Lá se foi mais um cavalo encilhado

0 Postado por - 16 de maio de 2012 - Artigos

Não teremos outra oportunidade de nos despedir do Olímpico. Pensando nisso, alguns integrantes do BloGrêmio não ficaram só escrevendo nos seus blogs, resolveram contribuir com o pouco que tem de conhecimento de marketing e apresentar uma proposta para que o Grêmio fizesse bom uso do último ano do nosso Velho Casarão. O resultado vocês podem ver nessa apresentação abaixo.

Despedida do Olímpico

Este trabalho foi apresentado em janeiro diretamente para o CEO do Clube. Porém, o prazo era curto demais pra implementar a tempo da estreia no Novelettão pois demandaria uma engenharia logístia um tanto quanto complexa. Mesmo assim, houve a promessa de se levar o projeto adiante. Acreditamos.

No dia 13 de fevereiro, num encontro no pátio do Olímpico, o diretor de marketing do Grêmio comentou comigo que tinha recebido o projeto e que o mesmo seria implementado para o Campeonato Brasileiro. Ficamos exultantes e ansiosos com a notícia.

Porém, nessa semana foi divulgado o plano de pacote de ingressos para o BR’12 e, para nossa surpresa, tivemos isso. Decepção.

Só pra se ter uma ideia, em 2010 (ano com rendimento médio pra razoável), com um plano semelhante a esse apresentado, não foram vendidos nem 70 pacotes de ingressos pro BR.

MENOS DE SETENTA!

Impossível, por mais sócios que o Clube tenha, não conseguir mobilizar nem 100 torcedores ou empresas a comprar o tão aclamado Season Ticket. Deve ter algum motivo, não? Talvez a falta de atrativos seja um.

Antes de dar publicidade ao fato, consideramos mais correto questionar sobre o por quê do projeto não ter sido implementado. A resposta foi pior que o esperado: preferiram implementar o que estava previsto desde o inicio no planejamento (oi?). Ué, mas até um mês depois de apresentado, o projeto era bom e ninguém falou sobre conflito com o planejamento, muito menos em planejamento. Por fim, disseram a grande preocupação é com a transição pra Arena. Ok, é algo que realmente precisa de atenção total, mas simplesmente fizeram mais do mesmo na despedida da nossa casa.

Pior que isso, só se a gente ficasse dizendo que é o primeiro disso, primeiro daquilo… OPS.

Outros links sobre o assunto: Imortal Tricolor e Blog do Mosqueteiro

Comparilhe isso:

34 + comentários

  • Daniel 16 de maio de 2012 - 09:28 Responder

    Para mim isso não é novidade, se vocês acham que essa questão aí é ruim, tenta ser um sócio torcedor ouro/diamante e morar fora do RS. Sou sócio torcedor ouro desde 2007, sou gaúcho e moro no PR, meu único benefício é saber que estou ajudando o clube. Vou ao estádio no máximo 2 vezes ao ano devido a distância, e compro em média 2 camisas por ano, sendo que teoricamente teria um benefício de 10% de desconto que já é abatido com sobras na hora de pagar o frete. Então é isso, o clube quer chegar a 100 mil sócios, lotar estádio, mas acha que vai conseguir sem fornecer nenhum atrativo, sendo que nem o fator empolgação existe devido a falta de títulos dos últimos anos. Lamentável.

  • Fausto 16 de maio de 2012 - 09:54 Responder

    Quando eu “imagino” o departamento de marketing do Grêmio, imediatamente me vem a idéia de uma repartição pública … morosidade, falta de vontade, falta de comprometimento e cobrança nenhuma por resultados!!

  • Dewes 16 de maio de 2012 - 10:04 Responder

    “Menos de 70.” Se isso não é motivo para se preocupar e tentar fazer melhor no ano seguinte, eu não sei o que seria.

    Ainda se tivessem que pensar em como melhorar esse número, era de se esperar um resultado tosco como esse. Mas ganharam de mão beijada todo um planejamento (muito bem feito, por sinal) e não fizeram NADA?

    Vergonha dessa administração. Vou fazer pós em marketing esportivo e assumir essa bagaça. Pelo menos saberia ouvir e acatar boas propostas como essa.

  • Alemão 16 de maio de 2012 - 10:22 Responder

    O lance do marketing do Grêmio são as campanhas eleitorais… campanhas para sócios, campanhas para lotar o estádio e grandes campanhas no certames que o tricolor disputa não são o foco, gente!

  • EduardoSchwede 16 de maio de 2012 - 10:25 Responder

    Ow galera vocês que tem mais acesso ao Olímpico e os departamentos, vamos dar um SE LIGA nesses caras do Marketing!! por favor são muuuuuito tapados, faço administração na UFSM aqui de Palmeira das Missões, minha professora que tem mestrado em Marketing ( e é gremista, inclusive até comentou conosco possibilidades de atrativos e tooodos gostaram, até os colorados da sala de aula) dá de dez a zero nesses bananas que não faço idéia do que fazem ae!! falta é profissionalismo e criatividade, comprometimento!! Quando assisto as aulas da minha professora, vejo que esses caras aê não tem o mínimo de condições em representar um poderio tão grande de mercado como é o Grêmio; são os legítimos jabutis no topo da árvore( jabutis não escalam árvores, “são colocados” lá).

  • bruno 16 de maio de 2012 - 11:01 Responder

    O que esperar de um Dep. de Marketing que acha sensacional a ideia de bonecos (mto malfeitos) do Souza e André Lima…

  • Baita Gremista 16 de maio de 2012 - 11:15 Responder

    Boa critica! Bela iniciativa!
    O marketing do Grêmio deveria ser o setor mais estratégico do clube, principalmente a médio prazo.
    Mas vejo poucas coisas boas no nosso marketing.
    O Ticket Season tem que ser implementado para todos! Temos que trocar a cultura.
    Abraço
    @baitagremista

  • Fagner 16 de maio de 2012 - 11:22 Responder

    Em qualquer empresa do mundo isso é motivo para demissão sumária.

    Saludos,
    Fagner

  • Marcelo 16 de maio de 2012 - 11:41 Responder

    Só eu acho que a maior parte do público potencial para comprar um pacote destes não vai comprar, pois já é sócio e tem acesso a todos os jogos?
    Ainda que 70 pacotes seja realmente muito pouco, 1000 pacotes me parece otimista demais.

  • Diego 16 de maio de 2012 - 12:48 Responder

    Véio… com esse projeto, o mkt, não precisaria fazer nada!!! só implementar… perfeito projeto, até com estimativa de rendimentos liquidos… faltou vontade da galera que “trabalha” no anti-marketing Tricolor…
    da mesma forma, o marketing não faz nada a respeito da 17ª VEZ SEGUIDA TOP OF MIND…. uma notinha na imprensa e no site…???? só isso…

    propaganda do Show da Madona noticiando o estádio, mas nenhuma letra sobre ser o ultimo, o de despedida…

    Fala sério…

  • Cadu 16 de maio de 2012 - 12:53 Responder

    Concordo plenamente com o Daniel. Também sou sócio e moro fora do RS,vários jogos em Florianópolis não consegui ir por não ter ingresso.Agora,comprei o Plano Azul,já pago há 4 meses e não recebi nem o Kit Boas Vindas,esperar que a camisa venha é ILUSÃO!

  • Lúcio Schneider 16 de maio de 2012 - 13:11 Responder

    E digo mais: com a transição para a Arena da forma que foi feita, o Grêmio perdeu a chance de organizar todo o seu quadro social.

    Era a hora de proclamar o fim do sócio-torcedor e tornar todos os sócios locatários de setor. Cobrar preços baixos e encher o estádio frequentemente. Afinal, temos 60.000 lugares, por quê utilizar de somente 15.000?

    Minhas ideias quanto ao quadro social do tricolor:

    – Fim da modalidade sócio-torcedor.
    – Estádio fechado para sócios.
    – Ingresso isento para qualquer jogo, funcionando somente como controle do público.
    – Preços das modalidades de sócio variam de acordo com setor:
    • Quarto anel lateral e geral: R$ 50 mensais
    • Quarto anel diagonal: R$ 75 mensais
    • Quarto anel central: R$ 100 mensais
    • Primeiro anel lateral: R$ 100 mensais
    • Primeiro anel diagonal: R$ 150 mensais
    • Primeiro anel central: R$ 200 mensais
    – Além de plano pra quem quer se associar mas não ir aos jogos por R$ 20 mensais, no qual o clube entrega uma camiseta oficial por ano ao associado (válido para torcedores de outros estados, por exemplo).

    Os valores não são precisamente estes, mas refletem a ideia da progressão por setor e do baixo preço por associado, ganhando na quantidade.

  • Camila 16 de maio de 2012 - 13:45 Responder

    Pois é.. Eu também penso que o departamento de marketing é mto parado e incompetente. Eu que não sou da área, percebo várias oportunidades pra serem trabalhadas e não vejo ação nenhuma por parte deles.

  • Pablo Maicá 16 de maio de 2012 - 13:45 Responder

    Amadorismo, falta de profissionalismo, falta de comprometimento e cobrança, INCOMPETÊNCIA!!

    Quando se fala em mkt no Grêmio é isso eu consigo imaginar!

    Não tem o que se falar, a indignação é tanta que faltam as palavras. E pensar que na era arena ainda terão incompetantes como estes no clube. A profissionalização definitivamente não é prioridade no Grêmio.

  • Daniel Souza 16 de maio de 2012 - 14:33 Responder

    Custo do ingresso para o sócio que comprar o pacote do Brasileirão:
    =======
    Sócio Torcedor Diamante – R$ 45,00 mensais
    8 meses x R$ 45,00 = 360,00

    Preço do Pacote a vista:

    Cadeira Central
    R$ 532,00 + 360,00 = R$ 892,00
    Custo de cada ingresso = 47,00

    Cadeira lateral
    R$ 456,00 + 360,00 = R$ 816,00
    Custo de cada ingresso = R$ 43,00

    Arquibancada
    R$ 380,00 + 360,00 = R$ 740,00
    Custo de cada ingresso = R$ 39,00

    =============

    Sócio Torcedor Ouro – R$ 26,00 mensais
    8 meses x R$ 26,00 = 208,00

    Preço do Pacote a vista:

    Cadeira Central
    R$ 1.064,00 + 208,00 = 1.272,00
    Custo de cada ingresso = 67,00

    Cadeira lateral
    R$ 912,00 + 208,00 = R$ 1.120,00
    Custo de cada ingresso = R$ 59,00

    Arquibancada
    R$ 760,00 + 208,00 = R$ 968,00
    Custo de cada ingresso = R$ 51,00

    =======

    Preços muito salgados pra quem vai comprar de forma antecipada, pagamento a vista, por todos os jogos. Mesmo que o sócio consiga ir nos 19 jogos ainda assim fica caro. O pacote deveria ser uma forma de atrair o torcedor, do Grêmio garantir esse $$$.

  • Fabiane 16 de maio de 2012 - 14:45 Responder

    Cara,
    Esse é o tipo de coisa que não dá para chamar nem de falta de profissionalização, nem de falta de profissionalismo. Até um amador faria melhor! É CARA-DE-PAU, mesmo!
    Para começar, os caras colocam a torcida para trabalhar no lugar deles, de graça, enquanto eles estão montados na grana que recebem como “profissionais” contratados pelo clube.(“Em vez de ficar reclamando em blog, formaliza uma proposta e apresenta”, como já vimos por aqui mesmo).
    Aí, a torcida se organiza em nome do amor ao clube e apresenta uma proposta exemplar e bem fundamentada (que deve ter consumido umas boas horas de dedicação free da galera). Os “profissionais” do marketing, dormem na apresentação, usam a proposta como papel higiênico (afinal, haja papel para tanta merda!) e fingem que nunca existiu.
    Aí, vão nas emissoras de TV/rádio e jogam a responsabilidade nos ombros do torcedor de novo, declarando que “VOCÊS tem que se dar conta que é o último ano do Olímpico.” (E vocês, não, cara pálida?!?!?!) “Moblizem-se! Adquiram seu pacote de ingressos!”
    Bah, CARA-DE-PAU MASTER! E isso só para manter o respeito e não chamar de coisa pior…

  • Rodrigo 16 de maio de 2012 - 15:11 Responder

    “Ué, mas até um mês depois de apresentado, o projeto era bom e ninguém falou sobre conflito com o planejamento, muito menos em planejamento. Por fim, disseram a grande preocupação é com a transição pra Arena.”

    Mas tchê, aí é que vem o problema: O dpto. de mktg acaba TOTALMENTE ENGESSADO em razão da Arena. Essas decisões acabam saindo da esfera de poder de decisão do depto em si, e caindo pros figurões da Arena em plena campanha política, querendo aparecer.

    Já se deram conta disso?

  • Victor Paixão 16 de maio de 2012 - 15:16 Responder

    Passo pelo mesmo problema. Moro no RJ, e é super complicado ir a jogos aqui, por conta destas torcidas mal educadas e violentas (mais especificamente os verme-negros).
    Ir no Olímpico é um evento em si, uma baita viagem… complicado sair do RJ pra fazer bate-e-volta em Porto…
    Única vantagem que fica é saber que estou ajudando o nosso Grêmio Imortal.

  • Rodrigo 16 de maio de 2012 - 15:19 Responder

    Acho que o passo da profissionalização do Marketing foi dado em 2011, quando trouxeram um PROFISSIONAL da área, que comendou por 8 anos a operação da UMBRO no Brasil e o marketing do Atlético Paranaense, que naquele período teve a receita alavancada. Antes o Dpto. era gerenciado por um EX DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL! ISSO sim é amadorismo.

    Recente auditoria da empresa de consultoria BDO mostrou que a receita total do Grêmio cresceu 24% em relação à 2010, justamente no ano que o novo departamento começou a tomar forma.

    O Inter, na mesma auditoria, mostrou crescimento de apenas 11%.

    Acho que antes de se jogar tantas pedras pra cima, tem que se informar melhor.

    Tem muita coisa que pode ser melhorada? CLARO. SEMPRE terá. Mas os primeiros passos foram dados. O grande problema é interno, a guerra política, as cobrinhas querendo aparecer mais que os outros (lá dentro) e puxando tapetes.

    Quem disse que o projeto não foi levado adiante pelo dpto., e não aprovado pelo CEO do clube? E aí, a culpa é do mktg?

  • Giu 16 de maio de 2012 - 15:32 Responder

    “Ué, mas até um mês depois de apresentado, o projeto era bom e ninguém falou sobre conflito com o planejamento, muito menos em planejamento. Por fim, disseram a grande preocupação é com a transição pra Arena.”

    Mas tchê, aí é que vem o problema: O dpto. de mktg acaba TOTALMENTE ENGESSADO em razão da Arena. Essas decisões acabam saindo da esfera de poder de decisão do depto em si, e se misturando com as decisões do dpto de mktg da própria Arena (depto. esse diferente do do clube).

    Já se deram conta disso?

    Acho que o passo da profissionalização do Marketing foi dado em 2011, quando trouxeram um PROFISSIONAL da área, que comendou por 8 anos a operação da UMBRO no Brasil e o marketing do Atlético Paranaense, que naquele período teve a receita alavancada. Antes o Dpto. era gerenciado por um EX DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL! ISSO sim é amadorismo.

    Recente auditoria da empresa de consultoria BDO, bem como da PluriConsult, mostrou que a receita total do Grêmio cresceu 25% em relação a 2010, justamente no ano que o novo departamento começou a tomar forma.

    O Inter, na mesma auditoria, mostrou crescimento de apenas 11%.

    Acho que antes de se jogar tantas pedras pra cima, tem que se informar melhor.

    Tem muita coisa que pode ser melhorada? CLARO. SEMPRE terá. Mas os primeiros passos foram dados. O grande problema é interno, a guerra política, as cobrinhas querendo aparecer mais que os outros (lá dentro) e puxando tapetes.

    Quem disse que o projeto não foi levado adiante pelo dpto., e não aprovado pelo Conselho de Administração? Ou vocês acham que a decisão final é do Dpto. de Mktg? E aí, a culpa é do mktg?

  • Dani Guerra 16 de maio de 2012 - 16:39 Responder

    O gremista do mundo paralelo é muito sonhador e perdedor.

    • Snel 16 de maio de 2012 - 16:53 Responder

      Ao invés de perder o nosso tempo, e o teu, vai trabalhar no Cheira-Lixo, tão precisando de um monte de mão pra dar conta da reformar daquela jossa que vocês chamam de estádio.

  • Fagner 16 de maio de 2012 - 18:34 Responder

    Pois é, Giu e Rodrigo, pelo visto o departamento de marketing não perdeu tempo em enviar um panfleto do que dizer para os blogs nos dias de hoje.

    Eu até tenho uma pergunta para vocês: QUEM É A UMBRO NO BRASIL? Até a Topper é mais representativa.

    Saludos,
    Fagner

  • Dewes 16 de maio de 2012 - 19:49 Responder

    Fagner, pelo visto, eles não vão responder. Até porque isso aí deve ser resposta pronta que eles copiaram e colaram. Não devem nem saber escrever.

    Umbro e Patético/PR? Isso é argumento ou piada? Currículo é que não é!

  • Giu 16 de maio de 2012 - 22:06 Responder

    Fico perplexa com a falta de educação de alguns, que as vezes parecem não ter argumentos e encontram no ataque pessoal e desrespeitoso a solução para um debate. Não, o texto não tem nada de prontinho, tampouco tem qualquer relação com alguém do dpto. de marketing do clube. Eu havia escrito sob outro nome para me manter anônima, mas achei que o comentário não fosse entrar no blog e decidi usar o correto. Por isso, simplesmente repeti o texto.

    Enfim, sempre estarei disposta à discussões CIVILIZADAS, sem ataques pessoais a quem quer que seja. Sou sócia, não tenho relação com diretoria, conselho, tampouco qualquer movimento político do Grêmio.

    Tem gente que parece só cornetear tudo que acontece dentro do clube, de ficar de mimimi só porque o projeto não foi levado 100% adiante do modo proposto, achando que sempre tem a solução mágica pra tudo e que os outros nunca entendem nada de nada!

    Fagner, a Topper é mais representativa do que a Umbro? OK, quando a Topper vestir um campeao brasileiro(e se deus quiser vai, este ano com o Grêmio) como a Umbro fez com o Santos (e o próprio Atlético PR vice no mesmo ano), ou mesmo patrocinar a seleção brasileira campeã mundial algum dia, teu argumento terá um PINGO de fundamentação. O que escreveste é uma grande BOBAGEM. A propósito, a UMBRO foi adquirida pela Nike há poucos anos… creio que não seja à toa.

    Dewes: Como é que é? Ser diretor no Brasil da operação de uma multinacional de ramo esportivo, fornecedora da seleção inglesa, brasileira, e de muitos grandes clubes do mundo não é currículo? Ser diretor de mkt de um clube campeão brasileiro não é currículo? POR FAVOR, nos ilumine e nos diga onde você ou qualquer outro que tanto corneteiam trabalham, para ter um currículo de verdade como tu diz.

    Minwer, tua ideia é muito boa, mas tu sabe como é dentro de clube de futebol. Da pra ver que a ideia de ver jogos do camarote foi aproveitada (por sorteio, e nao garantido a todo comprador de pacote). Existem problemas operacionais que com certeza acabariam por inviabilizar o projeto em sua totalidade.

    Outra coisa, infelizmente o dpto de mkt também é responsável pela área comercial, o que não deveria se misturar. Por que? Porque internamente a cobrança sempre vai ser maior em relação a receita que entra pra pagar o dpto. de futebol, e os esforços sempre acabam concentrados ali.

  • Haole 16 de maio de 2012 - 23:24 Responder

    Lamentável. Que coisa mais lamentável a GESTÃO do Grêmio. Nem falo agora em futebol, falo em gestão empresarial mesmo. O MKT não existe, e o Planejamento Estratégioc?? Olhem no site do Grêmio o que está escrito sobre PE. Balela. Visão sem prazo. Sem prazo! E o “Mapa da Estratégia”??? Quem inventou aquilo? Já ouviram falar de BSC??? Meu Deus, estão brincando de gestão no nosso Grêmio.
    Sou sócio, trabalho com Planejamento Estratégico. Entrei em contato com o Grêmio, para participar, como ouvinte que fosse, do evento de PE do clube. Recebi balão em troca.
    Lamentável, mas é muito amadorismo.

  • Fagner 17 de maio de 2012 - 00:54 Responder

    Bobagem? Pois então a Penalty, que já vestiu um bicampeão mundial, quatro libertadores e fora o resto é o maior exemplo de branding que temos. A Umbro é tão “marca” que o Santos mudou para Nike. Construção de marca é querer transformar um nome em querer. E ninguém quer ser Umbro no Brasil. Ela entra só se pagam mais. Mesmo caso da Topper. Porém, as campanhas da Topper (onde estão as da Umbro?) fazem ela pelo menos mostrar que busca um mercado, principalmente usando a emoção (coração manda) e a irreverência como atributos da marca. Qual é o vetor de sustentação da Umbro? Se tu não sabe a resposta, como eu, então, nota ZERO em termos de Branding.

    E, no mais, como tu mesma colocastes, o anterior NEM DO MARKETING era. Se eu transformo cinco em dez eu tenho um aumento de 100%, assim como um em dois. Se tu queres aceitar esses “números” ao invés de ver que não temos planejamento nenhum para o último ano do Olímpico, a não ser exatamente o mesmo (e falido) do ano passado, tudo bem, o problema é todo teu. Só não te dou o direito de te considerar “ofendida”. A confusão foi provocada por ti mesma e era só justificar isso que a gente moderava, só um comentário aparecia e tava tudo certo.

    Discordo do que tu escreves, mas BOBAGEM, ainda mais assim, em maiúscula, foi bem mais ofensivo e menos civilizado do que tu imagina.

    Saludos,
    Fagner

  • Fausto 17 de maio de 2012 - 08:47 Responder

    Pessoal, vocês estão discutindo o currículo do cara, Umbro, Atlético-PR e o diabo a quatro, mas isso só é importante até o momento da contratação do profissional. Uma vez contratado, morre a avaliação de currículo e nasce a avaliação de resultados. Que resultados esse cara trouxe para o Marketing do Grêmio? O que vem sendo feito de inovador? Mede resultado, cobra melhoria e se não tiver troca o profissional. É assim que funciona em qualquer lugar!

  • Giu 17 de maio de 2012 - 09:31 Responder

    Fagner, te peço desculpas se te ofendi por escrever “bobagem”, mas fiquei exautada quando li alguns comentários sobre o que EU tinha escrito (e que, aliás, eu “não saberia escrever”). Mas enfim, ainda discordo de ti em relação a Umbro x Topper. O Santos mudou para Nike justamente porque a Nike adquiriu a Umbro, com certeza também pensando em “pegar” os grandes clubes para os quais a Umbro fornecia. Só vemos propagandas da Topper aqui no Estado, justamente por causa do Grêmio (e diga-se de passagem, que hoje só temos Topper por causa da cláusula contratual da Puma; inclusive, foi o Jurídico que se cagou e decidiu não ir contra e discutir, pois o mkt planejava outras marcas – aqui, mais uma vez, fica o exemplo de que o mkt é engessado por outros departamentos dentro do clube).

    A Umbro sempre teve dificuldades de posicionamento perante Nike/Adidas/Puma pois durante sua história no Brasil, sempre optou pelo setor “barateiro”, o que acabou criando essa imagem de marca barata, popular. Foi justamente com a entrada do Verardi lá que o planejamento mudou para reposicionar a marca, tanto é que a mesma começou a se posicionar também no setor casual, etc.

    Mas enfim, como bem ressaltado pelo Fausto, não adianta ficarmos discutindo qual marca é melhor, tampouco currículo do profissional (que como eu já disse, não acho nada ruim como apontado por alguns).

    Temos que ver os resultados. E as consultorias apontam crescimento na receita. Como eu tinha dito, a grande merda é que o Dpto. de Marketing não consegue se dedicar exclusivamente ao que deveria – o MARKETING – pois a pressão interna fica sempre para que se apresente RECEITA (Comercial, que não deveria se misturar com o mkt). E aí é erro de gestão do CLUBE, e não do departamento específico, concordam?

    Sinceramente, eu noto muitas mudanças de dois anos pra cá. Vemos mais Grêmio na rua, outdoors exautando sim o “Em 2012, viva o Olímpico”, etc. Vemos mais ações de marketing. Vemos aumento grande na receita (vide renovações com o Banrisul, p. ex., que foi feita pelo mesmo cara que vocês tanto xingam).

    Por fim, acho muito muito válida a iniciativa do Minwer e cia. em querer ajudar e apontar ideias. Mas tenho certeza que deve entrar, por dia, uns 500 emails na caixa de entrada do cara com “ideias mirabolantes que resolverão os problemas de mkt do clube”. Se o cara for parar para ler tudo que enviam, não trabalha. Então acho que se o projeto for bom, tem que ir lá, bater na porta do dpto., pedir pra falar com o cara, discutir as ideias, e não sair xingando as pessoas por meio de um canal de comunicação com tamanha repercussão e que faz a cabeça de muita gente que mal pisa dentro do Olímpico.

    Um abraço!

  • Daniel Souza 17 de maio de 2012 - 10:49 Responder

    “Mas tenho certeza que deve entrar, por dia, uns 500 emails na caixa de entrada do cara com “ideias mirabolantes que resolverão os problemas de mkt do clube”

    Que não sejam 500 por dia, que sejam só 50 por mês… Que se coloque alguém para receber, fazer a triagem do que pode ou não ter potencial.
    Ouvir o torcedor desde a idéia mais simples é fundamental.

    Um exemplo só: Um monte de gremistas “fora do peso” reclamavam que as camisas da Puma eram pra atletas ou mais justas que os modelos dos fornecedores anteriores. Eles chegavam pra comprar, experimentavam e ficava justa. Não compravam.

    Até onde sei, o Grêmio não fez nada em relação a isso. O clube deixa de ganhar dinheiro muito fácil.

  • Társis Salvatore 17 de maio de 2012 - 12:22 Responder

    Pensei a mesma coisa…

  • Filipe Assis 1 de junho de 2012 - 20:25 Responder

    Cara, eu fico perplexo com o quê esses “caras” do Grêmio fazem, os pensamentos, as estratégias… Bah, as vezes eles acertam e fazem algo bacana, que empolga, mas tem vezes que eles criam coisas que não tem como tu imaginar que alguém que fez aquilo é realmente um torcedor do Grêmio, sendo muito inocente ao dizer que quem tá à frente do Grêmio de fato torce pelo mesmo… Mas pelo amor de deus, precisamos de alguém que realmente olhe pelo Grêmio… Que torça, se tivesse pelo menos um que de fato, torcesse, melhoraria, mas parece que atualmente é tudo política, é chegar quando o time tá mal e dizer – “Ajudem, o time precisa de vocês” – mas quando as coisas estão indo relativamente bem, como atualmente, eles simplesmente deixam de fazer qualquer coisa, abandonam a torcida, sequer tentam criar algo que nos faça ficar ainda mais empolgados com nosso time…

  • […] E infelizmente, o Grêmio não me escuta, não me lê e muito menos se importa com o que eu digo, imagina os outros. E eu estou certo. Aliás, praticamente todas as vezes que EXPONHO a minha opinião sobre o Grêmio […]

  • w3vxc 17 de junho de 2015 - 08:15 Responder

    DEMENTES! É assim que tem de ser chamados esses idiotas que dizem que “o Olímpico envelheceu, não dava mais….” entre outras idiotices, INGRATOS!

    Aquela era a nossa cada, NOSSA VERDADEIRA CASA, construída pela NOSSA TORCIDA e por homens HONRADOS. Porém, a vontade de “imitar europeu” falou mais alto, e jogaram a história do clube no LIXO.

    Sair do Olímpico foi o golpe de misericórdia deste conselho desgraçado contra o clube.

    Nunca, jamais essa arena será e terá o que o Olímpico tinha, aquela coisa de dizer VOU NO GRÊMIO, ou seja TINHAMOS CASA, TINHAMOS SEDE, e hoje? Escondido lá no CÚ DO MUNDO.

    Que saudade do verdadeiro Grêmio!

  • Deixe uma resposta