Grêmio 1 x 0 São Paulo: Ainda tem alguma corneta aí?

3 Postado por - 24 de julho de 2016 - Artigos

Quando o apito soou o início de Grêmio x São Paulo na Arena, a distância para o Palmeiras e o Corinthians havia diminuído. A desculpa perfeita para os pessimistas serem pessimistas: não aproveitamos oportunidades anteriores, não seria agora, sem Luan, sem Wallace, sem Marcelo Oliveira e ainda tendo que achar um novo esquema sem Giuliano, contra o único ~time grande~ da tabela deste fim de primeiro turno.

Depois que soou o apito final, restou ao pessimista mais ferrenho, ao mau humorado mais militante dizer apenas: podia ser mais. E tudo bem, podia ser mesmo. Foram 26 finalizações, 15 na direção do gol, só 1 entrou.

Mas veja bem, caros e caras da turma da corneta grudada na mão: 26 finalizações, um time que acelerou a armação das jogadas, alongou os passes para além dos dois metros, não tomou sustos em bola aérea, desarmou as poucas jogadas ofensivas realmente ofensivas. Tudo isso com uma formação que, até hoje de manhã, a gente não sabia nem que existia. Então, hoje, creio que será preciso realmente esforçar-se para cornetar.

Nesse esforço, eu diria que seria preciso dizer ao menino Iago que use chuteiras que não escorreguem tanto. Talvez, chamar o Edílson de lado e dizer que olha só, veja bem, a gente curte essa coisa toda de ser raçudo, dar peitaços e estas coisas, porém não tome cartões desnecessários. E Maicon, hoje a gente te poupa de berros, te vimos chegar bem próximo da pequena área e armar jogadas com alguma eficiência, mas por favor não durma. E, sim, não assumimos de fato a vice-liderança porque tomamos todos aqueles gols, todos aqueles desnecessários gols.

De resto, anote-se que Pedro Geromel mostrou que merece, sim, todos os adjetivos mitológicos. O homem sai da área e não sentimos nenhum frio na espinha. Domina a bola entre dois, três atacantes, sai jogando e não sentimos nenhum frio na espinha. Mas especialmente anote-se que Wallace Reis parece funcionar muito melhor como sua dupla.

Bem verdade que este São Paulo que jogou hoje só ressaltou a impressão de que foi longe demais na Libertadores. A semifinal está bem além das suas capacidades reais, ainda mais sem Paulo Henrique Ganso. Porém, fato que Wallace Reis e Pedro Geromel pareceram estar no lugar certo na hora certa o tempo todo.

No ataque, Everton sentiu lesão muscular e saiu para a entrada de Pedro Rocha. Para quem achava que Pedro Rocha deveria ter começado o jogo como titular, pode continuar achando. Embora menos vistoso, Rocha foi mais eficiente e parece ter mais facilidade de ler o jogo e se posicionar e reposicionar em campo enquanto a bola rola. Entrou aos 30 do primeiro tempo e parecia que já estava ali, funcionando bem com a dupla que surpreendentemente funcionava bem desde o início, Miller e Negueba.

E o gol. O gol do maestro reboteiro. Vamos dizer apenas isso e deixar aqui um espaço para quem ainda tiver coragem de reclamar de Douglas:

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Enfim, era pra ser o jogo mais difícil do final de turno. Foi fácil. O anterior, era pra ser fácil, foi difícil. Então, assumamos que não dá pra prever tudo. Larguemos um pouco a corneta compulsiva pra só sentar na arquibancada sem querer prever o apocalipse. Pode dar certo.

Comparilhe isso:

12 + comentários

  • Adilson 24 de julho de 2016 - 20:33 Responder

    Sem corneta porque o maior CAGÃO do time foi vendido, ainda bem. Mas temos que saudar o Miller Bolaños, o melhor em campo, e nem sentimos a falta do Luan. Maicon substituiu muito bem a Walace porque Jailson é o mais titular dos três. Geromito nem precisa falar, um MONSTRO e os companheiros dele, o Reis e o garoto Yago foram muito bem. Boa vitória e que pode consolidar a liderança em 3 rodadas, quem sabe. Douglas fez o gol, palmas, muitas palmas, mas errou quase todos os passes – fim da corneta !!!

    • RAFAEL 25 de julho de 2016 - 20:59 Responder

      Vim esperando a tua corneta no Douglas. Foi o primeiro comentário, foi fácil dessa vez!

  • Felix Nuñez 24 de julho de 2016 - 20:49 Responder

    Novamente a análise foi perfeita. Parabéns!

    Tá na hora de trocarem as cornetas compulsivas por críticas pontuais, isto é, quando falhamos em jogos totalmente ganháveis. É aí onde pecamos e talvez nos tire a possibilidade de títulos. Isso enche um pouco o saco do torcedor, mas me irrita muito mais ver um monte de gente criar o apocalipse onde tudo é uma merda, jogador não presta, diretoria incompetente e até mesmo, acreditem, pedem a saída do Roger. Há tempos não via o Grêmio com uma mecânica de jogo durante tanto tempo, mesmo trocando peças. Mérito do treinador e da Diretoria por acreditar em CONTINUIDADE, quando evidentemente temos um “pojeto”. O pojeto é só para lembrarmos que já tivemos esse tipo de “técnico” em nossa casamata.

    E o que pode nos ajudar muito é que Palmeiras (sem o Gabriel Jesus e Prass) e Curintia também estão derrapando na frente.

    Precisamos aprender de uma vez por todas a afundar os times pequenos e rebaixáveis que o título vira realidade.

    Temos time. Temos técnico. Temos sim Diretoria competente. E temos torcida. Tem como acreditar. Só peço de joelhos; Gremio, não deixe mais pontos na estrada para os pequenos, sem clemência, por favor!

    • rodrigo restelato 25 de julho de 2016 - 07:57 Responder

      ´Falou tudo!!! Agora é afundar os rebaixáveis!!

  • Valdo 24 de julho de 2016 - 21:00 Responder

    Partida brilhante do Grêmio! Merecia uma goleada, mas 1×0 valem os mesmos 3 pontos, então parabéns ao time. Agora, o próprio Grêmio trata de se auto-cornetar. Próxima partida é contra o último colocado…
    Como diria Suassuna, o otimista é um tolo, o pessimista um chato, bom mesmo é o realista esperançoso.
    Não acredito que seremos campeões, mas tenho esperança de que o time não se borre contra um adversário menos qualificado.

  • De Leon 25 de julho de 2016 - 07:45 Responder

    Todo cuidado analisando jogos do GRÊMIO é sempre necessário.
    Na rodada seguinte tem o lanterna do campeonato e quando estamos diante de situações como essa, os últimos 15 anos respondem.
    O time do são paulo é horrível, com ganso ou sem ganso. Apanhou de todo mundo no campeonato paulista.
    Torço para que o limitado Douglas continue pegando rebote, sinal de que os companheiros estão criando e finalizando, e os rebotes mostram que nossos adversários não tem “interesse” (preocupação) em marcar o Douglas.
    Corneta não!
    Sensatez sim!

    Não me permito gritar ao vento numa rodada em que fazemos os 3 pontos, e logo ali na frente procurar explicações quando se acovardar frente a: sport, chapecoense, vitória, coritiba, ponte….

    • Ezio 25 de julho de 2016 - 07:58 Responder

      Legal teu comentário, só discordo de tuas críticas ao Douglas. Ele pode gostar de uma cerveja mas junto com Luan, Geromel e Walace é o melhor jogador do time. Ele é um dos que a qq momento pode ou pegar um rebote ou achar alguém na cara do gol sem falar que cada vez melhora nas batidas de bola parada. Não se trata de um jogador limitado.

  • Ezio 25 de julho de 2016 - 07:56 Responder

    Parabéns pela análise Cris… Teus posts estão cada vez melhores… Tens uma excelente visão do que foi o jogo… Gostaria de ser mais otimista ainda mais depois de uma partida como a de ontem (cansei de ver o GREMIO golear os bambis mas mesmo nessas goleadas nunca o GREMIO deu um totó de bola tão convincente como o da partida de ontem) só que o problema é que depois de uma grande atuação o GREMIO sempre tem que dar uma rateada contra algum timeco… Como o De Leon postou acima na próxima rodada vamos topar com um desses timecos que é o América e o time nos últimos anos tem tido histórico de refugar quando topa com esses timecos… É o momento de o time ganhar e pegar embalo pra pegar a liderança vamos ver se esses caras não tem outro acesso de bichice e ganham essa partida…

  • Eduardo 25 de julho de 2016 - 08:42 Responder

    Senti falta de falarem do Jailson Smith. Jogou com segurança e vontade!

  • Artur Wolff 25 de julho de 2016 - 10:00 Responder

    Saiu Giuliano o time melhorou….!!!!
    Aé..??
    Pois é, “os cornetas” vinham dizendo esta “barbaridade” há seis meses.
    Mas os “entendidos” enchiam a boca para dizer que ele era o “jogador tático”…….
    A verdade é filha do tempo.
    O problema é que em futebol, neste “tempo”, acabam-se perdendo jogos, pontos e campeonatos.
    Negueba, P. Rocha, Licoln ….qualquer um que entrasse no lugar daquela nulidade seria positivo.
    Ouvi um comentário ontem que me chamou a atenção: “O Grêmio acabou o jogo atacando”
    É verdade. O que vímos em muitos jogos, o Grêmio fazer um ou dois gols e ir se defender, acabando o jogo acuado dentro de seu estádio, ontem não aconteceu.
    O resultado foi uma das três melhores partidas do Gremio no ano.
    E de novo podemos fazer a análise. O DESEMPENHO ontem foi excelente, passes certos, aproximação, compactação, criação…..O RESULTADO nem tanto ( o 1×0 sempre é perigoso) não refletiu o DESEMPENHO, pois as inúmeras chances criadas não resultaram em gols.
    Mas ter um BOM DESEMPENHO é promissor, mostra potencial técnico e tático da equipe.
    É daquelas partidas que todos jogam bem.
    Douglas tem melhorado em relação a Douglas, sem dúvida.
    Já o suficiente para compor um time campeão brasileiro? Acho que não.

    • Artur Wolff 25 de julho de 2016 - 10:01 Responder

      Em tempo; Jaílson é titular absoluto neste time.

  • Justino 25 de julho de 2016 - 19:27 Responder

    Eu xinguei o Herber Roberto Lopes de bobão e feioso.

  • Deixe uma resposta