Mais um armador

6 Postado por - 18 de março de 2015 - Artigos

O futebol vem passando por algumas mudanças táticas importantes, principalmente na Europa, pelas mãos de treinadores como Guardiola, por exemplo. Os modelos defensivos e principalmente ofensivos são mais variados e armação de jogo começa com o goleiro.

Esquema da moda nos dias de hoje, o 4-2-3-1 prima por três jogadores – o que sustentam o camisa 9 – de velocidade e técnica, mas que não tenham como peça fundamental o pensamento de um camisa 10 nato. Sendo assim, a função do 10 agora é exercida um pouco mais atrás, onde atuam os volantes, ou melhor, os meio-campistas.

Maicon 140315

Foto: Flickr Grêmio Oficial

Felipão gosta do 4-2-3-1, tanto que usou o esquema ano passado e agora monta seu time através dele, com isso, a função de organizar o time fica a cargo dos homens que estão a frente da zaga. E a novidade no elenco atual é Maicon, que tem como característica principal o passe. Em sua estreia no último sábado, ele deu 75 passes, acertando 71 deles, o que resulta em um aproveitamento de 95% (dados do Footstats).

Dificilmente ele seguirá nessa média, afinal de contas, jogamos praticamente só no ataque. Porém, vale salientar que Maicon não fez só passes laterias, alguns deles deram boas condições de finalizações aos seus companheiros. Com a intensa movimentação do quarteto final, os meio-campistas são fundamentais para o funcionamento do esquema de Felipão, que parece ter em mente a titularidade de Maicon, justamente pela qualidade técnica.

Ter uma saída de jogo qualificada e com um alto índice de acertos de passes, faz com que a marcação adversária ocorra mais a frente e assim abra mais espaços para os meias se movimentarem e sejam opções de passe. A figura do volantão está com os dias contados, e Felipão parece ter se dado conta disso.

Comparilhe isso:

1 comentário

  • Impzone 19 de março de 2015 - 07:48 Responder

    Maicon é tudo o que a torcida sempre achou que o Zé Roberto fosse

  • Deixe uma resposta