosso Grêmio vai embalar e vamos levantar o caneco. Somos Grêmio independente de títulos ou não afinal de contas sou daquela época de glórias dos clássicos contra palmeiras onde o nosso Grêmio chegou ao topo da glória.
    Nação tricolor vamos apoiar o nosso time a partir do próximo final de semana pois estamos muito bem no campeonato.

  • Henrique 6 de julho de 2016 - 14:05 Responder

    Eu, particularmente, compareceria a todos os jogos do Grêmio na Arena, caso morasse na capital ou na região metropolitana. Mas, moro em Passo Fundo – e aí, a distância entre as cidades dificulta as coisas.

    Certamente não sou o único gremista do interior a pensar desse modo.

  • Henrique ferreira 6 de julho de 2016 - 14:22 Responder

    Eu fui e vou em quase todos sou sócio acredito.. Neste time no Roger.. Mas desconfiança tem queremos ganhar um título acho que daí as coisas vão fluir melhor para o nosso tricolor..
    Vamos apoiar senpre, mas quando acharmos de pegar no pé vamos também é para um bem maior gremio senpre…

    Vamo vamo tricolor vamo vamo tricolor

  • Gilso 6 de julho de 2016 - 14:45 Responder

    Moro a 7 horas de carro de Porto Alegre, jogos aos Sábados e aos Domingos as 11:00 facilitariam muito a vida de quem é Fanático e mora longe. Jogos no meio de semana e domingo as 18:30 por exemplo, são impossíveis de acompanhar para quem torce de longe, porém tão apaixonado ou fanático do que quem mora ao lado da Arena. Tive o privilégio de poder assistir ao Grenal na Arena, do Gauchão desse ano, com minha família. É uma experiencia indescritível e que repetiria semanalmente se estivesse ao meu alcance. Mas faço uma ressalva quanto ao preço dos ingressos, diferentemente do que mencionado no texto, particularmente acho caro o preço do ingresso de alguns setores da Arena, pois R$20,00 vai pagar o sócio que já paga sua mensalidade para assistir o jogo de um setor mais próximo do campo, do que ele estava habituado. E pra quem não é sócio, pagar R$120,00 por ingresso pra assistir o jogo de perto, é bem caro sim! Se eu e minha esposa formos pra um jogo apenas por mês, lá se vão R$ 400,00 brincando.

    Penso que uma readequação dos valores, pra quem não é sócio, também ajudaria a aumentar a média de publico. Muito melhor pro Grêmio que tenha 40.000 pessoas pagando R$40,00 do que 13.000 pessoas pagando R$100,00.

    Abraços…

    • GMR 7 de julho de 2016 - 09:35 Responder

      Perfeito!

    • Eduardo 7 de julho de 2016 - 10:24 Responder

      Falar em baixar preço de ingresso é algo complicado.
      Ha muitos socios proprietários que pagam ate R$ 330,00/mês para ter acesso a todos os jogos na cadeira Gold.
      Hoje o unico $$$ que entra para o Gremio mesmo é dos socios, ode renda vai para OAS.
      A OAS colocando uma cadeira Gold a R$ 50,00 por exemplo vai fazer esse socio que paga R$ 330,00 abandonar a associação e comprar direto para cada jogo.

      Entao baixar preço de ingresso parece bonito, mas vai impactar diretamente no $$$ que entra para o clube.

  • Leandro Miranda 6 de julho de 2016 - 14:50 Responder

    Vou a todos os jogos na Arena e quero acrescentar algo à discussão. Concordo com a falta de tesão e acredito que o aumento dos preços da alimentação (além da pouca oferta no lado leste) e do estacionamento colaboram para isso. A Arena pode ter deixado de ser novidade. Agora, está contando o valor dos preços e o difícil acesso.

  • Rafael 6 de julho de 2016 - 14:56 Responder

    Nos últimos 4 anos a média de público da Arena vem diminuindo. O país entrou em recessão e os preços dos ingressos e mensalidades subiram. Não há como manter ou atrair se o estádio não apresentar preços acessíveis e outras atrações. O preço para uma cadeira central é para afastar mesmo o público e para as Gold então, nem se fala. O clube tem que entender que vive da paixão do torcedor. Portanto, se houve inflação e redução da renda, o clube tem que assumir essas variações e repassar o mínimo possível para o associado e comunidade em geral.

  • Ezio 6 de julho de 2016 - 15:03 Responder

    Pra falar a verdade começo a preferir que a Arena não lote. Não sei o que passa no time que cada vez que a Arena lota o time refuga. Mantendo a média de público assim e o time ganhando tá valendo.

  • Christian Heit 6 de julho de 2016 - 15:38 Responder

    Uma sugestão, pela grandeza e boa reputação do Grêmio Libertador: em dois textos recentes o Inter foi tratado como “nada”. É um tratamento infantil que poderia ser revisto.

    Abraço

    • Gilso 6 de julho de 2016 - 16:25 Responder

      Talvez em um Site Colorado (onde nos chamam de grezembe, ou birebaixados) seja tratado de forma diferente, mas em um portal Tricolor, não mais justo que ser tratado dessa forma!!

      • Christian Heit 14 de julho de 2016 - 15:20 Responder

        Nivelamento por baixo não é comigo.

  • Fabricio Mello 6 de julho de 2016 - 16:24 Responder

    Beto Carvalho é tu?

  • Tito 6 de julho de 2016 - 16:29 Responder

    O que eu acho que realmente atrapalha é o tempo de envolvimento com a partida. Digo isso em função da localização e o péssimo acesso a Arena. Quando vou aos jogos gasto umas 4 horas entre sair e voltar para casa. Para quem tem outros compromissos sociais isso é muito tempo. Moro na ZS num transito normal gastaria 30 minutos para chegar na Arena, em dia de jogo vai para 50 + achar um lugar para parar o carro + tempo de jogo, deslocamento de saída e transito de volta! É muito tempo. No Olímpico era metade do tempo.

    • Eduardo 7 de julho de 2016 - 10:27 Responder

      Cara isso acontece porque tu mora na Zona Sul. Para quem mora na Zona Norte antes, chegar no Olimpico tb nao era muito facil (apesar de mais central).

      O que o Gremio pode brigar é melhorar a logistica perto da Arena.

      Ainda nao ter uma saida do E2 para a Freeway é absurdo.

  • Leandro Forell 6 de julho de 2016 - 16:43 Responder

    Venho assistindo todos os jogos do ano (com exessão do Brasil de pelotas) e é nítido que ainda não nos recuperamos do ROsario Central, depois daquelo jogo na partida contra o flamengo rolou briga de torcidas e a arena sem instrumentos é um velório. Penso que o jogo contra o figueira seja um termômetro, depois do grenal acho que as coisas podem mudar. Acredito que o grêmio tenha chance de ser campeão Brasileiro, mas a torcida não acredita

  • Luciano 6 de julho de 2016 - 17:25 Responder

    Sinto que depois dessa vitória no GREnada o público vai aumentar, assim pelo menos seria a lógica. Mas tem que embalar nesse jogo contra o Figueirense, pro torcedor animar, pois isso que você falou é verdade, o Grêmio se tornou um time instável. O torcedor não vai ao estádio por que tem pé atrás, acha que vai assistir pra ver perder numa dessa, ou em mais um erro do árbitro. Cada torcedor é diferente e cada um está evitando a Arena por um determinado motivo, ou também o conjunto. Tá Foda! Eu moro longe mas não deixo de acompanhar pela tv, não desacredito, embora estava com pouca esperança depois do gauchão.

  • Frederico Marchese 6 de julho de 2016 - 17:39 Responder

    É uma boa análise, mas me parece que a gente deve bater bastante na tecla PREÇO.

    Eu tenho amigos estudantes que não vão ao jogo por uma conta simples. O ingresso mais barato custa cinquenta reais.

    Meia entrada = R$ 25.

    Se o cidadão pega um ônibus até o centro, depois o Futebol e para voltar também são 2, são R$ 15 em passagem. Sei que essa parte não é culpa do clube, mas o clube deve pensar nisso porque o torcedor pensa.

    Toma um latão antes da partida e outro ao final do jogo são mais R$ 10.

    Nada de excessivo gasto.

    Ou seja, pra comprar o ingresso (meia do mais barato), pagar o transporte e tomar duas latas de cerveja o cara gasta CINQUENTA REAIS (R$ 25 + R$ 15 + R$ 10). Quem tem CINQUENTÃO assim pra gastar um Grêmio x Ponte Preta de início de campeonato?

  • Nicolas 6 de julho de 2016 - 18:12 Responder

    Sao varias a variaveis. Moro na serra, e em minha família somos em 4 sócio e que sempre vamos juntos em jogos. Mas por sermos da serra não é em qualquer jogo que vamos, em libertadores e copas do Brasil sempre estamos presente mas em brasileiro vamos apenas em “jogos importantes” porque além dos 120 mensais por sócio. Tem uns 50 de gazolina 30 de pedágio mais 30 de estacionamento mais 30 de consumação e assim vai. E claro que nos ultimos 10 anos infelizmente estivemos em todas as desclassificoes e isso aos poucos vai tirando o tesao. Eu imagino o pobre torcedor que nao é sócio gastar ao menos 100 pra no fim ver o time perder pra um Vitória da vida ou pior ainda são José ou similares.

  • reinaldo 6 de julho de 2016 - 18:31 Responder

    o principal fator é o preço…eu mesmo que moro em SL vou ao estádio uma vez por ano e olhe lá, mas assisto todos os jogos…tu acha que eu não ia preferir assistir no estádio? o problema é que o preço dos ingressos não é o preço de algo que tu faz com frequência, não deixa o torcedor criar o hábito de ir no estádio ao invés de assistir de casa. Se o preço fosse de uns 15/20 reais em média, eu ia todo jogo…eu assisto todos os jogos mesmo, pq não assistir no estádio se vou gastar pouco? Certeza que tem milhares de pessoas em POA e na grande POA que não vão pq não tem o hábito, pq o hábito de todo mundo é ver em casa…ir no estádio é exceção pq o preço é de um programa de lazer de exceção pra maioria dos torcedores…

    • Eduardo 7 de julho de 2016 - 10:31 Responder

      Cara se o preço do ingresso baixar pra 25 pila como tu quer, o numero de sócios despanca de 80.000 para ZERO. Nossa arrecadação acaba e uma Arena Lotada com 50.000 pessoas por jogo da uma renda de 500,000 liquida que nao paga salario do Giuliano. (Isso qdo as rendas forem do Grêmio).

      O Fator anímico é o maior responsável pela baixa media.

      Se o time estiver brigando pelo titulo (isso nao acontece desde 2008). o Estadio lota.

      • reinaldo 7 de julho de 2016 - 14:39 Responder

        quanto ao número de sócios não sei, pq não acho que quem é sócio é só pra ganhar desconto no ingresso, se fosse o estádio estaria lotado todo jogo, pq o número de sócio é maior do q a capacidade do estádio segundo teus números…mas quanto a renda de jogo: 13mil com media de 80 reais no ingresso vai dar a mesma renda, com a desvantagem de o estadio estar vazio…nos jogos de exceção é ok o preço ser de exceção, finais e jogos importantes é só subir o valor do ingresso.

        • Gilso 7 de julho de 2016 - 17:08 Responder

          Isso ai! Prefiro a mesma arrecadação, com 30 mil pessoas a mais por jogo, onde essas 30.000 pessoas vão consumir e aumentar outras rendas possíveis dentro da Arena.

  • Thiago Guimarães 7 de julho de 2016 - 08:19 Responder

    Desde que a Arena foi inaugurada, surgiu um monte de notícias falando do esquemas dos Sócios, de que o Grêmio não teria lucro com a Arena por causa dos sócios. Acho a partir daí criou se uma imagem negativa da torcida com o estádio, claro que também se agrega ao momento atual do clube ter sido eliminado das competições no início do ano. Já o Inter, venceu o Gauchão então a torcida deles está faceira , já que como eles mesmo dizem: ” o Inter ganha títulos “, mesmo que Gaúcho e o Grêmio nem isso ultimamente. Creio que a Arena lotará novamente este ano, caso o Grêmio vença estas próximas 6 rodadas que são contra a parte de baixo da tabela e assuma a liderança.

  • Mateus 7 de julho de 2016 - 13:30 Responder

    Minha sugestão é a da “propaganda de massa”. Enche as cadeiras de baixo pra depois liberar em cima. Vai dar sempre a impressão de mais gente no estádio, e gente chama mais gente, além da pressão que isso exerce sobre os adversários.

  • Wag 7 de julho de 2016 - 16:28 Responder

    oas enquanto tiver no nome deles e nao no nome do Gremio acredito q vai ser por ai. Tdo o grosso da grana vai pra eles

  • Mano 7 de julho de 2016 - 21:41 Responder

    Cara, o que faz um torcedor ir ao estádio é a paixão pelo clube. É acreditar, sentir prazer em ver de perto o clube do coração.
    E isso tá em baixa, com certeza. O torcedor não tá acreditando, tá desconfiado e cético de que todo seu esforço vai resultar de novo em nada.
    E de certa forma tem razão. Porque o Grêmio todos os anos nos faz querer acreditar: primeiro a arena era a novidade, depois os medalhões em campo, depois a libertadores, depois a compra da arena. E nada parece dar o que o torcedor mais quer. Orgulho pelo time, até nas derrotas.
    Se for pensar só no dinheiro que dá ao clube, melhor comprar o PPV, isso dá muito mais grana ao clube do que ir ao estádio atualmente.
    Se não for por paixão, melhor ficar em casa.

  • Marcelinho Gaúcho 8 de julho de 2016 - 01:10 Responder

    Acho que já contei essa história:

    Á uns 4 ou 5 anos li uma notinha no jornal dizendo que teria um jogo-treino, no Olímpico ainda, contra um time da Grande Porto Alegre com entrada gratuita.

    Mano, acho que apareceram no mínimo umas 20 mil pessoas!

    Nem vou me espichar muito, só digo uma coisa: TÁ TUDO CARO!

  • Deixe uma resposta