Derrota acachapante, erro do Roger

3 Postado por - 26 de junho de 2016 - Artigos

Foi ridículo. Tá certo que temos vários problemas para escalar. Mas a derrota de hoje não passou necessariamente pela falta de qualidade da reposição. Foi erro do Roger, basicamente. PRIMEIRO: Não sei qual é a real condição do Douglas, mas não dá pra poupar jogador em campeonato brasileiro. Ainda mais um RESERVA (o titular é o Miller). Mas, se quer mesmo dar essa folga pro nosso 10, pelo menos muda SÓ ESSA POSIÇÃO – não vai lá cagar o que funciona. E o que é que funciona nesse time? O LUAN CENTROAVANTE. É a única certeza que se tem sobre o Grêmio.

O SEGUNDO erro do Roger foi insistir com Ramiro e Walace de volantes. O 17 é RESERVA DO 5. E só. Não consegue jogar em outra posição. Isso porque ele insiste em jogar igual (mas pior) que o nosso titular. Maicon é um cara que chega pra jogar, que tenta armar quando o time está marcado. Posso não gostar do futebol dele, mas não posso negar isso. Temos duas opções para fazer isso: Giuliano recuado ou Jaílson. Como o nosso 8 não é tão bom na marcação, era óbvio (e o jogo contra o Vitória e Chapecoense mostraram isso) que o guri tinha que ser titular ao lado do Walace.

Mas isso foi resultado do TERCEIRO erro do Roger: Bobô. Não acho ele um horror, mas ele simplesmente não serve no esquema do Grêmio que funciona desde o ano passado. Insistimos nesse erro no primeiro semestre, até uma lesão tirar ele de campo e, finalmente, voltarmos pro sistema com o Luan na frente. Precisamos de movimentação ali na frente. Precisamos de participação. Precisamos de bons passes. Com menos de cinco minutos, Bobô perdeu de fazer o gol porque esperou a bola chegar e deu espaço pro lateral entrar rasgando e cabecear pra fora. E perdeu a bola em um passe de DOIS metros que deu contra-ataque pro Atlético no primeiro gol.

O time do Grêmio geralmente consegue evitar infiltrações dentro da área, e assim controla diversas partidas. Porém, enfrentou um time ruim com excelentes batedores de média distância. O time deles praticamente não entrou na área e finalizou perto de 20 vezes. Isso porque, quando defendendo, Walace e Ramiro voltam muito pra perto da linha dos zagueiros. Maicon puxa essa linha, Jaílson faz o mesmo. Sem algum deles ali, era um latifúndio pra chutar. E o Grohe empilhou defesas, tanto no primeiro quanto no segundo tempo.

A vibe do jogo: desorganização. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Facebook)

A vibe do jogo: desorganização. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Facebook)

Havia exatamente o mesmo espaço no time do Atlético. E o único que tenta chutar de fora, o Jaílson, tava no banco. Junto com isso, a marcação deles foi apenas sobre os laterais, colocando um 4-4-2 onde os pontas acompanhavam o tempo todo tanto o Marcelo Oliveira quanto o Edílson. Aliás, se queria inventar, o Roger podia ter colocado o Marcelo Oliveira na zaga e o Hermes na esquerda. Mas, né.

O segundo gol foi um acidente? Sim. Porém, as outras bolas não entrarem – tomamos trezentas bolas de fora da área – foram mérito do Grohe. Se não fosse ele, era uma surra histórica. Assim, deixa o André Lima comemorar o golaço que fez. Aliás, o cara vem em ótima fase desde o ano passado, no péssimo Avaí.

Prefiro pensar que essa atuação muito abaixo, completamente ocasionada pelo Roger, seja apenas um ponto fora da curva. Para um técnico com 60% de aproveitamento, esse foi o primeiro jogo que perdemos inapelavelmente em 11 partidas. Ou seja, errar hoje não torna o Roger um demissionário. Ele tem muitos méritos e tinha mais de meio time fora por algum tipo de lesão. Perdemos pela “hierarquia” que ele falou no meio da semana: ele prefere colocar ruim tarimbado no lugar de bom da base como primeira opção. É um bruxismo, como todo treinador tem. Se vai insistir? Prefiro acreditar que ele tem a HUMILDADE de aprender com os erros. Né Roger?

Pra nossa alegria, o esquentadinho Ramiro se expulsou no final do jogo, obrigando o Grêmio a começar o próximo jogo com a melhor dupla disponível de volantes. Com a volta do Douglas, o único problema volta a ser a defesa. E com a atuação do Thyere, Marcelo Hermes deve voltar pra lateral, para o Oliveira completar a vaga. É isso. Simplificar pra conseguir o melhor resultado.

Entramos no jogo mirando a liderança. Saímos do jogo fora do G4. Ainda temos que fazer 10 pontos em 12 para manter a projeção. Ou 12 em 12 pra recuperar os 8 da outra passagem.

Comparilhe isso:

30 + comentários

  • Paulo 26 de junho de 2016 - 18:25 Responder

    Tem que parar com esta conversa fiada de vamos conquistar titulo, o time e forma de jogar, com toques laterais e lentidão, sem vibração sem compactação, velocidade, com uma defesa com enormes problemas de qualidade, não chegaremos a lugar nenhum, time fraco, futebol que nunca foi o que o Grêmio praticou nas suas grandes conquistas, a gora e procurar fazer uma campanha média que o que temos condições de fazer.

    • Fernando 26 de junho de 2016 - 19:08 Responder

      Pelo amor de Deus joga com 10 mas sem o bobo por favor manda esse cara pra onde aceitarem ele mais algum pagamento do gremio…. pra ver ele fora longe de arena …deve ter um ótimo empresário parabéns ao impressrio do bobo ….

    • Airton 26 de junho de 2016 - 20:50 Responder

      Sou gremista amo meu time mais essa direção do grêmio tem que cria vergonha na cara e para de tanta eludi seu torcedor cm título nosso time e bom mais sem ter um bom elenco a gente não ganha nada todos os time se reforçando e essa porcaria de direção pensando em economizar temos um ótimo treinador mais ele não faz mágica ve se crievem vergonha e vão ageita uma jogador bom pro Roger esse Alberto guerra ta só pra falar Merda o q e preciso ele fazer não faz ve se toma atitude antes q nosso time despenque mais na tabela não vamos dexa esses dirigente afunda nosso tricolor amo demais esse time.

  • Felix Nuñez 26 de junho de 2016 - 18:29 Responder

    Concordo em quase tudo. Só o Bobô. Ele é ruim demais. Lento e sem vontade.

    Roger pisou na bola feio hoje. Mas tem crédito.

    Mas confesso que alguns jogadores que sempre pedi estão muito abaixo. Ramiro e Wallace da qual acreditava ser dupla dinâmica e rápida afundou.
    Lincoln ainda precisa se desenvolver muito. Acho que é muito desligado.
    Giuliano joga 1 bem e 5 mal. Pelo que ganha não me serve.
    E, tenho minhas dúvidas se Douglas é reserva do Bolaños. Eu n tirava o véio. Tirava o Everton no momento. O guri também anda instável.

    • Beckistuta 29 de junho de 2016 - 12:22 Responder

      Eu só gostaria de entender qual é todo esse crédito que o Roger acumulou. O cara acumulou apenas desclassificações vergonhosas até agora.

      Ficar na metade superior da tabela de classificação tem sido rotina nos últimos anos, com ou sem Roger. Então isso não é mérito exclusivo dele.

  • Jair 26 de junho de 2016 - 18:30 Responder

    Tem que rir pra não chorar com este amontoado de jogador de mediano a péssimo.
    Um dia eles entram e, SIM, vão comprometer.
    Além disso, o bruxismo típico do Burroger.
    E deu!
    Quinto lugar está de bom tamanho pra esta merda de time.
    Mas AnoQueVemFutebolClube tem tudo pra ser campeão no próximo ano. Quem sabe em 2016!
    Sequência é importante, mas não é tudo. Roger já pode pegar o boné.

    • Augusto 28 de junho de 2016 - 16:51 Responder

      Quem tu queria ver treinando o Grêmio?

      Tu é só mais um resmungão de internet. Vai para a tua página moranguete!

  • Beto 26 de junho de 2016 - 18:38 Responder

    quem é aquele nordestino anão ridiculo nem o nome me recordo que coisa absurda manter essa naba, que procurador forte tem esse merda

  • Fulano 26 de junho de 2016 - 18:46 Responder

    Não temos plantel pra almejar nada além do quinto lugar. Se empatar com o Santos na Arena já vai ficar de bom tamanho.

  • @lisandrocastro 26 de junho de 2016 - 18:57 Responder

    Considero erros do Roger, além dos citados, as trocas. Tava claro que o time estava marcando mal na frente da área, tomando muitos chutes de média e longa distância. Uma hora a bola entraria. Foi pro intervalo ainda empatado e já sabendo disso. Corrigiu? Não. Esperou tomar o gol pra fazer uma troca. Primeiro erro então, a demora pra mudar o que estava errado. Lincoln (ou Jaílson) no lugar do Bobô era óbvio pra povoar o meio e dar mais liberdade pro Luan.

    Segundo erro: tirou o Wallace pra colocar o Tilica. A mania de treinador achar que pra botar o time “pra frente” basta tirar um volante e colocar um atacante. Ele abriu o time, deixou mais sem meio do que já estava e ficou ainda mais exposto ao chute de frente. Sem contar que não funcionou pra atacar mais também, pois não tinha ninguém pra levar a bola da primeira linha pro ataque, bico pra frente era a única saída. Percebeu a cagada e tentou arrumar colocando o cara que deveria ter começado: Jaílson. A essa altura já era tarde demais.

    Esses erros dele foram equivalentes aos “passes de dois metros” que metade do time errou o jogo todo.

    Desanimador.

  • Mano 26 de junho de 2016 - 18:59 Responder

    Esquece.
    Esquece planejamento.
    Esquece título, já tá começando a ficar ridículo esse discurso.
    Todo mundo tá vendo que o grêmio não vai longe e começou a degringolar. Já era.
    Comecem a pensar no grupo de 2017.
    E espero que sem libertadores pra atrapalhar nosso ano, foda-se a libertadores que só avacalha no q o time tem alguma chance.
    Isso se o Róger deixar. Não vejo ele aprender com os erros, aliás, tem repetido erros que já insistentemente. Já tem experiência e tempo pra isso. Tá na hora de uma cobrança forte, mas a direção bunda mole só beija o pezinho dele.
    Sinto saudades de perder com convicção, nem isso temos mais.
    Larguei de mão.

  • Shoio 26 de junho de 2016 - 19:03 Responder

    O Roger castrou o time pelo segundo jogo consecutivo.
    No jogo passado tirou o Everton quando o Grêmio mais precisava atacar. Agora essa de tirar o Luan da posição e colocar o Bobô.
    O Grêmio com Bobô em campo joga como se estivesse com um jogador a menos. Bobô não contribui no ataque e não consegue, até por sua lentidão ajudar na marcação.
    De qualquer maneira falta material humano. Não sei até hoje pq touxeram o péssimo Negueba quando até então a política do clube era de que jogador p/ grupo se fazia em casa e que só seriam contratados jogadores a nível de titularidade.
    Tbm não consigo entender a contratação por 3milhões do zagueiro Wallace.
    Parece que a direção está perdendo o rumo de um trabalho que vinha até sendo bem feito.
    O time precisa de um grande zagueiro, um camisa 5 que jogue a frente da área e bata até na mãe e um lateral esquerdo.

  • Mano 26 de junho de 2016 - 19:07 Responder

    Pra tu ver o que a derrota pro Vitória nos causou. Agora vamos destroçados contra o Santos, provavelmente perderemos em casa e aí vem a pá de cal no grenal. Não se enganem, com o time destroçado e com o Burroger fazendo merda, vamos sofrer até voltarem aqueles jogadores que podem ajudar a concertar a merda do Roger.
    Não aguento mais esse treinador, nem quando ganha aguento, é muito verde e não vamos ganhar nada com ele.

  • Mano 26 de junho de 2016 - 19:21 Responder

    Com esse time que tá aí, enquanto não voltam os lesionados, não me preocupo com o G4. Me preocupo com o Z4. Sério .
    Ganhamos 1 dos últimos 5 jogos. Apenas 1 dos últimos 5. Temos Santos e Grenal, duas derrotas quase certas, pode apostar.
    E o primeiro fora do Z4 tem 12 pontos, apenas 6 separam a gente. Assustador e as perspectivas não são boas.

  • Leospa 26 de junho de 2016 - 19:22 Responder

    Quem diria que o GRÊMIO fosse virar essa bichisse, esse bando de maricas, tomados por um espírito afofado e colorido.
    Um clube que chegou a conquistar taças nacionais e internacionais com intervalos de semestres.
    Odiado, respeitado, temido. Chamado de valente, forte, MACHOS, violentos (não era).
    Quem viveu isso, sabe exatamente do que falo!
    Hoje é um clube tomado pela vadiagem, safadeza, covardia, bunda molice. Afeminados e orgulhosos!

  • rodrigo restelato 26 de junho de 2016 - 19:27 Responder

    Bobo nao, por favor! Agora ja era,sao muitos desfalques, perdemos para dois adversarios bativeis. Outra questao, enquanto jogarmos em casa com a arena vazia no anel inferior sera como atuar em campo neutro, hoje viu-se a situacao da torcida na Baixada, com a torcida quase dentro de campo, enquanto isso nao for modificado esquecam de titulos.

  • Paulinho 26 de junho de 2016 - 19:37 Responder

    Porque quando perde a culpa é do técnico se ele não tem peças na reserva pra substituir os titulares o meio campo com maicon todos jugam que é ruim mas quando ele não tá o time não joga nada o tô mentindo vamos esperar pra poder jugar falta muitos jogos temos muitos jogadores majucados não podemos jugar o trabalho do Roger quando do ele colocou o grêmio em terceiro ano passado todos acharam q era o melhor técnico do brasil mas não é de tempo ao tempo que vamos ver o resultado derrotas acontece e vitórias também é só paciência vamos confiar

  • Darci 26 de junho de 2016 - 19:54 Responder

    O Grêmio precisa de jogador argentino, que tem raça e incendeia o resto do time. Falta raça, falta vontade, isto supera a eventual falta de técnica. Não podemos esperar muito deste time.

  • Walter 26 de junho de 2016 - 20:21 Responder

    Eu proponho uma troca.Dou o Alan Costa pelo Bressan. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jorge de Oliveira 26 de junho de 2016 - 20:59 Responder

    Por favor não escale mais o Ramiro e Bobo.Vamos testar oTontini o Batista no lugar do Bobo.

  • Marcelo Imortal 26 de junho de 2016 - 21:18 Responder

    Continuamos com a inoperância do Walace na meia cancha e os maus resultados não param. O guri, que tem futuro, tá muito enfeitado, afora suas deficiências naturais, que são a lentidão e o fato de estar em todo lugar, menos na entrada da área.

    Hoje a derrota passa em mais de 70% pelas más escolhas e mexidas do Roger.

    Ou arrumamos um zagueiro cabeceador, um volante homicida, um armador (COMO O CAMILO VAI PRO BOTAFOGO?????????????????????) e um matador, ou mais um ano na fila…

    Triste.

  • José Alfonso 26 de junho de 2016 - 21:35 Responder

    Não assisti ao jogo, apenas vi os melhores momentos no globoesporte. O Grêmio chutou alguma bola ao gol? Pelo que vi escapamos de tomar uns 4 ou 5.

  • Fernando Audibert 26 de junho de 2016 - 21:49 Responder

    Fora Roger enquanto tem muito campeonato, ele parece não ter mais o grupo na mão.

    Não concordo com vocês que Luan é expoente, basta ver os erros e quantas jogadas de fato tem sequência efetiva do atacante que prefere cair. Ele faz um gol ou acerta uma assistência e acham ele craque, não consegue ter nem sequer porcentagem positiva em cruzamentos.

    Fora isso temos que aguentar Ramiro, Oliveira, Fred, Thierry, Giuliano, Everton, e os reservas não correspondem.

  • Eduardo 26 de junho de 2016 - 22:04 Responder

    O Gremio deu Adeus ao titulo, alias NUNCA quis ganha-lo, quer fazer 10 ptos em 15 mesmo que isso nao seja suficiente para Caneco.

    E Giuliano que no primeiro gol dos caras nao quis prensar a bola com o jogador do Patetico para evitar uma lesão do companheiro, parabens, deu espaço para o cara dominar, olhar ajeitar e fazer o gol. O Gremio foi humilhado por um time muito ruim, e Roger mostrou que nao sabe mais oque fazer. Esta perdido no mundo das entrevistas taticas e seu time apanhando de pequenos com oChapecó, Vitori oe Patetico PR.

    Adeus Brasileirão e esperamos 2017.

  • Carlos Yomuri 27 de junho de 2016 - 06:51 Responder

    O Mano Menezes ta no mercado
    Vamos esperar ele assinar com alguem, pra mandar o Roger embora e depois trazer um treinador de terceira linha?

  • Vinícius Heck 27 de junho de 2016 - 09:17 Responder

    Eu ainda estou de cabeça quente por conta do jogo ridículo de ontem, e acredito que aqui seja o melhor lugar pra desabafar.
    O Roger, NOVAMENTE, pela 61231486 vez, escalou o Bobô. Esse cara NÃO é jogador. Ele é ridículo. Não se impõe fisicamente, não tem qualidade técnica e é burro dentro de campo. Mas o pior de tudo é que nosso treinador INSISTE em deslocar o Luan, único que vem sendo consistente, pra botar essa naba no ataque e cagar em todo nosso esquema de jogo.
    Douglas foi poupado. No último jogo das 3 lesões eu tive a impressão de que ele havia sentido alguma coisa. Como ele jogou contra o Vitória, acabou que nem me preocupei. Quando soube que ele não jogaria ontem, já previa um time perdido. O Douglas não pode ficar de fora desse time. O Bolaños que aprenda a jogar no lugar do Éverton ou do Giuliano e não mete esse papinho de posição preferida. O time do Grêmio perde muito quando não tem o Douglas pra cadenciar ali na frente. Lincoln, o verdadeiro reserva desse time, sumiu no jogo de ontem. Sei que ele é um garoto, que não podemos pressionar, que ele vai errar e blablabla, mas de vez em quando temos que ver um lampejo, e isso tá em falta faz tempo.
    Ramiro tem que ser reserva eterno desse time, tanto como volante pro lugar do Walace como lateral direito.
    Sobre a zaga, temos que dar sequência pro Rafael. Nos dois gols, tirando as falhas dos volantes, perdidos no jogo de ontem, vi o Fred errar no primeiro gol por não dar o bote no ANDRÉ LIMA na lateral do campo. Deixou ele fazer o que queria: se livrar da bola. Com isso encontrou um cara livre pra bater. Dentre nossos 4 prováveis parceiros do Geromel, o Thyere é o que mais me agrada.
    De resto, vamos esperar a teimosia burra do nosso treinador passar e que ele APRENDA a fazer leitura de jogo, tanto nas substituições quanto nas escalações, porque é ridículo colocar o Tilica, um moleque podre que nunca jogou bem nem na base, independente da falta de opções. Esse moleque é um Negueba piorado (o original já consegue ser bem ruim).

  • Mano 27 de junho de 2016 - 09:21 Responder

    Estou convencido de que só um “peitaço” pra mandar o Roger embora. Ele tem esse perfil técnico e morno, que NUNCA vai dar títulos, mas também NUNCA vai dar motivos reais pra ser demitido.
    E aí reside o problema. O Grêmio precisa definir o que quer pro seu futebol.
    E na minha opinião Roger não serve. Por quê?
    Porque é um estilo que só vence quando é técnico e taticamente superior ao adversário, não vence na superação, no abafa, na camisa.
    Se o departamento de futebol do grêmio quer isso, dêem time pro Roger, porque só com o CR7 pra esse estilo de jogo ser vitorioso.
    Agora, todos sabemos que o Grêmio NUNCA vai ter bala na agulha pra dar o time q esse estilo precisa pra vencer. Logo, esse treinador não me serve.
    É triste, porque não temos nada muito melhor no mercado. Mas o Roger não combina com o Grêmio.
    O futebol do Grêmio sofre de identidade, é esquizofrênico.
    Acorda e treina como se fosse o Barcelona e vai dormir como se fosse o Ibis.

  • Artur Wolff 27 de junho de 2016 - 10:24 Responder

    Nestas horas é qaue se pode constatar claramente a máxima de que para ganhar um campeonato como o Brasileirão é necessário 15 ou 16 titulares.
    O Grêmio hoje possui 7 ou 8…..
    Independente disto, falta grupo, desde o início da temporada estou a afirmar, seja qual for a escalação NÃO SE VERIFICA EVOLUÇÃO TÁTICA OU TÉCNICA NO GRÊMIO EM 2016.
    Os mesmos erros e fragilidades se repetem, desaparecem num ou noutro jogo e reaparecem logo ali na frente.
    O “trabalho” realizado parece semelhante a enxugar gelo. Não se vê nada em campo.

  • GMR 27 de junho de 2016 - 11:01 Responder

    Eu não consigo entender certos comentários:

    1º) Tu olhar para o banco e ter que depender de Tilica, é foda. Parando para olhar o banco do time é de chorar. NÃO ACHO QUE É CULPA DO ROGER, FALTA JOGADORES PARA COMPOR O ELENCO.
    2º) Tem pessoas que defendem o Walace, mas este não acerta nem um passe de 2 metros e não consegue marcar ninguém. Banco
    3º) Não vejo aqui os defensores do Lincon, cadê?
    4º) Não é desculpa para derrota, mas é uma vergonha grama sintética;
    5º) O Douglas para mim, é o que comanda o meio de campo, não estou dizendo que é craque, mas vendo um jogo com ele em campo é totalmente diferente.
    6º) Everton é totalmente individualista. Nunca passa para seus colegas, preferindo o chute de longe achando que irá resolver. Acha que é muito craque.

  • Deixe uma resposta