Marginal tem que apanhar

0 Postado por - 12 de abril de 2013 - Artigos

Infelizmente, esse é o raciocínio majoritário de uma porção cada dia mais numerosa da sociedade, principalmente em Porto Alegre: o cidadão de bem. É ele que usa as redes sociais para dizer que a polícia tem que bater em marginal, que direitos humanos não substituem uma boa palmada, que foram criados à base do relho e são exemplos de pessoas hoje. Foram eles que aplaudiram a BM em dois casos que ocorreram esse ano: os tiros em um provável assaltante dentro de um trem urbano e a reação desproporcional nos manifestantes da Defesa Pública da Alegria contra a privatização de espaços públicos em Porto Alegre (o famoso caso Tatu Bola).

Grêmio x Fluminense - Taça Libertadores 2013 - Porto Alegre/RS

Porém, quarta feira o caldo entornou. Diversos desses cidadãos modelares estavam com sua camiseta do Grêmio, em grupos predominantemente masculinos tomando cerveja, gritando pelo tricolor no entorno do estádio, alguns mijando em muros e fazendo aquelas coisas que muitos fazem em dias de jogos. Ou seja, tudo dentro da normalidade. Aí, vários relatos dão conta de violência policial. Eles não estavam fazendo nada, mas a brigada caiu batendo. Tem fotos de pessoas atendidas nos hospitais, sangue e a reação imediata de vários pela internet.

Só que eu preciso avisar uma coisa para você, caro cidadão de bem: os fatos relatados nesses dois parágrafos não são diferentes. Também não são ações isoladas da Brigada Militar. Nem em Porto Alegre, nem no Rio Grande do Sul, nem nesse século. São resultado de despreparo, falta de apoio psicológico, “mentalidade de ditadura” (que ainda perdura nos comandos da BM) e até mesmo “booms midiáticos”, como o Tropa de Elite (onde, ao invés de ver as críticas sociais, muitos aumentam o mito de Super-polícia-porradora acaba com bandido). Muitos dos que viram a brutalidade da polícia na quarta fizeram o disparate de criticar a corporação por não ter defendido a sede da ATP (uma associação PRIVADA) sentando o sarrafo nos “baderneiros” que quebraram tudo lá.

Se a ficha não caiu, explico: torcedor e manifestante “é tudo marginal”. Duvida? Pergunta pro Lasier Martins. Muito embora tu,  que é torcedor e vive no estádio,  saiba que são meia dúzia de gatos pingados que promovem movimentos de depredação de patrimônio privado. Afinal, que diferença existe entre quebrar as cadeiras da Arena e os vidros da sede da ATP? O que me espanta é que, mesmo que tu saiba que “torcedor é tudo marginal” é uma baita mentira falada por um comentarista que NUNCA PISA NO ESTÁDIO, tu saia por aí acreditando nesse mesmo cara quando ele diz que “manifestante é tudo marginal”. “Ah, são coisas diferentes”. Sim. Numa delas tu participa e conhece. Na outra, não. Vai dar uma de Lasier?

“Ah, mas tu é só um chato. Vai deixar a marginália passar em branco sem apanhar? Isso é BRAZIU”. Realmente. Enquanto tu continuar achando isso e dizendo que tem gente que merece apanhar,  a BM vai seguir batendo em quem ela acha que merece. Vai descer o  sarrafo em manifestante, em passeata política, em banda de torcida, em grupos “potencialmente perigosos” diversos em qualquer beco escuro. A polícia não tem que ser estimulada a bater em ninguém. Não há lugar algum na legislação brasileira que diga que alguém tem que apanhar. Mesmo que tivesse, a BM não é juiza, não pode julgar quem merece ou não. Tu vai querer ser juiz?

Mas se mesmo depois de tudo isso tu ainda me acha um chato de esquerda que merece apanhar junto com a marginália, prepara teu lombo. Se tu continuar indo ao estádio,  tua hora vai chegar.

Comparilhe isso:

29 + comentários

  • Guto 12 de abril de 2013 - 14:54 Responder

    Perfeito.

  • Marcelo 12 de abril de 2013 - 15:04 Responder

    Estava antes do jogo nos bares na frente da arena. Estava junto de dois desses marginais (um procurador federal e um juiz) bebendo uma cerveja antes de entrar no estádio. Fazíamos isso nos arredores do olímpico e passamos a fazer ali na arena. O que o comando da brigada não se dá conta, é que nós, os marginais com camisas do Grêmio, podemos ser alguém que pode incomodar muito a vida deles caso algo aconteça como o que aconteceu na quarta-feira.

  • Sammy 12 de abril de 2013 - 15:04 Responder

    Muito bom.

  • Marcio Dedomenico 12 de abril de 2013 - 15:08 Responder

    Parabéns cara…! como é bom ler os teus textos. Mais uma vez parabéns!

  • Gustavo 12 de abril de 2013 - 15:13 Responder

    Perfeito!

    Pior são os que dizem que a Brigada é assim porque o governador é colorado. A cultura institucional da BM vem da ditadura militar e segue inalterada desde então. Achar que um governo pode mudar isso em um passe de mágica é mau-caratismo ou burrice mesmo.

    Tem mais um ponto que tu podes desenvolver nesse sentido. O sujeito que fica indignado com a desonestidade da imprensa esportiva, mas repete como um papagaio o que a mesma mídia oligárquica diz a respeito de política, economia, etc.

  • Natusch 12 de abril de 2013 - 15:14 Responder

    É isso. Quem não entendeu AINDA, que prepare o lombo, que cassetete nas paletas dói um bocado.

  • Alexandre Aguiar 12 de abril de 2013 - 15:32 Responder

    O artigo, apesar de brilhantemente escrito, comete erros em premissas fáticas fundamentais. Sustenta que “muitos dos que viram a brutalidade da polícia na quarta fizeram o disparate de criticar a corporação por não ter defendido a sede da ATP (uma associação privada), sentando o sarrafo nos ‘baderneiros’ que quebram tudo lá. Julgo ser um enorme equívoco a comparação.

    Com efeito, critico tanto os excessos cometidos na Arena do Grêmio como a absoluta passividade diante dos atos criminosos cometidos na sede da ATP, na Protásio Alves. Em ambos os casos, a corporação feriu a lei. Atentou contra a lei ao cometer abuso de poder e até violência gratuita na Arena. No caso da associação dos transportadores, a corporação havia sido comunicada que o protesto ocorreria no local e assistiu sem intervir a prática de um ilícito penal.

    O fato de ser privada a associação é absolutamente irrelevante. Cidadão algum, sob o manto do direito constitucional à livre manifestação, tem o direito de atentar contra o patrimônio alheio, independente do detentor do título de propriedade. Disparate, assim, é não criticar a inação da Brigada Militar na ATP e endossar uma prática que juridicamente chama-se de exercício arbitrário das próprias razões, ou em outras palavras a auto-tutela. A mesma lei que te impede de invadir a casa do vizinho que está te perturbando impedia os estudantes de promover a ação de vandalismo. E a mesma lei exigia uma ação da Brigada Militar na defesa do patrimônio de terceiros.

    A Brigada Militar tem o dever de fazer cumprir a lei e, se for preciso, usar da força para cumprir suas obrigações legais. Se for necessário usar a força para proteger direitos de terceiros e coibir uma prática criminal deve assim agir. Isso não é defesa de “bater em manifestante”. Nenhum manifestante pode ser reprimido se estiver exercendo seu livre direito de protesto dentro da legalidade. Da mesma forma que a polícia, não pode fugir à legalidade, atacando torcedores inocentes ou criando incidentes sem motivação alguma que seja razoável.

  • Diogo 12 de abril de 2013 - 15:40 Responder

    A discussão é válida.

    Só o texto está um pouco confuso e culmina no lugar-comum de achar que tudo no RS é “culpa do Lasier”.

    Começar um debate sobre o comportamento ultrapassado e violento da polícia, utilizando argumentos também ultrapassados e batidos, não é um debate muito produtivo, é confronto.

    É aquela sensação de “lá vem aqueles caras com as mesmas conversas sobre os mesmos problemas de sempre.”

    Dessa forma só o que podemos esperar é uma guinada de ” 360 graus” (Olivier, D.) no problema.

    Espero ter sido compreendido, também sou um crítico da atuação policial.

  • Fagner 12 de abril de 2013 - 15:49 Responder

    Alexandre, a polícia não pode bater. Em ninguém. É sobre isso que o texto trata. É sobre isso e a insistência que alguns tem em dizer que a solução para as ilegalidades é a porrada da polícia. Não fui suficientemente claro?

    Saludos,
    Fagner

  • Fagner 12 de abril de 2013 - 15:53 Responder

    Diogo, a culpa não é do Lasier. A culpa é dos Lasieres. Pessoas que não sabem nem o que está acontecendo lá mas querem que a polícia quebre a pau, porque merecem. Se esse argumento é ultrapassado e batido, ou se é a mesma conversa de sempre, é sinal que estamos diante do mesmo problema de sempre.

    O fato de não ter ocorrido agressão alguma na depredação da ATP (embora crime e embora ninguém tenha sido preso) é um progresso.

    Saludos,
    Fagner

  • André 12 de abril de 2013 - 16:06 Responder

    O cara que atirou o rojão e quase estourou os tímpanos da garota é o que? santinho? Sabiam que o Grêmio corre risco de ter seu estádio interditado? as imagens são claras e mostram os sinalizadores nas mãos de torcedores…na GERAL! Eu vou no estádio e não apanho da polícia e nem me meto em tumulto…O movimento dos “estudantes” contra o aumento das passagens é a mesma coisa…não tem nada de pacífico. Pior é ver os caras quebrarem tudo e a polícia receber ordens superiores para não comparecer…Perderam a noção da coisa. os caras mascarados são o que?

  • Anderson Fraga 12 de abril de 2013 - 16:14 Responder

    Perguntinha básica para colocar mais lenha na fogueira:
    Porque a BM desceu o sarrafo na Arena, ficou quieta na ATP e fez cordão de isolamento na ZH? (atentem para o último e importante item)

  • Diogo 12 de abril de 2013 - 16:24 Responder

    Sim, Fagner, são os mesmos problemas de sempre, realmente.

    Isso acaba minando a esperança que algo se resolva, ainda mais que o assunto é perigosamente propenso a cair no “360” do confronto ideológico, ainda mais em nosso polarizado Estado.

    Ideias novas, pessoas abertas e de mentes arejadas é o que precisamos.

    Do contrário continuaremos tomando laço da polícia enquanto esperneamos uns com os outros.

  • veio loco 12 de abril de 2013 - 16:34 Responder

    Alexandre Aguiar…mto bom aleandre! disse tdo, na visao de ”alguns, como eles mesmo dizem, ‘marginais’ q estavam estourando bombas e fazendo baderna fora do estadio tem q tomar pau mesmo

  • Bender 12 de abril de 2013 - 16:42 Responder

    Não entendi. Porque a ATP é privada ela não deve ser defendida contra vândalos?

    A sua casa é privada ou pública?

    No mais, texto bem bacan 🙂

  • Alexandre Aguiar 12 de abril de 2013 - 16:45 Responder

    Prezado Fagner

    A polícia pode SIM usar a força, dentro da lei e conforme os critérios de necessidade e proporção.

    Tanto que a polícia militar é considerada uma FORÇA pública.

    Se a polícia pode atirar em um assaltante para salvar a vítima, ela pode sim usar de força para proteger a liberdade e o patrimônio. Não é à toa que o Judiciário se socorre da força policial para o cumprimento de determinadas ordens judiciais, quando estas não conseguem ser executadas por oficial de Justiça, que é servidor público desarmado. Caso, por exemplo, das ocupações de terra ou de prédios públicos.

    Ao policial é autorizado o uso da força. Se empregada dentro da lei, estará agindo no estrito cumprimento do dever legal. Se empregada fora da lei, com abuso, incorrerá nos crimes previstos na legislação.

    Insisto, é facultado por lei o emprego de meios violentos, desde que dentro dos limites da legislação, sobretudo atendendo ao critério da proporção (princípio da proporcionalidade).

  • Paolo C. Brehm 12 de abril de 2013 - 16:47 Responder

    Não vou lembrar do nome, e estou com preguiça de procurar… Mas saiu hoje no Facebook um texto acompanhado de foto (Minwer compartilhou) de um sujeito que apanhou da BM na quarta.
    Ele critica a Bm, logicamente, mas assume que, sem motivo aparente, os membros da Geral em meio à rua agrediram verbalmente (normal) e atiraram latas e cerveja sobre a BM. Repito, sem motivo aparente.
    Não preciso dizer que a Bm desceu do ônibus e baixou o cacete.
    Já dentro do estádio, a Bm se valeu de uma estratégia mais antiga que mijar pra frente. Ao ver os sinalizadores acesos, prendeu o torcedor símbolo da Geral, o gaudério (Juliano Franczak), numa atitude somente simbólica, e não reparadora.
    Não estou defendendo ou criticando a BM, estou apenas colocando fatos.

  • Daniel Souza 12 de abril de 2013 - 17:02 Responder

    Não é só a Brigada que bate em torcedor uniformizado do Grêmio.

    Torcedor do Grêmio espanca torcedor do Grêmio, da tiro em torcedor do Grêmio.
    E não acontece nada. Quem nunca viu briga de torcedor dentro do estádio? No acesso…

    Porque até aqueles que a Brigada prendeu e levou ao juíz não aconteceu absolutamente nada. Debocham da cara da justiça.

    Enquanto não existir uma legislação específica como aconteceu na Inglaterra vai continuar a baderna. Bons torcedores, os verdadeiros torcedores, apanhando de uma Brigada despreparada e até de marginais de organizadas que se acham donos das organizadas e daqui a pouco até do estádio.

    O relato na ZH de uma presidente de organizada do Inter que saiu de uma reunião de organizadas da dupla com a Brigada e foi assaltada por membros de organizada do Grêmio é um absurdo. Um deboche.

  • Fagner 12 de abril de 2013 - 17:11 Responder

    Não é o ponto, Bender. Mas existem sistemas de proteção ao patrimônio que são privadas. Até a Guarda Municipal foi criada para zelar pelo patrimônio municipal. O “privada” foi para que alguém não viesse argumentar com o caso da prefeitura e do dinheiro de todos, blá, blá, blá. Mas o ponto principal é que, para defender um espaço, não é necessário dar porrada em ninguém. E foi o que eu vi pedirem (coisas como “bateram na gente quarta e não espancaram esses marginais hoje”).

    Alexandre, ainda não entendi o teu ponto. A polícia detém o monopólio do uso da força. Todos devem saber disso. Mas o uso da força é diferente de partir pra porrada, bater primeiro e perguntar depois. Nenhum dos teus dois comentários trata do texto. Pelo contrário: espancar alguém é ilegal, logo, a polícia não pode cair batendo. Mesmo se necessária para a detenção, deve cessar depois da situação controlada. Simples.

    Saludos,
    Fagner

  • Alexandre Aguiar 12 de abril de 2013 - 17:26 Responder

    Espancar é ILEGAL ! É altamente REPROVÁVEL ! Denota uso excessivo da força. Meu ponto é que para se fazer cumprir a lei a polícia pode usar da força, até mesmo em um protesto, mas espancar, repito, é extrapolar suas prerrogativas legais. Fiz-me entender ? 🙂

  • Nilo Sergio da Rosa 12 de abril de 2013 - 18:07 Responder

    Bom texto, mas pergunto porque nós mesmos nao fotografamos essa “meia duzia” e publiquemos as suas fotos para todos saber quem são, e que seja proibida a presença deles em passeatas, na ARENA. Vamos tirar de circulaçao os baderneiros.

  • Alexandre Castro 12 de abril de 2013 - 18:28 Responder

    Independente de concordar ou não com o que foi escrito, parabenizo o autor por ser o primeiro texto que leio sobre a ação da polícia na quarta, que não acusa, direta ou indiretamente, a Arena e a OAS pelo que aconteceu.

    Tem um vídeo circulando que chega a ser patético: a polícia causa um tumulto e um policial grita que ali não é Olímpico, claramente acirrando os ânimos, ao invés de apaziguar.

    Pra completar uma torcedora, não sei se por ingenuidade ou por burrice, diz que bom era o Olímpico e que isso era o que restava aos gremistas (associando o tratamento da polícia à Arena e a OAS).

    Pra não criticar só a torcedora do vídeo, li outros dois textos com coisas no mesmo tom (um do site do Grêmio do Prata e outro de um torcedor que não lembro o nome, mas que o Ducker divulgo no twitter).

    Parece que, para esse pessoal, no Olímpico nunca se teve nenhum problema de violência, o problema é na Arena.

    Claro que a Arena tem problemas e é diferente do Olímpico, mas tá chato ver tanta gente associando à Arena coisas ruins que não dizem respeito a ela.

    Parece que tem gremistas que não querem que a Arena dê certo.

    Reclamar de questões administrativas como aquisição e preço de ingressos, normas como não fumar e não tirar a camisa, tudo bem.
    Ninguém precisa aceitar estas questões calado só pelo bem da Arena.

    Mas associar, como tem se visto, ações policiais, desrespeito, falta de educação e violência entre torcedores (desde quando tem alguém no lugar do outro que se recusa a sair até brigas entre torcedores e torcidas, por exemplo) com a Arena é, no mínimo, injusto.

    Não sei porque os gremistas tem feito estas associações, mas tenho três hipótese: Má vontade (oriunda de posições políticas dentro do Grêmio), ingenuidade (agem como massa de manobra de uma minoria maldosa) ou burrice mesmo.

    Enfim, acho que ao invés de jogar gasolina na fogueira, o Grêmio e os gremistas deveriam começar a se conscientizar que a Arena é a casa do Grêmio, que lá nós vamos torcer por décadas, e que aos poucos as coisas vão se organizar.

  • diogo 12 de abril de 2013 - 19:03 Responder

    a brigada com apoio da imprensa estao mutilando o gremio, na boa acho que este jogo contra o fluminense foi meu ultimo porra eu vi pessoas serem reprendidas por botar o pé na cadeira da frente ou de levantar suas bandeiras a brigadada proibe cantar nao sou mais socio esta semana mesma cancelei e o pior que o nosso grande presidente nao faz nada

  • Paulo 12 de abril de 2013 - 19:26 Responder

    Fagner, discordo de algumas coisas e concordo com outras. Concordo com as críticas a Brigada, que invariavelmente vem ao longo dos anos decaindo na sua qualidade. Ela é sim arbitraria e violenta nos jogos de futebol. Mas discordo relativamente a conduta de muitos torcedores, que efetivamente não respeitam ninguém. Ocupo um lugar na Arena perto de onde está a geral, e efetivamente ali tem diversas pessoas sem nenhuma consideração ou educação( e não são poucas). E mijar no meio da rua, obrigando crianças a assistir a cena, não me parece algo civilizado.

  • marco 12 de abril de 2013 - 19:58 Responder

    Saindo um pouco desse papo.Acho q esse ano nao vamos ganhar nada.Ou pelo menos nao a libertadores.Temos muito mais time do q em anos anteriores ,mas falta o sangue nos olhos e a garra.O vargas e o cris largaram embora antes do jogo acabar.Que comprometimento é esse??Eu acho q o luxemburgo nao terá vida longa aki ,acho q se cair na libertadores oq nao quero mas é inevitavel mais adiante ,acho q o koff demite ele.Espero eu.O meu medo é q nao tem nenhum tecnico interessante no mercado ,somente o mano ,mas se ele for empregado so sobra o celso roth.Nao sei oq é pior ficar dois anos com o luxa ou o celso roth. E tudo por culpa da torcida q pressionou a direçao com akele fica luxa.Fora outros problemas ,como a arena ,as brigas internas na torcida ,os desmandos da brigada.Por tudo isso nao acredito nesse ano ,plo menos nao na libertadores ,copa do brasil talves. Esse é um ano de adaptaçao do gremio e da torcida ao novo estadio.E pra quem tem alguma surperstiçao nos outras veses q koff foi presidente ,ele nunca ganhou logo no primeiro ano de gestao ,sempre foi campeao no ano seguinte.O primeiro sempre foi pra arrumar a casa.E é oq mais precisamos é arruamr a casa.Titulos nao caem do ceu,Tem muita coisa extra campo pra se resolver ate se chegar de fato nos fatores de campo.Mas eu como bom gremista sigo acreditando e quem sabe nos arrastes vmos indo ate seila aonde na libertadores..

  • Paulo_PoA 12 de abril de 2013 - 23:41 Responder

    Primeiro levaram os negros, Mas não me importei com isso. Eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários, Mas não me importei com isso. Eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis, Mas não me importei com isso, porque eu não sou miserável. Agora estão me levando. Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.” Bertolt Brecht

    Tchê, tô “garrando” nojo disso tudo! Todo esse mimi. Toda truculência. Toda nossa imbecilidade. Toda nossa ignorância. Toda impotência.
    E a “poliça” deitando e rolando e “gente” defendendo. Pai, perdoa eles, eles mal sabem que a polícia existe pra proteger as elites. Alguém já viu eles (poliça) fazer, em bairro nobre, o que fazem na vila?
    No way out!

    Não consigo entender porque a brigada tem que estar DENTRO da Arena? Porque não tem detector de metal nas catracas? Tipo aeroporto. Até banco tem isso resolvido. Tá comprovado que a revista só serve pra humilhar as pessoas de bem. Não funciona.
    Porque não usam as 50.920 cameras lá da Arena pra barrar os marginas já nas catracas pra não entrarem? Porque não monitoram os torcedores (dentro da Arena) e qdo fizer merda não entra mais?
    Porque não usam a inteligência e a tecnologia (software) pra tratar e resolver esse problema?
    A sei, a brigada militar TEM que marcar posição pra que alguns babacas encham a boca pra defender o ponto de vista de que é com truculência se resolve a coisa.

    Usar o que está acontecendo com os ônibus, pra traçar um paralelo, é no mínimo injusto. Com certeza não dependem de ônibus para se deslocar. O serviço (obrigação) que a ATP nos presta é um lixo!

    Dá-lhe Grêmio!

    Abr.,
    Paulo

  • Jair 13 de abril de 2013 - 01:00 Responder

    Fagner e Paulo, bom ver que pode haver vida inteligente também no futebol. Muito diferente dos lasieres da vida.

  • Augusto Alves 13 de abril de 2013 - 13:52 Responder

    Esta corporação age com métodos ditatoriais. A incompetência em agir de forma cirúrgica contra os poucos marginais, é compensada da maneira mais fácil: REPRESSÃO indiscriminada. Bater primeiro, amedrontar pela violência, contra a qual ela deveria justamente combater e não potencializar. Na Alemanha, um policial na Copa contendo hooligans, tomavam até cusparada na cara e não reagiam. Questionado por um jornalista como eles aguentavam ele respondeu que estavam ali para conter e não revidar sendo inerente sua função ser frio e racional. Esperar isso desta Brigada, que não suporta manifestações espontâneas que segundo ela podem provocar atos “altamente perigosos” como papéis picados, bobinas, bandeiras, trapos e bumbos, seria demais. Mas o q mais me entristece é ver parte da torcida do Grêmio embarcando na mesma onda, até mesmo vaiando nossa própria torcida insuflada por uma imprensa patética e de conteúdo raso. ABAIXO AO TEATRO EM FUTEBOL, QUERO PULAR, FICAR DE PÉ, GRITAR, TIRAR A CAMISA, TUDO SEM VIOLÊNCIA. Que inveja de “países sub- desenvolvidos” como a Alemanha que possui uma torcida como a do Dortmund q torce de pé no seu famoso Paredão Amarelo…

  • Pablo 13 de abril de 2013 - 19:44 Responder

    Muito bom o texto, concordo com ele em grande parte. Mas tambem gostei da opinião do Alex Aguiar e acho que entendi o que ele quis dizer. O difícil é acreditar que a BM saiba separar uso excessivo de força com uso NECESSÁRIO. O que indignou muito era o torcedor falando que quem deveria apanhar era o pessoal do Flu, que ali era territorio gremista e que a BM devria ajudar a defende-lo. Ridículo e triste saber que é essa a conduta da torcida. Os outros deveriam temer o Gremio porque o nosso time é o melhor e a torcida a que mais apoia, não pq temos o maior número de marginais entre nós. E nisso, conto também o torcedor “de bem” que, contanto não seja ele a apanhar, o resto que se lasque. Revoltante.

  • Deixe uma resposta