Grêmio no FM: um marco na relação entre clube e torcida

2 Postado por - 10 de janeiro de 2015 - Artigos

Na última quinta-feira, o Grêmio anunciou que a rádio do clube – que desde 2007 vai ao ar somente pela internet – passará a ser transmitida também pelo FM. A iniciativa contou com o apoio da Umbro, nova fornecedora de material esportivo e que dará nome à rádio. Assim nasce a Grêmio Rádio Umbro, que ocupará a frequência 90,3 FM.

De forma pioneira, o Tricolor cria mais um canal de comunicação com seu torcedor, que inicialmente será utilizado somente em dias de jogos. Ou seja, você poderá acompanhar todos os detalhes da partida diretamente pelo clube, assim como ocorre via web, só que através do seu aparelho de rádio/celular. Grande avanço!

Como profissional do jornalismo, fiquei extremamente contente com a notícia. Acredito que uma instituição do tamanho do Grêmio precisa investir em comunicação para melhor se relacionar com seu público, e evidente que quando falo em comunicação não restrinjo ao conteúdo jornalístico, medidas envolvendo o Quadro Social, por exemplo, são vitais atualmente.

Grêmio Rádio Umbro

Divulgação Grêmio

Em contrapartida, a qualidade desta comunicação é fator determinante para seu sucesso. O retorno da torcida ao anúncio foi rápido e não há dúvida que a partir da primeira transmissão os ouvidos tricolores darão atenção à rádio. Somando os ouvintes que já a prestigiam via web e mais os novos via FM, a responsabilidade aumenta. Como o torcedor é exigente, o jornalismo praticado pela Grêmio Rádio Umbro precisa ser de excelência, até porque no mesmo dial estarão os grandes veículos do Estado.

Este mesmo torcedor que clamou para que o clube estivesse no AM/FM – cansado das coberturas ‘imparciais’ e de um jornalismo que em determinados momentos lesa o clube – dará sua chance à Grêmio Rádio Umbro, mas só ser fanático pelo Tricolor não garantirá que ele vire ouvinte, ele precisa receber um conteúdo de qualidade ou seguirá alimentado os veículos tradicionais.

Acredito que o Grêmio saiba a grande responsabilidade que esta iniciativa traz, assim como os profissionais que já atuam na rádio desde 2007 e que agora poderão ser ouvidos no FM. A criação da Grêmio Rádio Umbro tem tudo para ser um marco na relação entre clube e torcida. Que nós façamos dar certo, o clube oferecendo um conteúdo de qualidade, e a torcida com sua audiência. Quem sabe assim, num futuro próximo, podemos ter 24h de programação só falando de Grêmio. Já pensou?

Comparilhe isso:

1 comentário

  • Lucas Borio 11 de janeiro de 2015 - 02:50 Responder

    A radio vai pegar em todo o Brasil ou só no RS?

  • Deixe uma resposta