Hoje, pelas oitavas da Copa do Brasil, 20mil na Arena é decepcionante? NÃO

1 Postado por - 17 de maio de 2017 - Artigos

Por Minwer, publicado originalmente na sua página do Facebook.

Faz um tempinho que não escrevo sobre o Grêmio, e isso até era meio que uma resolução. Sabe como é, a gente vai ficando velho e acaba se atendo mais ao passatempo preferido que vem com a idade: pagar boletos. Mas vi uma certa revolta de gremistas no twitter por conta da previsão de público pra partida de hoje ser de algo em torno de 20mil. Um absurdo, dizem! Ainda mais se levarmos em conta que não é final do mês, viemos de uma boa atuação contra o Botafogo na estreia no BR e é o primeiro jogo defendendo o título conquistado no ano passado.

Antes de mais nada, eu também considero o público baixo. Na real, menos de 30mil eu considero baixo pra qualquer jogo. Mas 20mil pra hoje não pode ser considerado uma surpresa, pelo simples fato de que ESSA É A MÉDIA de público do Grêmio em jogos NESTA FASE da Copa do Brasil de 2012 pra cá.

Fui buscar os dados no site da CBF e, pra ser mais preciso, a média é 20.851 pagantes. Nossos jogos pelas oitavas:

2012- Fortaleza (jogo de volta) – 17.365
2013- Santos (jogo de volta) – 25.871
2014- Santos (jogo de ida) – 28.091
2015- Coritiba (jogo de volta) – 20.606
2016- Atlético PR (jogo de volta) – 12.321

Público e renda na Copa do Brasil (Créditos: Minwer)

Se tirarmos os 2 jogos ‘fora da curva’ que era contra o Fortaleza (ainda no saudoso Olímpico), que tem menos apelo que os demais, e o do ano passado, na reestreia do Renato após a queda vertiginosa do desempenho do time, chegamos a média de 24.856. E não vai fugir muito disso hoje mesmo.

Só pra constar, a cada fase que o Grêmio avança, a média de público sobe 12mil:
Quartas: 32.928
Semis: 44.146
A final do ano passado teve 52.233 pagantes.

Enfim, só queria dizer pro pessoal não sair dizendo que “o público hoje foi decepcionante” ou que a “torcida só vai na boa”. Vai estar perfeitamente dentro da média pra essa fase, mesmo com promoção de ingressos.

Pra aumentar mesmo o público nas oitavas duma Copa do Brasil tem que mudar muita coisa, não só o preço da entrada.

O Minwer é Gremista Libertador Remido. Mais textos dele na época de Blog você pode conferir aqui.

Comparilhe isso:

2 + comentários

  • Mauricio 17 de maio de 2017 - 16:50 Responder

    Não me é decepcionante pois eu não esperaria algo maior do que isso sem maiores incentivos/atrativos ao consumidor/torcedor.

  • Guille 17 de maio de 2017 - 20:38 Responder

    Pra mim tem um componente muito simples nisso tudo, também : jogos da CB são televisionados para a praça. Ao menos em 2016 e nesse ano.
    Eu mesmo iria hoje mas quando vi que vai passar na TV, desmobilizei.
    (no meu caso, moro na Hípica, o que envolve atravessar a cidade. Filha pequena + esposa grávida, e por aí vai. Cada um com seus motivos e circunstâncias )

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167