O fazedor de gol

0 Postado por - 18 de janeiro de 2017 - Artigos

Tem coisas com as quais qualquer torcedor do Grêmio sonha todos os anos há muito tempo. A maior delas, no momento, é, sem dúvida, contratar um fazedor de gol. E isso mais ou menos desde o Jardel. Todo janeiro é sempre  a mesma coisa. É só o que se ouve nas conversas de pré-temporada. E todos os anos parece que o time naufraga nessa busca. Será que em 2017 a coisa será diferente?

O último fazedor de gol contratado em janeiro para ser goleador não funcionou no ano em que foi contratado. Hernán Barcos, autor de 45 gols com a camiseta do Grêmio, só conseguiu cumprir a sua meta de 29 gols no ano em 2014. Estreou bem na Libertadores de 2013, fez alguns gols importantes, mandou o Marcelo Moreno pra escanteio e foi coadjuvante no time do Renato que ganhava e meio a zero e foi vice campeão brasileiro. Fez 9 gols no Dilmão 2013 e 14 no ano seguinte, igualando os números de 2012, quando defendeu o Palmeiras.

O último fazedor de gol de verdade que o Grêmio contratou foi sem querer. Jonas estava com o contrato vencendo no Santos e veio livre pro Grêmio (a única coisa boa que o Pelaipe fez pelo Grêmio). Em 2008 foi emprestado para fazer 10 gols na Portuguesa (enquanto El Ciclón Perea fez 8 aqui). De volta em 2009, enquanto todos suspiravam por um cabeludo louro que HABLAVA – e quando foi cravado como pior atacante do mundo – foi artilheiro do time nesse campeonato com 14 gols, mesmo sofrendo uma longa lesão. Em 2010, sem lesões, um ano avassalador, terminando como o maior artilheiro de um brasileirão de 20 clubes até aquele ano, com 23 tentos marcados. Em três brasileirões, 47 gols. 78 gols com a camiseta do Grêmio. Saudades.

Em 2016 tivemos um ataque de nervos. No brasileirão, Luan foi o nosso goleador máximo com, pasmem, SEIS gols. Por sinal, também foi dele a melhor marca do ano anterior, com 10. O Pirata foi o artilheiro do time na competição em 2014 e 2013, enquanto Marcelo Moreno foi o goleador máximo em 2012, com 10. Em 2011, André Lima anotou o maior número de gols do time, 9. Em 2008 Marcel e Reinaldo fizeram o mesmo número de gols repetido em 2007  pelo Tuta. Em 2006 Rômulo anotou 11 gols, fechando essa retrospectiva de 10 anos de caça ao nove.

Tomara que comemoremos os 10 anos da contratação do Jonas (volta!) contratando outro fazedor de gols de verdade.

PS: No afã de conseguir suprir essa carência o Grêmio está contratando Jael, “o Cruel”. Ex-jogador do Renato no Bahia em 2010, o cara estava no Joinville no ano passado. Em 29 jogos ano passado fez 9 gols, 7 deles pelo time de Santa Catarina na Série B.

Comparilhe isso:

7 + comentários

  • Cristiano Zanatta 18 de janeiro de 2017 - 18:59 Responder

    Mas e o Bolaños? Não é fazedor de gols? Custou uma fortuna e veio com esse rótulo. Graças ao coloradinho bandido, o perdemos pela temporada. Mas agora, com pré temporada e tudo, imagino que ele deslanche. Ao menos é a minha esperança. Todos que vierem, são alternativas, eu acho.

    • dexter holland 19 de janeiro de 2017 - 09:43 Responder

      Bolaños fazia muitos gols no Equador até pela baixa qualidade técnica de lá, não é centroavante e nem “matador nato”. E Jael só pode ser piada…. espero que veio à contrapeso de algum jogador diferenciado. Um cara que não se destaca nem num dos times mais fracos da segunda divisão não pode vestir o manto sagrado, principalmente numa Libertadores.

  • Vitinho 19 de janeiro de 2017 - 08:02 Responder

    Contratem o Diego Souza e o Apodi e ja era.
    Ja podem entregar as faixas da Libertadores na Arena.

  • Ezio 19 de janeiro de 2017 - 09:50 Responder

    Mtos tão torcendo o nariz pro Jael mas sou mais esperar o cara jogar. E até onde sei ele não vem pra disputar titularidade. Me parece outra alternativa pra compor grupo (Como Michel, Leonardo e Leo Moura). Não podemos esquecer que a falta de opções no elenco nos impediu de ganhar mais coisas em 2016.

  • Raukoores 19 de janeiro de 2017 - 22:50 Responder

    Maior balela está de fazedor de gols. Pode contratar o artilheiro do ano passado que nada garante que vai dar certo. Como também me parece algo pra jornal fazer matéria: – O artilheiro do brasileirão… E se tivermos 3 atacantes com 6 gols, não é melhor que um camisa 9 com 10 gols?
    fico mais preocupado com um reserva pro Douglas. Este ano o time não jogou uma vez bem sem ele em campo.

  • Fausto 21 de janeiro de 2017 - 00:28 Responder

    Direção tem que buscar um lateral esquerdo e dois zagueiros reservas.

    E uma alternativa para o Douglas, que eu juro que não entendo porque diabos não buscamos o Diego Souza no Sport. Pode jogar na do Ramiro ou centralizado como o Douglas, embora o estilo seja diferente.

    Nosso time nem joga em função de um 9, não precisa tanta celeuma.

    Jael é da confiança do Renato, barato pra trazer e manter e é fazedor de gols sim. Um cara que é artilheiro de um time que não acerta passe nem cruzamento, se não é fazedor de gols é o que? Pedi a contratação dele no final de 2014. Na época a fase dele era melhor, mas Renatão dá jeito nisso!

    E no mais é tratar de recuperar a confiança do gringo Bolaños que terminou o ano marcando gols importantes e pode deslanchar na segunda temporada!

    • Fagner 21 de janeiro de 2017 - 12:35 Responder

      Nosso time ainda não joga em função de um 9. Se o treinador pediu, provavelmente isso muda pra 2017. Tanto que ele quer dois – o outro já confirmado é aposta da direção, o Beto da Silva (que, segundo o transfermarkt é ponta esquerda, ou seja, pode ser que venha outro ainda).

      Zagueiro reserva não se busca, eu acho. O Bressan é do nível do Fred e do Wallace Reis, Thyere já mostrou que tem bola.

      Quanto ao Diego Souza (e aqui aproveito pra responder o Raukoores junto) renovou com o Sport e a grana não deve ser sido baixa. Também gostaria dele no Grêmio, titular na ponta direita (no lugar do Ramiro). Não sei se o Grêmio chegou a tentar, mas não dá pra esquecer que o Miller pediu pra jogar na posição do Douglas. Teoricamente a direção não precisa buscar um reserva pro nosso 10.

      Saludos,
      Fagner

    Deixe uma resposta