E teve Copinha ontem!

5 Postado por - 14 de janeiro de 2015 - Artigos

E vencemos. Depois de um jogo bipolar, o Grêmio conseguiu passar para as oitavas de final do torneio que homenageia a capital do estado de São Paulo. Iniciou com um primeiro tempo razoável, onde dominamos o Paraná pelo meio de campo, atuando com pressão e roubando muitas bolas ainda no campo de defesa do adversário. A escalação foi diferente do jogo que eu já havia visto – Careca, Lima e Tai no banco. O Tontini de titular fez uma coisa boa: o cruzamento para mais um gol de cabeça do Luís Felipe, artilheiro do Grêmio no torneio com 3 gols em 4 jogos (dois de cabeça). Nas duas retribuições do nosso camisa 9 houve falhas na finalização e não fizemos os gols por pura incompetência.

Luís Felipe, o Washington cover, fazendo o gol. Foto: divulgação (via Grêmio Oficial)

Luís Felipe, o Washington cover, fazendo o gol. Foto: divulgação (via Grêmio Oficial)

No segundo tempo o treinador do Paraná mudou a maneira do time jogar: colocou um segundo “centroavante” (porque nanico) e passou a jogar a bola mais rápido do pé dos zagueiros para os pivôs. A defesa do Grêmio se perdeu toda e o nosso não conseguiu resolver. Tomamos uma pressão crescente, os nossos volantes passaram a ser meias e não conseguíamos levar perigo aos adversários. Aí, o Gritti começou a brilhar. Fez duas boas defesas: um chute à queima roupa e uma cabeçada que pareceu um míssil. Mas tanto bate que fura: um cruzamento tosco onde o nosso zagueiro pareceu não acreditar na bola, ela sobra pro meia Sideshow Bob deles (que já devia ter sido expulso se o juiz fosse bom) chutar no gol, sem marcação, e igualar o jogo.

Foi a pá de cal. O time acabou. Ainda tomamos um segundo gol, muito mal anulado pelo juiz, que também expulsou ridiculamente direto o nosso zagueiro que acertou a BOLA com força desproporcional, derrubando o adversário (ou seja, amarelo por jogada imprudente). Entraram o Nicolas e o Lima, além de um lateral pra jogar improvisado de zagueiro. As arrancadas pela esquerda do Junior, o lateral, sumiram. O Raul, que já não subia no primeiro tempo, seguiu sumido (embora tenha feito um belo lance que culminou em um arremata do Careca, o único decente do segundo tempo). O meio campo ficou completamente perdido: o Nicolas ficou pela direita, o Lima de centroavante, revezando com o Arthur, e a zaga dando bicão. Foram vinte minutos medonhos até o apito final do juiz.

Pênaltis. Vou dizer pra vocês que a gurizada foi aprovada com méritos nesse quesito. A quantidade de bolas batidas no lado interno da lateral da rede foi uma coisa de louco. A bola batida pelo Tilica foi algo de cinema: com dois passos de distância da bola, meteu uma paulada na trave. Os goleiros, ora esperando, ora tentando adivinhar. Cada batedor que parecia estar nervoso tava botando a bola em locais impossíveis de alcançar. A maioria das bolas defensáveis vieram forte demais para serem completamente desviadas. Então, o final da história foi bem óbvio: os piores batedores iam definir.

Lucão, goleiro deles, partiu pra bola e… Gritti! Gritti partiu pra bola e… Grêmio nas oitavas. Que venha o Goiânia.

Comparilhe isso:

4 + comentários

  • Ezio 14 de janeiro de 2015 - 16:29 Responder

    Dá pra sonhar com o titulo. Gostei mto do Tontini meteu uma bola com precisão cirúrgica pro Luis Felippe (que tb me agradou, jogador com faro de gol não tem medo de bater a gol) fazer o gol. Raul impressiona pela facilidade com o chute. Gritti tb é ótimo, é tranquilo (requisito fundamental pra um goleiro) só achei que nos penaltis ele tentou adivinhar demais o canto mas isso dá pra corrigir com treinos. Acho o Nicolas com cartaz demais e bola de menos. Pode ser que eu esteja enganado mas não vejo mto futuro nele. O que o treinador tem que corrigir nesse time é que não dê mais panes como a que deu após o gol de empate. É do jogo, o GRÊMIO estava botando o Paraná na roda até que saiu o empate quando menos se esperava. Era hora de por a bola no chão, respirar fundo e mostrar que era mais time que o Paraná (e o GRÊMIO é mesmo mais time que o Paraná) por sorte o Gritti segurou a onda dos caras nos 90 minutos e Fagner o segundo gol foi corretamente anulado pois o jogador do Paraná vai com os braços abertos com a intenção clara de meter a mão na bola. Mão na bola é intenção mesmo que no fim não pegue na mão ou no braço. Da mesma forma que a expulsão foi correta (o zagueiro foi ingenuo ao dar um carrinho daqueles) e tudo isso rolou na pane que deu no time após o empate. Os penaltis foram show de bola, a gurizada bateu com precisão cirurgica a todos eles gostei da raça do Iago que não só tirou o goleiro da foto como ainda mandou os babacas que estavam secando atrás do gol calarem a boca. Valeu a classificação, agora é ajustar o que poderia ter comprometido a partida de ontem pra que não se repita nas proximas fases. Dá pra acreditar no titulo.

    • Fagner 14 de janeiro de 2015 - 17:07 Responder

      Goleiro do Grêmio aprende a adivinhar nos treinamentos, infelizmente. Nunca esperam, é impressionante. O Nicolas parecia contundido (mancou o tempo todo depois do arremate) e acho que joga mais que o Tontini – pelo menos acerta no gol, coisa que o outro não faz. Mas concordo contigo, não acho que vá ser grande coisa. O Erik fazia muito mais gols que ele.

      Quanto ao gol anulado, o ângulo de trás da goleira mostra que a mão do atacante, que cabeceou, nem chegou perto da bola. A mão que chegou mais próxima foi do zagueiro de 1,99 deles – e também não tocou. Sigo achando que foi mal anulado e falha feia do Gritti, que saiu numa bola impossível.

      Saludos,
      Fagner

      • Ezio 14 de janeiro de 2015 - 22:22 Responder

        Então Fagner pode ter sido por isso que o juiz anulou. Pq mão na bola é intenção, diz na regra. É como no impedimento mesmo que um cara que faça um gol não esteja na posição de impedimento mas outro estiver e o cara for na jogada o impedimento deve ser marcado.

  • Gilso Nechel 14 de janeiro de 2015 - 16:40 Responder

    Estou assistindo a todos os jogos do Grêmio na Copinha, e acrescento um fato à sua descrição do Jogo. quando o jogo está favorável ao Grêmio, a molecada esta desperdiçando muita chance clara de gol, ora por fome, ora por inexperiência em uma oportunidade de passe e algumas vezes por que o morrinho matador, ajuda a desperdiçar o lance (convenhamos que os campos da copinha, estão deploráveis), mas em um contexto geral… a gurizada esta dando conta do recado. Divertido vê-los batendo no peito, e chamando a responsabilidade desde cedo.

  • Deixe uma resposta