E era isso: não mudar

2 Postado por - 23 de maio de 2015 - Artigos

Pra provar que não era pra mudar porcaria nenhuma depois do Grenal, o Grêmio, aparentemente sem treinador, conseguiu fazer os três pontos que tanto buscávamos desde o início do campeonato, nos deixando com os mesmos quatro pontos de uma certa seleção que tem por aqui no RS, por sinal. E não foi apenas uma vitória: foi uma atuação como eu esperava do time base do Ruralito. Sólida defensivamente, razoavelmente boa ofensivamente. E SUFICIENTE para vencer as babas que tínhamos nas primeiras rodadas.

Entramos em campo com o tradicional 4-2-3-1, mas com o Pedro Rocha no ataque. Isso por que ele fez dois gols no último jogo que vencemos (na Copa do Brasil), provavelmente. Ou seja, bota na frente quem está em melhor fase. Porém, não é bem assim que as coisas são. Se no 4-4-2 do Felipão dois atacantes rápidos era uma boa, nesse esquema precisávamos de alguém segurando zagueiros. E foi exatamente o que não tínhamos em todo o primeiro tempo. Mesmo assim, só nós tivemos chances de fazer gol no primeiro tempo. A única deles foi travada pelo Rhodolfo (que zagueiro!) antes mesmo de ir pro gol. Marcelo Grohe era espectador de um jogo que mostrou pouco.

O time nervoso perdia muitas bolas e errava lances bizarros. Giuliano teve a melhor chance da etapa, mas o goleiro conseguiu fazer uma boa defesa. Além disso, o mesmo meia fez um giro grotesco em uma boa bola enfiada pelo Marcelo Oliveira, que estava fazendo outra partida padrão: aparecendo muito, produzindo pouco. E o Galhardo conseguindo a façanha de ser pior ainda.

Segundo tempo eu não esperava muito. Ainda mais de um treinador (o James RODRIGUEZ), que eu já não gostava nem na base. Porém, começou fazendo algo que eu pensava que deveria ter feito desde o início: jogar um cara que segurava zagueiros lá pra frente. Isso abriu espaços na defesa para a chegada dos meias. Mas ainda não foi suficiente. Douglas produzia pouquíssimo, Giuliano errava tudo e Luan seguia sendo Luan. Aí é que as coisas começaram a mudar: Mamute veio no lugar do Douglas. Eu não queria que o meia saísse (que entrasse o Lincoln, então).

Mas a alteração foi ótima. Mamute foi COMPLEMENTAR o Braian sendo um atacante bem aberto pela esquerda. Isso deu mais espaço ainda e acabou com o esquema do Figueirense. NINGUÉM esperava isso. E o panorama afundou completamente quando o Galhardo se machucou e saiu pra entrada do Bastos. Tivemos uma jogada muito melhor pela direita (ofensivamente, porque defensivamente foi difícil) e acabamos com a marcação do adversário. E foi no meio dessas grandes ideias que Mamute fez uma jogada primorosa pela esquerda para achar o Marcelo Olivieira completamente livre pra calar a minha boca e fazer um cruzamento ESPETACULAR para um testaço do Braian Rodriguez: Grêmio 1×0. E não precisava de mais nada. Seguramos e vencemos.

CENTROAVANTEANDO. Foto do Lucas Uebel, Grêmio Oficial (via Flickr)

CENTROAVANTEANDO. Foto do Lucas Uebel, Grêmio Oficial (via Flickr)

Se tivéssemos feito isso desde o início estaríamos nas cabeças. Mas vamos, ainda dá tempo.

Comparilhe isso:

28 + comentários

  • Jorge 23 de maio de 2015 - 23:42 Responder

    Meeeeuuu Deeeusss…!!! Sólido defensivamente contra um time que não ganhou de ninguém até agora neste campeonato??? Tá de brincadeira, né? Razoavelmente boa ofensivamente???!!! Esse figueira é candidatíssimo ao rebaixamento e ser saco de pancadas do campeonato e o imortal consegue fazer um mísero golzinho dentro da arena numa coisa dessas…!! Outra coisa amigo, essa seleção que você se refere jogou com os reservas… RESERVAS !!! NOSSA…o que é esse barriga de cadela dentro de campo!!! JÁ CANSEI DE ORAR!!!

    • Kevin 24 de maio de 2015 - 00:01 Responder

      Colorado DETECTED

    • Adilson 24 de maio de 2015 - 06:54 Responder

      É incrível como ainda tem torcedor que defende o INÚTIL Douglas, “seu boneco” ou “barriga de cadela”, que ontem não fez absolutamente NADA, alias, deu vários contra-ataques pelos erros de passe. Mandem esse inútil pro quinto dos inferno, porque no Grêmio nem deveria ter vindo. Qualquer um produz mais do que esse inútil no meio, ops, desde que não seja o Filipe Bostas …. O jogo foi sofrivel, e se não tivermos reforços vamos sofrer muito…. Ainda bem que existem vários times piores que o nosso, mas vamos orar …

      • Bareta 24 de maio de 2015 - 15:46 Responder

        Penso que temos má vontade com o Douglas. Se déssemos, enquanto torcedores, o mesmo moral que damos ao colorado Giuiuiliano e o Bunda-mole do Luan, certamente ele teria no minimo maior segurança durante os jogos. Mas não, achamos que tudo é culpa dele e deixamos esses dois inuteis livres de qualquer crítica. Nos estamos ficando medíocres enquanto torcedores, como o time, e isso é o sinal maior de que realmente estamos ladeira abaixo, nos apequenando cada vez mais.

        • Adilson 24 de maio de 2015 - 16:22 Responder

          Medíocre é todo torcedor que acha que o “seu boneco” fedendo a cachaça Douglas ainda pode jogar no Grêmio e fazer algo util, pois é uma total nulidade.

        • Agostinho E. Alfaro 25 de maio de 2015 - 09:55 Responder

          Concordo plenamente com o Bareta, o Giulianoooo ex colorado e o soneca do Luan são os problemas do Gremio a um bom tempo!!!!!
          O atual Gremio bem organizado não cai pra segunda e faz frente na copa do Brasil, não acredito que ganhe vaga pra libertadores, mas o atual futebol brasileiro esta falido e muito mal gerenciado!!!!

  • Thiago Guimaraes 24 de maio de 2015 - 00:10 Responder

    A torcida do Grêmio tá decepcionante. Na boa quem não gosta do time pode torcer pro Barcelona ou Real Madrid que tem elenco bom e só estrelas. Gente negativa e tosca sem argumentos não servem pra ser torcedor do Grêmio. Apoiar o time é o que a gente tem que fazer. Desde que o Grêmio veio pra Arena, a torcida não o apoia mais como antes, dizem que a Arena é sem alma , mas na verdade os torcedores que ainda não trouxeram a alma pra ela. O time pode ser ruim, pode ser a merda que for, mas ficar vaiando e falando bobagem não vai ajudar merda nenhuma, só piora as coisas. To cansado de ver coisas como : FORA ROMILDO, FORA RUI COSTA ! Povo não sabe de merda nenhuma e ainda mandam os caras embora. Vamos valorizar o trabalho de quem realmente tá se esforçando pra mudar o nosso cenário, ou quem sabe, elejam o Odone ou outro dirigente pro cargo pra afundar de vez o clube e fechar as portas igual ao Parma na Europa. Só vejo críticas dos caras. Contrataram o garoto Vitinho agora, moleque bom de bola e a torcida já afumegou ele dizendo que é ruim e tals. Querem o que? O ataque do Barcelona??? Ridículo a torcida pra que se diz a mais apaixonada do Brasil. Sentado no bar hoje vi um grupo de gremista falando mal do time em cada lance, até no lance do gol…ai é foda!

    • Jorge 24 de maio de 2015 - 00:15 Responder

      Com certeza tu não deves ter idade prá ter visto o verdadeiro IMORTAL jogando….!! O inverso também é válido… quer torcer prá time pequeno? Então torce pro Aymoré!!!

      • mano 24 de maio de 2015 - 12:17 Responder

        A torcida está decepcionante? Na boa, a torcida é a única coisa que se salva nos últimos de anos. Esse papinho de alento incondicional já venceu meu velho. Quem apoia tudo isso que ta acontecendo sem reclamar na real tem que ser muito otário.

    • Rodrigo Cardozo 24 de maio de 2015 - 04:10 Responder

      Concordo plenamente contigo, Thiago. Fazer críticas consistentes e embasadas é uma coisa. Mas o que temos visto é bem diferente disso. Parece que alguns torcedores sentem prazer em falar mal do time, que no fundo até torcem para que o clube afunde, assim poderão mais adiante dizer que tinham razão. Nunca pensei que a torcida do Grêmio fosse se tornar tão amarga. Outra coisa lamentável são as vaias para os jogadores durante a partida. É vergonhoso. Tem tanto torcedor que adoraria frequentar a Arena e, infelizmente, por razões geográficas ou econômicas — entre outras —, não pode. Enquanto isso, aqueles que tem o privilégio de ir agem como crianças mimadas. Estão sempre à espera de uma atuação grandiosa, perfeita, algo irreal para os padrões atuais do nosso futebol. É bem triste, cara, mas fico um pouco mais esperançoso quando leio comentários lúcidos como o teu.

    • Diego 25 de maio de 2015 - 18:43 Responder

      Falem o que quiser, mas pra mim é inadmissível até o atlético paranaense ter um atacante matador e decisivo e o grêmio não. Dívidas todos têm, teto salarial, todos começam a ter. Mas agem como se ninguém quisesse jogar no gremio, como se não houvesse jogador no mercado! O sul-americano, inclusive, é vasto, bom e barato. Buffarini, que se Deus quiser vem mesmo, tá aí pra não me deixar mentir. Rui costa é terrível, chego ao absurdo de preferir o PELAIPE a ele. Fora Rui costa SIM! Bolzan, não, mas tem que baixar a bola e olhar só pra gremio (porque não acredito que o problema de facções politicas seja de todos, menos da dele). Não acho que não tem que apoiar, não acho que tem que haver messi e ibrahimovic. Mas o que fazem com meu grêmio é RÍDICULO.

  • Thiago Guimaraes 24 de maio de 2015 - 00:13 Responder

    Grêmio tem que jogar como jogou no campeonato Gaúcho, mesma formação sem mudar nada. De repente repõe algumas peças como o Vitinho no lugar do Brayan na frente, Lincoln no lugar do Douglas…acho que assim melhora o time é o resto depois vai ajeitando quando chegar reforço.

  • Artur Wolff 24 de maio de 2015 - 00:58 Responder

    Uma bola chegor boa e Braian fez o gol da vitória.
    Não é craque mas não é o jogador ruim que falam.
    O Gremio virou uma máquina de torrar jogadores
    Neste modo de jogar (jogar??) qualquer atacante tem muita dificildade em marcar gols pois a qualidade com que a bola chega na frente é muito deficiente.

  • Betho 24 de maio de 2015 - 01:11 Responder

    PQ ESSE PRESIDENTE DE MERDA NÃO TRAZ O ROGER Q JÁ CONHECE 90% DO ELENCO E É UM BAITA PROFISSIONAL?

    • Ezio 25 de maio de 2015 - 14:20 Responder

      Roger é risco demais. Está verde pra pegar essa bucha que hj o GRÊMIO virou. Vai ser como o post que o Tito colocou do Highlander. Hj pra assumir o GRÊMIO só tem dois nomes: Mano Menezes e o Renatão.

  • Charles 24 de maio de 2015 - 01:28 Responder

    Será que só eu vi uma postura tática muito diferente e positiva em relação à do Felipão?
    Marcar sob pressão a saída de bola adversária. Essa é a chave, é isso que Pep Guardiola mostrou no Barcelona. Não precisa ter o time do Barcelona pra fazer isso, apenas jogadores que saibam correr.
    Eu vi o tal do James Freitas armar o time deste modo e gostei muito. Se tivéssemos uns dois jogadores melhores ali na frente, com boa finalização, teríamos ganho com tranquilidade.
    O Giuliano, modestamente falando, é rigorosamente fraco pra titularidade. Ele perdeu aquele gol em uma finalização ridícula. Antes ainda, no 1º tempo, levou um nó da bola quando o Pedro Rocha aparecia livre na direita. O problema é colocar quem no lugar dele. Talvez, Fernandinho e Maxi, se reintegrados, possam render mais. Douglas tem que ser titular, é o único organizador da equipe. Atuou até razoavelmente na primeira etapa, depois cansou.
    Enfim, eu gostaria de ver esse James Freitas em mais algumas partidas. São partidas difíceis contra Goiás e Corinthians; depois ainda tem o São Paulo. Se os resultados forem positivos não vejo porque não mantê-lo.

    • Fagner 24 de maio de 2015 - 16:33 Responder

      No Gauchão o time também marcava pressão.

      Saludos,
      Fagner

      • Charles 25 de maio de 2015 - 21:45 Responder

        Por vezes até marcava, mas não era constante; uma pressão parcial, onde, em determinado ponto, desistia-se e olhava-se a equipe adversária passar tranquilamente por essa pressão. As vitórias eram quase todas magras igual contra o Figueirense. E o Figueirense, mesmo não sendo grande coisa, está muito a frente de qualquer time gaúcho do interior.

  • Impzone 24 de maio de 2015 - 08:06 Responder

    Mamute não é homem de referência. Sua característica é a explosão e precisa de espaço para tal, ganhar da marcação e armar oportunidades. Vinha esbarrando na falta de alguém na área pra finalizar. Não que o Braian seja o cara que vai nos salvar dessa carência.

    Realmente não tem ninguém no time que possa fazer o que o Douglas faz (ou melhor, o que ele deveria fazer), só o Lincoln. Nem mesmo o Cebolla era esse cara. Outra opção pra posição seria o Maicon, mas falhou miseravelmente nos últimos jogos. Pode ter sido reflexo da sonolência do time ou não. Se olharmos só pro mercado brasileiro, não vamos conseguir jogadores com essas características pra colocar no time.

    A propósito, o James mudou tão pouco, que até a mesma substituição que o Scolari fazia ele fez, pondo o Fellipe Bastos, haha

    • Fagner 24 de maio de 2015 - 16:27 Responder

      Aí, não. Fellipe Bastos entrou por que não tínhamos outro lateral (e, olha, foi muito bem). Felipão nunca colocou Braian com Mamute. E a dupla foi muito bem.

      Saludos,
      Fagnre

      • Impzone 24 de maio de 2015 - 17:21 Responder

        Sim, não tínhamos quem colocar no lugar do Galhardo. Mas foi engraçado, haha

  • Everton 24 de maio de 2015 - 08:26 Responder

    Traz o Roger e para de inventar. Gostei jogamos o suficiente para vencer.

  • Rafiuskes 24 de maio de 2015 - 08:35 Responder

    Em jogos complicados como o de ontem, as pouquíssimas oportunidades que aparecem tem que marcar. No primeiro tempo tudo bem, o Giuliano chutou bem e o goleiro pegou, mas no segundo tempo ele entrou em velocidade e deu um peidinho de véia fraco ao invés de finalizar com confiança forte e tirando do goleiro. As finalizações do time do Grêmio é que precisam melhorar uma eternidade, senão não haverá treinador que dê jeito. Tem que parir uma bigorna toda a vez pra marcar gols em equipes da Série A. Além do trabalho tático, devem treinar à exaustão finalizações e jogadas pelas laterais, pq senão… pode vir o Guardiola que não vai dar jeito no time.

  • nesto 24 de maio de 2015 - 09:00 Responder

    Ta pessimo precisa melhorar mais e se preparar para defenir a partida no primeiro tempo principalmente nos chutes a gool e contra ataque muito lento e tirar esses chogadores que não estão dando resultado ..(

  • mano 24 de maio de 2015 - 12:15 Responder

    Pode ter ganhado, pode ter jogado um pouco melhor, mas na boa, foi sofrível pra um time em pleno mês de maio já.
    Ver jogo do grêmio está sofrível. Não da pra ter esperança e fica muito claro que nossa luta continua sendo contra o rebaixamento.

  • Eduardo Schwede 24 de maio de 2015 - 19:51 Responder

    Se o técnico interino continuar acertando nas substituições como acertou contra o figueira, por mim pode efetivar o kara!!!

  • Manoel de Bitencourt 24 de maio de 2015 - 22:57 Responder

    O que o Grêmio precisava fazer para melhorar esse time já fez que foi mandar a bruxa do 7 a 1 embora. Sem Felipão a tendência é melhorar porque técnico mega super ultrapassado sempre atrapalha. Agora é parar de pensar no passado de glória e olhar para frente, colocar técnicos com cabeça mais arejada e com predisposição para mudanças táticas quando preciso e não ficar preso a teimosias.

  • Diego 25 de maio de 2015 - 18:49 Responder

    Vou me arrepender disso, mas… Torcendo pro celso roth vir. E não adianta preconceito! É barato, arruma defesa e meio campo e consegue agir no meio da temporada! Basta fazer um contrato até o fim do ano e contratar um técnico novo no inicio do ano seguinte, com um projeto desde o inicio do ano. O mesmo que fizeram com Caio Jr (que infelizmente era o caio jr). O grêmio tem que parar de ir atras de técnico no meio da temporada. Sem sequencia não muda nada, e sem um projeto inicial, o meio atrapalha o fim! Se não quiserem roth, que tragam um do interior, bem experiente e pronto, acabou o problema.

  • Deixe uma resposta