Não tem nada perdido

1 Postado por - 10 de março de 2016 - Artigos

Olha, acho que estamos superdimensionando o problema. Jogamos com um time experiente, de uma chave difícil e equilibrada. Olhando o lado bom do jogo.  Começamos tentando fazer a mesma  pressão que fizemos na LDU mas o time do San Lorenzo soube sair bem da marcação com bom entrosamento e toque de bola. Tivemos boas chances de fazer gols de meia distância e colocamos 2 bolas na trave. Fizemos nosso gol de bola parada numa boa cobrança do Fred (já temos mais de um batedor de falta). Everton segue se afirmando. A Zaga vacilou mas está mais sólida. Geromel é muito zagueiro. Wesley jogou mais que o Wallace.

Sinceramente acho que o problema do time está no equilíbrio. Douglas está sobrecarregado e Roger segue enfiando os meias e atacantes dentro do time adversário. Os jogos estão ficando difíceis porque estamos sempre perdendo o meio campo. E na leitura do Roger parece que se resolve isso colocando mais atacantes. Acabamos perdendo a posse de bola e o jogo vira um bumba meu boi.

Hoje jogamos assim:

campo2 Se marcarem o Douglas perdemos a criação e o princípio da jogada coletiva. Sobra a individualidade de Luan, Everton e Giuliano para desequilibrar. É muito mais difícil de acontecer. Ai então a bola fica correndo entre zagueiros e volantes.

campo1 Mas se colocarmos mais um meia com articulação a marcação sobre o Douglas vai ter que diminuir e teremos opções de jogadas trabalhadas sem a necessária participação dele. Ok, ok não tem ninguém no plantel que faça a mesma coisa que o Douglas. Tudo bem, mas tem parecido. Tem que treinar, achar a alternativa. Mas parece que estamos tentar parar de mancar batendo na perna boa e não usando muletas. Se o Douglas está sobrecarregado e não aguenta correr 2 tempos tem que botar alguém pra ajudar e não tira-lo e criar um buraco no meio campo deixando o time acéfalo.

E quando o Miler voltar podemos ainda recuar o Luan para ele vir de trás e colocar o Miler ao lado do Everton.

E ai to muito locão? Será quer seria melhor ter 3 volantes? (né não, Celso?)

Agora temos os jogos de volta e vamos ter que ganhar fora, jogando na altitude, ou seja, vai cansar mais. Temos que ter alternativas para o Maestro.

Não tem nada perdido.

Obs: No esqueminha coloquei o Tontini ao lado do Douglas, acho ele mais equilibrado pra dividir a função. Ainda temos o Lincoln e o Kaio. Quem vocês acham que pode dividir essa com o Doga?

Bora Patrolar!

Comparilhe isso:

18 + comentários

  • Ezio 10 de março de 2016 - 15:54 Responder

    Tito legal teu texto assim como o anterior do Fagner tb… Do pto de vista tático e técnico concordo com vcs todos… Mas meu temor é que principalmente em Libertadores tem horas que não adianta tática… Tem que resolver na base da marra, da atitude, da valentia… E vejo isso faltar mto no GRÊMIO infelizmente (dói falar isso)… Roger taticamente é quase perfeito mas tenho reclamado mto de uma postura mais enérgica dele na parte motivacional e tb falta alguém pra lider o time dentro de campo… Maicon além de estar em má fase acho que não é o cara pra isso, Geromel tem mto mais esse perfil de lider dentro de campo…

    • Rodrigo 10 de março de 2016 - 18:03 Responder

      Ezio, a meu ver o que aconteceu ontem foi justamente o contrário disso que tu disseste. O time jogou com valentia até o fim, o que faltou foi uma maior organização tática. E o Roger, pelo que pude ver, foi bastante participativo na beira do campo. Mas infelizmente tomou decisões equivocadas que acabaram nos tirando qualquer possibilidade de vitória.

      • Ezio 10 de março de 2016 - 20:20 Responder

        Eu não achei Rodrigo achei esse time passivo demais não via uma bola ser metida a gol a não ser a do Geromel no segundo tempo isso me irritou de um jeito…

  • João Pedro 10 de março de 2016 - 16:02 Responder

    O problema é que falta alternativas para o decorrer do jogo. A falta que o Wallace faz é imensa, pq o Edinho é muito ruim, é lento e não sabe sair jogando. Ontem o Ramiro deveria ter entrado.
    Improvisar o Giuliano de volante é a melhor alternativa para deixar o time mais agudo, e não empilhar atacantes. Isso é tornar o time mais ofensivo, e não mexer apenas na linha da frente.
    O Fernandinho é muito ruim e não devia nem ficar no plantel.
    O Éverton é bom atacante mas não recompõe a marcação, sobrecarregando os volantes. Eu jogaria com o Henrique Almeida ali, revezando com o Luan.

    Mas o mais injustificável é a persistência com o Edinho. Ele é um bom reserva, no máximo, pra fechar o time.

  • Randeon Will 10 de março de 2016 - 16:23 Responder

    o Everton tem que parar de errar gol, pronto.

  • Felipe 10 de março de 2016 - 16:26 Responder

    Eu piro mesmo é com a falta de um líder dentro de campo. Aquele cara que encosta no juíz e “apita” o jogo junto, reclama e cobra o tempo todo. O Grêmio não tem nada parecido, nossos jogadores ficam resignados com as situações de jogo, ninguém reclama de nada, falta atitude de quem quer algo mais. Último cara que tivemos com essa vibração foi o Tcheco que, apesar das limitações técnicas, agia muito bem nesse sentido e compensava. Já dizia o velho Dinho cangaceiro: “Pra ser campeão, 50% é bola e 50% é atitude!”. Vamo Grêmio!!!

  • Daniel 10 de março de 2016 - 16:46 Responder

    kkkkkkk essa foi boa… o intelectual estudioso não coloca o Lincon tua achas que ele vai colocar o Tontini????? Não está pronto…

    • Fabio Viana 11 de março de 2016 - 09:46 Responder

      Marlos Moreno e Marcus Rashford não jogariam no Grêmio.
      Não estariam pronto.

  • Alexandre Pelisson 10 de março de 2016 - 16:57 Responder

    Todo mundo me critica, mais binguem me tira da cabeça que o Douglas atrapalha, atrapalha o Luan, atrapalha o Giuliano, quem lembra a ultimo jogo que o Giuliano fez gol? exatamente quando o Douglas não estava em campo, Luan e Giuliano ficam mais soltos sem o Douglas, tem mais liberdade pra jogar, voltando o Walace e também o Ramiro que não pode ser reserva o time vai melhorar muito. Maicon e Douglas são muito lento ai que sacrificam os outros jogadores pra cobrir a lentidão deles, Marcelo Oliveira muito ruim também. Que falta faz o Allan Ruiz, que fez barro pra voltar jogar e a diretoria nem de pelota…

  • Gilka 10 de março de 2016 - 17:46 Responder

    Eu não consigo entender porque atualmente este grupo que tão bem roubava a bola agora só faz falta a toda hora e muitas vezes não acompanham a jogada que irá fazer o companheiro que está com a bola, parece desinteresse. O teu comentário gostei muito! A nossa vontade é tanta que o Grêmio brilhe que já estamos até virando técnicos, mas o Roger é brilhante mas deveria ler estas ótimas sugestões que vocês estão dando e estudá-las melhor. Ainda temos chance de segurar o caneco, sim, tenhoi certeza. Também estou de acordo de mudar este capitão que está deixando a desejar…

    • Wilhan 10 de março de 2016 - 20:26 Responder

      Cara discordo…O Melhor meio campista ontem foi o douglas….o único que corria em direção ao gol, ele pegava a bola o luan caminhava entre os zagueiros, qndo abria espaços, corria para lateral, muitas vezes tinha espaços entre zagueiros para entrar e o luan caminhava…n sei se era cansaço….douglas pegava a bola levantava a cabeça e n tinha escolha, tds marcados esperando a bola no pé.

  • LauroRM 11 de março de 2016 - 00:05 Responder

    Os esquema é bom, o problema é que falta coragem ao Roger

    • Fabio Viana 11 de março de 2016 - 10:26 Responder

      Mais medroso que ele é a direção de futebol.

  • LUCAS J. DE OLIEVIRA 11 de março de 2016 - 02:54 Responder

    respeito a opinião de todos os gremistas acima…mas pessoal temos que parar com esse pensamento mágico de que Douglas é a referência técnica do Grêmio…ele não passa de um ex jogador…nunca foi protagonista, nem no corinthias que subiu da serie B e ganhou copa do brasil em cima do inter…depois da sua volta ao corinthias campeão do mundo de tite era banco do jorge henrique…o Grêmio foi busca-lo no vasco depois de uma ridícula serie B….ele estaria no trago e no pito em casa se não fosse o Rui Costa oferecer 150 mil por mês para vir trotar no campo pelo Grêmio dese o ano passado…posso citar ouros nomes de mesmo histórico…Marcelo oliveira,braian rodrigues,Bôbô, Fernandinho, até o Giuliano que custou uma fortuna e um dos maiores salários do time e não tem regularidade até agora…Essa tal reformulação financeira que entramos a ano passado ta bem estranha…apostariam na base oi o discurso porém os medalhões jogam no carteiraço promovido por Roger…ah mas uns dirão temos Luan, Everton no time…Everton só não foi pro banco pela fatalidade com Miller… e Luan não tem reserva bruxo..se não não duvido que seria torrado…..Lincon nem banco pega mais..va que entre e mostre mais vontade que Douglas,isso ja basta para tirá-lo da titularidade…nem ou me alongar em certos nomes como Edinho…nem sei porque veio e foi renovado vinculo…ramiro tem um baita empresário sempre cotado pra o time..joga se ratiar até na vaga do Marcelo Grohe… Vamos penar mais 15 anos com essa política institucional…poderiam poupar grana e fechar a base do Grêmio porque quando surge atletas promissores sempre o mesmo discurso…muito garoto.. não ta pronto….até o coirmão aposta nos seus jovens sem medo, sem falar em santos que ja virou referência no Brasil…Finalizando o Nacional -COL time sensação desta primeira fase da LA tem em um dos seus destaques um Garoto de 18 anos…mas o torcedor gremista talvez meio esquizofrênico pelos anos amargos de insucessos sonha com a América apostando em um lampejo de Douglas, Edinho, Fernandinho, Bôbô, Giuliano….Enfim no futebol ganha que tem vontade de vencer….

    • Artur Wolff 11 de março de 2016 - 10:11 Responder

      Lucas pode anotar. Douglas sai do Grêmio vai jogar no Criciuma, Avaí,Série B…..nenhum grande clube do Brasil atualmente mantém ou contrata mais um jogador nestas condições. Mas no Grêmio……….Até o Werley se facilitarem tá fazendo merda de novo no time titular

  • Fabio Viana 11 de março de 2016 - 10:07 Responder

    Bah, Douglão da breja, no comando do meio-campo é de doer. É um excelente reserva.

    Pra começar, nesse esquema do Roger, “o referência técnica” não é essencial. Precisa de jogadores de movimentação e intensidade.
    Repito, nesse esquema falta ao Grêmio o jogador box-to-box. Pra mim seria o Giuliano, tem força e velocidade para a função.
    Acho também que P.Rocha faz falta. Principalmente por sua capacidade de recompor o meio, ajudando a marcação dos nossos laterais.
    Meu time para terça:
    Grohe; Wesley, Geromel, Fred, M.Oliveira; Maicon, Ramiro, Giuliano, P.Rocha, Everton e Luan.

    O time que acho que o Roger vai colocar.
    Grohe; Wesley, Geromel, Fred, M.Oliveira; Edinho, Maicon, Douglas, Giuliano, Everton e Luan.

    Acho que perdemos terça.

    Abraço.

  • Edilson Dias 11 de março de 2016 - 11:45 Responder

    O Everton, o Luan e todos os outros têm que parar de errar gol, pronto.

    O Grêmio cria, porém perde gols que qualquer outro time não perde. A mecânica de jogo fica “comprometida” com um time que cria mas não faz gols, é simples o problema. Falta Eficiência.
    Com o Bolaños era diferente a coisa, ele é muito bom finalizador (Em um jogo deu pra ver isso), coisa que o Éverton, Luan e Guiliano não são.

    Não sei como resolver o problema, é como se fosse o tal do cobertor curto.
    Com Éverton e Luan e Guiliano temos velocidade e recomposição, mas não tem finalização. Com um Centroavante ganhamos em finalização mas perdemos em mecânica de jogo.

    Eu acho que valeria o teste, tirar o Douglas e/ou Giuliano e colocaria o Pedro Rocha e o Henrique Almeida, Ficando:

    Pedro Rocha, Luan e Éverton; Henrique Almeida.
    Porém como disseram acima, falta culhão pro Roger fazer isso, tanto Douglas como Guiliano parecem ter vaga cativa no time.

  • Rovan Borba 11 de março de 2016 - 14:05 Responder

    Acredito que se reforçarmos a zaga, jogando num esquema 3-5-2, o time renda mais. Este esquema ajuda a elencos sem bons laterais, que é o caso do atual elenco. Não podemos esperar o Marcelo Oliveira recuperar o bom futebol do primeiro semestre de 2015, assim como ainda não se tem confiança em nenhum LD do elenco. Reforça a zaga que tem se mostrada insegura, Povoa o meio campo, dando mais segurança ao esquema. Além disso treinar exaustivamente bolas paradas. Tem decididos muitos jogos.

  • Deixe uma resposta