Não é todo o mundo, mas todo mundo deixa assim

2 Postado por - 26 de fevereiro de 2016 - Artigos

Hoje o carro do Luan foi recebido no treino por uma chuva de pipocas. Cerca de quarenta pessoas vestidas de tricolor perderam algumas horas da sua vida para atirar porcaria contra o nosso melhor jogador. Foram fazer o que várias pessoas pediram (inclusive em comentários no nosso facebook – pode escolher o texto que quiser, sempre tem comentários do tipo) para fazer: ir lá dar uma “sacolejada” nos nossos jogadores. Porque, segundo alguns que comentam até aqui, nos textos do blog, o problema se reduz exatamente a isso: falta de raça. E é levando uns cascudos que o pessoal acha a tal raça.

Como ocorreu pela manhã, o fato foi prato cheio pra imprensa sedenta de crise – e com milhares de horas para encher linguiça na TV aberta ou fechada. Não interessa se o Grêmio é o único gaúcho na Libertadores, está na frente do Inter no Ruralito e a um jogo em casa de passar de fase no outro torneio disputado com uma vitória simples. Os quatro jogos sem vencer são crise e a criancice de alguns torcedores é o combustível para dizer que A TORCIDA está questionando o Roger. Junta aí o Victor, Jonas e Douglas Costa, por exemplo, e fica fácil dizer que o TORCEDOR DO GRÊMIO não gosta de jogador bom. Mesmo que milhares de outros gremistas apoiem o treinador e o trabalho. Mesmo que outros tantos tenham lamentado a saída do VictorDouglas Costa e do Jonas.

Ninguém precisa dizer pra mim que esses “quarenta” (ou vinte, ou dez, ou dois) não são TODA a torcida do Grêmio. Eu sei disso. E também sei que não adianta dizer isso pra imprensa e ficar colocando a culpa só nela quando A TORCIDA DO GRÊMIO recebe um carimbo desses. Há um problema maior: a impunidade dentro da nossa própria torcida. Esses “quarenta” torcedores identificados como gremistas (por isso, naquele momento, naquele lugar, A TORCIDA DO GRÊMIO, pra quem quiser dizer) não foram lá apenas por resultado de campo. Eles se sentiram autorizados a fazer isso. E, querendo ou não, nós demos essa autorização.

Mensagens colocadas no nosso FB ontem. A segunda foi apagada depois de ter mais de 60 curtidas (e do autor jurar de pé junto que não estava fazendo apologia à violência)

Mensagens colocadas no nosso FB ontem. A segunda foi apagada depois de ter mais de 60 curtidas (e do autor jurar de pé junto que não estava fazendo apologia à violência).

Como? Se não saindo abertamente dizendo que alguém precisa agir dessa forma (já que “merecem”),  ao menos vendo e ficando quieto. Foi assim com o caso de certo aracnídeo há uns tempos atrás. O silêncio da torcida é uma forma de conivência. É a aceitação. Quando um ou dois dão ideia e outros 50 fazem sem ninguém dizer “peraí, cara, tu não tá sendo um pouco idiota?” estamos demonstrando que não repudiamos. E isso é a senha, para muitos, de que tá tudo certo, vamos fazer. Se até chute em dirigente do adversário já foi comemorado, umas pipoquinhas são pouca coisa.

Enquanto A TORCIDA DO GRÊMIO não ridicularizar esses caras, não se manifestar fortemente contra, não se posicionar diferentemente dessa meia dúzia de imbecis, será sempre tomada no todo por quem adora simplificar (a.k.a. imprensa). E não vai adiantar a gente gritar que não. Quem tá agindo são eles; nós estamos quietos, só pedindo para não nos colocar na bacia. Tá na hora de sair dela. Partiu mostrar que eles são minoria? Ou vamos apenas admitir que a “imprensa vermelha” está certa e parar de reclamar?

Comparilhe isso:

40 + comentários

  • andre 26 de fevereiro de 2016 - 16:05 Responder

    É evidente que apenas parte da torcida está questionando o Roger. Apenas os conscientes estão questionando.

    • jairo borges 26 de fevereiro de 2016 - 17:09 Responder

      O jogador menos cobrado deve ser o Luan que faz o que se cobra de um atacante gols, enquanto isto os zagueiros contratados e o lateral, são ruins e a cada jogo falham, direção omissa e incompetente vamos contratar urgente dois laterais,um zagueiro e dois volantes para reposição.

  • Felix 26 de fevereiro de 2016 - 16:14 Responder

    Parabéns pelo texto.

    O duro é ver gente achando que este absurdo ajude em algo.

    Uma pena. De se lamentar atitudes assim. E com o Luan; disparado nosso melhor jogador.

    Civilidade e respeito foram deixados de lado há um bom tempo.

    • Genor Denti 26 de fevereiro de 2016 - 22:26 Responder

      Luan, disparado nosso melhor jogador kkkkkkkkk e os outros então seriam o quê? Só poderiam estar abaixo da crítica!

  • juca 26 de fevereiro de 2016 - 16:14 Responder

    Que finalmente termine essa imbecilidade de apoio incondicional.

    • Genor Denti 26 de fevereiro de 2016 - 22:31 Responder

      Tens toda a razão, só os IMBECIS pregam apoio incondicional, por acharem que o time se conserta sozinho!!!

    • Dexter 29 de fevereiro de 2016 - 15:18 Responder

      Apoio incondicional é o câncer do Grêmio.

  • Fábio Saraiva 26 de fevereiro de 2016 - 16:21 Responder

    Questionar é completamente diferente de fazer “merda”. Uma coisa é entender que o time está com problemas (vários), seja na armação das jogadas ou na defesa (o erazo era meia boca, mas o time já estava encaixado), ou a finalização, nosso imenso e maior defeito desde a saída do Jonas. Outra coisa, completamente diferente é ir cobrar jogador (que está entrando ou saindo do seu TRABALHO) para cobrar por atuações ruins. Essas atitudes são infantis e impensadas e, mais cedo ou mais tarde, vão fazer com que o Grêmio perca o Roger, que é um oásis de competência no meio dos atuais que circulam pelo país.

  • Alemao 26 de fevereiro de 2016 - 16:23 Responder

    Desculpa te dizer isso, mas tu não acompanha muito futebol. O time não vem bem a muito tempo, e a crise EXISTE SIM. Pelo pouco que acompanhei, já que a imprensa nao cobriu o fato, foi uma manifestação pacífica e de direito . Deves direcionar tua crítica a falta de profissionalismo da mídia, pois ela poderia estar lá fazendo o seu papel, de perguntar os motivos da manifestação , quem eram as referências, como surgiu esse movimento e se eram parte de algum grupo organizado do clube. Abraço . alemão , sócio e conselheiro .

    • Fagner 26 de fevereiro de 2016 - 16:31 Responder

      Não desculpo. Um conselheiro deveria zelar pelo clube. Jogar pipoca no melhor jogador do clube é fazer exatamente o contrário de zelar por ele. Justificar isso é exatamente o que eu nunca esperaria de um cara que é eleito pra ajudar. A imprensa cobriu amplamente o fato. Principalmente na tv fechada (a ESPN chegou a dizer que o torcedor do Grêmio não gosta de jogador bom).

      Saludos,
      Fagner

      • Alemao 26 de fevereiro de 2016 - 18:43 Responder

        Não procuraram entrevistar , perguntar para algum dos manifestantes qual era o motivo da manifestação . Só deram.opiniões e teses vaga encima do fato. Isto não eh cobrir o ocorrido, e sim distorcer os fatos.

        Saludo.

        • Fagner 26 de fevereiro de 2016 - 20:13 Responder

          O motivo da manifestação era pedir raça. Foi dito. O Fernandão conversou com os caras que, pasme, queriam conversar com os jogadores. Provavelmente queriam ensinar o Luan como ser um jogador melhor. Todos eles com anos e anos de prática no assunto. O mais engraçado é querer ser levado à sério fazendo papelão.

          Saludos,
          Fagner

      • Anderson de Avila 27 de fevereiro de 2016 - 10:25 Responder

        Que melhor jogador? Luan? Ta de sacanagem! Acorda para a realidade, o Luan é lento, prende demais a bola, não tem objetividade nenhuma e não tem vontade nenhuma.

        • Fagner 27 de fevereiro de 2016 - 13:35 Responder

          Exatamente o que diziam sobre o Douglas Costa. Deixa o Guardiola levar ele baratinho, o Manchester City vai ficar bem feliz.

          Saludos,
          Fagner

    • Rodrigo 26 de fevereiro de 2016 - 17:43 Responder

      Se tu realmente és conselheiro, pobre do Grêmio…

  • Alemao 26 de fevereiro de 2016 - 16:26 Responder

    E caro amigo, se tu acha uma imbecilidade apoiar o time do coração em uma partida , tu faz valer o teu nome.

    • Fagner 26 de fevereiro de 2016 - 16:32 Responder

      Se apoiar é ir no treino jogar pipoca em jogador fico com medo de perguntar o que é cobrar.

      Saludos,
      Fagner

      • Alemao 26 de fevereiro de 2016 - 18:45 Responder

        Não distorca meu comentário. Apoiar o time durante a partida. Em nenhum momento disse a jogar pipoca eh apoio .

        Saludos caro fake.

        • Fagner 26 de fevereiro de 2016 - 20:11 Responder

          Quer uma cópia da minha identidade? Será que tem Alemão escrito na tua?

          Não distorci absolutamente nada. Não tem lugar nenhum, nem em post, nem em comentário, onde eu tenha dito que é imbecilidade apoiar o time. Eu disse que é imbecilidade “manifestar a insatisfação” por 15 anos sem títulos em um treino (o Luan tinha 5 anos, deve ser muito responsável). Não tenho como entender diferente quando tu me acusa de estar criticando apoio ao time. Se o que eu critiquei é apoio, tua noção de apoio é exatamente ir no treino jogar pipoca.

          Saludos,
          Fagner

          • Augusto 29 de fevereiro de 2016 - 15:42

            Não da pra discutir com esses torcedores cabeça de bagre.

            Pergunta se ele vai gostar que alguém vá no trampo dele jogar pipoca por que achou que ele não rendeu o esperado.

            É ridículo! E estamos muito pior com esse tipo de conselheiro do que jogando com 20 perebas em campo.

            Grande abraço pra ti Fagner, que é gremista de verdade.

  • Tiago 26 de fevereiro de 2016 - 16:26 Responder

    Esse negócio de planejamento demora demais. Acho que ainda dá tempo de demitir o Roger, trazer um motivador e fazer um time com metade da gurizada da base pra buscar uma vaga na LA 2017.

    • Breta 26 de fevereiro de 2016 - 17:13 Responder

      Demitir o Roger? Vc so pode estar de brincadeira, rsrs. Ou é colorado que veio aqui zoar…

    • Augusto 29 de fevereiro de 2016 - 15:45 Responder

      Esse negócio de planejamento demora demais? E os últimos 15 anos sem planejamento passaram rápido por acaso!?

      É inacreditável o que a nossa torcida se tornou!

  • Mano 26 de fevereiro de 2016 - 16:37 Responder

    Nada justifica a ação desses babacas. Mas o que mais da raiva é que o Grêmio tava com tudo pra começar bem o ano e deu a chance que a imprensa queria pra inflamar esses idiotas.

    • Genor Denti 26 de fevereiro de 2016 - 22:39 Responder

      E porque não começou bem o ano? Responda que eu quero te ouvir!

      • Mano 26 de fevereiro de 2016 - 23:27 Responder

        Porque não fez uma boa partida até agora. Porque a defesa já sofreu mais gols que o primeiro semestre inteiro de 2015.
        Porque o time está previsível desde o final do ano passado.

  • Rodrigo 26 de fevereiro de 2016 - 18:08 Responder

    Ótima análise! Mas acho que, infelizmente, por parte dos torcedores que costumam se manifestar nas redes sociais é mais provável que haja apoio do que crítica a essas atitudes lamentáveis de hoje.

    Não entendo como alguém pode acreditar que os maus resultados do Grêmio decorrem da falta de atitude, raça e outras idiotices do gênero. É uma forma muito simplista de enxergar o futebol. Parece que há preguiça de pensar, de analisar racionalmente o que acontece dentro de campo. Se não se interessam por questões táticas e técnicas, se acham que tudo se resume à vontade, raça e amor à camisa, deveriam simplesmente abandonar o futebol e se dedicar a outros assuntos.

    Os textos do blog são sempre muitos bons, analisam os problemas do Grêmio sem catastrofismo. Mas, invariavelmente, nos comentários aparecem vários torcedores exigindo raça, chamando o time de pipoqueiro, fazendo referência inclusive ao salário que os jogadores recebem. É inacreditável. Parece que nem se dão ao trabalho de ler as postagens. Dá até vergonha de compartilhar a paixão pelo Grêmio com esse tipo de gente.

    • Fagner 26 de fevereiro de 2016 - 18:13 Responder

      Sim. E é exatamente por isso que temos que nos manifestar mais. Ou eles vão achar que são mesmo A TORCIDA DO GRÊMIO. São é uns guri mijado (e obrigado pelo elogio e apoio).

      Saludos,
      Fagner

      • Rodrigo 26 de fevereiro de 2016 - 21:13 Responder

        Tens toda razão, Fagner. Até acabei fugindo um pouco da crítica principal do teu texto, mas não tenho dúvidas de que quando deixamos de nos manifestar estamos contribuindo para que essa minoria exaltada se sinta cada vez mais fortalecida e apta a representar toda a torcida do Grêmio. O problema é que nas redes sociais os ânimos parecem estar permanentemente inflamados – e isso de forma geral, não apenas no que diz respeito ao futebol. Diante desse cenário a gente acaba ficando um pouco pessimista. Mas tu estás certo: em vez de apenas lamentar, quietos no nosso canto, precisamos começar a reagir. Abraço!

    • Augusto 29 de fevereiro de 2016 - 15:47 Responder

      Um pingo de sanidade num oceano de idiotice.

      Parabéns!

  • Roger 26 de fevereiro de 2016 - 18:09 Responder

    Time de mocas em campo não ganha libertadores..tem que apertar esses merda mesmo..bonecas

    • Pedro Alagia 27 de fevereiro de 2016 - 23:44 Responder

      é tu q é macho

  • Tiago 26 de fevereiro de 2016 - 18:30 Responder

    O raciocínio ali é que “planejamento é quando tu ganha”, como disse certo presidente dum certo time depois de certo jogo.

  • Ed 26 de fevereiro de 2016 - 19:15 Responder

    Bah…jah sou mais velho vivi os saudosos anos noventa, hj cobrar é buling, criticar é ruim. .o negocio é apoio incondicional, tenho nojo disso! Os caras se arastando um bom time só fazendo m…nos velhos tempos se brigava junto se apoiava e o time tinha brio. Hoje não é culpa d ninguém. .tem q dar carinho nao baste dar 200 mil…é vergonhoso. .

  • Orlando 26 de fevereiro de 2016 - 19:41 Responder

    Salgadinha a pipoca!

  • Éder 26 de fevereiro de 2016 - 20:29 Responder

    Vagabundos, arruaceiros, bagaceiros e marginais, ou aprendizes de…….Qual cidadão de bem não está trabalhando em plena sexta pela manhã? Os jogadores e dirigentes deviam ter acionado os órgãos de segurança competentes para que fosse efetuada a prisão desse bando!!!! O time ainda não se encontrou em campo, mas chegar ao ponto de ameaçar jogadores…. Essa torcida não me representa!!!!!

  • Rustus 26 de fevereiro de 2016 - 22:02 Responder

    Pessoal, já fui, e acredito que grande maioria também já foi, sanguíneo, achar que tudo se resolve na “raça”. Acreditei que devíamos ir reclamar, etc., hoje com a maturidade e o entendimento das coisas da vida, o chamado discernimento, entende-se onde o texto quer chegar. Sim, o autor tem razão, Fagner tem razão.
    Alemão, nada pessoal ou contra você, mas estás equivocado na forma de reagir e entender a vida. Achar correto essas atitudes é lamentável, ainda mais vindo de um conselheiro. Mas é sabido que temos marginalização em nosso comselho, alemão, não me refiro a ti, não te conheço, infelizmente. Mas o conselho é outro assunto.
    Negócio é parar com essa coisa de violência, de aplaudir atacante ruim só porque dá carrinho em zagueiro, achar que o Grêmio é só chute, violência e “raça”.
    E por último, mas não menos importante, parem de cantar aquela música afeminada “festa na geral do Grêmio” por favor.

  • Marcelinho Gaúcho 27 de fevereiro de 2016 - 15:02 Responder

    De prima digo que aquilo não foi cobrança e sim ofensa, portanto, errada. Não se tira nada positivo ao ser tratado assim, pelo contrário.
    Eu tento debater e não perco meu tempo e dinheiro com boleiro.
    O fato mostra justamente o que todos enxergam na atitude dos jogadores e que foi mais citado e debatido nos últimos posts: empenho, atenção, profissionalismo, falta de ambição.
    É inaceitável e vergonhoso três derrotas para times inferiores e com estrutura infinitamente menor que a nossa!
    A crítica ao salário e preço de ingresso é válida porque tanto numa empresa, numa obra de arte ou num produto, se paga relativamente pelo que se vale ou produz.
    Tem mano ganhando num ano o que o Pelé ganhou na carreira inteira.
    Não é que se resolva SÓ com raça.
    Interpretação errada. É justamente isso que falta!
    Temos qualidade, tática, preparação física, estrutura, salário astronômico, torcida, babação de ovo, maria chuteira…
    Custa pedir um pouquinho de raça, tchê?

  • Oliver 27 de fevereiro de 2016 - 15:22 Responder

    Jogadores, comissão técnica e diretoria são um bando de amarelões que se acham os “sabe-tudo”, e essa é a verdade! Quando o jogo está na mão, jogam pra torcida, mas quando o jogo e contra um adversário valendo alguma coisa, (pega pra capar) dai somem! O Luan, Douglas, Marcelo Grohe, Giuliano e outros, possuem a síndrome do Tcheco… Amarelam quando o time mais precisa deles, e isso é fato! Não adianta se iludir com esse time… Se não vencerem a LA 16 haverá desmanche e as dívidas irão bater na porta! A REAÇÃO tem que ser JÁ!!

  • Jonatha Zimmer 28 de fevereiro de 2016 - 10:48 Responder

    Fecho com o o relator.

  • Deixe uma resposta