Grêmio Libertador

O grande problema do aumento das mensalidades

Desde o final do ano passado, muitos sócios tem comentado sobre o aumento cavalar no valor das mensalidades e, como diria o Snel, voltimeia o assunto volta à tona nas redes sociais. Tenho quase certeza que é quando algum sócio recebe a 1ª fatura ou tem debitado o novo valor.

No final do ano passado, estava em São Paula a trabalho e não pude comparecer na reunião do Conselho que discutiu o orçamento de 2012 e teriam falado sobre a majoração do valor da mensalidade. Na reunião seguinte questionei o reajuste ao Antonini, depois dele apresentar um relatório sobre o andamento das obras da Arena e reproduzi no twitter as respostas dadas por ele e o Cristiano Koehler, CEO do Grêmio, na oportunidade.

Questionei o Antonini sobre o valor das mensalidades na Arena. Confirmou o que eu suspeitava: não teremos um salto nas mensalidades em 2013. 

O aumento foi gradual nos últimos anos, pra não haver esse salto. Por isso tivemos reajuste de 15% na mensalidade do ano que vem. 

O Cristiano Kohler explicou q foi tirado o prêmio pro pagamento em dia (debito em conta/cartão créd.), q somado ao reajuste chega nos 20%. 

A mim, esclareceu o reajuste no valor pros sócios patrimoniais (na ocasião não imaginava que outras categorias teriam reajustes diferentes). Mas quantos dos 65mil sócios tiveram essas informações? Garanto que nem todos que ligaram pro Quadro Social pedindo explicações, pois no dia anterior dessa reunião do CD, liguei pra lá e a atendente parecia saber tanto quanto eu. Espero que desde então tenham recebido novas instruções.

Mais que o reajuste alegado e nem entrando no mérito dele, ou se deveria ser mais ou menos %, o grande problema nessa história toda das mensalidades de 2012 foi a total falta de comunicação do Grêmio com seu associado. Tivessem enviado um email ou uma simples carta assinada pelo Odone (nessas horas ele não dá as caras, né?) explicando os motivos que levaram o Clube a esse aumento tão elevado, tenho certeza que não teríamos nem 10% das manifestações de hoje e a repercussão dos colunistas dos jornais locais.

Incomoda muito o fato do Grêmio mover mundos e fundos pra trazer novos sócios e depois de conquistá-los, deixar de se comunicar com eles. Usam o fato de que ninguém não vai trocar de clube como quem troca de loja por ser mal atendido, mas ignoram o fato de que um cliente, nesse caso o sócio, satisfeito consume mais e traz novos consumidores. Se nem um e-mail o Clube foi capaz de mandar pros sócios, imagina quantas oportunidades estão sendo desperdiçadas.

Comparilhe isso: