E a mágoa impera…

4 Postado por - 30 de julho de 2014 - Artigos

Boa parte da imprensa esportiva gaúcha teve que engolir o choro e tentar lucrar com a chegada do Felipão  ao Grêmio. Toda a propaganda negativa foi suavizada pela TORRENTE DE AMOR da torcida do Grêmio para com o grande Luís Felipe Scolari. Um treinador que não apenas levou o Grêmio a uma sequência monstruosa de 4 grandes títulos seguidos (94, 95, 96 e 97, mesmo que sem ele no comando). Ele é gremista DE NASCENÇA, ou seja, não escolheu o time pra dizer que é torcedor só porque conquistou o seu maior título no clube (até porque ele já foi campeão igual em outros clubes E seleção). E isso gera mágoa. Ele deu uma cara para o Grêmio que perdurou até a chegada do Tite (e a entrada em parafuso subsequente).  Nada melhor que ele para dar tempo para as coisas se arrumarem.

Sente o abraço da torcida. Foto do Wesley Santos.

Sente o abraço da torcida. Foto do Wesley Santos.

Porém, já está (ou estava) contestado. Graças à propaganda negativa que tentou  pintar ele de vilão ainda em 2012, enquanto enfrentávamos aquela semifinal BIZARRA, onde Palmeiras e Grêmio estavam com os treinadores errados.  Porque quem viveu os anos 90 não conseguia nem racionalizar o quão errado aquilo estava. E até gremistas entraram naquela onda odiosa, seja porque estavam  secando a eleição do Koff, seja porque simplesmente entraram na onda do “arrogante” – faceta que só aparece contra alguns elementos da imprensa desde que ele começou no futebol, diga-se. Os coices nas coletivas são parte integrante do Felipão. Uma coisa que sempre gostei.

A tentativa de racionalizar fez a imprensa apelar pro 7×1 ou, pior, inventar o tal 10×1 (depois de um certo treinador inventar a vitória por tempos, amplamente aceita pela imprensa). Ou seja, Felipão chegou ao Grêmio com um amargo e recente 4º lugar na Copa do Mundo, duas derrotas seguidas. Outros foram lá pra 2012, dizer que o Felipão deixou  o Palmeiras no rebaixamento quando foi demitido, esquecendo que foi o mesmo cara que ganhou uma Copa do Brasil com cruzamento de Joãozinho para gol de Luan (onde andam esses craques?). “Péssima escolha”, como cravou a esmagadora maioria da imprensa até a confirmação tanto da chegada dele, quanto da pouca bola que a maioria dos gremistas deu para a opinião desses caras.

Mas, imagina se o Felipão tivesse fundos praticamente ilimitados para montar um time. Recebesse ele praticamente fechado por um Muricy (notório formador de plantéis). Naturalmente, fosse campeão e tivesse que reformular o time pra próxima temporada e sendo tão “competente” nisso que deixou o seu time após CINCO DERROTAS SEGUIDAS, com ele ocupando a zona de rebaixamento com uma Ferrari contra um bando de Fuscas. Seria uma “péssima escolha”, certo? Não foi o que a mesma imprensa que  critica o Felipão fez com o ABEL BRAGA, quando assinou com o Inter. Ele não era nem antiquado, nem arrogante, nem manifestação de pensamento mágico.

Não se deixe enganar, gremista. A imprensa será cruel com o Grêmio. É hora de ter paciência. Se o Felipão não for o cara perfeito, pelo menos é mil vezes melhor que o Enderson. Vamos evoluir. E que venha a Copa do Brasil.

Comparilhe isso:

15 + comentários

  • Felix Nuñez 30 de julho de 2014 - 22:41 Responder

    A imprensa é podre e despreparada. Cobram tanta evolução e minha pergunta é: qual desses jornaleiros se atualiza? Qual deles entende ou estuda sobre táticas? E os ex-boleiros comentaristas? O que estudaram e se atualizaram? É tão fácil jogar pedra, quero ver ser a vidraça.

    O que me deixa mais tranquilo mesmo é que com felipao a torcida terá mais paciência. Temos sim chances reais na copa do Brasil, mas 2015 promete independente de levantarmos ou não um caneco este ano.

  • Binho 30 de julho de 2014 - 23:22 Responder

    Pessoal, será que não era hora de começar uma campanha (que poderia ser educada, diga-se de passagem) incentivando a torcida a buscar os canais oficiais e fontes alternativas para se informar sobre o clube?
    Obviamente, o Grêmio, como instituição, não pode fazer isso, mas nós, torcedores, poderíamos iniciar um processo nesse sentido.
    Acho que os blogs tricolores poderiam dar início ao processo. Seria lindo!

    • Adilson 31 de julho de 2014 - 08:03 Responder

      Caro Binho, todos torcedores podem fazer isso, excluindo a RBS de todos seus favoritos e não acessar sob hipótese nenhuma. Fiz isso há 3 anos e continuo sem acessar esse canal vermelho. Faça o mesmo…

      • Binho 31 de julho de 2014 - 11:46 Responder

        Oi, Adilson! Também evito ao máximo. Porém, tem muito torcedor (a maioria esmagadora, eu diria) que ainda se pauta pelos assuntos sugeridos pela grande mídia. Canso de ver amigos meus falando mal do comentário de determinados caras no dia do jogo, mas dando razão a eles no Sala de Redação do dia seguinte.
        Se começasse uma campanha dos blogs com penetração pelas redes sociais pedindo pra deixar de ler portais/sites/colunistas nocivos aos interesses tricolores, acredito que conscientizaria muita gente. Se o pessoal entendesse que apenas clicar no blog Dupla Explosiva, por exemplo, mesmo que seja pra xingar, já atinge o objetivo dos donos do site.
        O objetivo disso não seria ter apenas a palavra oficial do clube como fonte, mas sim, separar os JORNALISTAS que praticam Jornalismo dos “jornalistas” movidos por “outros interesses”.

  • Helio 31 de julho de 2014 - 00:15 Responder

    Tem 19 títulos……..Como ele disse, não e por causa de um resultado aonde a mafia FIFA estava comandando que pode dizer que Felipao seja totalmente culpado…vamos ganhar esta ano.

  • Eduardo 31 de julho de 2014 - 03:26 Responder

    Felix, a imprensa da RBS, nomeando o boi, porque em outros veículos a coisa não é tão assim., ela em regra (porque existe exceção) é canalha mesmo. Não é desatualizada, ela é cafajeste e sem caráter, sabe o que está fazendo e o faz com interesses espúrios, pré determinados e em regra nefastos.

    Não o faz de inocência e boa fé, errando sem querer, por desinformação e desnaturalização.

    É por má índole.

  • Eduardo 31 de julho de 2014 - 03:28 Responder

    Obs: o computador trocou desatualização por desnaturalização

  • rodrigo restelato 31 de julho de 2014 - 06:34 Responder

    pior é os ex-jogadores da globo e sportv é pra acabar, deixem que falem mal como no passado!!

  • João 31 de julho de 2014 - 07:29 Responder

    Acho que finalmente as coisas voltaram a ser do jeito de sempre foram! Vamos ser odiados por tudo e todos e é disso que nós vivemos, de esfregar na cara do Brazil inteiro que somos gigantes querendo eles ou não. Dalé Grêmio!

  • Alexandre Goveia 31 de julho de 2014 - 09:54 Responder

    Pessoal tenho 53 anos e venho a muito tempo falando da crônica tendenciosa e o pior a crônica aqui do sul, pois muitas vezes é melhor ouvir comentários fora, ao invés dos internos. Enfim, eu mesmo já faz mais de dez anos que exclui a globo e rbs para assistir ou ouvir não só futebol como tudo em geral, prova disso que meu filho de 9 anos não sabe nada destas emissoras e digo não perdeu nada.

  • Mano 31 de julho de 2014 - 11:09 Responder

    Gente, que os treinadores brasileiras estão de forma geral ultrapassados e não se reciclam todo mundo mais ou menos concorda.

    Mas no caso da imprensa gaúcha em relação ao Felipão, o argumento vai por terra ao lembrar os treinadores à frente dos principais clubes brasileiros em 1995.
    Atlético Mineiro, São Paulo, Flamengo, Inter e Grêmio tinham exatamente os mesmos de 2014.

    Pronto, imparSCiais, acabou o mimimi, voltem pra casa.

  • Julio Crescêncio 31 de julho de 2014 - 18:49 Responder

    Tinha um “pseudo” jornalista esportivo, chamado “ARMANDO NOGUEIRA”, que já bateu com a cachuleta, naquela decisão do campeonato brasileiro entre GRÊMIO x PORTUGUESA, disse ele que quem ganharia seria a PORTUGUESA, e deu GRÊMIO, e esta mesma imprensa bairrista, é que esta agora “agorando” FELIPÃO, em sua volta ao GRÊMIO, malaiâda, novamente, ele não tem 100% de culpa de aquela seleção de “CRAQUES”, quâquâ, que toda esta imprensa adorou qdo ele convocou, e determina que joguem assado, e eles não o fazem, que culpa ele teria? estavam preocupados em mostrar mulheres e patrocinadores, babácas!!

  • Irajá 1 de agosto de 2014 - 11:33 Responder

    Um certo integrante da Imprensa Esportiva Gaúcha, conhecido nos meios jornalísticos por M.”Risadinha” S. ou ainda M.”Harrarra” S. , sabidamente colorado fanático, andou declarando que a torcida colorada vai, no Grenal, contar de 1 a 7, para debochar do Felipão (incitação explicita). Que mediocridade e falta de postura profissional, além de desrespeito ao Sr. Scolari

  • luis roberto da silva fagundes 1 de agosto de 2014 - 16:57 Responder

    Muitos comentaristas esportivos seja do rádio e da televisão em especial mais criticam do ajudam o futebol,mas muitos não teriam a coragem de assumir a seleção brasileira ou grandes clubes de futebol do nosso país,é muito mais fácil ficar num estudio de televião,no conforto,com regalias e ganhando super bem do que encarar a beira do campo,estadio lotado e a pressão da torcida.Tem muito comentarista que eu não sei como esta em grandes emissoras de rádio e televisão,é evidente a incompetência de muitos.

  • roget 1 de agosto de 2014 - 23:55 Responder

    O luiz felipe ja enxeu o rabo de dinheiro….nao precisa posar de coitadinho…

  • Deixe uma resposta