Grêmio Libertador

Marketing Tricolor

Li hoje na Zero Hora, matéria relativa às ações de marketing do Grêmio. É fato que ultimamente esse departamento tem se movimentado bem mais do que o usual, mas ainda assim há muito a ser feito. A matéria lembra que o Grêmio tem a torcida mais fanática do Brasil e que é a segunda que mais gasta com produtos licenciados. São números muito expressivos, números que vão além do que o clube tem oferecido à torcida nos últimos anos.

A questão é que, diferentemente de outras relações marca X consumidor, o departamento de marketing pouco contribuiu para isso. No Grêmio o marketing historicamente pouquíssimo contribui para ampliar a relação entre a marca e o seu consumidor, ele apenas usufrui (e muito mal) dela. A grande verdade é que no Grêmio a parte mais difícil do marketing já está pronta proporcionando condições mais do que favoráveis de explorar todos os benefícios possíveis.

Ainda não tivemos um departamento de marketing que tivesse a capacidade de convencer um grande anunciante de que ele pode investir no Grêmio sem que necessariamente tenha que investir no rival. A grande receita ainda vem dos torcedores. Acho muito legal a ideia da Hamburgueria, mas ela nada mais é do que inventar mais um jeito de fazer o torcedor gremista gastar com o clube. As ações realizadas durante a Copa foram, a meu ver, um primeiro movimento do marketing tricolor de sair desse círculo fechado. Fizemos ações de comunicação que tinham por objetivo um novo público fora do torcedor gremista. Bato palmas a isto e espero que outras ações como essa sejam planejadas.

O grande desafio hoje é buscar novos torcedores, onde quer que eles estejam, seja em outros estados brasileiros, seja em outros países. Já se deram por conta de que o site do Grêmio não possui uma versão em inglês? Eu pelo menos não encontrei. Um investimento ridiculamente baixo, mas fundamental para internacionalizar a marca. Temos consulados em mais de 30 países esses consulados não podem se limitar a acolher os gaúchos espalhados pelo mundo, eles precisam buscar novos tricolores, de outros pagos. Um site internacional ajudaria muito.

E o que moveria pessoas de locais distantes a desenvolver um carinho e amor pelo Grêmio? Essa é fácil: o fanatismo da torcida. Esqueçam a história do clube, títulos e tudo mais. Para buscar torcedores novos o nosso maior ativo, maior patrimônio é o fanatismo de quem hoje torce pelo Grêmio. O futebol brasileiro ainda é a grande referência mundial e a torcida mais fanática do Brasil é a tricolor.

Comparilhe isso: