Douglas e mais dez

1 Postado por - 31 de março de 2015 - Artigos

Sei que estou repetindo o mote desse texto, mas, devido à insistência de algumas críticas, gostaria de colocar a minha posição sobre o nosso camisa 10: o time é ele e mais dez. Isso, claro tem implicações. A maior e, creio, mais óbvia, é que não é ele SOZINHO. Douglas é um ótimo jogador que depende do restante do time para render. Quem duvida disso é só lembrar de 2010 e 2011. No ano em que ganhamos o nosso último título de qualquer campeonato ele era uma das peças principais do time que disparou das últimas posições para a Libertadores no primeiro milagre do Renato. Que foi bem claro, diga-se: “Douglas é craque e craque não marca”.

Douglas e mais dez. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Douglas e mais dez. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

A segunda implicação diz respeito justamente a essa afirmação. Dizer que o Douglas não marca não é dizer que ele não sabe marcar, que vai se desviar da bola quando o adversário vier ou que vai se posicionar de modo a não ajudar o resto do time. A quantidade de bolas que ele desarmou prova o que estou dizendo: ele é o SEXTO que mais desarmou no time inteiro (15 certos e 4 errados). Pra quem está curioso, ele perde apenas para a defesa titular (Matíaz, Marcelo Oliveira, Erazo e Rhodolfo) e UM dos volantes (no caso o Felipe Bastos).

A terceira implicação é que ele joga DEMAIS quando o papel é ofensivo. Se não vejamos: é o cara que  mais passou pra gol (2 vezes) e finalizações (32 vezes), o que mais acertou cruzamentos (7 de 30), o jogador de ataque que mais fez lançamentos longos corretamente (16 vezes) e é um dos vice-artilheiros da temporada, com dois gols. Além disso, é o responsável pelo maior número de arremates certos ao gol adversário, fazendo isso 9 vezes em 21 chutes.

Agora, é meio óbvio que, como centro do time, temos a última implicação: a cobrança será muito grande toda a vez que ele fizer uma coisa errada. Alguém que passa a bola buscando o ataque, a infiltração, geralmente erra muitos passes. No caso, ele errou 79 de 468 passes (16%). Giuliano, por exemplo, errou 45 de 346 (13% do total). Luan, 42 de 314 (13%). Ou seja, o percentual é bem parecido para a função de puxar ataques. Jogadores que jogam mais atrás, como os volantes e zagueiros, tem percentuais maiores de acerto.

Ou seja, é um cálculo de custo-benefício. No caso, pra mim, ele é titular justamente porque os benefícios justificam os custos.

PS: todos os números retirados para essa análise vieram do Footstats.

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • Adilson 31 de março de 2015 - 20:40 Responder

    Minha nossa senhora ….. se dependermos do pança de cachaça “seu boneco” estaremos mais uma vez na fila… Espero que se lesione para sair do time,

  • Felix Nuñez 31 de março de 2015 - 22:28 Responder

    Também acho ele titular no momento. Desde que renda.

    Minha dúvida continua sendo com o retorno de Cebolla. Quem sai? Não tiraria o Luan. Arriscaria até tirar o braian e deixar o Luan na frente, sem um atacante legítimo de área. Pelo menos treinaria e testaria essa opção.

  • Paulo Roberto Schmitz de Oliveira 31 de março de 2015 - 23:26 Responder

    Sem contar que ele “ousa”, ou seja, tenta o drible, joga prá frente, “pifa” os companheiros, enfim, um “pensador do jogo” em toda sua plenitude, Sou um grande admirador do futebol deste jogador. E, quanto as críticas, inclusive de nossos torcedores(ver acima), vamos deixar para os “corneteiros” e os “invictos” da midia esportiva.

  • Marlon Zambrano 31 de março de 2015 - 23:51 Responder

    Bem! Douglas não é craque e não é um jogador de nível de seleção brasileira para ser tão imprescindível. Se trata de um jogador de grande qualidade técnica, visão de jogo e muita qualidade nos passes e até ousado, que lhe custa um preço muito caro de alto índice de erros de passes. Não é e nunca foi craque.

    Douglas, no Grêmio, em sua primeira passagem só funcionou quando tinha um outro meia ao seu lado, ou seja, não é um jogador que te dá posse de bola e tampouco puxa um time com ele. Pelo contrário, cresce se o time está organizado. Renato em 2010 teve de montar um losango, mesmo com 2 volantes e 2 meias, para que as características dos jogadores completassem entre si. O problema que em 2010/2011 o então treinador e a direção deram um status e um tratamento ao Douglas muito equivocado, ou seja, encheram de mais a bola dele. Deram um status de craque. Nunca foi. No Corinthians, Tite deu o tratamento a ele como um bom jogador e ponto. Concordo com o que Tite fez.

    Neste ano Giuliano está jogando muito, por isso que Douglas está em um bom momento, por que tem um parceiro na armação do meio-de-campo. No começo do ano, o time jogava com só Douglas na armação, ora com 3 atacantes, incluindo Luan, ora 3 volantes, ou seja, não dá conta sozinho da armação. Seria mais sensato dizer que é Giuliano e mais 10. O Cebolla não sei se volta agora, outro ponto a favor de Douglas. O Luan eu não tiraria do time. Fatalmente, o Douglas perderia lugar no time se o Cristian Cebolla Rodriguez não se lesionasse. Vide as substituições de Douglas e o crescimento de Giuliano.

    • Ota 1 de abril de 2015 - 13:00 Responder

      Acho que teu comentário resume o que penso. Neste ano, Douglas chegou como o cara para reforçar elenco e brigar pelo time titular. Naqueles anos, ele era o cara do time, o craque, tinha de levar um time nas costas. Não concordo com todo esse peso que o Fagner dá pra ele, mas ele é sim um cara que podemos esperar alguma coisa de diferente durante um jogo, e é importante em um momento em que Lincoln e outros da base estão surgindo para o titular.

  • Shoio 1 de abril de 2015 - 00:18 Responder

    Análise perfeita. Douglas é diferenciado! Joga muita bola!

  • Jones 1 de abril de 2015 - 09:10 Responder

    Não devia me manifestar, mas só direi uma coisa: um salve à diversidade de opiniões.
    Acordei bem hoje e não deixarei que o diabinho faça eu escrever bobagens aqui.
    Um abraço à todos os gremistas.

  • Jones 1 de abril de 2015 - 09:29 Responder

    PS.: Seria isso uma piada de 1º de abril?

  • Jones 1 de abril de 2015 - 09:30 Responder

    Não…foi postada ontem, pena.

  • Giovanni 1 de abril de 2015 - 16:59 Responder

    Acho que disse aqui no blog: Doga do Goró é bom, isso não se pode negar. Mas tem que ser aquele desse gol aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=uvcfC-ui0G0

    Não de erros como esse aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=VVyaeVU-ckk

    Se ele continuar ligado, sem pé frouxo e tentando chutar a gol, a coisa vai.

  • Lena Maria Schneider 2 de abril de 2015 - 17:16 Responder

    Fagner, só para informar que quando o Douglas fez o gol, ontem, lembrei do teu POST!!!

    E a turma o critica, querendo que ele saia do time….

    Abrçs.

  • Deixe uma resposta