E se…

2 Postado por - 16 de dezembro de 2014 - Artigos

Já diz uma máxima do futebol que “E se…” não ganha jogo. Mas às vezes é bom recorrer ao tal do “E se…”. Vejam este caso. E se o Grêmio tivesse empatado com o Corinthians(convenhamos que foi um golzinho bem cagado aquele do Guerrero). Provavelmente teria conquistado a vaga para a Libertadores, visto que a história das outras duas partidas seguintes seria outra.

Só que não empatou. Mas e se tivesse. Bem, se tivesse empatado aquela partida, conquistado a vaga para a Libertadores, ainda assim teria liberado Dudu e Alan Ruiz. Teria mandado o Pará para o Flamengo, talvez tivesse ficado com o Zé Roberto(será que teria??). Muitas coisas que aconteceram agora estariam muito parecidas com a situação atual, mas teria uma grande diferença. O Grêmio teria uma base de time bem montada para a Libertadores, faltando apenas uma ou outra peça para compor o grupo. Esta seria a impressão geral acerca do plantel atual.

Mas o Grêmio não empatou com o Corinthians, o Grêmio perdeu, e perdeu a vaga e perdendo a vaga por um ou dois detalhes o Grêmio passou a não ter time. Não sobrou nada. Se eu fosse me guiar apenas pelo que leio, eu imaginaria o Grêmio de hoje com um campo cheio de mato, com vacas magras pastando, o vestiário com a porta quebrada e rangendo e um arremedo de time formado por um anão, um raquítico, dois gordos e meia dúzia de alcoólatras desmaiados num banco com tinta toda descascada à beira do gramado.

Não estou dizendo com isto que temos o melhor plantel do Brasil, nem que não precisamos de contratações. Acontece que o assunto vem sendo tratado como se não tivéssemos ninguém no plantel. E me desculpe a turma do “não queremos…queremos títulos”, eu acho que temos uma boa base de time, nosso problema este ano foi a criação de jogadas, foi a falta de criatividade no meio campo. Além disso, temos que contratar dois laterais e era isto. Douglas e dois laterais. Põe a jogar e vê no que dá. Se resolver resolveu, se não resolver volta pro mercado.

Comparilhe isso:

8 + comentários

  • Gilso Nechel 16 de dezembro de 2014 - 10:55 Responder

    Concordo com você. “SE” tivéssemos é muito vago, não serve no futebol, o que vale é bola na rede. Mas não tem muito tempo que comentei aqui que acreditava na reformulação do Grêmio, apostando na base. Assisti o jogo do time Sub-20 ontem contra o Atlético-PR, onde a gurizada perdeu por 2×1. Não vi alma imortal nesse jogo. Faltou ímpeto para chegar a meta e essa mesma performance vi o ano todo no time “principal”… Temos que pensar ainda que “SE” a diretoria negociar o Luan e o Wallace, teremos que correr atrás de armador e volante de qualidade. Ou o Felipão terá que se virar nos 30 para garimpar mais pérolas em nossa Base. Tomara que esse ano novo, traga além de maturidade, sorte para esses garotos, pois uma pequena dose dela (da sorte), ajuda a matar o jogo!

  • Ericson 16 de dezembro de 2014 - 11:12 Responder

    Concordo. Temos, se não os melhores, dois dos melhores centroavantes do futebol nacional na mão, podendo escolher. Temos um baita dum goleiro, temos volantes, temos outros atacantes, mesmo que jovens. Acho que da pra fazer uma boa temporada. Quem acreditava no grêmio de 96? só “refugo” e deu no que deu. Acho que Douglas pode funcionar bem nesse time com o Giuliano correndo do lado. Acho e torço muito pra isso. Eu acredito. Vamos tricolor, queremos a copa!!!!

    • Luciano tricolor 17 de dezembro de 2014 - 07:48 Responder

      E temos zagueiros. Os melhores do Brasileirão. Só.

  • Fausto 16 de dezembro de 2014 - 13:13 Responder

    Sandro, entendo o teu ponto de vista e concordo! Não tem motivo pra desespero ou terra arrasada e já temos uma base razoável de time, que se bem reforçada, com garotos da base e contratações pontuais e cirúrgicas, pode render muito bem em 2015.

    Por outro lado, eu vejo muito, principalmente aqui no blog, esse sentimento de que “a imprensa vermelha fica plantando crise no tricolor, exagerando a situação para pior, tumultuando o ambiente tricolor, dois pesos e duas medidas”. E até acho que é tudo verdade mesmo. Mas, o perigo é a gente começar a achar que isso por si só, de fato tem algum efeito, atrapalha o Grêmio de alguma forma e é co-reponsável por estes anos todos de jejum. Se fosse isso, os caras seriam bons pra caralho no que fazem !!!

    O que me preocupa não são as notícias sensacionalistas e nem a falta delas. Se esse pessoal da imprensa esportiva da província tivesse algum fundamento no que diz, o Inter ano que vem teria Tite na casamata e Guerrero vestindo a 9. O que me preocupa, de fato, são as entrevistas dos nossos dirigentes, a maneira como parecem lidar com situações problemáticas. Os caras tem uma série de imbróglios pra resolver (Compra da Arena, Kleber Gladiador, Marcelo Moreno, trazer os reforços, arrumar destino pro time de emprestados que retorna, etc) e não parecem dispostos a arregaçar as mangas e buscar soluções diferentes para os problemas de sempre. É só o chororô de que não tem $… nunca tem, só na hora que dá na louca de comprar um Fernandinho da vida… aí aparecem 2 milhões de Euros do nada e 350 paus por mês do nada também…

    E ainda tem gente que reclama das vendas do Alex Telles e do Wendell como se estes dois negócios tivessem de alguma forma prejudicado o Grêmio. Ou se Wallace for vendido, também irão reclamar. E trata-se de um guri que até a chegada do Felipão ningúem nem sabia quem era…

  • Impzone 16 de dezembro de 2014 - 16:11 Responder

    Nosso problema este ano foi a criação de jogadas. Este e nos anos anteriores. E não vai ser o Douglas que vai resolver sozinho uma deficiência tão recorrente. Não podemos nos dar ao luxo de confiarmos em um só jogador e nos livrarmos dos armadores que são do clube hoje.

  • Thiago 16 de dezembro de 2014 - 17:54 Responder

    A História é:
    Esse tal de “e se..” é a mesma coisa que sorte. Na maioria das vezes, acompanha os competentes.

    Fica claro, tanto pela derrota por dois a zero na Copa do Brasil, por aquela derrota contra o San Lorenzo e pela falta de estado anímico nas ultimas derrotas no Ano, que o Grêmio não é um time COMPETENTE.

    Se não é um time competente, eu sinceramente acredito que a resposta não seja apenas a falta de um “meia armador”. Concordo com o Impzone aí encima que não podemos confiar em um jogador só, até porque temos uma boa experiência prática do Palmeiras sobre esse assunto…

    Faltam jogadores que definem no ultimo momento, que salvam nos momentos REALMENTE CRÍTICOS e que principalmente podem contar com sua sorte, quando precisam dela, pois são COMPETENTES.

    Eu não acho que isso dependa só da mão do treinador. Depende de como o jogador vai “receber essa mão”, e pra todos efeitos, essa limpa no plantel pode ser uma boa idéia pra despertar o fogo que falta em uns ou outros, e trazer a vontade que falta, com as novas contratações pontuais…

    Agora, voltando ao time, me pergunto se Luan, Ramiro, Pará, Zé Roberto, Barcos e Fernandinho vão ter a Sorte que acompanha a Competência algum dia…
    Minha resposta é não. Tou rezando pra que eu esteja errado com alguns desses…

    • Thiago 16 de dezembro de 2014 - 17:56 Responder

      E óbvio, alguns que citei aí não estão mais, mas vale citá-los como jogadores incompetentes…

  • CELSO 17 de dezembro de 2014 - 17:52 Responder

    Resumindo o comentário do Sandro Costa; Deixa como está para ver como é que fica! Tem como dar certo?

  • Deixe uma resposta