Deixem o Luan jogar

2 Postado por - 9 de fevereiro de 2015 - Artigos

Dia 27 de março Luan completa 22 anos. Qualquer pessoa nessa época da vida está em formação profissional, esquecerei neste texto a questão pessoal do jogador. Alçado a equipe principal em 2014 depois de um bom Gauchão, o jogador ainda é tema de intenso debate entre os gremistas.

Num esporte tão passional quanto o futebol, o torcedor quer tudo para ontem. Os longos anos sem títulos nos deixaram ainda mais impacientes, e quando o assunto é categoria de base, parece que a palavra paciência não existe.

Inúmeros atletas vindos de fora passaram aqui e mesmo ser ter qualidade alguma tiveram tempo e até calma por parte da torcida para mostrar seu pouco futebol. Outros que foram forjados pelo clube tiveram que sair porque além da forte cobrança que a seca de títulos traz, o torcedor não teve a calma que precisa no momento em que um jovem chega ao elenco profissional. E nem mesmo os dirigentes souberam administrar isso e acreditar nestes jogadores. Como resultado, fomos ao mercado contratar jogadores medianos a um alto custo, o que ajudou a minar as finanças da instituição.

Foto: Flickr Grêmio Oficial

Foto: Flickr Grêmio Oficial

Ano passado Luan provou que tem qualidade. Evidente que ainda tem muito a evoluir e precisa corrigir alguns problemas que apresenta durante os 90 minutos. Mas pergunto: qual jogador é afirmação com essa idade, tirando exceções como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo? Só um extraclasse é unanimidade tão jovem, e todos sabemos que Luan não é craque. Tem sim potencial para ser um ótimo jogador se corrigir alguns defeitos que possui.

Luan tem apenas um ano como profissional e jogou, em 2014, 50 partidas pelo Grêmio. Virou titular e teve a responsabilidade – e foi muito bem – de disputar uma Libertadores com o peso da cobrança da imprensa e do torcedor. Tem muito a evoluir e seguirá oscilando durante as partidas, mas não podemos ser tão críticos com quem tem talento.

Se 2015 será marcado pela base sendo protagonista, achar que Luan é o ‘novo Bruno’ é olhar o copo meio vazio. Está na hora de olharmos mais as qualidades que os defeitos de nossos jovens atletas, ou num futuro próximo vamos aplaudir pernas de pau contratados a peso de ouro.

Comparilhe isso:

8 + comentários

  • Ademir de Campos 9 de fevereiro de 2015 - 17:07 Responder

    aplaudir pernas-de-pau tem sido a rotina do Grêmio nos últimos tempos…..o fruto dass desastrosas administrações está sendo colhido…..ter que se contentar com mediocridades alçadas à titularidade.

  • Eduardo Schwede 9 de fevereiro de 2015 - 18:07 Responder

    Deixem o Luan jogar… mas é pra isso: JOGAR!
    Esse piá é muito “esquentadinho”. Parece guri de pré escola quando leva um peteleco na orelha!
    O cara não é estreante pra ter esse temperamento! Cadê os profissionais que desenvolvem o lado emocional dos jogadores???
    Não me refiro unicamente à expulsão, que foi sim exagerada. Mas olhem os jogos que ele fez nesse gauchão, parece piá mimado!!!
    Esperem pelo clássico: é só o Aguirre botar o Dalebiba irritante pra provocar o Luan, não dá 5 minutos pra nos deixar com 10 em campo!

  • mano 9 de fevereiro de 2015 - 20:01 Responder

    Cara, na boa, com exceção dos últimos dois jogos não vejo nenhuma pressão anomal sobre o Luan. Não q não haja pressão, mas honestamente não me parece acima da média ou uma pressão particularmente diferenciada ou direcionada a ease jogador. A cobrança q existe é natural pq o guri é bom jogador e tem potencial, mas precisa de um tapa na cara pra acordar em campo, todo mundo sabe disso, não é exagerado pelo simples fato de q é verdade.

  • vicente 9 de fevereiro de 2015 - 21:56 Responder

    Felipão precisa lhe dar uma bola de presente, pra ele levar pra casa. Luan tem que entender que o jogo é coletivo; faz uma baita jogada e vai carregando, carregando e empilhando gols perdidos, daqueles praticamente feitos. Assim foi nos 2 últimos jogos contra Aimoré e Avenida, pois perde-se o gol e depois vem quase sempre o empate, aí é um Deus nos acuda. Quanto ao temperamento, acho que ele está nervosinho porque ganha pouco. Deviam levá-lo de madrugada pra ver quanto ganha um obreiro da Corsan, ou um outro da CEEE numa madrugada de tempestades. Alguém tem que conversar bem no pé da orelha dele, e rápido, pra não cagar no Grenal.

  • Valente 10 de fevereiro de 2015 - 07:12 Responder

    Luan tem duas qualidades: Velocidade e drible, tão somente.

    Finaliza muito mal. Ao que parece, falta frieza na hora da conclusão da jogada.

    Mas o Luan tem que atuar próximo a área, onde sua qualidade pode render algo. Não no meio, igual vem sendo escalado. Não é bom passador e nem tem visão de jogo. Por que diabos o bigodão escala o guri no meio? Não faz nenhum sentido.

    Próximo a área ele pode render algo, inclusive sofrendo faltas e penaltis.

    E quanto a torcida, é meio vacilona mesmo. Te paciência com medalhões rodados igual o Bundiador mas não tem nem metade da paciência com a prata da casa.

    Enfim, Luan não é e nem nunca será diferenciado. Mas tem sim potencial para ser um bom jogador e render algo no futuro.

  • Fernando Audibert 10 de fevereiro de 2015 - 07:19 Responder

    O Linconl com apenas 16 anos mostra mais maturidade que o boneco de Olinda. Eu acho que o Grêmio coloca como titular como uma condição da própria diretoria para valorizar o jogador e depois para uma possível venda. Jogador muito limitado com pouquíssima produção efetiva. Se ao menos dessem 50% de chance do tempo que dão ao Luan para o Everton.

  • Fabio 10 de fevereiro de 2015 - 14:01 Responder

    Meu Deus do céu…só amargura.

  • Eric 10 de fevereiro de 2015 - 17:00 Responder

    Eu não acredito quando vejo esses comentários. O Luan, mesmo sem encantar, joga e participa muito mais do que o Douglas. O guri tem errado nas finalizações, mas nos três jogos do Gauchão ele foi o jogador mais participativo do time. O jogo de domingo é sacanagem, cobrar um guri que tem como parceiro de ataque o Everaldo é dose. Aí a gente fica debatendo o Luan e aguenta Everaldo, Douglas, Galhardo, Matias e cia. Mas é como bem disse o Alemão, se fosse um veterano que ganha 500 paus ou um argentino cabeludo a torcida estaria aplaudindo.

  • Deixe uma resposta