Grêmio Libertador

Não é culpa do Cebolla.

Não é culpa do Cebolla se ele veio descontado. Não é culpa dele se ele foi liberado pra jogar e sentiu. Não é culpa dele que o Braian tenha feito tão pouco ou menos que o Lucas Coelho. Não é culpa dele que o Fellipe Bastos tenha renovado contrato com o Grêmio no fim do ano. Não é culpa dele que o perfil de jogadores do Grêmio é daqueles que fazem gol quando dá, um dia na vida. Não é culpa do Cristian se perdemos o ruralito. E tem um caminhão de coisas erradas que também não são culpa dele.

Mas é muita ingenuidade achar que ninguém tem culpa. Rui Costa está no comando do futebol gremista desde o mandato do Koff. São três anos de continuidade, muita gente que não deu certo e um aproveitamento mínimo nas contratações. Do time atual, apenas Giuliano e Geromel são bons nomes contratados por ele. Rhodolfo foi pedido do Renato. Mas foram quase 40 nomes contratados para tirar TRÊS. Em TRÊS ANOS. Já teve muito dinheiro, pouco dinheiro, treinadores que preferem mandar, treinadores que não opinam em nada. Desculpas mil. Mas não consegue ser nem um dirigente satisfatório.

Nunca achei o Cristian Rodriguez um nome cogitável para vir. Não vejo nele um craque. E ele tem demonstrado as suspeitas que tinha: é um baita cara, de grupo, de entrega. Mas não é fundamental, não é diferenciado. E precisamos de goleadores, coisa que ele nunca foi. Mas veio, um negócio de ocasião, com boas oportunidades de virar um VALOR para o clube num próximo contrato. Um cara onde os oriundos da base pudessem se espelhar (infinitamente melhor que o Barcos pra isso, inclusive). Era interessante ele se ambientar, se tornar parte, ser bem recebido para ter VONTADE de seguir aqui.

Mas vieram as lesões. Veio a impaciência. E parece óbvio que o Cristian Rodriguez está triste com a situação. Não jogou. Não será convocado para a seleção. Não será aproveitado no seu clube – o Atlético de Madri. Aí vem para uma reunião com a cabeça do futebol e diz: “acho que o melhor é eu sair”. E o Rui Costa cogitou responder algo diferente de NEM MORTO. Não existe hora melhor de dar apoio pro cara que agora. É o melhor momento, até financeiramente, de abrir negociações com o Atlético (que é praticamente da Doyen e está apavorado com a medida da FIFA cortando investidores), fazer uma negociação de parte dos direitos de um cara como o Luan, pra ele fazer um estágio lá ou coisa que o valha, como jogador do Atlético, não do investidor. Fala que entende que o cara tá chateado, ao invés de parar de pagar agora os salários segue pagando e consegue um contrato com SALÁRIOS DENTRO DA REALIDADE DO GRÊMIO. Mas não. Resolveu IR PRO RÁDIO DIZER QUE O MELHOR ERA DEIXAR ELE IR.

Por mais que a situação financeira do clube exija, cara, ACABAMOS DE PERDER A “COPA DO MUNDO” que a direção prometeu. Não existe mais de onde tirarem sarro da nossa cara. Então um dirigente INVENTA? Tira com a cara de TODA a torcida do Grêmio assim, sem motivo algum? A hora era de fazer nem que fosse CENA de que ia renovar, que o jogador era importante, que haveria maneiras. Deixa sair no final do contrato, depois da Copa América. Mas nem o PRESIDENTE fez questão de fazer isso. Cabia ao cara do futebol fazer o melhor pelo clube como um todo, torcida inclusa. Mas ele, mais uma vez, falhou. Foi insuficiente. Segue AMADOR, mesmo recebendo um salário invejável há TRÊS ANOS.

Eu não sei de vocês, mas quero uma cabeça. E é a do Rui Costa. Pra mim, chega.

Comparilhe isso: