Grêmio Libertador

Goleada de 0x0: Estamos na final da Copa do Brasil!

Depois de 9 anos estamos em uma final importante. É muito tempo? Sem dúvida. Foi sofrido? Sempre. O Grêmio foi gigante e manteve a vantagem do jogo em Minas. Sem sofrência, sem riscos, a classificação veio ao natural. Mais uma atuação tranquila, sem sustos e com todo o peso da camiseta. No duelo de higlanders, 8 títulos de Copa do Brasil, só pode haver um postulante ao penta campeonato. A goleada de 0x0 garante o Grêmio na final.

Se tu está esperando ver uma análise tática do que aconteceu no jogo se deu mal. Estou nesse momento com um fardo de latinha na cabeça e não tenho a menor pretensão de pensar a escalação do Cruzeiro. Foi surpreendente? Bem, Mano Menezes foi surpreendente quando não escalou o amoroso em Porto Alegre em 2007. Justamente a nossa última grande chance de título. E, mais uma vez, só sei que a ideia do Retranca Menezes não deu certo. Sem romper a barreira do Grêmio, levou outra goleada, essa vez de 0x0, ficando pelo caminho.

Pedro Rocha teve a melhor chance do jogo. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

Se o time deles teve uma grande chance no primeiro tempo, com um chute de fora da área na trave depois dos trinta da primeira etapa, a segunda chance só veio aos 42 do segundo. Ou seja, não havia maneira do Cruzeiro vencer o Grêmio. Pelo contrário, nosso time podia ter matado a partida com o Pedro Rocha no segundo tempo, mas o chute foi no goleiro, depois de uma linda janelinha no seu marcador. Bola na trave teve pra gente também. Douglas quase meteu um gol Olímpico na Arena. E o único gol da partida foi mal anulado. Luan recebeu passe milimétrico e tocou na saída do goleiro completamente em condição legal, mesmo que em jogada anulada.

Sim, havia pressão. Sim havia receio. Mas isso veio completamente da cabeça dos 52 mil gremistas que estavam na Arena. Esse pé atrás garantiu foco completo no jogo mesmo que todos soubessem o final da história já antes dos 45 do primeiro tempo. O Grêmio matou o Cruzeiro por inanição, jogando com o regulamento embaixo do braço outra vez. Sim, voltamos a ser coperos. Sim, isso é resultado da postura do Renato. Mais uma goleada de 0x0 do Grêmio, sétimo jogo sem perder do time do Renato.

Os times que se enfrentam no dia 23/11 são Grêmio e Galo. Aquele outro time de Minas que não conseguiu vencer o Grêmio no ano. Aliás, o Grêmio foi amplamente dominante na ida e na volta. Terceira final de Copa do Brasil do Renato, com um título e um vice. Alguém aí é capaz de dizer que o Grêmio pode não ser campeão?

PS: na pior das hipóteses o G-7 já é realidade. Falta apenas um jogo no Brasileiro. Um ponto do Corinthians, atual sétimo e jogando na segunda. Claramente é necessário esperar  os resultados dos jogos do final de semana pra decidir se o time titular ou reserva joga. Porque há tempo de recuperação e o Sport dificilmente vai competir com o Inter pela segunda divisão. Se ocorrer derrota do Vitória, reservas segunda. Se tudo ocorrer normalmente na rodada (vitória dos times da casa na rodada) dá pra meter os titulares e pegar o sétimo lugar já.

Comparilhe isso: