O desempenho do Grêmio em gráficos

1 Postado por - 6 de agosto de 2016 - Artigos

Muito tem se falado sobre os dois últimos empates do Grêmio como fiascos. Mas a gente precisa se dar conta que os jogos não são isolados. Estamos participando de um campeonato com 38 rodadas e chegaremos na metade apenas nesse final de semana. No caso do Grêmio, pior será, pois a rodada 19 será disputada em praticamente um mês. Aproveito, pois, para comparar o desempenho dos times que estão disputando o título no momento, juntamente com o Grêmio.

A organização é embasada em dois critérios: primeiro em considerar um aproveitamento de 66,6% como ideal e, segundo, de dividir o campeonato em blocos de 5 jogos (a meta de 10 em 15). São sete times atualmente postulantes ao título, pois estão separados por 3 pontos. Santos, Palmeiras e Corinthians estão com 33. Grêmio e Atlético Mineiro conseguiram, até o momento, 32. Finalmente seguem o Flamengo com 31 e o Atlético Paranaense com 30. Desses, vencemos Santos, Flamengo e Atlético Mineiro (este fora de casa). Empatamos com o Corinthians e perdemos para Palmeiras e Atlético Paranaense (todos os jogos fora de casa). Ou seja, temos uma vantagem.

O bloco dos atuais três primeiros colocados mostra dois times muito regulares – Corinthians e Palmeiras – e um em ascensão, o Santos. O Grêmio é outro time muito regular mesmo com esses resultados tão criticados. O bloco que está atrás é o dos que também estão conseguindo melhorar seu desempenho ao longo do campeonato com vitórias seguidas. Mas eles ainda não conseguiram atingir a linha da pontuação projetada. Temos três times que estão com desempenho muito próximos do projetado como ideal e quatro que estão se aproximando disso.

Isso é facilmente demonstrável nos gráficos de desempenho:

grafico1-2-3

Gráfico dos 1º, 2º e 3º – Clique para ampliar

gremioprojecao2016

grafico5-6-7

Gráficos do 5º, 6º e 7º; Clique para ampliar

Analisando por blocos fica mais fácil de entender quais foram os períodos onde os times regulares foram alcançados por desempenhos muito elevados de seus adversários. Entre os jogos 1-5, Corinthians, Grêmio e Flamengo conseguiram os 10 em 15 projetados. O primeiro foi muito abaixo no segundo bloco (6 em 15) mas recuperou no terceiro (13 em 15). Atualmente está pior que o Grêmio e precisa de duas vitórias pra chegar na projeção. O Flamengo fez duas sequências de 7 em 10, mas está em ascensão por já ter essa mesma pontuação faltando ainda dois jogos nesse quarto bloco. O Atlético Mineiro fez 6, 7 e 10 em 15 nos três primeiros blocos e já tem 9 atualmente, faltando 6 por disputar.

porblocos

O Grêmio não tem conseguido chegar na marca que projetei como ideal desde o primeiro bloco. Foram 8 de 15 no segundo e 9 de 15 no terceiro. Atualmente com 5 em 15, não chegaremos na meta: ou repetiremos o desempenho do terceiro ou passaremos o do primeiro, com 11 em 15. De qualquer forma, ninguém vai conseguir chegar na vigésima rodada com os 40 pontos projetados. Isso significa que mirar no desempenho pode ser mais importante do que ficar escolhendo adversário. Vamos com calma que não tem cláusula nenhuma que impeça um time de ser campeão não conseguindo pontuar contra os times da zona de rebaixamento.

Foco no desempenho, galera. Chega de querer dizer em quem o Grêmio precisa fazer os pontos. O adversário, nesse momento e com esses desempenhos acumulados dos adversários, é o de menos.

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • Ezio 6 de agosto de 2016 - 18:49 Responder

    Fagner em 2013, 2014 e 2015 foi exatamente a mesma coisa. O GREMIO fazendo até épicas atuações contra os times do G-4 e perdendo pontos preciosos pra timecos da metade pra baixo da tabela. Todos nós sabemos como isso acabou. Não é possível que o GREMIO ainda não tenha aprendido essa lição. Não me incluo entre os amendoins. Acho que o GREMIO faz certo em investir no trabalho do Roger mas alguem na direção precisa dar uma sacudida nele. Acho show sua filosofia de time baseando em posse e toque de bola só que tem hora que no jeito não vai. Tem que ser na marra. O próprio Roger já fez parte de um vestiário campeão e vencedor não acredito que ele tenha desaprendido isso.

    • Fagner 6 de agosto de 2016 - 21:52 Responder

      2013 era o Renato. 2014, Felipão. Se quer comparar, vamos ficar no comparável: 2015. Nesse ano o Corinthians disparou. Na rodada 20 estava com 40 pontos. Isso não vai acontecer. Então o ano de 2016 não será igual ao que passou. Nenhum é.

      Saludos,
      Fagner

      • dexter holland 8 de agosto de 2016 - 08:38 Responder

        Se nenhum ano serq’ igual ao que passou de que adianta fazer projeções e comparações? Non sense total.

        • dexter holland 8 de agosto de 2016 - 08:39 Responder

          *sera’

          Maldito teclado europeu não-Qwerty

        • Fagner 8 de agosto de 2016 - 16:16 Responder

          Cara, estou comparando 2016 com uma projeção do que deveríamos estar fazendo em 2016 segundo critérios que eu estabeleci em outro post. É tão difícil assim entender? Não pode ser apenas má vontade.

          Saludos,
          Fagner

      • Ezio 9 de agosto de 2016 - 07:59 Responder

        Igual não vai ser mas os anos anteriores deixaram lições que pelo andar da carruagem o GREMIO ainda não aprendeu. O GREMIO não está proibido de vencer o Brasileirão deste ano mesmo com essas rateadas só que esses pontos perdidos pra timecos como o Vitória e o Santa Cruz podem fazer falta lá na frente. Como te comentei, eu gosto do trabalho do Roger mas as vezes acho que ele deveria tomar uma sacudida quando soberbas como a que o time demonstrou na última partida acontecem.

        • Fagner 10 de agosto de 2016 - 10:25 Responder

          Sim, perder pontos contra os últimos é ruim. Mas o campeonato está parelho. Por exemplo, nós fizemos 1 ponto contra o América de Minas fora. O Santos fez 0. Um campeonato igual aos últimos quatro, com um time disparando, esse ponto do Grêmio seria ficar 10 atrás do líder. No de 2016 o líder deixou de ficar em primeiro porque conseguiu menos pontos que o Grêmio. Então, precisamos de foco pra não repetir isso no segundo. Temos muita chance de título ainda.

          Saludos,
          Fagner

  • De Leon 7 de agosto de 2016 - 14:16 Responder

    Ficar se segurando em gráficos, explicações e teorias, é exatamente o que covardes, cachaceiros e aproveitadores do clube fazem. Isso acaba se tornando munição por parte dos fracassados que representam nosso imortal.
    Procurar explicações para justificar fiascos.
    O que te aflige, pobre criança?

    Os caras enriquecendo e rindo da cara do torcedor.

    • Fagner 8 de agosto de 2016 - 16:17 Responder

      Um conselho: procura um psicólogo.

      Saludos,
      Fagner

  • Mano 9 de agosto de 2016 - 10:03 Responder

    O Grêmio pode chegar no máximo a 35 pontos no primeiro turno. Vai precisar melhorar o aproveitamento pra ser campeão. Mas o campeonato tá tão fraco que talvez 73 pontos não sejam necessários.

    • Fagner 10 de agosto de 2016 - 10:27 Responder

      Só não acho que o campeonato está fraco, acho o contrário. Quando um time dispara, ele é muito melhor que os outros. Aí acho que o campeonato está fraco. O de 2016 está parelho, o que é diferente. É difícil ganhar um campeonato que tem 7 postulantes ao título no final do primeiro turno.

      Saludos,
      Fagner

    Deixe uma resposta