Não se omita. Denuncie o racismo. Ligue 181.

4 Postado por - 29 de agosto de 2014 - Artigos, História Tricolor

 

crime

No Gre-Nada, sentimos vergonha dentro e fora de campo. Perdemos dentro e fora de campo. Naquele domingo, a violência e a falta de humanidade venceu ambos os clubes.

Ontem, mais uma vez, perdemos dentro e fora de campo.

Envergonhamos os estatutos de um clube pioneiro na aceitação de negros no Rio Grande.

Envergonhamos o poeta Lupicínio, que se tornou gremista somente para combater o racismo que impediu (ou adiou) o sonho de jogadores negros participarem do futebol profissionalmente.

Ontem, envergonhamos a maioria de uma torcida que não precisa mais conviver com atitudes imbecis como esta em pleno século XXI.

Estas pessoas não fazem mal apenas para o Grêmio. Elas fazem mal para a sociedade inteira.

E fazer algo à respeito não é obrigação apenas da Diretoria, da Polícia ou do Ministério Público.

Ajude a extirpar de vez esse câncer da nossa torcida.

Nós somos a maioria.

 

Patricia Moreira, que aparece neste vídeo, é apenas um mau exemplo? Não. É um péssimo exemplo, que se não for combatido de uma vez por todas, vai prevalecer e afastar os bons torcedores dos estádios para sempre.

 

Denuncie http://www.mprs.mp.br/dirhum/racismo/denuncie ou pelo fone 181.

Comparilhe isso:

22 + comentários

  • Flávio da Luz 29 de agosto de 2014 - 11:01 Responder

    Concordo, plenamente. Atitude abominável.
    A partir de agora, paro a minha vida. Vou viver denunciando, e tenho certeza que dará resultados.

    Cara, a guria deve estar escondida num porão, dentro de um guarda-roupas.
    Com certeza, ERROU, e já está pagando por isso.
    Muitos outros problemas afetarão sua vida.
    Tú quer fazer justiça? Está no país certo.
    Aguardaremos com entusiasmo os êxitos que alcançará.

    • Fagner 29 de agosto de 2014 - 11:05 Responder

      Para de mimimi e faz a tua parte. Nunca mais fala a palavra MACACO na Arena. Para de ser irresponsável e assume a tua parte nisso.

      Saludos,
      Fagner

      • Flávio da Luz 29 de agosto de 2014 - 11:48 Responder

        Fagner, tú me conhece?
        Sabe onde moro?
        Tem certeza se eu já pisei na Arena, ou pronunciei a palavra macaco para algum negro?
        Cara, quando tú se referir a alguém com o termo “mimimi”, tú tem que ter certeza se esse alguém é dos “teus”. Tú tem o espaço, mas não tem o direito, de adivinhar quem é, ou como é, quem está do outro lado.
        Tú tens meu e-mail. Quer ter certeza do tipo de pessoa que sou? Se sou bandido, ou professor? Se sou pai de familia, ou andarilho? Se convivo com pessoas negras, pardas, amarelas?
        Sr. Fagner, moro em outro estado, e desde criança, sempre ouvi termos relacionados a “viados”. Agora será viado e racista? Será fácil me identificar, já que meu carro tem adesivos do RS, e do GRÊMIO. Um estado de metade negra, com muito preconceito, muitas diferenças sociais. Amanhã ou depois, eu tomo um tiro, pois desde sempre não engulo o desaforo.
        Eu sei, o problema não é seu, o lugar que moro. O problema não é seu, se não aceito “brincadeiras” afeminadas. Aliás, tenho que aceitar, pois posso ser enquadrado como homofóbico.
        Por favor, não se dirija com essa autoridade, com esse sinismo característico de piadistas sem noção. Tú sabes que errou ao me intimar dessa forma.
        Desse lado tem nome, sobrenome, e-mail.

        • Fagner 29 de agosto de 2014 - 14:01 Responder

          Não é o que tu “é” (tua carreira, tua família) que te definem. São tuas ações. Sim, homofobia é tão merda quanto racismo. Não foi uma “piada sem noção”. Teu comentário foi sem noção. É exatamente aí que eu te enquadrei: teu comentário te coloca no nível dos “homens de bem”. Um cara que é arrogante, racista, homofóbico, machista e misógino e nem se dá conta disso.

          Não adianta chorar e esperar que alguém tome uma atitude por ti. Começa. Respeita os outros. Não chama de “macaco”, de “viado”, que mulher tem que ir pilotar fogão, que “traveco” não é gente. Quem tu é pra ficar dizendo que eles são piores que tu?

          Pensa antes de escrever.

          Saludos,
          Fagner

          • Flávio da Luz 29 de agosto de 2014 - 15:56

            Tanto pensei, que não o ofendi.
            Não usei palavras de baixo calão.
            Tú foi infeliz, errou e não reconheceu.
            Continua me acusando na forma como responde.
            Desse lado tem um homem com a consciência tranquila.
            Do outro….o espelho corre!

    • Daniel 29 de agosto de 2014 - 13:38 Responder

      Flávio, discordo de ti no seguinte:

      NÃO precisa parar a vida e viver denunciando. Basta denunciar quando vir alguma coisa de errado.
      Se o país não é justo, não denunciar ou não querer fazer justiça, não ajuda em nada. Muito pelo contrário, só perpetua o que já acontece.

      Quanto mais denuncias, mais pressão para que que de fato resultem alguma coisa. Omissão só vai gerar mais omissão.

      Por fim, a menos que a menina já esteja presa, NÃO, ela ainda não está pagando por isso por que racismo é crime inafiançavel (muito embora ela, provavelmente, será enquadrada em injuria racial)

  • Fagner 29 de agosto de 2014 - 11:04 Responder

    Falei várias vezes do tema aqui. E sempre houve “ponderações”: ah, mas a gente só chama colorado de macaco; ah, mas quando era o Sóbis eu chamava de macaco igual; ah, mas a gente chama porque eles imitam.

    Caros leitores: quem o Aranha estava imitando? O Aranha era colorado? Parem de tapar o sol com a peneira.

    Saludos,
    Fagner

  • Fabio Fernandes 29 de agosto de 2014 - 12:26 Responder

    Olá!
    Resta-nos repudiar mais esse ato cruel de uma torcida RECORRENTE no que tange a ofensa e hostilidade. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • kleber 29 de agosto de 2014 - 12:32 Responder

    Penso que essa moça e todos os que cometeram o ato racista agiram como idiotas, enfim devem ser punidos conforme a lei preve, no mais eu tenho visto uma enxurrada de comentarios e manifestções na web de gente pagando uma de “moralista” mas que no seu dia-a- dia vive comentendo atos de discriminação seja ela racial (atráves de ditados “polulares”, “piadinhas” e comentários) seja ela sobre a opção sexual( quantas torcidas chamam jogadores, arbitos de “viado” e nada acontece), seja ela por descriminação religiosa (a um tempo atras o beto schimitt postou uma artigo alegando que o time do grêmio estava em decadencia, devido ao ter jogadores “CRENTES” ainda usou o exemplo do Zé Roberto e o pior teve apoio de uma galera aqui, isso só para dar um exemplo). Então que cada um comece a olhar pra si mesmo e aproveitar o que acontceu para começar a mudar suas atitudes, preconceito é ruim em qualquer instancia, seja pela cor ou outro motivo. FORA A FALSA MORALIDADE!

  • Agenda Negativa 29 de agosto de 2014 - 13:03 Responder

    Situação comparável ao que aconteceu com o Márcio Chagas.
    Deixou de ser flauta de torcida.
    Ofenderam diretamente a pessoa do goleiro.
    Vergonhoso.
    Crime tipificado, devem ser presos.

    Se o Grêmio não ajudar a identificar os outros merece punição também, infelizmente.
    Caso perca mandos de campo deveria aproveitar e acabar com aquele espaço da geral, coloca cadeiras em tudo, chega.

  • Joao Pedro 29 de agosto de 2014 - 13:03 Responder

    Caros GREMISTAS… o fato ocorrido ontem ja se repetiu por milhares de vezes e nao foi só com a torcida tricolo… Mas pensem o pq esta dando tanta noticia assim??

    PQ FOI NA GERAL, NADA CONTRA A GERAL PELO CONTRARIO SEMPRE QUE VOU A ARENA VOU NA GERAL POIS A GERAL É A ALMA TRICOLOR, MAS INFELIZMENTE NOS ULTIMOS TEMPOS A GERAL ESTA FICANDO MARCADA PELOS SEUS ATOS. EXEMPLOS: BRIGA NA FESTA DE ABERTURA, RACISMO NO DIA DE ONTEM, fora os outros que nao é bom citar… como disse nosso amigo Kleber, vamos começar a olhar para si mesmo, e ter conciencia que no ESTADIO É LUGAR PARA TORCER APOIAR SEU TIME E NAO FAZER ATOS RACISTAS…

    POR MAIS QUE SEJA DIFICILIMA NOSSA MISSAO, VAMOS COM TUDO MEU GREMIO

    #DIGANAOAORACISMO

  • marco 29 de agosto de 2014 - 14:45 Responder

    Eu quero que alguem me explique o que eram aquelas pessoas negras cometendo atos racistas ontem. Eu nunca tinha visto uma coisa mais bizarra na minha vida.E a guria essa que falou tbm parece que estava acomapnhada de um amigo ou namorado nao sei dizer , que era negro ou mulato.. Seila nem sei o que pensar sobre isso.. Vergonha total isso daee..Acho que pior do que ser racista , se é que tem algo pior que isso é ser um negro racista contra a propria cor , lamentavel..

  • marco 29 de agosto de 2014 - 14:53 Responder

    Quanto ao “macaco” em relaçao a torcida do inter , eu nunca considerei racismo por inumeros motivos.. tenho amigos negros e brancos , uns colorados e outros gremistas e sempre zoamos uns com os outros , e eu os chamava de macacos independente da cor e sim por serem colorados , mas tudo na amizade.. Acho que da pra diferenciar bem o cunho racial disso..Ontem foram feitos insultos a cor do goleiro , bem diferente da torcida chamar a do inter de macacada pq nao sao impulsos racistas.Mas devido a todo esse absurdo de ontem eu espero que parem de cantar macaco no estadio mesmo pros colorados.. Em relaçao a GERAL do gremio , nao quero passar a mao encima ate pq la tem muitos marginais sim mas muita gente boa dentro da propia torcida , agora generalizar tudo que acontece naquele espaço culpando sempre a geral é ate ridiculo pq la estao todas as torcidas organizadas do clube e diversas pessoas comuns que nao tem ligaçao nenhuma com torcida alguma.Entao é muito facil alguem ir la fazer todo tipo de merda e aee culparem so a geral … E em relaçao a homofobia e etc.. Nao acho que chingar alguem de viado no estadio seja a coisa mais feladaputa e homofobica do mundo. Mas logo proibem ate isso.Acho que so se ofende quem nao for viado , quem for nao pode se ofender de ser chamado assim ue , teria que se ofender de ser chamado de MACHO kk é uma piada mas é o que eu penso e tenho amigos gays , antes de me taxarem de homofobico

  • FÁBIO GREMISTA 29 de agosto de 2014 - 15:05 Responder

    Tchê, essa situação foi a pior coisa que aconteceu ontem.

    Na boa, não tem desculpas. A direção do Grêmio precisa se manifestar, e não somente com uma nota à imprensa dizendo que repudia o fato ocorrido, pois isso é versar sobre o óbvio. Eu espero que os envolvidos sejam responsabilizados em todas as esferas que o clube possa alcançar.

    Eu me senti envergonhado. Ontem, o Grêmio foi um time pequeno.

    Racismo é crime. Lugar de criminoso não é no estádio, seja ele gremista ou não.

    Abraço.

  • Paulo_PoA 29 de agosto de 2014 - 15:09 Responder

    Tá mas de “aranha” podem continuar chamando?
    “Macaco” sabemos que não pode!
    Qdo piá, me chamavam de “urso branco”. Em qual delegacia faço o BO?
    Racismo tem que acabar mas o futebol tá ficando ridículo.

    Abr.,
    Paulo

    PS.: eu estava na Arena ontem e é visto que o que o sr. goleiro do Santos (sic) queria, ele consegui. Tumultuar.

  • CELSO 29 de agosto de 2014 - 15:45 Responder

    Concordo que o goleiro do Santos, apatifou durante todo o segundo tempo do jogo, e aproveitou a chance que aqueles imbecis racistas lhe proporcionaram para matar o resto do tempo da partida. Sorte mesmo, quem teve foi o árbitro, que nos roubou a noite inteira, e saiu de “lombo liso”,pois sua atuação restou ocultada pelos demais acontecimentos!

  • rodrigo restelato 29 de agosto de 2014 - 19:08 Responder

    cara, quando vai acabar o calvario tricolor, até os torcedores atrapalhando, ninguém mais fala do time por causa desses idiotas!

  • Lucio 29 de agosto de 2014 - 20:11 Responder

    Sei que vou ser criticado , mas na boa tao exagerando, nunca pensei que ia dizer isto mas concordo com o Vanderlei Luxemburgo, a meses atras era modinha postar a frase` Somos todos Macacos`, agora tao crucificando a guria, ahh mas ela errou, com certeza errou, mas e agora vão tirar ela para Cristo? Ou ninguém mais faz oque ela fez? Quer ver oque é racismo la onde vc trabalha e tem um colega de cor negra ou uma mulher que faz a mesma função que você e ganha menos por ser negro ou ser mulher, entre tantas coisas que acontecem debaixo do nosso nariz e ninguém diz nada, sou contra todo e qualquer tipo de discriminação mas discordo que o que aconteceu ontem foi o pior ato racista dos últimos tempos, na boa não foi.

    Segue link da entrevista do luxa

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/08/luxa-cita-gays-e-questiona-racismo-no-futebol-eu-chamo-jogador-de-negao.html

  • Sergio Amarildo 29 de agosto de 2014 - 20:38 Responder

    Amigos gremistas. Quero dizer que a posição do Grêmio Libertar está corretíssima. Não podemos justificar de nenhuma forma atitudes intolerantes, preconceituosas, discriminatórias, racistas. Devemos respeitar a dignidade de todos os cidadãos. Nós gremistas devemos dar o exemplo e deixar bem claro para todos que não somos um Clube racista. Não adianta dizermos que o mascote do adversário é um macaco e aos nos referirmos ao macaco não o fazemos de maneira preconceituosa. Temos que mudar. Não podemos nos referir nem aos colorados e a nenhum torcedor ou jogador de outro time como macaco. Enquanto algum torcedor usar esse termo a Instituição Grêmio será punida e difamada pelos oportunistas generalizadores. Somos gremistas, não somos racistas.

  • GUTO 29 de agosto de 2014 - 23:46 Responder

    Sou contra racismo …mas poque dizer FDP, Bixa , Gay ou que for pode ? Entao vamos nos sentar e veo futebol quetinhos… ofender a mae do juiz pode…hipocritas. A reacao e ridicula vilificar essa gremista nao acrescenta nada . Ela errou num momento de alento, quen disser ao contrario esta enganado…. e a minha opiniao, politicamente correta nao, verdadeira sim

  • jones 30 de agosto de 2014 - 08:06 Responder

    Só digo uma frase, e ela diz tudo:
    Estamos no Brasil,FIM.

  • Flávio da Luz 30 de agosto de 2014 - 14:43 Responder

    Buenas.

    Fagner, o assunto é pessoal e não vejo necessidade de publicá-lo. Mas se assim quiser, que seja.

    Está aí, a maneira como se dirigiu a mim, sem me conhecer:

    “Para de mimimi e faz a tua parte. Nunca mais fala a palavra MACACO na Arena. Para de ser irresponsável e assume a tua parte nisso”.
    “….teu comentário te coloca no nível dos “homens de bem”. Um cara que é arrogante, racista, homofóbico, machista e misógino e nem se dá conta disso”.

    Tú não reúne condições, nem elementos para se dirigir a mim dessa forma. Muito menos tem o direito.
    Não estou ameaçando, pois quem ameaça é covarde.
    O covarde não dá a mínima para sua integridade, sua educação. Não se sente ofendido.
    O covarde não dá nome e sobrenome, muito menos o e-mail verdadeiro.
    Tem meu contato, fique a vontade. Se quiser terá meu telefone e endereço.
    Antes de tudo me conheça, veja como são minhas atitudes, o meu convívio. Depois disso , ai sim, terá a oportunidade de jogar na minha cara, tudo o que despejou nesse espaço.
    Antes que me convide a se retirar do seu espaço, pode ficar tranquilo, tenho vergonha na cara.
    Não estou nervosinho não. Ao fundo tem Echoes, Pink Floyd.

    Convite está na mesa…..

  • Deixe uma resposta