O jogo só acaba quando termina

1 Postado por - 31 de outubro de 2016 - Artigos

Ainda lembro muito bem da final do gauchão de 2011. Tínhamos vencido a partida de ida no Beira Rio por 3×2 com futebol de sobra. Fomos(nós torcedores) para o Olímpico não para torcer pelo Grêmio, mas para comemorar um título. Após o final do primeiro tempo os comentários nas arquibancadas giravam todos em torno de quanto seria a goleada que iríamos aplicar antes do árbitro decretar o fim do martírio colorado.

Momentos parecidos vivi em diversos outros jogos, tanto no Olímpico quanto na Arena. Jogos em que fomos para comemorar uma vitória, uma classificação, um título. Fomos como meros expectadores de um jogo jogado. O curioso disto tudo é que a gente percebe esta euforia na torcida bem antes da partida começar. É todo mundo sorridente, tirando foto, dando gargalhadas, aí a partida começa e a gente continua o papo que tava levando com o amigo do lado, vez por outra dá uma olhadinha no gramado pra ver a quantas anda o jogo e, claro, para não perder nenhum dos gols que certamente acontecerão.

Bem, em todas as vezes que percebi esse clima de festa na torcida, coincidentemente, ou não, o time entrou em campo alinhado com as arquibancadas e, em todas elas, fomos surpreendidos pelo adversário.

É claro que não estou reclamando do placar que fizemos no Mineirão, nem achando que o melhor seria ter perdido. Apenas que alertar a todos nós que estaremos na Arena quarta-feira à noite que o jogo só termina quando o árbitro apitar pela segunda vez apontando para o centro do gramado. Até lá a bola estará rolando e quem estiver mais concentrado na partida terá as chances de fazer ela entrar no gol adversário.

Não se vai ao estádio(Arena…) para comemorar vaga, vitória ou título, se vai para torcer, para empurrar o time. Comemorar é consequência. Consequência do que se faz nas arquibancadas que refletirá no que vai acontecer dentro das quatro linhas.

Em 2007 chegamos à final da Libertadores porque a torcida quis que o time chegasse. Pra quem não lembra, o Mano fez de tudo para que a gente não conseguisse, fazia merda nas partidas fora e a gente transformava o olímpico num caldeirão e empurrava o time para reverter o resultado. Pena que na Bombonera ele se superou de tal forma que não pudemos fazer nada na partida de volta.

Enfim, só quero pedir que quem for à Arena nesta quarta vá com o coração apertado, vá para roer unha, para suar frio. Vá nervoso, angustiado e ansioso. Se concentre no jogo, em cada movimento, marque cada jogador, o árbitro e os auxiliares. Depois disto tudo tenho certeza que iremos comemorar.

Comparilhe isso:

10 + comentários

  • Felix Nuñez 31 de outubro de 2016 - 15:14 Responder

    O Grêmio foi tão oscilante esse ano, tipo eletrocardiograma, que mesmo com essa grande vantagem estou nervoso com este jogo.

    É um gol cagado que tomamos e botamos eles no jogo. Por isso, foco total, concentração. Desta forma, sairemos classificados.

  • Marcio 31 de outubro de 2016 - 15:58 Responder

    Concordo plenamente! E o 5 x 0 contra o Palmeiras, lembram?

    • Ezio 1 de novembro de 2016 - 07:15 Responder

      Acho engraçado ficarem lembrando daquele GRÊMIO x Peppas. O jeito que falam parece que as peppas conseguiram virar o confronto coisa que NÃO aconteceu. Podem falar o que quiserem (inclusive tentaram ajeitar pra que as peppas conseguissem virar mas não levaram) mas quem levou a melhor foi o GREMIO e no mesmo ano saiu campeão.

      • Eduardo 1 de novembro de 2016 - 13:43 Responder

        Esse jogo do 5 x 1 foi muito, mas muito roubado. Teve gol impedido, penalty que nao foi, 987 cartoes amarelos para Gremio.

        Os gandulas era presidiarios que foram colocados ali para intimidar os jogadores do Gremio. Uma novela.

        O Felipao antes do jogo dizendo que nao podiamos ter jogador expulso, pq nos confrontos anteriores no parque antaritica tivemos 3 num jogo e 2 outro erxpulsos.

        A Parmalat pagou caro essa Libertadores mas nao levou. No caminho tinha o Gremio.

        Pior que an oseguinte em 1996 nos roubaram aqui no Olimpico anulando gol legitimo do Jardel na Copa Brasil, mas no Brasileiro nem o $$$ Italiano deu conta e fomos para final deixando a PArmalat falida (anos depois fechou as portas)>

        • Ezio 1 de novembro de 2016 - 13:52 Responder

          A roubalheira já começou na suspensão do Danrlei. Por mais que ele não tivesse nada que ter ido dar porrada no Válber no jogo anterior aquilo não foi relatado em súmula pelo juiz dos 5 X 0 e já que as morangas gostam tanto de falar em FIFA pelas normas da FIFA um jogador só pode ser suspenso com base na súmula do juiz e isso não aconteceu. Só suspenderam o Danrlei por causa da choradeira da Parmalat e das peppas além da Globo (que tb tinha interesse no titulo das peppas) que foi correndo mostrar imagens pra Conmebol.

  • Raukoores 31 de outubro de 2016 - 19:06 Responder

    Cara, temos que levantar esse caneco, estamos ficando zureta demais. Não to reclamando do texto, só esses dias que passaram desde quarta pensei em título, em eliminação, em final dura, em final fácil, vencendo perdendo… Em resumo, torço para que os jogadores sejam muito mais profissionais que eu. Só gosto de lembrar que times muito mais suados venceram essa copa do Brasil, e nós também podemos!

  • Ezio 1 de novembro de 2016 - 07:11 Responder

    Em 2011 vamos dar um desconto pq o fdp do Vuaden inventou um penalti pras morangas mas no demais concordo com o texto. O GREMIO nesses ultimos anos não tem dado mto motivo pra otimismos e me incomoda o clima que a IVI está criando pro jogo.

  • Artur Wolff 1 de novembro de 2016 - 10:40 Responder

    O caminho para ganhar este título passa (principalmente os jogadores) por ter a conciência da LIMITAÇÃO técnica deste grupo e jogar como tal. E não é ficar lá trás, por exemplo em BH dando bicão prá frente.
    É correr, chegar junto, ter garra e ao mesmo tempo controle emocional do 1º ao último minuto de jogo.
    E Maicon, Wallace, M. Oliveira não cagarem na frente ou dentro de nossa área. Grohe estar nos seus bons dias. Os atacantes não errarem os gols sozinhos na frente do gol.
    Ah….e um pouco de sorte. E até saber enfrentar uma arbitragem complicada como usualmente acontece.
    Aí temos chance.

  • Daniel S 1 de novembro de 2016 - 10:43 Responder

    Concordo plenamente!! Depois do excelente jogo de ida, comemorei, vibrei muito. Mas logo passou. Agora é outro jogo, outra história. Cruzeiro é um time grande e com camisa. Uma bobeada nossa pode sair um gol deles, e aí o desespero toma conta.

    Apesar de ser otimista, prefiro ver esse jogo com um olhar pessimista. Não quero cantar vitória antes do tempo, e tampouco acho que será jogo jogado. Acho que o próprio Grêmio me faz ficar com os dois pés atrás.

    Mas, dessa vez, apesar do meu pessimismo, estou vendo uma postura diferente, uma sintonia. E quando isso acontece, as chances de sucesso são maiores.

    Vamos manter a calma e o sangue nos olhos. Falta pouco!!

  • Marcelinho Gaúcho 1 de novembro de 2016 - 13:04 Responder

    Mimimi da imprensa pra garantir audiência, por que, quem conhece futebol, sabe que apesar da ótima vantagem, a classificação não está garantida!

  • Deixe uma resposta