#Libertadoras : As mulheres estão ‘cheias de opinião’ sobre futebol

0 Postado por - 14 de março de 2017 - Artigos

Por Kyane Sutelo

O Grêmio começou com confiança essa Libertadores. Passou por alguns momentos de sufoco, é fato, mas nos deu motivos para acreditar num futuro próspero. Não que nós, gremistas, precisemos de motivos plausíveis para termos esperança. Lembro da crença emocional com a qual assisti cada jogo, em busca do Tri da América. Lembro de palpitar na escalação e gritar coordenadas em frente à televisão na partida contra o Boca Juniors. Entre tantas outras.

Foto: Emanuel Demaui/Grêmio Oficial (via Flickr)

Mas, na verdade, não sei se tudo isso importa, pois as mulheres andam muito ‘cheias de opinião’ ultimamente. Eu explico. Durante o programa esportivo de maior destaque das telinhas gaúchas, desta sexta-feira, pós-estreia na Libertadores, a apresentadora – sim, pasmem, uma mulher – utilizou esta infeliz expressão. Ao mostrar o comentário de uma gremista gravado na véspera, disse que entrevistaram várias torcedoras ‘cheias de opinião’. Porque é uma coisa a ser destacada, ‘ora bolas’, mulheres falando e pensando futebol, em pleno 2017. Que estranho!

Defendo o direito das mulheres de ter opinião sobre o que quiserem: certa, errada, lógica, absurda…enfim. Não sou comentarista de esportes, porém, sempre que tiver espaço, vou dizer o que eu penso sobre futebol e aplaudir as torcedoras ‘cheias de opinião’. Dentre elas a senhora que acertou em apontar o Ramiro como destaque. Confesso que nunca apostei minhas fichas nele, mas esses 90 minutos mostraram que o guri é bom. Se movimentou bem, apareceu quando necessário. E aquela defesa, em cima da linha – sem comentários!

Sem Douglas e Geromel (por tempo indeterminado), que, para piorar, não são os únicos desfalques, vai ser difícil. Mas vamos confiar na capacidade do Renato de organizar e mobilizar a equipe, mais uma vez. Muitos de vocês devem estar contando com Barrios como estrela do ataque. Novidade e tudo mais. Mas fiquei muito feliz com a renovação do Pedro Rocha até 2019 e acho que ele está fazendo por merecer seu lugar em campo. Por enquanto, é claro. Aguardemos cenas dos próximos capítulos, porque vida de torcedor é sempre uma novela.

Este é o primeiro texto recebido em 2017 para o convite que fizemos às mulheres no dia 08 de março: vir aqui e compartilhar com a gente o que quisessem. Até o dia 31/03 nós seguiremos postando todos os textos enviados por mulheres sobre o tema que elas quiserem. Te convidamos a participar. As regras estão no fim do texto. Para ver os outros já recebidos clique aqui.

Comparilhe isso:

2 + comentários

  • Ezio 14 de março de 2017 - 12:48 Responder

    Acho divertido vermos mulheres participarem mais do futebol. A única critica que faço é que o site poderia ter gravado os melhores momentos da estréia do GREMIO e postado no site. Procurei no Youtube e não achei nada a não ser um desabafo de uma das jogadoras do GREMIO. Agora há pouco postei no texto da Cris.

    • Fagner 14 de março de 2017 - 12:56 Responder

      Pois é. A Grêmio TV tá transmitindo apresentação de jogador nesse exato momento, ao vivo. Por que não estava transmitindo a estreia do time via Youtube? Ou pelo Facebook? Nós não temos essa estrutura. A fala da atleta do Grêmio foi espontânea, simplesmente “fala aí, vamos postar”, tomada depois de um final de jogo emocionante. E o que chega na cabeça dela na hora é responder aos muxoxos da torcida. Se fosse dado mais espaço pra elas talvez a fala fosse diferente. Não é o caso hoje, infelizmente. A gente podia partir daí.

      Saludos,
      Fagner

    Deixe uma resposta