Contrastante: Grêmio 1 x 0 Defensor

0 Postado por - 23 de maio de 2018 - Artigos

O contraste é uma qualidade importante para, muitas vezes, podermos enxergar melhor. Taí o sol de inverno, batendo mais enviesado nas coisas, e deixando o mundo mais claro justamente porque coloca sombra nos cantos e faz brilhar o que por si já é colorido.

Então que o Grêmio entrar em campo na última rodada da fase de classificação da Libertadores com um time nem titular, nem totalmente reserva, é a oportunidade para contrastar o tamanho do futebol que podemos jogar com uns e outros. E entre sombras e brilhos, achar o caminho para passar por três grandes competições sem desesperos.

Jogar com (mais) um time exclusivamente focado na defesa, como fez o Defensor, bota ainda mais contraste à cena. Porque se este parece ser “o jeito de jogar contra o Grêmio” que se espalha por aí, é com este “jeito de jogar contra o Grêmio” que precisamos aprender a lidar.

Se teoricamente, daqui pra frente, na Libertadores e na Copa do Brasil os adversários terão de jogar (e teoricamente tampouco serão tão limitados como um Monagas ou um Defensor ou um Goiás), o Brasileirão ainda vai jogar na nossa frente muita gente querendo segurar o 0x0.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Daí que é importante perceber que tem gente que ficou na sombra. Mas no jogo de hoje, foi pouca gente. Na verdade, uma gente só: Maicossuel. Outros, como Thonny Anderson, ficaram na sombra do sair de sua posição.

E é importante perceber que há quem brilhe ainda mais quando a tentativa do outro time é fechar qualquer espaço por onde possa passar luz.

Kannemann, no seu centésimo jogo, mais uma vez, mostrou que é o homem capaz de segurar a casa quando ela parece que vai começar a cair – tarefa que cumpre com agressiva tranquilidade, dando os botes certeiros de sempre, aparecendo furiosamente sereno onde aponta qualquer treta em campo e até assumindo a função de lateral, correndo com a bola para o ataque num estabano eficiente.

E Luan. Que fez o gol na jogada que certamente a torcida cantava desde o início o chute de fora da área e justamente por isso merece ainda mais aplausos. O gol de Luan é marcado pelo contraste entre o que era óbvio a ser feito e o extraordinário que só ele poderia fazer.

Por fim, se o 1×0 contra o Defensor contrasta com as goleadas e jogos vistosos de algumas semanas atrás, é o suficiente para fecharmos a fase de classificação em primeiro lugar no grupo e com a segunda campanha do campeonato.

Que o resto do caminho seja iluminado.

UM PS IMPORTANTE: Como o assunto é contraste, vamos jogar luz sobre a sombra na qual o Grêmio faz questão de colocar as gurias gremistas. A goleada sofrida no Grenal desta tarde (?!?!!) de quarta-feira (?!?!?!) não é tão triste, inadmissível, desconcertante quando a atenção dada pelo clube a umas partidas de videogame que aconteciam no mesmo horário. Perder é do jogo. Deixar as gurias serem perdidas é canalhice.

Comparilhe isso:

2 + comentários

  • Jonatha Zimmer 24 de maio de 2018 - 11:58 Responder

    ” O gol de Luan é marcado pelo contraste entre o que era óbvio a ser feito e o extraordinário que só ele poderia fazer.” QUE FRASE MARAVILHOSA!!!!

    ps: realmente, o Grêmio segue deficitário na forma de lidar e noticiar o time das gurias. Triste.

  • Ezio 24 de maio de 2018 - 16:00 Responder

    Cris uma critica ao site. Foi lamentável o site não ter colocado nada a respeito da morte do Dr Koff. Se trata do maior presidente da história do GRÊMIO e merecia todas as nossas homenagens. Chega a ser risivel essa reclamação quanto ao “GREnal das gurias” na frente da falta de uma homenagem a alguém tão importante na grandeza que o GRÊMIO tem hoje. Quanto ao jogo de ontem que pelo menos é o que deveria interessar, foi show a vitória mas me preocupa essa dificuldade do GRÊMIO em superar times retrancados. A diretoria precisa reforçar o grupo pra que não haja a sofrência de ontem e de outros jogos uma vez que qq time não hesitar em colocar 10 defendendo a sua área pra não sairem goleados em um confronto com o GRÊMIO.

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167