Não tem nada decidido

0 Postado por - 12 de julho de 2017 - Artigos

Da mesma forma que em 2017 o Atlético Mineiro estava com mais de trinta pontos nessa rodada em 2012. E ele não foi campeão. Precisamos estar atentos a isso antes de jogar a toalha. E isso não é apenas a direção que precisa fazer. O torcedor também. Eleger os jogos importantes e buscar o resultado para seguir correndo essa maratona é fundamental. O meu método de fazer isso é o tal 10 em 15 pontos. E como eu já avisei, ano passado isso também valeu: o Palmeiras fez isso. A gente precisa cuidar a distância do primeiro? Sim. Mas também precisamos cuidar para não deixar de fazer o nosso melhor. Não tem nada decidido.

“Mas Fagner, cada campeonato é diferente, por que tu insiste com esses 10 em 15?” Num torneio de mata tu foca em dois jogos. Numa Copa Libertadores, pra classificar, são apenas 6 partidas. São conjuntos de jogos curtos que te ajudam a saber exatamente que jogo não se pode perder, onde tá a decisão e pra onde direcionar o foco dos jogadores. Por isso insisto em dividir o campeonato em conjuntos de 5 jogos (não sou só eu, aliás). E, dependendo do que o time quer fazer na competição, ele tem metas.

E aí que, até hoje, o time que atinge 70 pontos até a 35ª rodada sempre está em condições de disputa do título. Em 2006 e 2007 o São Paulo tinha 73 e o clube com 70 estaria na cola. Em 2008 (68) e 2009 (62) o mesmo São Paulo estava atrás dessa meta. Aliás, nesse ponto fora da curva que foi a temporada de 2009 ia faltar apenas dois pontos em 3 jogos para ser campeão. Em 2010 o ritmo foi quase o mesmo, o Corinthians tinha 63, um ponto a menos que em 2011. A partir de 2012 a coisa complica. O Fluminense já tinha 76 (acabou com 77) nessa rodada. Em 2013 o Cruzeiro tinha 75, dois a menos que em 2014. Em 2015 o Corinthians já tinha 77 e ano passado o Palmeiras tinha 74. Em todas as competições em que o líder tinha acima de 70 pontos nessa rodada já era considerado campeão – justamente porque nunca um segundo colocado tinha pelo menos 70 pontos. Se dois times tiverem 70 nessa rodada nada estará decidido – a não ser se um deles tiver 79 e vitórias a mais.

Mas vamos voltar ao campeonato de 2012. Daquela vez também o líder tinha um alto aproveitamento na 12ª rodada. Aliás, até 2017 foi a maior arrancada da história dos pontos corridos. Naquele momento o Atlético Mineiro era o líder, com 31 pontos. Em segundo vinha o Vasco da Gama com 29. Em terceiro surgia o Fluminense, com 25 e o Grêmio fechava o G-4 com 24 (dados do @p14nt40, sigam no twitter). O torneio estava decidido e o Galo era campeão?

2012 na 12ª rodada.

Nesses três primeiros blocos todos os times ficaram com aproveitamento próximo da linha ideal. O Fluminense e o Grêmio, nessa altura, pareciam fora da disputa do título. Todo mundo apostava que a contenda seria decidida entre Vasco e Galo. E vocês lembram o que aconteceu no final? O Fluminense ganhou com sobras. Terminou com 77 pontos, cinco acima do Atlético Mineiro, que fechou com 72. E isso só aconteceu porque o Inter fechou um RETRANCAÇO pra não perder pra gente no último Grenal do Olímpico (e comemorou como título) e acabamos ficando com 71 pontos. O Vasco, vice na 12ª, acabou na quinta posição. O Fluminense fez ONZE PONTOS a mais do que Galo entre a 13ª e a 38ª rodadas.

2017 na sua 12ª rodada. Do G-4 somos o único que não pontuou ainda.

O mesmo podemos ver nesse ano. O Corinthians, com seus 32 pontos, está tão bem quanto o Galo de 2012. Não tem nenhum perseguidor no momento. Mas lembrem que já tinha gente falando que o Flamengo, atual vice, era a decepção do campeonato. Eles fizeram um péssimo primeiro bloco, com só seis pontos. E o Santos, atual quarto, também já era dado como carta fora do baralho. Coritiba, Botafogo e Chapecoense eram as sensações. Alguém repete isso agora?

Então o momento é de focar nesses próximos três jogos. É fundamental vencer todos. A derrota (completamente fora dos planos) contra o Avaí junto com os reservas contra o Palmeiras nos colocam em uma situação difícil. Só podemos fazer 9 pontos dos 10 da meta que considero ideal. Temos que vencer o Flamengo onde ele está invicto, a Ponte Preta na Arena (é mata mata ali, precisamos de estádio LOTADO) e o Vitória na Bahia. É por isso que eu disse no pós-jogo contra o Avaí: é preciso mostrar o que queremos nesse campeonato. Não tem nada decidido. É hora de um sprint pra não deixar a maratona mais difícil depois.

Comparilhe isso:

4 + comentários

  • oliver 13 de julho de 2017 - 13:04 Responder

    Excelente análise. As excelentes atuações do Grêmio ultimamente deixaram a torcida mal acostumada, chara pra car****, e o que eu vejo em diversos grupos do whatsapp de terra arradada, é um negócio impressionante. Os caras já disseram que o Corinthians já é campeão e que o Grêmio deve largar de mão o brasileiro já. Isso na 13° Rodada, num campenato de 38. É dose.
    Eu acredito que o Corinthians está numa grande fase, mas também acredito que o elenco deles é insuficiente em termos de um campeonato longo. Todos sabem que o brasileirão exige um elenco com opções para banco, sistema etc, etc.

    Agora um detalhe. Tenho ouvido falar muito da forma “cirúrgica” que o corinthians tem jogado. Para muitos, inclusive alguns da torcida do Grêmio, essse time do Corinthians joga bonito, tem dedicação tática excelente, não estão lá a toa, tem baita time etc. A questão que levantei é: deu pra perceber a semelhança desse Corinthians com o Grêmio de 2013? Claro que eles parecem estar numa fase melhor, mas esse Grêmio de 2013 também não tinha muitas opções, montou um sistema defensivo muuuito bom, marcava de forma dedicada, fechava lá atrás e buscava uns contra ataques e era efetivo, terminando os jogos normalmente com 1×0, 2×1, etc. Me parece muito com o Corinthians de hoje, em termos de qualidade de elenco, tática. Apenas a fase parece ser melhor a do Corinthians. Mas quais eram os comentários da época? De que o time era pragmático, jogava feio, que era insuficiente para ser campeão, que estava no campeonato para não cair, bla, bla, bla. Terminamos em segundo, com ótima campanha do Renato.
    A questão que fica é: incrível ver que dois times que atuam mais ou menos de maneira semelhante tenham pontos de vista tão diferentes, né. Como sempre, a mídia faz a cabeça de todo mundo, inclusive dos gremistas, que já começam a fazer terra arrasada. É brincadeira!

    • Fagner 13 de julho de 2017 - 14:07 Responder

      Concordo 110%. Eu vi o jogo contra o Palmeiras ontem e eles deram 3 chutes no gol. Num jogo inteiro. Pra mim é um retrancão dos mais vergonhosos. Se fosse o Mourinho iam dizer que estacionou o ônibus branco na frente da área. Mas, né. É o Corinthians. Aí é futebol bonito e treinador moderno. Vai vendo.

      Saludos,
      Fagner

    • Jonatha Zimmer 13 de julho de 2017 - 19:12 Responder

      Exatamente!

  • Ezio 14 de julho de 2017 - 10:45 Responder

    Nessa projeção o GREMIO está correndo risco de furar no terceiro bloco. No primeiro marcou 12 de 15 e no segundo 10 de 15. Se o time ganhar os dois próximos vai marcar 9 de 15. Ainda vai estar dentro das projeções que estimas mesmo com o baixo rendimento Fagner só que a coisa começa a ficar perigosa. A chinelagem de itaquera abriu 10 pts de dianteira e sabemos o quanto interessa pra grande midia que eles ganhem. Outro pto que atrapalha tb é que eles não tem mais nada além do Brasileiro pra jogar (antes que alguém fale de Sul-Americana o nível dela agora é sofrível por literalmente só ter a naba da America do Sul e sem falar que é capaz de deixarem a segundo plano pelo Brasileiro). Uma hora eles vão ter que oscilar só que a questão é até onde essa oscilação vai ser suficiente pra chegarmos neles além do agravante de estarmos jogando tb a Libertadores e a Copa do Brasil.

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167