É muita injustiça com o Grohe

1 Postado por - 22 de Maio de 2017 - Artigos

É muita injustiça com o nosso camisa 1. Já começou no jogo contra o Fluminense, quando o Michel não ficou no seu adversário a ser marcado e deixou ele surpreender o nosso goleiro. Agora com a expulsão. Claro, não dá pra criticar um goleiro por tomar 0,33 gols nos últimos 3 jogos. Então tem torcedor que procura qualquer coisa pra reclamar do cara. Como eu falei no pós-jogo, achei o vermelho um exagero do juiz. Se o Marcelo HABLASSE aí ia ser chamado de COPERO Y PELEADOR (aliás Danrlei era muito mais fazedor de cera que o Grohe). Mas a torcida tá enchendo tanto o saco que resolvi contar uma historinha.

O Marcelo subiu para os profissionais em 2005. O Grêmio tinha, na época, o Márcio e o Eduardo, dois péssimos goleiros. O Galatto era o terceiro. Mas eles eram tão ruins que o Mano Menezes dispensou ambos. Aí, pra fechar os três, subiram o Cássio e ele. O quarto goleiro era um guri da  base (atual melhor goleiro e craque do Ruralito). Até jogaram algumas partidas, o Grohe tava no elenco do jogo contra o Náutico, mas era quebra galho.

Em 2006, seu segundo ano como profissional, era goleiro reserva. Teve chances, tomou um frango monumental contra o Farroupilha de Pelotas. Mas não era o segundo goleiro garantido. Cássio jogou mais pela seleção do que pelo Grêmio naquele ano. E tava voando. Era o melhor jogador defensivo daquela seleção sub-20 disparado. A sua fase era tão boa que queriam ele titular no lugar do Galatto. O goleiro que era titular por estar na sua melhor fase era contestado e com razão. Mesmo tendo se lesionado muitas vezes, não era um goleiraço.

Por isso em 2007 o Grêmio contratou o Saja. Galatto virou reserva e a terceira vaga era uma disputa entre o Grohe e o Cássio. No meio do ano o guri de Veranópolis desistiu. Trocou de empresário e resolveu brigar com o Grêmio para ser vendido (um pouco antes, ainda, nesse mesmo ano, o futuro Craque do Gauchão 2017 começou a sua saga de empréstimos). Realmente ele era melhor que o Galatto e o Saja. Aliás, o Saja era lindo, mas não era um goleiro incontestável. Mas HABLAVA, então houve comoção quando o Grêmio deixou ele sair e trouxe um tal de Victor do Etti Jundiaí.

Victor virou uma dinastia dentro do Grêmio. Teve um 2008 absurdo, sendo escolhido o melhor da função no campeonato. Tomou 0,83 gols por jogo na campanha do vice-campeonato. Mas não ganhou nenhum título de expressão (só Ruralito). Aí as cornetas começaram a soar contra ele. Foi considerado “azarado”, na melhor das hipóteses. E aí foi vendido para o Atlético MG depois de ser titular do Grêmio até 2012. Cinco anos.

Finalmente o Grohe virou titular do Grêmio. Veja bem, são SETE ANOS sendo reserva. E fez um ano muito bom. Victor saiu com 6 jogos e 3 gols sofridos no Brasileirão. Com Grohe titular tomamos mais 30 em 32 jogos (0,9 gols/jogo) e o Grêmio teve a melhor defesa do campeonato, empatado com o Fluminense. Mas não foi suficiente para seguir titular para a próxima temporada. Mais uma injustiça, Dida veio pelo pojeto. Mas o Grêmio terminou o Brasileiro de 2013 mais uma vez com a melhor defesa, 35 gols em 38 rodadas.

Apenas em 2014 o Grohe voltou a ser o responsável pelas traves do Grêmio. Mesmo em um ano em que a gente fez um campeonato pífio, a melhor defesa voltou a ser do Grêmio com 24 gols em 38 partidas (0,63 gols/jogo). Grohe foi o bola de prata da Placar por ter tomado apenas 22 em 35 jogos (0,62 gols/jogo). Isso rendeu convocações para a seleção e uma série de desfalques no Grêmio de 2015. Mesmo assim o time levou 32 gols em 38 partidas (0,84 gols/jogo). Grohe sofreu apenas 12 em 23 jogos (0,5 gols/jogo) e foi, mais uma vez, bola de prata da Placar. Ano passado foi a primeira vez em muito tempo que o Grêmio terminou o Brasileirão com uma média de mais de 1 gol tomado por jogo (44 gols em 38 rodadas, ou 1,2). Mas não por culpa do Grohe. Titular em 23 oportunidades, levou 18 gols, menos da metade (0,78 gols/jogo).

Um monstro e o Rogério Godói. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Grohe participou de 19 partidas nesse ano e levou 14 gols (uma média de 0,74 por jogo). É uma senhora média para a posição. Mas, como mostrei, não é uma média incomum para o nosso camisa 1. Ele nunca fechou qualquer temporada em que foi titular com mais de um gol por jogo. Aliás, na sua 4ª temporada como titular foi importantíssimo para tirar o time da fila de um título, levando apenas 5 gols em 8 jogos (0,63 gols/jogo). E não faltaram defesas difíceis.

E é aí que eu fico mais irritado com a injustiça que cometem com ele. Tecnicamente é ANOS LUZ melhor que o Danrlei. A diferença é que a múmia de faixas virou titular logo. Contou com a sorte da lesão do Emerson, que era um baita goleiro (tecnicamente melhor que ele, inclusive) e aproveitou bem. A única coisa que Danrlei era melhor que o Grohe era no 1×1. E, olha, não que o Grohe seja ruim no quesito – é o melhor do Brasil – mas o Danrlei era o melhor de todos os tempos nesse tipo de jogada. E, mesmo assim, o Danrlei foi titular do Grêmio de 1994 até 2003 – isso dá 9 anos, cinco deles com títulos de importância nacional (Copa do Brasil 94-97-01, Brasilerio de 96 e Libertadores de 95). Nada impede o Grohe de conseguir a mesma coisa. Ele já tem um título nacional em 4 anos como titular. Como tem 30 anos pode, tranquilamente, passar mais cinco no Grêmio (2017-22). Faltam só mais 4.

Não sei até onde vai a birra. Só sei que não faz o menor sentido.

Comparilhe isso:

12 + comentários

  • melecajou 22 de Maio de 2017 - 16:39 Responder

    Tchê, eu devo ser o maior defensor do Grohe, acho um baita goleiro… mas não acho que ninguém deva ser intocável, e me parece que é isto que estás tentando fazer. Ontem ele errou, simples assim. Até o Renato admitiu isso. Isso não tira nada do mérito dele. Mas o fato é que errou, não tinha nenhum motivo para fazer cera e aquela encenação no lance com o Grafite beirou o patético. Tomara que os árbitros passem a usar esse critério em outros jogos. O anti jogo é um saco.

    • Fagner 22 de Maio de 2017 - 17:03 Responder

      Eu não escrevi por causa de ontem. Eu escrevi pelo acúmulo de críticas nesse ano (como foi no ano passado). A falta do Iquique que ele não pegou por “braço curto”, a antecipação do zagueiro do Flu porque “na área é do goleiro”, etc. Mesmo assim, considerei mais exagero do juiz do que dele. O fato é que ele é intocável não pelas atitudes, mas pelos números. Tem poucos melhores que ele no Brasil hoje. O resto eu deixo pro Renato e a “caixinha” dele.

      Sobre o anti-jogo: eu espero que os juízes acrescentem os minutos perdidos, só isso. Aí os caras param de fazer cera loguinho. É muito melhor do que expulsar quem eles acham que faz (aliás, bem que a Fifa podia botar cronômetro igual ao salão e 30 minutos em cada tempo).

      Saludos,
      Fagner

    • Álvaro 22 de Maio de 2017 - 17:21 Responder

      Não precisava post nenhum, nem vi tanta implicância assim, a torcida é chata mesmo, tem que se acostumar, se os caras as vzs querem até que o Luan vá embora, vocês esperam o que de um goleiro ser expulso, num jogo fora de casa, contra um time relativamente “bom”? O fato é que ele errou no lance com o Graffite, ali o juiz se pudesse já tinha colocado ele pra rua, ficou clara a simulação, e o juiz na hora demonstrou insatisfação, quanto a matar tempo em tiro de meta e outras reposições, espero que apliquem a regra para TODOS, pq semana passada na Arena o Cavalieri fez o mesmo, e nada aconteceu…

  • Matias 22 de Maio de 2017 - 17:23 Responder

    As vezes eu acho que o Grohe merece coisa melhor que a torcida do Grêmio.

  • Mani 22 de Maio de 2017 - 17:43 Responder

    O Grohe é um puta goleiro. Tem suas deficiências crônicas, não é bom em saída aérea e com os pés é uma nulidade.
    Mas qual goleiro é perfeito ou quem melhor que ele?

    E na minha opinião, a cera é outro defeito crônico dele.
    Cera é uma arte que o Grohe não sabe fazer.
    Ele exagera, toma uma raspada e quer atendimento.
    Sempre leva cartão quando tenta fazer cera.
    Isso não é pra qualquer um.
    E fazer a leitura do jogo quando o juiz tá propenso a te ferrar como ontem ele precisa aprender. Todo mundo viu que isso ia acontecer.

    Mas se a crítica está demasiada, sinceramente não sei.
    Eu estou tranquilo e goleiro é uma posição a menos pra se preocupar no grêmio.

  • Adilson 22 de Maio de 2017 - 19:04 Responder

    Finalmente alguém diz o que sempre achei, que Marcelo Grohe é MELHOR que Danrlei, nos vários aspectos que você citou, e ainda em pegar penaltis. Só que Marcelo não sabe fazer cera, e nisso Danrlei era craque. Vamos Marcelo Grohe volte após o jogo com Sport e mantenha essa sua excelente média.

  • Cris Charão 22 de Maio de 2017 - 20:25 Responder

    Não vamos esquecer que é o único brasileiro na lista dos 10 melhores goleiros do mundo. Inclusive, é o terceiro no quesito 1×1.
    http://espn.uol.com.br/noticia/693140_quem-e-o-melhor-goleiro-do-mundo-os-numeros-dizem

  • Phelipe 22 de Maio de 2017 - 20:42 Responder

    Marcelo é bom goleiro mas é muito burro e cagão ,tem medo de jogar ,o jogo de domingo teria sido no minimo 3 x0 se ele não tivesse feito essa burrada ,se tem medo de jogar e quer fazer cera logo no inicio em todos os jogos fora de casa mesmo quando esta perdendo ,que peça pra ficar no banco então ,tinha que ter contratado o Matheus no Noia que pelo menos sabe sair jogando sabe sair em cruzamentos e não é cagão

  • Artur Wolff 22 de Maio de 2017 - 23:23 Responder

    Voce começa a fazer cera a 10 minutos do 1º tempo.
    Voce toma um cartão amarelo POR FAZER CERA.
    Voce CONTINUA a fazer cera.
    Voce toma o cartão vermelho e prejudica enormemente seu time.
    Isto se denomina BURRICE.

  • Ezio 22 de Maio de 2017 - 23:25 Responder

    Grohe durante mto tempo foi o melhor goleiro do Brasil a questão é que do ano passado pra cá vem comprometendo em falhas como a do gol que levamos do Fluminense quarta (a bola foi na pequena área até na várzea é lei que bola na pequena área é do goleiro) e ontem com essa expulsao ridicula. Tinha quase meia hora pra jogar qual a necessidade de fazer aquela palhaçada ? E ele já tinha levado amarelo. É esse tipo de coisa que está se questionando. Nem o Renatão aprovou o comportamento do Grohe. Em tempo sempre fui contra essa bajulação a castelhanos que tem em parte da torcida. Se fosse o Saja que fizesse essa palhaçada eu criticaria igual.

  • Jonatha Zimmer 23 de Maio de 2017 - 08:00 Responder

    Grohe é um goleiro incrível. Os números e a carreira dele provam isso.

    Parte da torcida do Grêmio tem de parar de ser burra e ficar achando corneta em momentos desnecessários.

    Achar que a forma como o Grohe fez cera no domingo foi errada é ok. Vir falar que o Grohe tá em decadência é ridículo e ingrato.

    Victor era “azarado” pq não ganhava títulos. Agora o Grohe que é CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL também não serve. Se o cara em decadência é campeão e tem média inferior a 1/1 ao longo da carreira, quem reclama realmente está completamente errado.

  • Beckistuta 25 de Maio de 2017 - 07:50 Responder

    Grohe é um bom goleiro. E só. Tem muitas deficiências para ser esse goleiro de elite que pintam dele. E estatísticas mostram tudo, menos o essencial.

    Não adianta tomar 7,33% menos gols que o goleiro do time X se os gols que toma são cruciais. Vamos analisar as últimas decisões, por exemplo:

    > Semis contra o Juventude: uma falha absurda,
    > Rosario Central: já fomos em estado de coma para Argentina, aos 4 minutos de jogo um frango ridículo decretou a morte cerebral do Grêmio,
    > Copa do Brasil: um frango homérico contra o Atlético PR quase nos causou uma morte precoce no torneio (indiferente da decisão de pênaltis, que foi algo eventual)

    Isso que apenas peguei só os lances capitais. Vão dizer que todos goleiros falham, o que concordo, mas em momentos cruciais raros goleiros de time de ponta falham tanto quanto ele.

    Ah, mas ele é bom moço e é gremista. Meu ovo.

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167