Decolando

3 Postado por - 29 de março de 2015 - Artigos

O Grêmio voltou à sua versão 2014, ainda bem que contra um adversário que não estava muito afim de jogar. Mas jogamos sem o meia, já que Douglas estava fora por cartão e o Lincoln por seleção. Fomos pra campo com Mamute na esquerda, Giuliano no meio, Luan na direita na linha de 3 do 4-2-3-1, sempre com aquela movimentação característica. O resultado foi muita correria das pessoas, pouca da bola. O São Paulo de Rio Grande veio com linha de impedimento, uma linha de quatro, uma de cinco, todos recuados. Situação clássica onde precisaríamos jogar com armadores para abrir espaço com a bola. Se sem ele só nós jogamos, com ele (ou o Lincoln) a fatura estaria fechada ainda no primeiro tempo.

Mesmo assim, chances não faltaram. Antes de um minuto, Luan foi Luan e perdeu um gol daqueles que até eu acho que faço, tocando bisonhamente na direção do goleiro ao invés da goleira. Depois ainda tivemos uma que o Braian fomeou e chutou contra o gol uma bola sobrada quando o Mamute estava simplesmente livre ao lado dele. E, num passe errado da defesa deles, mais uma bola que sobrou livre para o centroavante uruguaio chutar em cima do goleiro adversário, a essa altura simplesmente mordendo as orelhas com a mão que os atacantes do Grêmio davam pra engordar o bicho dele. No finalzinho o Galhardo, que substituiu o Matíaz, ainda acertou uma falta na goleira, em mais um gol evitado.

Entramos para o segundo tempo com aquela impressão que faltou só o gol. E com o Éverton no lugar do Braian, deixando o Mamute de centroavante. O avanço do ataque e do meio deles acabou dando mais espaço pra gente, mas um pouco menos de domínio. E é incrível como o Grêmio joga melhor com um lateral que sabe atacar. Foi sair o Galhardo pra entrada do Bastos, com o Ramiro subindo loucamente ao ataque, que voltamos a dominar a partida. Por diversas vezes a subida do lateral pra linha de 4 do 4-1-4-1 que geralmente fazemos quando precisamos furar retrancas coloca o volante de sobra (nesse caso, o Ramiro) na linha de defesa, cobrindo o lateral. E isso atrapalha demais as defesas que enfrentamos até agora.

Mas ainda faltava alguma coisa. A entrada do Everton deu mais qualidade aos arremates na goleira. Praticamente só ele acertava debaixo das traves. Ao mesmo tempo, Giuliano e Luan começaram a colocar mais a bola pra correr, ao invés de irem com ela, como no primeiro tempo. Foi assim que o guri que entrou fez os seus dois primeiros chute. Em uma enfiada do último, um arremate rasteiro; na colocada do outro, um chutaço do meio da rua que obrigou o goleiro deles a aparecer pras câmeras mais uma vez. Até que, num ataque pela esquerda, o guri resolveu cruzar na direção do Mamute – Luan foi o “falso 9”, se antecipou a todos eles e acertou a goleira de cabeça (já que os pés pareciam bem descalibrados). Grêmio 1×0. Sem o peso de buscar o resultado, o Grêmio seguiu na mesma toada, até o Giuliano achar o Luan em mais uma enfiada fenomenal. O guri driblou o goleiro e, pasmem, ACERTOU A GOLEIRA, fazendo um golaço e dando números finais ao placar.

Fez gol de cabeça, golaço e perdeu gol. Luan foi o cara do jogo. Foto: Lucas Uebel/ Grêmio Oficial (via Flickr)

Fez gol de cabeça, golaço e perdeu gol. Luan foi o cara do jogo. Foto: Lucas Uebel/ Grêmio Oficial (via Flickr)

Precisamos corrigir a nossa bola aérea ofensiva. Tivemos várias chances e não fizemos. De resto, podemos continuar com essa evolução que eu não reclamo. Quarta paramos com o Sartorão “Copa do Mundo” e começamos a Copa do Brasil em boa fase.

Comparilhe isso:

8 + comentários

  • Rafiuskes 29 de março de 2015 - 21:31 Responder

    Parabéns pela vitória!!! Mesmo com 2 gols anotados não consigo não me estressar com o Luan… pelo menos hoje garantiu o placar. Não sei se é implicância minha, mas muitas vezes parece que o time não tem tesão de marcar gols. Fica de um lado pro outro e mandar um canudo que é bom pra bombardear o goleiro nada!!! Enfim… é cada peteleco às vezes que vou te contar!!!

  • Shoio 29 de março de 2015 - 22:49 Responder

    Gostei do Giuliano desempenhando a função do Douglas, o problema é q não tínhamos outro Giuliano p/ jogar um pouco mais avançado e finalizar. Por conta disto o time perdeu muitos gols, especialmente com o Luan. Impressionante como este menino perde gols. No final ele mesmo acabou fazendo os 2 gols da partida. Espero q isso mexa um pouco com o psicológico deste menino e ele comece a fazer mais do q perder.
    No geral o time jogou bem. Quase não errou passes, marcou bem e criou muitas chances.
    Me preocupa toda essa gratidão q o Felipão tem pelo Felipe Bastos. Não acrescenta nada ao time. Pelo contrário, compromete! Mudança desnecessária, visto que o Galhardo vinha muito bem, assim como o Ramiro jogando na volancia. Não gostei tbm da saída do Braian Rodriguez. Acho q o Luan deveria ter saído. Menos mal q o Luan ficou e marcou 2 gols.

  • gabriel batista 30 de março de 2015 - 08:18 Responder

    Boa atuacao, era pra ter sido mais de dois a zero! Giuliano jogando finalmente o q se esperava dele, nessa partida fez a funcao do douglas dando um lancamento primordial pro luan, que foi o destaque sem duvidas, cabe a ele ser mais constante pq futebol ele tem. O gremio melhorou muito. Td bem q é gauchao e só tem babas, mas o gremio hj é um time que tem controle do jogo o q nao tinha antes nem contra o veranopolis, era um time incapaz de trocar 4,5 passes. Hj o time tem uma boa posse de bola o q faz com que corremos menos riscos.essa melhora se da em grande parte pela entrada do maicon no time que praticamente nao erra passes e como segundo volante da mta qualidade na saida de bola, alem da melhora do giuliano q da poder de fogo e faz com que o time nao dependa tanto do douglas, que também cresceu de rendimento a partir de entao. Ainda falta melhorar na definicao da jogada, muitas vezes o gremio chega dentro da area e da um toque a mais, tenta o drible e nao finaliza.

  • Israel 30 de março de 2015 - 10:19 Responder

    O pessoal reclama porque o Luan erra da mesma forma que reclamava do Jonas… Só não percebem que ele aparece tanto justamente porque é um dos poucos que se movimenta bem e se coloca em condição de finalizar as jogadas. Moreno foi queridinho da torcida passando váaarios minutos sem dar um único toque na bola, assim como Maxi Lopez num passado distante…
    O Luan já sabe se movimentar, e está aprendendo a finalizar, é muito novo ainda assim como o Mamute e o Everton, eles tem muito pra evoluir mas precisam de tempo. Só que destes o Luan é o único que sofre a pressão por ser titular.
    Acho que o ataque do Grêmio está bem resolvido, e é impressionante como o time joga bem no contra-ataque, coisa que vai ser muito útil jogando fora pelo brasileiro e Copa.
    Tenho medo do Geromel, sempre parece afoito, desengonçado, me lembra eu mesmo na adolescência. Nesse último jogo perdeu o tempo da bola e cometeu uma falta tosca bem na entrada da área… nesse momento preferia a volta do Erazo.

  • Fabio 30 de março de 2015 - 11:25 Responder

    Meu Deus, essa nossa torcida odeia gente que joga bola. Só pode. Ando de blog em blog e a maioria dos comentários são depenando o Luan. O Guri jogou demais ontem. Não só pelos dois gols. Quem muito participa, erra também. É um baita jogador e tem que ser tratado assim. Se ele parece indolente de vez em quando, não metendo o pau no garoto (que tem 20 anos ou nem isso) que vai resolver.

    • Gustavo 30 de março de 2015 - 19:46 Responder

      Ao meu ver, o Luan é um bom jogador, tem velocidade, boa qualidade de drible e passe, mas peca na finalização e, seguidamente, erra por tentar enfeitar demais. Concordo que a torcida pega no pé dele mais do que é necessário, mas ele já não é tão guri, tem 22 anos. É a idade que o Dudu tinha quando jogava aqui ano passado, só que esse já tinha uma experiência maior.
      Está na hora desse guri deslanchar ou largar de vez o futebol. Se esse ano for como o passado, ele não passará de um jogador mediano de times brasileiros ou de times europeus de segundo escalão. Por outro lado, já vimos que qualidade ele tem (ou são pequenos lampejos), se esses momentos “raros” se tornarem mais frequentes, ele poderá ser um ótimo jogador.

      • Jones 31 de março de 2015 - 13:31 Responder

        O Luan é o nosso melhor jogador, mas ele é irritante hahaha.
        Agora, discordo da vaia. Acho ridículo vaiar durante o jogo. Nem o Douglas eu vaio e olha que detesto esse cara.

  • Guilherme 31 de março de 2015 - 19:20 Responder

    Texto desnecessário, como sempre, a sempre chata torcida do Grêmio metendo pau em um guri que merece apoio. Esses anos sem títulos trazem a tona a falta (nenhuma) paciência da torcida que espera algo melhor, vaiando uma das poucas promessas que temos. Texto desnecessário, palavras desnecessárias e com a pitada de desmotivação que só os chatos torcedores do Grêmio sabem ter. Sou gremista e me dá pena dessa geração que viu títulos por youtube e mete pau em um guri de 20 anos. CHATOS, CHATOS.

  • Deixe uma resposta