Marcelo, não sai do gol!

2 Postado por - 20 de julho de 2016 - Artigos

Depois desse último jogo com o Sport acho que está bem claro que nosso problema defensivo não está só em achar um novo zagueiro para ser parceiro do Geromel.

Marcelo Grohe, está abaixo de sua boa média. E antes de tudo vamos fazer o registro de que sim, ele é um bom goleiro, um dos melhores do país. Bola de prata BR’14 e 15. Teve uma média de gol sofridos muito abaixo de seus adversários ano passado. E por isso fica claro que não seja caso de procurarmos um substituto e sim recuperarmos o nível do seu futebol.

Mas recuperar de que? Existem 3 fatores externos ao campo que, para mim, contribuem para o baixo rendimento do Grohe.

• Estabilidade da titularidade

Marcelo é da base do Grêmio e ficou por várias temporadas brigando pela titularidade. Desbancou Gallato, foi reserva de Saja, Victor e Dida, até chegar a titularidade. Foi um caminho difícil e vencido com competência. Teve 2 anos muito positivos como titular, mas nunca teve um reserva a sua altura. Assim como foi para os outros titulares da camisa 1. Ele sempre manteve o sarrafo alto e não deixava que os titulares se acomodassem.

O Marcelo de hoje, mesmo em baixa, ainda é titular do time. Bem diferente de quando  Victor serviu a seleção e quase perdeu a titularidade para o Marcelo.

• Contrato Longo

Ao longo desses anos Grohe construiu sua identidade tricolor. É muito ligado ao clube e à torcida. Seu rendimento como titular garantiu um esforço do clube para criar, este ano, um plano de carreira para o goleiro. O nosso arqueiro tem vínculo garantido até 2020, com multa de 50 milhões. Agora me diz ai, se seu chefe lhe dizer que tu está garantido no seu emprego até 2020, tu acha terá o mesmo rendimento? E não estou fazendo juízo de caráter. É natural ao ser humano que a estabilidade financeira leve a uma acomodação. A independência financeira para muitos é sinônimo de objetivo alcançado. E sendo assim, a pessoa se da o direito de relaxar um pouco mais.

• Seleção Brasileira

Este para mim é o pior fator de todos. Porque hoje em dia a Seleção Brasileira está desacreditada e desumanidade, os jogadores que são convocados são medalhões europeus (que desdenham da seleção), jogador moeda de empresário e um ou outro bom destaque. Ao meu ver o ambiente interno da seleção é uma mistura meio poluída de chinelinhos de ego elevado, pouco treino, muita self e propaganda. Há pouca troca de experiência. Não se melhora o jogador, se estraga. Fazendo uma analogia tosca, seria como colocar seu filho numa escola com estrutura para ser a melhor escola e receber os melhores alunos. Que pode oferecer a ele um bom desenvolvimento. Mas a escola não é bem administrada os professores e diretores são escolhidos de forma duvidosa e tem muita vaga comprada no vestibular. Seu filho foi para aprender, mas volta pra casa pedindo fones de ouvidos e bonés caros, ouvindo musica ruim e com um comportamento pior.

Marcelo foi lá, mais uma vez alcançou um objetivo de carreira. Ganhou o status de “jogador de seleção” e ao meu ver isso pouco acrescentou para o seu desenvolvimento.

Enfim registro que, ao meu ver, Marcelo é vítima de seu próprio sucesso. Atingiu um padrão alto e difícil de manter. E deve rever seus objetivos junto com a comissão técnica para colocar o sarrafo lá no alto novamente. Sem dúvida, se ele melhorar, todos vamos continuar pedindo para ele não sair do gol!

Bora Patrolar!

 

 

 

Comparilhe isso:

17 + comentários

  • Gilso 20 de julho de 2016 - 16:11 Responder

    Perfeito.

    Tendo em vista que bola dentro da pequena área é do goleiro, Marcelo deveria sair pra explodir mais a bola. Qualquer contato com o goleiro resulta em falta de ataque. Poderíamos ter tomado (ou tomar de agora em diante) menos gols!

    Abraços…

  • João Malaquias 20 de julho de 2016 - 16:32 Responder

    Nunca pensei que ia ver um texto tão sem noção aqui pelo Grêmio Libertador.

    • joao luiz feijo 20 de julho de 2016 - 17:28 Responder

      discordo plenamente nunca foi um otimo goleiro foi apenas mediano teve sorte de ter sido um dos menosvazados em outros brasileiros porque o time tinha uma boa zaga no momento e a defesa começou a vazar desapareceu o braçinho de jacare

  • Guto 20 de julho de 2016 - 17:07 Responder

    Que houve com aquele goleiro que jovem q tbm nao sabia sair do gol, jogou contra o Corinthias ?

  • Geraldo Gattolini 20 de julho de 2016 - 17:14 Responder

    Correto. Um dos motivos de o time tomar tanto gol de cruzamento é que o goleiro não está se impondo dentro da área. É preciso que os adversários olhem para o goleiro e pensem: não vou cruzar daqui porque o goleiro está saindo bem do gol. É a mesma história do Victor e os chutes de longe, o Dalessandro vinha chutando em todos os Grenais e o Victor tomando gol. Tem que abalar o psicológico do adversário!

  • raukoores 20 de julho de 2016 - 18:51 Responder

    Discordo do texto também. Todas as análises, apesar de plausíveis, não se baseiam em nenhum dado concreto. Não analisa a mudança nas duplas de zaga, nos volantes e nos times enfrentados, assim como não destrincha se foram bolas cruzadas, rebatidas ou etc. Em resumo, apesar da boa intenção, parece um texto da RBS de quando não tem jogo na semana. “O que está acontecendo com o Fulano?” (DESCULPA).
    Apesar de saber que são seres humanos fardando nossa camisa, não acho que são tão obvias as causas que afligem nosso sistema defensivo.

    • Tito 20 de julho de 2016 - 19:29 Responder

      Raul, deixei claro que a proposta era analisar o contexto fora do campo. Dentro, as variáveis são outras e muitas. Acho que teríamos que ter bem mais dados para formar opinião.

  • juarez 20 de julho de 2016 - 19:48 Responder

    Ele sai até a pequena área, quando a bola esta no ar, ele volta para o gol, fica mal colocado, o gremio
    precisa de um treinador de goleiro. Olhem os golos que ele levou nos escanteio. è muito ruim.

  • Daniel 20 de julho de 2016 - 20:02 Responder

    Tragam o Tiago de volta! Em quanto não correram o Vitor, a torcida e a imprensa não sossegou…
    A verdade é que toda parte de suporte do Grêmio é muito fraca. Aí enquadro DP médico, auxiliares tecnicos, preparador físico e… TREINADOR DE GOLEIROS!!!!! Na minha opinião o Grohe continua entre osmelhores do Brasil. Mas é difícil manter nível ao lado desta defesa.
    Não vi ninguém comentar que o Geromel não sabe cabecear…

  • Orlando 20 de julho de 2016 - 20:36 Responder

    É um bom goleiro, mas não sabe sair do gol. Aliás praticamente não sai, fica sempre debaixo das traves e isso passa insegurança pra todo sistema defensivo. É titular indiscutivel, mas poderia já ter trabalhado melhor esse fundamento. Agora é tarde e isso ele não vai mudar.

  • Giovano 21 de julho de 2016 - 16:14 Responder

    Primeiro fala que não é falta de caráter depois faz uma analogia comparando o cara com uma criança em uma escola só que o cara é um marmanjo com psicólogos disponíveis, um empresário e muita grana, esta querendo justificar o injustificável, mas concordo que a seleção estraga o jogador, pois, não acho que o Prattes seria merecedor da vaga nas olimpíadas, teria o Vitor, o Marcelo e até mesmo o Cássio na frente dele, a seleção está através de um maketing, como a “seleção bondosa”, dando a ultima chance a ele, e essa não convocação deixa o jogador desmotivado. O que resolveria no caso do Grêmio seria um bom treinador de goleiros, o Danrlei(discípulo de Mazaroppi) seria uma boa, mas ele ta enrolado com a politica, nenhum dos goleiros formados nos últimos 5 anos sabe sair em nenhum tipo de bolas tanto por baixo ou por cima, são fundamentos que foram deixados de lado. Se Tarafel não fosse colorado eu até iria indicar ele.

  • Antonio Martinez 21 de julho de 2016 - 17:51 Responder

    Marcelo é um bom goleiro. Não passa disso. Tem seus pontos fortes e fracos.

    O que mais me incomoda nele é seu temperamento.
    Ele é muito frio/indiferente:
    O seu semblante ao pegar a bola dentro do gol é o mesmo quando pega a bola na linha de fundo pra bater um tiro de meta. Só o vejo vibrar quando pega um penalti.

    Muito ‘santinho’:
    Evita conflitos. Não levanta a voz com a Zaga e muito menos com os adversários.

    Falta um espírito de Danrlei no Marcelo. Aquela gana pela vitória e pela defesa do Grêmio.
    Falta até mesmo a sorte dos grandes campeões.

  • Luiz Antonio 21 de julho de 2016 - 21:14 Responder

    Não concordo. Meu ponto de vista jamais Grohe serviu, serve e servirá para o Grêmio. É um goleiro tecnicamente inferior a média, sempre foi. Nunca estará a altura do Grêmio. É um perdedor nato. Em quanto Grohe estiver na ARENA jamais o Grêmio ganhará um titulo.

  • Márcio 21 de julho de 2016 - 22:57 Responder

    Bom texto e bons comentários. Todos têm razão! Acho que são todos estes fatores associados. O Grêmio deveria pegar tudo isso e trabalhar em cima. Ou só nós é que estamos vendo isso? O terceiro gol do sport é emblemático.

  • Ezio 22 de julho de 2016 - 10:48 Responder

    O problema da saída de gol é da preparação dos goleiros. Tem que chamar o Rogerião de canto dar uma comida de rabo nele. TODOS os nossos goleiros têm problemas na saída de gol. O que me conclui que foi feita uma injustiça com o Tiago (inclusive por este que comenta) por mais que o guri não tivesse cabeça pra defender nosso gol na falta do Grohe o problema maior era outro. Ao Grohe em si o que critico mto nele são as palhaçadas que ele faz quando o time tem um penalti contra. Esse negócio de mandar o batedor chutar em um canto não intimida ninguem. Nem eu que sou um zagueiro grosso nas horas vagas me intimidaria com ele me mandando chutar em um canto, o que dirá outro profissional. Ele devia pegar uns toques com o Maza ou humildemente admitindo com o Taffarel sobre a postura que o goleiro deve ter na hora do penalti. E ao contrário do que outros comentam, o Grohe serve sim pro GREMIO. O que falta é uma preparação adequada não só dele como tb pro Grassi e pros demais guris.

  • Marcelo rotta 23 de julho de 2016 - 03:25 Responder

    Voces não passam de um bando de idiotas é pessoas sem conteúdo. Isso é degradante ficar falando um monte de asneiras sobre o falcão. E como falar do Renato carioca portalupi com o Leandro em 86. Redes sociais se prestam para individuos sem qualquer capacidade intelectual se manifestar.

  • Clademir 24 de julho de 2016 - 10:40 Responder

    Com zaga atrapalhada o goleiro fica vendido, e extra campo pode colocar a falta de confiança n zagueiro. O goleiro fica querendo salvar a pátria, mas daí acaba saindo quando não deve e aí já tá feita a cacaca, as vezes dá certo. E cruzamento rápido ou fora da pequena área , que são a maioria que o time tem tomado, não é do goleiro, é da zaga

  • Deixe uma resposta