Me perdoem por ser gremista

15 Postado por - 3 de setembro de 2014 - Artigos

intolerancia2intoleranciaintolerancia

Sim, eu precisava começar esse texto com um pedido de desculpas.

Por tudo que tenho lido, talvez esse seja o único jeito de não hostilizado quando eu usar uma camisa do Grêmio longe do Rio Grande. Desde a semana passada, temos recebido diversos relatos de gremistas que não podem mais circular usando a camisa tricolor sem ouvir uma letrinha ou ser questionado por que torce pra um time de racistas. Não interessa o quão longe se estava do ocorrido na última quinta-feira, que a polícia está fazendo sua investigação, nem que a maioria presente na Arena no domingo tenha vaiado o grupo que puxou uma sequência de cantos com o termo macaco. Muito menos importa que a instituição esteja realmente envidando esforços para que as cenas lamentáveis da semana passada não se repitam. Fomos marcados na paleta: todo gremista, até que prove o contrário, é racista.

Para os justiceiros de plantão, pouco importa que o racismo é um problema nacional que sempre esteve presente, tal qual homofobia, xenofobia e misoginia, e que o futebol já tenha nos presenteado com intolerância em todas as partes: da torcida, das redes sociais e até dos gabinetes e cabines de imprensa. Pra eles, a guria que gritou “macaco” é “puta” e merece ter o perfil em redes sociais invadido e cheio de impropérios. Estes justiceiros, que gostam de se dizer PESSOAS DE BEM, são tão intolerantes quanto qualquer racista.

Deixem que a justiça faça seu trabalho. Não condenem 8 milhões pelo comportamento de poucas pessoas. Senão, daqui a pouco alguém vai sugerir que amarrem os gremistas em postes e façam justiça com as próprias mãos. A gente sabe bem o que acontece.

Comparilhe isso:

41 + comentários

  • Arthur 3 de setembro de 2014 - 14:14 Responder

    Baita.

  • Diego De Morais 3 de setembro de 2014 - 14:52 Responder

    Irretocável o texto.

  • Rafael 3 de setembro de 2014 - 15:34 Responder

    Quando vi (pela TV) que estava dando confusão entre a torcida e o Aranha, não passou pela minha cabeça que estariam gritando injúrias de conotação racial.
    E, desta forma, estava dando razão à torcida naquele momento.
    O Santos veio para o 2o. tempo disposto a não jogar futebol, fazendo cera exagerada e agindo como time pequeno.
    Isso irrita o torcedor, tira do sério pessoas que estão a muito tempo sem ganhar um título, etc. Justifica racismo? Nem precisa dizer, obviamente não.
    Mas o que eu gostaria de ver discutido também é a atitude dos jogadores brasileiros.
    Todo mundo tem que ser correto, profissional, menos os jogadores, eles podem tudo.
    Pode mentir, ludibriar, praticar antijogo, até ironizar o torcedor, como já se viu tantas vezes.
    Quero sim educação do torcedor, mas também quero jogadores profissionais em campo, e não só na hora de querer receber em dia!
    Vamos falar sobre isso, movimento do “bom senso”?

    • Rodrigo 6 de setembro de 2014 - 06:04 Responder

      Falou tudo Rafael, neste momento querem respeito do torcedor, mas não respeitam aquele que paga pra estar lá assistindo o jogo inteiro. Fazem do anti jogo a sua melhor jogada, por que não tem capacidade de jogar mais que o adversário. Do jeito que jogamos aquele Grêmio x Santos na Arena, tenho certeza que teríamos condições de vencê-los na volta. Os oportunistas de plantão sempre estão atrás dos seus 15 minutos de fama, doa a quem doer. Doeu para aquela guria, doeu pra toda a torcida do Grêmio. Algo de bom tem que vir daí.

  • marcos 3 de setembro de 2014 - 15:40 Responder

    Ontem sai de camisa a tardinha para caminhar em Londrina – PR, e achei que seria xingado. Estava apreensivo, mas não só tive um que me viu e disse – ai grêeeemio. Mas já tive enrosco com um Santista no elevador e com uma Corintiana num churrasco. To no bateu, devolvi.

  • celso 3 de setembro de 2014 - 15:47 Responder

    E a Geral, se um dia voltar, deverá comportar-se da seguinte maneira: Comparecer ao estádio, em dias de jogos, trajando passeio, ou alto esporte. Quando da chegada da torcida adversária, seja ela qual for, alinhar-se no portão a ela destinado, oferecendo flores a seus integrantes, uma comissão previamente designada, revisará os banheiros para ver se está tudo em ordem, bem como os bares e lanchonetes. Se por acaso terminar o papel higiênico e algum torcedor utilizar para seus fins os encostos das cadeiras, estas deverão ser, oportunamente substituídas, afinal, a culpa será do clube anfitrião! Quando da entrada do adversário em campo, deverá ser saudado efusivamente, com brados de “Ao adversário nada? TUDOOOOOO! Então viva o adversário! VIVAAA!. Se após iniciado o jogo, algum valoroso atleta adversário errar uma jogada, deverá ser aplaudido e incentivado a tentar outra vez, até acertar. Quando o adversário marcar um gol, deverá ser aplaudido de pé e o que marcar o gol deverá ser elogiadíssimo pela beleza plástica da jogada. E para não ficarem dizendo que não falo do nosso time. Se excepcionalmente marcarmos um gol, nada de exageros, tais como, gritos, pulos e abraços, para que não haja confusão com atos racistas, e tem mais, gritos e pulos é coisa de gente bagaceira, não civilizadas e não podemos ser confundidos. O atleta que, por ventura marcar gol, devera abster-se de comemorações com os companheiros ou perto das arquibancadas, deverá simplesmente voltar para seu campo de jogo, para reinicio do mesmo. O serviço de auto-falantes e telões do estádio, estarão restritos a, respectivamente, hinos religiosos e a reprodução da missa das 11:00h na capela do estádio. Ao final do jogo, com derrota, nada de protestos inúteis, pois em futebol é”normal”isto acontecer. A mesma comissão anteriormente referida, deverá retornar ao local da torcida adversária e também ao seu vestiário, para ver se transcorreu tudo bem e também indagar se sentiram-se em casa, colocando a ouvidoria do clube ao seu dispor. Estas medidas poderão ser revistas, quando o time na série D do Brasileirão, não obtiver classificação na primeira série de jogos para as subsequentes. Agindo assim, vamos adquirir a admiração da BM, do MP, do STJD, dos setores majoritários da Imprensa Esportiva e das valorosas e educadas torcidas co-irmãs!

  • celso 3 de setembro de 2014 - 15:54 Responder

    Errata: Onde lê-se “auto-falantes”, leia-se alto-falantes. Erro de digitação!

    • JAMES 3 de setembro de 2014 - 16:13 Responder

      Mas vai perder tanto tempo escrever td esse monte de hipocrisia sensacionalista, não sei quem é mais sensacionalista e exagerado se você “celso” ou o Steven Spielberg.

      • celso 3 de setembro de 2014 - 16:40 Responder

        Não é hipocrisia, é ironia, não deu para distinguir?E obrigado pela comparação com o Spielberg !

    • Sarah 3 de setembro de 2014 - 17:05 Responder

      Não há necessidade de ser 8 ou 80!! É só ter bom senso.

    • NILDA BITT 3 de setembro de 2014 - 17:40 Responder

      PARABÉNS À ESSA IMPRENSA SAFADA QUE À MUITO TEMPO TORCEM PARA OS COCO….. QUE VEM DETURPANDO AS MANIFESTAÇÕES E QUE ERAM FEITAS PELA GERAL ,POIS SABEMOS QUE EXISTE INFILTRAÇÃO ONDE A BM E MP QUE QUEREM DESTRUIR A IMAGEM DO GRÊMIO !!!!
      OS COCO TAMBÉM NO TAL SIDE DA TORCIDA DELES ALGUÉM ESCREVEU SOBRE UM ATLETA DELES O CHAMOU DE M A C A C O !!!!!!

      • NILDA BITT 3 de setembro de 2014 - 17:58 Responder

        PARABÉNS À ESSA IMPRENSA SAFADA QUE À MUITO TEMPO TORCEM PARA OS COCO….. QUE VEM DETURPANDO AS MANIFESTAÇÕES E QUE ERAM FEITAS PELA GERAL ,POIS SABEMOS QUE EXISTE INFILTRAÇÃO ONDE A BM E MP QUE QUEREM DESTRUIR A IMAGEM DO GRÊMIO !!!!
        OS COCO TAMBÉM NO TAL SIDE DA TORCIDA DELES ALGUÉM ESCREVEU SOBRE UM ATLETA DELES O CHAMOU DE M A C A C O !!!!!!

    • Gadomski 3 de setembro de 2014 - 19:49 Responder

      Show de bola Celso. Acho que terá de ser assim mesmo… Fiquei indignado com a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil por causa de meia dúzia de torcedores. Isso tudo é uma grande fanfarrice.

  • Cris 3 de setembro de 2014 - 16:08 Responder

    É muita hipocrisia…

    qual a diferença com o ocorrido na Vila Belmiro (post abaixo)??!! E o que aconteceu com o Santos?!

    http://m.globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/07/diego-mauricio-ouviu-ofensas-racistas-na-vila-me-chamaram-de-macaco.html

  • raquel 3 de setembro de 2014 - 16:23 Responder

    olha sou negra!! e sinceramente não vi como um racismo pois era um hino que sempre cantaram e nunca teve isso!! mas infelizmente, o racismo ainda esta nos próprios negros que ainda acha que são escravos, meu noivo é gaúcho e sei bem o que ele sofremos por estar do meu lado ou por ser loiro, mas não ligamos , pois sabemos o que somos!! então creio que ja esta na hora do povo começar a ter, um pouco mais de consciência, infelizmente a menina esta sendo o bode espigatório, mas temos que deixar nas mãos da justiça como foi citado

  • Adriano Oliveira 3 de setembro de 2014 - 17:16 Responder

    O interessante é que a poucos dias muitos estavam postando em suas redes sociais que “SOMOS TODOS MACACOS” e todos os meios de comunicação havia divulgação. O que fazer em uma sociedade dessas que estimula a todos dizerem quem SOMOS MACACOS e depois CONDENA? SERÁ QUE FOI SOMENTE JOGADA DE MARKETING PARA VENDER BANANA?

  • NILDA BITT 3 de setembro de 2014 - 18:09 Responder

    GREMISTAS VAMOS BOICOTAR ESSA IMPRENSA VERMEL….E BARATINHA!!! PAREM DE DAR ENTREVISTAS” NOS JOGOS!!! PAREM DE COMPRAR JORNAIS E FAZER COMPRAS NAS LOJAS DE QUEM NOS DESPREZAM, NÃO GASTO MEU DINHEIRINHO NOS TAIS SUPER DE QUEM AJUDA “ELES” TODA A IMPRENSA ESTA FAZENDO MUITA FORÇA PARA O FECHAMENTO DO GRÊMIO!!!
    EXISTE INFILTRAÇÃO NA TORCIDA DA GERAL….( BM. E MP…. TORCEM PARA OS VERMEL… O COMAND. E CHEFE SÃO VERMEL…..)

    • Nilda Bitt é louca 3 de setembro de 2014 - 18:34 Responder

      Tu vê O NIVEL DA DOENÇA da pessoa…
      Um português podre para um cérebro doentio. Tá jóia!

  • carem 3 de setembro de 2014 - 18:15 Responder

    é o cúmulo ,da IGNORÂNCIA HUMANA !!!!,a guria é amiga de negros, fica com nigros, vai a pagode com os amigos negros, SE fosse racista não faria isto,não é mesmo????? HIPOCRISIA!!!!O mesmo Santos ,teve o ano passado, uns torcedores que ofenderam um jogador negro e NÃO deu em nada ,lembram???

  • Gilmar 3 de setembro de 2014 - 18:59 Responder

    Que circo, só isso que tenho a dizer, QUE CIRCO!

    A menina nem é da Geral e o racismo com o Paulão ocorreu na social, resumo da história?

    “Geral fodeu com o Grêmio”, esse é o consenso entre o resto dos torcedores.

    Parabéns Direção, RBS e BM (Coronel Élvio hein?), todos conseguiram o que queriam, voltaram para se vingar do Odone e eliminaram os seus adversários políticos com maestria, conseguiram uma torrente de notícias e jornais vendidos e facilitaram o serviço em dia de jogo, trama digna de Don Corleone.

    De quebra todos os gremistas serão insultados impunemente Brasil afora e o clube é expulso de uma competição. Continuamos com incompetentes apadrinhados no CD e no Futebol, e não vejo sinais de melhora tão logo…

    Com o imbróglio da Portuguesa ano passado e com essa da Copa do Brasil agora perdi completamente o interesse no Futebol Brasileiro, não quero nem mais ouvir falar. Continuarei torcendo para o clube Grêmio, talvez se fizerem um time de basquete, rugby, futebol americano, sei lá…

    Essa Arena é um circo, só que os palhaços é que assistem o espetáculo, eu cansei de ser palhaço.

    • Thiago 3 de setembro de 2014 - 20:35 Responder

      Te pergunto meu caro.
      Foi a RBS, diretoria ou Brigada que chamaram o Aranha de macaco?
      Estes também comemoraram a morte do Fernandão?
      Me parece que não.

      A culpa é da TORCIDA, seja ela, indivíduo por indivíduo, culpado ou não, organizada em grupo ou não.

      O Gremio como equipe/instituição foi penalizado e isso atinge, por óbvio, torcida.
      Atinge também o bolso, que para uma instituição é muitas vezes o único jeito de se entender e tomar atitudes.
      Enérgico? Com certeza. Talvez seja melhor para o Gremio e para que o torcedor aprenda a se portar.

      Sobre “chora macaco imundo”, bem… É uma “licença histórica” que foge à regra. Como toda exceção, deve ser tratada individualmente.
      Se estamos em tempos de politicamente correto e pagamos por isso, paremos com esse cântico, mudemos e talvez… Pensamos em ganhar títulos?
      Te custa muito tirar macaco de uma canção?

      Tá na hora de parar de vitimar a nos mesmos, dançar um pouco conforme a música e vestir calças de macho para o que vale defender.

      Concorde ou não, espero que respeite a opinião.

      • Eduardo Schwede 3 de setembro de 2014 - 20:51 Responder

        bem colocado thiago. acho que ao invés da gente denegrir a imagem dos adversários, deveriámos é apoiar o nosso time com cânticos motivadores!!!
        TÁ NA HORA DO GRÊMIO PARA DE SE PREOCUPAR COM A VIDA DOS OUTROS (CÂNTICOS) E COMEÇAR A APOIAR O TRICOLOR!!!

      • Gilmar 3 de setembro de 2014 - 20:52 Responder

        Respeito tua opinião sim companheiro.

        Agora da uma lida aqui:

        http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/07/diego-mauricio-ouviu-ofensas-racistas-na-vila-me-chamaram-de-macaco.html

        E então? Qual é a explicação?

        • Thiago 3 de setembro de 2014 - 23:02 Responder

          Bom, várias… A melhor delas de que existem dois pesos e duas medidas?
          Isso nos exonera de termos errado? Absolutamente não.

          Se somos alvo de vista grossa, o que temos de fazer é trabalhar respeitando os limites que nos impõem!!! Isso acontece aí no teu escritório com aquele teu colega incompetente e puxa saco que recebe promoção antes de ti.
          Estamos no Brasil!

          Vale a pena lutar por um cântico com macaco? Insistir e continuar sendo punido?

          Por último, não vamos nos fazer de loucos e confundir o macaco da mocinha loira e o macaco do cântico.
          O primeiro é sim racista. Não há quem diga que não.
          O segundo, como disse, eh uma exceção histórica que vai acabar sendo “corrigida” a forceps e se quisermos excluir todo o contexto, vai acabar nos ferrando.

          Quanto a mocinha… Vai acabar pagando caro demais pelos seus erros. Mas errou. E foi sim racista. Atendendo negros no trabalho ou não.

      • Sirlei Amaral Banti 4 de setembro de 2014 - 00:59 Responder

        Bravo Thiago! até que enfim apareceu alguém sensato e que na minha opinião colocou os devidos pontos nos ii. Eu fico escandalizada com o que vejo de pessoas, não sei se realmente gremistas, se achando injustiçadas. Como assim? alguma coisa tinha que ser feita! Talvez se o Grêmio tivesse tomado uma atitude no episódio anterior, nada disso estaria acontecendo. Mas o que fizeram? vistas grossas. Esses ” torcedores” que estão tão indignados agora, parecem pais que pegam o filho cometendo falta grave e preferem jogar a culpa nos, nunca no ” filhinho querido” Obrigada! Em tempo: sou mulher, sou gaúcha, sou negra e gremista sempre.

  • Márcio 3 de setembro de 2014 - 20:03 Responder

    Realmente, irretocável o texto. E compartilho do pensamento do comentarista Gilmar: com tudo que fizeram pro Fluminense não cair e com essa punição sem precedentes, fica difícil ainda acreditar na Justiça Desportiva, ainda mais com os “célebres” procuradores que dela fazem parte.

  • marisa 3 de setembro de 2014 - 20:52 Responder

    Concordo que estão fazendo deste episodio um circo. O Brasil tem tantos problemas sérios para serem resolvidos e estão fazendo uma tempestade num copo d’água .
    Claro que o racismo é condenável mas por favor ,me poupem.
    Sempre houve e sempre vai haver pessoas racistas e pre-conceituosas no mundo.
    O engraçado é que negros .indíos e pardos não se sintam ofendidos com o favorecimento de “cotas” que para minha opinião é um atestado de incompetência .
    Xingamentos e ofensas no futebol são inevitáveis .
    Por que nunca um juiz processou a torcida quando sua (pobre ) mãe é ofendida?
    Repito, : Tempestade em copo d’água .

  • Sergio Amarildo 3 de setembro de 2014 - 20:52 Responder

    Pois bem ‘Grêmio Libertador’ é difícil dizer alguma coisa nesse momento. Nós gremistas fomos estigmatizados há poucas horas. A ‘ferida’ foi recentemente aberta. Apesar disso, temos que ter serenidade para expressarmos ideias e sentimentos nessa hora. Eu penso que a punição aos torcedores e a Clube devem ser aplicadas devido a gravidade do fato. Contudo, tanto no caso dos torcedores, em especial no caso da Patrícia que foi execrada, quanto no caso do Grêmio teriam que sofrer uma punição considerando os fatos acontecidos e não para contentar uma opinião pública sedenta de vingança, intolerante. Em relação aos torcedores estão sendo ouvidos pela Polícia e vamos ver quais as conclusões a que se chegará. Vejam o caso do Tiago, acho que é esse o nome, com todo o recurso das câmeras no estádio, acusaram ele de forma indevida e ele conseguiu provar que estava em outro lugar do estádio. Isso prova que provar um crime e aplicar uma pena não é algo tão simples assim. Já o Clube foi maculado. Conforme dissestes ficamos marcados com o estigma de racistas. O tempo vai fazer com que torcedores do Grêmio repensem sua forma de torcer e de outros clubes também. Agora gostaria de lembrar que mesmo que a pena seja exagerada, desproporcional ao crime realizado, isso não representa que o tipo de infração e os infratores não reincidirão. Veja o caso dos EUA lá tem pena de morte, mas pergunto por que de tempos em tempos aparece um atirador invadindo um lugar público e matando dezenas de pessoas? Quero dizer que a aplicação de penas, mesmo que exageradas, não garantem a inibição total do crime e dos criminosos. Entretanto, os holofotes midiáticos, a sede por vingança fez com que o STJD chegasse a esse julgamento com uma decisão tomada. Por isso, entendo que se os julgamentos se pautarem pela intolerância do senso comum onde chegaremos como sociedade uma vez que as atitudes das redes sociais e da grande mídia tem evidenciado uma intolerância crescente. O Grêmio foi imolado, ou seja, aquele carneiro que é morto, sacrificado, para satisfazer o desejo de uma coletividade de que alguém tem que ‘morrer’ para que a coletividade se sinta bem. Essa imolação poderia considerar que a intolerância a diferença gera violência, que gera racismo, machismo, sexismo, homo fobia, discriminação a deficientes, índios, crianças, jovens, idosos e outros. E a violência se pune exemplarmente? Mataram torcedores há pouco e os time desses torcedores foi punido? As torcidas se enfrentaram no campeonato brasileiro o ano passado e como foram punidos esses clubes? Por isso, que é uma questão de ver o ‘sangue’ do sacrificado e achar que melhorará uma questão muito mais complexa como a violência como um passo de mágica. E a violência não é incitada, as vezes, pelos jogadores e dirigentes e quais punições são efetivadas? Agora imolaram Patrícia que não pode nem mais aparecer em público. E imolaram um time que tinha a imagem de guerreiro pelas suas conquistas. Entendo que a punição exagerada não vai surtir todos os resultados esperados. Até porque a discriminação racial inicia na desigualdade social, na exclusão, na exploração, que está em nossa sociedade e o estádio de futebol, frequentado cada vez mais por pessoas de maior poder aquisitivo, reproduz esse tipo de estrutura social. Pensar o racismo sem pensar a intolerância, a violência é simplificar, ser oportunista também. Concluo, imolar o Grêmio e Patrícia é muito mais fácil do que aprofundar e querer tratar da complexidade que esse problema evidencia. Continuemos defendendo o Grêmio evidenciando que sacrificar clube e pessoas não renderá a sociedade excludente e injusta na qual vivemos.

  • marisa 3 de setembro de 2014 - 21:13 Responder

    Concordo que estão fazendo deste episódio um circo.
    O Brasil tem tantos problemas sérios para serem resolvidos e estão fazendo uma tempestade num copo
    d’água com esse ocorrido.
    Claro que o racismo é condenável ,mas por favor . me poupem.
    Sempre houve e sempre vai haver pessoas racistas e pre-conceituosas no mundo.
    O engraçado é que negros ,índios e pardos não se sintam ofendidos com o favorecimento de “cotas “,
    que na minha opinião é nada menos que um atestado de incompetência.
    Xingamentos e ofensas no futebol são inevitáveis.
    Por que nunca um juiz processou a torcida ,quando a sua (pobre ) mãe é ofendida ?
    Repito : Tempestade em copo d’água

  • Marcos 3 de setembro de 2014 - 21:15 Responder

    Alguns desse blog, escrevem de joelhos, com intenção de aparecer no globoesporte.
    Se colocam na condição de se “desculpar” pelos demais gremistas.
    Rastejam por audiência.
    BUNDÕES!
    Alguns……BUNDÕES!

    • Cruyff 3 de setembro de 2014 - 23:59 Responder

      Não, quem sabe ao invés de nos “desculparmos” por alguns imbecis vamos inflamar mais a situação…. vamos cantar chora macaco imundo no próximo jogo, assim quem sabe estaremos na série B ano que vem!!!

  • olivrn@ig.com.br 3 de setembro de 2014 - 23:42 Responder

    parece coisa de menininho besta que ouviu um desaforo e foi chorar na barra da saia da mãe: – Ele m chamou de macaquito, buaáááááá´. porra, q frescura!!!! seja homem!

  • juliano 3 de setembro de 2014 - 23:56 Responder

    por causa de quatro cinco torcedores racistas que não representam a torcida gremista, o clube foi punido com a exclusão da copa do brasil, e quanto as brigas e as mortes que se deram em estádios brasileiros, como a do rapaz que foi atingido por um vaso sanitário, o torcedor corintiano que matou outro torcedor com um sinalizador, quais foram as punições exemplares que estes clubes receberam, sou totalmente contra o racismo, mas mortes em estádios na minha opinião é tão ou mais grave, também deveria receber a mesma atenção. Estou indignado.

  • Angélica Pinto 4 de setembro de 2014 - 00:17 Responder

    Como gremista não posso deixar de demonstrar minha indignação com tudo o que está acontecendo com meu time. Mas pelo que vi hoje, a unica parte do judiciário que parece querer mostrar serviço é a justiça desportiva. Em hipótese alguma desculpo aquela meia dúzia de imbecis que vão ao estádio descontar suas frustrações cotidianas nos atletas dentro do campo. O mundo inteiro tentando trazer mais respeito nas relações entre torcedores e jogadores e os idiotas vão e prejudicam o time. Só espero que que a lei seja cumprida e assim como o time estas pessoas tenham uma pena exemplar. Está realmente na hora de cada torcida preocupar-se em apoiar o seu time que está jogando ao invés de ficar pensando no time rival que nem está no campo.

  • Impzone 4 de setembro de 2014 - 03:30 Responder

    Entendo teu sentimento. Nós, claro, não deixaremos de ser gremistas.
    Pena que teu recado fica aqui. Poucos lerão isso além de nós, gremistas.
    O estigma pelo acontecimento vai ficar, a menos que façamos algo maior.

  • Rogerio Lopes 4 de setembro de 2014 - 10:22 Responder

    Por causa de um punhado de ANTAS e BURROS chamou o ARANHA de macaco ( tem até um personagem do BEN 10 que se chama MACACO ARANHA SUPREMO ( Vamos processar o canal de tv que passa o desenho!)) o Clube sofre essa punição vexatória, melhor teria sido matar um torcedor do Santos, como fez a torcida do corinthians, que só jogou algumas partidas com portões fechados. Se houve ato ERRADO na Arena, o que houve no STJD? O argumento do Sr. Rafael Vanzin, procurador do STJD, de que o que causou de impacto psicológico a 1 ( UM) menino de 12 anos..e o que causou a sua decisão arbitrária a MILHARES de meninos de 12 ANOS???????? Quer dizer que, se a torcida do grêmio, colocar camisetas do Inter e se infiltrar na torcidas deles e ofender outro jogador por racismo, o Inter será desclassificado? Ou para eles não vale, por que estavam chamando o mascote de macaco?? ATENÇÃO SRS. ADVOGADOS GREMISTAS!!! Estejam atentos e promovam ações contra o STJD. Quando entrarmos em campo, e nos chamarem de VEADOS, temos que paralisar o jogo, chamar o árbitro e a IMPRENSA>>>>>>artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. O parágrafo 1º do artigo 243-G do CBJD diz que “caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos (…) caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição”. De acordo com o auditor Francisco Pessanha, o primeiro a votar, “a legislação não é justa, mas é o que temos aqui”. ENTÃO QUE SEJA A JUSTIÇA À TODOS!!! E NÃO USAR O GRÊMIO COMO UMA AÇÃO DIDÁTICA!!! Não se ensina PUNINDO o autor INDIRETO!!! Como se ir para um julgamento já tendo sido CONDENADO ANTES? Como ser julgado por uma pessoa que publica fotos de atos racistas em seu facebook?

  • Berenice Ruschel 4 de setembro de 2014 - 11:40 Responder

    Parabéns, grande verdade!
    E o que falar do auditor do STJD que condenou o Grêmio? Será punido?
    http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/#noticia-aberta/corregedor-diz-que-stjd-vai-apurar-manifestacoes-racistas-de-auditor-115266.html

  • Lucas 4 de setembro de 2014 - 11:48 Responder

    Bando de hipócritas. O racismo sempre foi institucionalizado na torcida. Se aproveitam por estar em massa e externar a raiva. Há pelo menos 30 anos sou testemunha disso.
    Agora tomam uma punição pesada e ainda ficam fazendo ressalvas. Assumam pelo menos, deixem de ser arrogantes. Se chegou nesse ponto, é porque vocês sempre foram coniventes, sempre se defendendo, sempre achando que estavam com razão.

    • Sergio Amarildo 4 de setembro de 2014 - 17:42 Responder

      Sr. Lucas generalidades não levam a nada, são palavras soltas no vento, nesse caso objetivo. Seja específico estás acusando a torcida do Grêmio de hipócrita? Parte dela ou? Como expressou o outro comentário fostes coniventes 30 anos e não fizestes nada? Você acha que punir quem falou palavrões não é desproporcional uma vez que outros clubes mataram pessoas e tiveram penas bem mais brandas? Quem você chama de arrogantes todos os gremistas? Nós fomos coniventes e você também não é? E as campanhas contra o racismo são coniventes? E todo o esforço do Clube em punir os responsáveis é conivência? São somos perfeitos, nem donos da verdade. Somos humanos, erramos. Que essas críticas sejam construtivas para nos aprimorarmos enquanto torcedores e seres humanos. Contudo tuas acusações genéricas são impróprias e descabidas.

  • celso 4 de setembro de 2014 - 16:44 Responder

    Calma Sr.Lucas, para que tanto ódio nesse coração? Se qualquer pessoa é testemunha de um crime, por mais de 30 anos, e não o denuncia, também torna-se conivente! E o Sr. em seu comentário não refere a quem o está dirigindo, se para a torcida de seu time ou outra qualquer, a coisa fica assim meio genérica, seja mais específico e denuncie às autoridades competentes, os racistas aos quais o sr. se refere, e tire este sentimento de culpa que habita o seu sub-consciente!

  • JUAREZ BONAMIGO 5 de setembro de 2014 - 20:06 Responder

    MEUS IRMAOS TORCEM PRO INTER E EO OS CHAMO DE MACACOS DESDE SEMPRE

  • Deixe uma resposta