O que a punição do Suarez mostra sobre o Futebol?

2 Postado por - 26 de junho de 2014 - Artigos

A Copa das Copas não podia ficar sem a maior polêmica da história das copas. E não foi aquela história do entrou, não entrou, tão comum em outras copas. Nem gol de mão, como o Maradona em 86. Nem classificar seu time defendendo uma bola sem ser goleiro – como o Suarez fez em 2010. Nem mesmo a cabeçada do Zidane em 2006. Ou o “sucesso” da Coreia em 2002. A polêmica maior é o extracampo. A punição fora das quatro linhas que o Luis Suarez tomou da FIFA: está fora de 9 jogos de torneios FIFA e 4 meses de qualquer partida. Há quem apoie a decisão (eu, por exemplo). Há quem ache uma afronta aos campeonatos, um risco para a segurança das decisões de jogo em torneios, uma injustiça com um gênio, contra todos os jogadores sanguíneos, contra o sentimento no futebol.

Suarez foi punido por um acúmulo de imbecilidades. Na Copa do Mundo de 2010 empolgou milhares com a defesa do gol certo de Gana, que eliminaria o Uruguai nas quartas. Uma atitude antidesportiva, mas que, ora bolas, quem não faria? Calor do jogo, etc. Gana perdeu o pênalti, ele perdeu a semi contra a Holanda, e seguiu o baile. A FIFA só deu o protocolar um jogo de suspensão. Quando era jogador do Ajax, mordeu um jogador do PSV no meio de uma discussão. Morder não é algo normal, do jogo, como um pênalti. Cabeça quente? Seja como for,  levou 7 jogos de suspensão por isso na Eredivise, não afetando a Champions League. O lance não foi punido pelo árbitro, que não viu. Tempos depois, foi para o Liverpool. Em um jogo contra o Manchester United, disse que o Evra era “negro” e que “não falava com negros“. Tomou oito jogos e multa. Depois, mordeu um zagueiro do Chelsea. Levou mais 10 jogos de suspensão. Isso só para ficar nos fáceis. Na Inglaterra, por exemplo, não chamam os “cai-cai” de Neymar. Pra eles é Suarez.

De Leon com a camisa do Grêmio comemorando a Copa Ouro, em 81 (isso mesmo). Via Grêmio Copero

De Leon com a camisa do Grêmio comemorando a Copa Ouro, em 81 (isso mesmo). Via Grêmio Copero

Se tem algo que não se pode alegar é que há perseguição contra o jogador. Ele apenas está sofrendo punições sobre alguns dos seus atos. É natural (embora incompreensível) que a Federação Uruguaia acuse a imprensa de perseguição contra o atleta e, mais, contra o Uruguai – visto que os ganenses podiam alegar que não houve punição severa em 2010 só porque foi contra um time africano. Mas a defesa ainda incondicional do jogador da parte de diversas pessoas não diretamente envolvidas com o caso mostra uma coisa mais importante que os próprios atos dele: se é do “meu time”, tá liberado. A admiração de gremistas ao Uruguai vem desde 1983, pelo menos. Nossa maior conquista contou com a garra deles. É natural ter algum carinho pelos charruas. Mas isso não impede um uruguaio de se portar como um idiota. Nem o fato de ser um jogador do Grêmio, ou um ídolo do futebol mundial, tira a imbecilidade de um ato.

Todo esse apoio desmedido a um cara com uma longa carreira de antijogo, deslealdades e maucaratismo me faz pensar. Se ele fosse jogador Croata, a defesa seria a mesma? E se ele não tivesse sido o melhor jogador da Premier League esse ano? E se ele jogasse na Turquia? E se ele fosse colorado? Só sei de duas coisas: se ele fosse uma mulher, ia ser chamado de histérica e iam pedir intervenção clínica psiquiátrica. E se ele tivesse dado um beijo na boca do Chielini e assumido um romance com o jogador, todo esse apoio virava pó. Se tu acha exagero, é só lembrar que acusações de agressão doméstica contra dois jogadores do Grêmio não foram problema para eles fardarem aqui (“Ah, não é nada, é coisa das mulheres deles que são umas pragas”), enquanto o Richarlyson não pode nem ser cogitado pra volância no Grêmio. Agora, cogita esse “marginal” uruguaio pra ver. Chega com festa no aeroporto e tudo.

Bom futebol não pode ser desculpa pra ser imbecil. Nem ser do meu time. Pensem nisso.

Comparilhe isso:

26 + comentários

  • eduardo 26 de junho de 2014 - 17:03 Responder

    tu tá querendo me dizer que o Suarez deveria ser punido por 2010? Não to conseguindo entender.. isso é futebol, meteu mão na bola ( não interessa se a bola vai entrar ou não) é penalti, foi penalti. Errar o penalti não teve interferência do Suárez, foi erro do Gyan.. Ninguem tá assumindo bronca pelo Uruguai, o que se põe em questão é que o juiz não viu, foi por meio de câmeras, se for punir um, TEM QUE PUNIR TODOS (por meio de câmeras). Mas parece que tá dificil de entender isso…

    • Fagner 26 de junho de 2014 - 17:16 Responder

      Quanto a 2010, foi antijogo. Mas não acho que uma punição maior que a da expulsão fosse algo preciso. A ênfase foi porque o momento foi realmente marcante.

      Agora, se tu tá falando de agressões, concordo, tem que punir todo o mundo. Isso inclui ele. Que tem longa folha corrida nisso. O que é realmente difícil pra eu entender é porque a não punição dos outros torna a punição do Suarez algo errado.

      Saludos,
      Fagner

  • marco 26 de junho de 2014 - 17:37 Responder

    Bha cada ves que leio um post do fagner , me da uma puta ansia de vomito.É um cara inteligente , escreve bem , mas as vezes escreve uns textos muito idiotas ta loko.. Eu faria a mesma coisa , colocaria a mao na bola pra impedir aquele lance , sou a favor do anti jogo , da catimba , ate mesmo da porrada.Pra mim isso é futebol , força , garra , catimba ganha jogo sim.Nao sei nem como tu critica tudo isso e se dis gremista.. Defensor assiduo do politicamente correto e do futebol viadinho e bailarino..Ta loko ler esses posts pareço que to lendo um blog do inter ou de outro time , bambis talves..Bha por isso que o gremio ta nessa inhaca , os ditos torcedores mudaram a identidade do unico clube copero do brasil , lamentavel…

  • Kleber 26 de junho de 2014 - 17:51 Responder

    Mais um texto lamentável. Demonstra como pensa a elite diretiva do grêmio que tá na mão de uns coxinhas e por isto perdemos nossa identidade e viramos um time bailarino que fala chiado.

  • Felix Nuñez 26 de junho de 2014 - 18:09 Responder

    Fagner, respeito teu posicionamento. Aliás, seus textos são sempre bem embasados, mas nesse especificamente discordo de ti.

    Acho que as punições devem ser baseadas no campeonato e em cima de cada jogo. Se fosse por histórico de má conduta Pepe de Portugal deveria ser banido do futebol há muito tempo. E puxar a ficha corrida de muitos jogadores poucos se safariam, inclusive Pelé que era o Rei da Cotovelada.

    A punição, além de se basearem erroneamente no historico do jogador, foi também devido a alta repercussão do fato. Óbvio que uma mordida é mais chocante, pois é algo raro no futebol, mas muito pior e violento são as cotoveladas e entradas duras do futebol.

    A Libertadores é repleta disso: cusparadas, dedos naquele lugar, chutes e cotoveladas o tempo inteiro. Nunca se pune.

    Não estou aqui defendendo uma não punição ao Suarez. Acho que 2 jogos estaria de bom tamanho. Mas o que foi feito beira o ridículo e inaceitável. Politicagem FIFA. Sem falar que se for pra se basear nas cameras, Neymar teria um gancho de pelo menos 4 jogos. Quantos jogadores quase decretaram a aposentadoria de companheiros de time e sequer foram punidos?

    Para mim a punição foi pura Demagogia. A cara da FIFA.

    Ah, Suarez começou, mas mesmo assim sofreu o revide com uma cotovelada do zagueiro. Não merece punição?

    O futebol anda muito chato!

    • Fagner 26 de junho de 2014 - 18:29 Responder

      Quem pediu para julgar o que ele representa pelo futebol foi a defesa da AUF (http://espn.uol.com.br/noticia/421061_federacao-uruguaia-apresenta-defesa-de-suarez-nao-houve-mordida). Recebeu o que pediu. E, mais uma vez, essas coisas que acontecem na LA, não são do jogo, logo, devem ser punidas. Só não são porque a Conmebol é conivente com isso. Com isso, com racismo, com homofobia, etc. Errada está a LA, não a FIFA (nesse caso).

      Não acho que o futebol esteja ficando chato. Futebol é futebol. Mordida é proibido até no UFC.

      Saludos,
      Fagner

      • Felix Nuñez 26 de junho de 2014 - 21:37 Responder

        A defesa do uruguay foi colegial. Não tenho dúvida disso. Assim como concordo que a conmebol é conivente com violência e sempre que possível puxa a sardinha para os latinos.
        Mas continuo achando a punição absurda e injusta. A fifa não tem credibilidade. Foi pela política e pela repercussão do caso.
        Pela análise de imagens outros jogadores estariam punidos, se a FIFA aplicasse a regra para todos.
        Abraços

  • Frederico 26 de junho de 2014 - 18:12 Responder

    Sou completamente en contra este artigo, uma pena que tenha “torcedores” do Gremio com essa cabeça. Isso de punir por imagem vai transformar o futebol numa chatice. Não ao futebol moderno!!

  • Artur 26 de junho de 2014 - 18:48 Responder

    Sou um dos torcedores do Grêmio que torço fervorosamente para o Uruguay. Concordo com cada palavra que disseste Fagner. Concordo com ele ser suspenso da copa! Não Concordo mas entendo ele ser banido de jogar futebol por 4 meses. Agora ser banido de QUALQUER atividade relacionada ao futebol por 4 meses, isso é um absurdo. Não Concordo em tirar o direito de trabalhar de um cidadão por 4 meses.

  • Julio 26 de junho de 2014 - 19:01 Responder

    Gente, eu nunca estive em campo em um jogo oficial, e sequer assisti a um jogo de Copa do Mundo ao vivo, mas eu acho que dentro de campo, deixa de existir a cordialidade, principalmente quando o jogo é de “vida ou morte”, em 1982, Paolo Rossi fez três gols na seleção brasileira na copa daquele ano, num mesmo jogo em que Zico teve sua camisa toda rasgada dentro da pequena área por jogadores Italianos, e que se dane o Brasil, perdeu, perdeu, ninguém foi punido e o Brasil carrega o trauma de ver sua melhor seleção de todos os tempos ter sido eliminada da copa, por um ato covarde adversário e um erro bizarro de arbitragem. Morder é anti-jogo, tá e daí, ia mudar a história da copa até aqui, não, punir um jogador com tamanha severidade, não vai fazer da FIFA, mais poderosa do que já é, Suares e como todos os brasileiros ou sulamericanos, tem sangue latino, não é um lutador, é um guerreiro e acredito que mesmo depois de morto sua alma continuara afrontando aos inimigos. Talvez fosse mais bonito para a FIFA, desclassificar o Uruguai e dar os 03 pontos pra Itália, ou melhor, dar a Copa para ela, ou para a França, ou aos Alemães, aos Holandeses, que faça a copa apenas com seleções “modernas” onde a bola vá de pé em pé, até possivelmente acabar em um gol se não tiver a defesa do goleiro adversários, tirem a arte, a garra e a ginga do futebol, transformem ele num esporte previsível, onde o contato físico seja proibido, acabem com o futebol, afinal, a hegemonia desse esporte não pertence ao “primeiro mundo” dos EUA, e está fragmentado entre poucos títulos de várias seleções europeias. Continuem assim, e em 100 anos, a Copa do Mundo vai ser apenas “Copa do Mundo da Europa”.

  • jair 26 de junho de 2014 - 19:40 Responder

    tambem acho que tem que punir.mas tem que ser para todos.o futebol ta muito chato sim agora com o ferplay.toda vez que tem um time no comtra ataque e jogador caido parando a jogada ai ele levanta e nao tem nada.simulacao em penalti e punido com cartao so se for jogador sem nome.ta tudo muito errado

  • Rodrigo Imortal 26 de junho de 2014 - 21:00 Responder

    NOSSA VELHO, QUE TEXTO IDIOTA!

  • cesar ortiz 26 de junho de 2014 - 22:06 Responder

    Tambem sou contra a atitude do suarez!mas prefiro viver o resto da vida vendo jogadores como ele brigando mordendo pondo a mao na bola para defender sua camisa.do que ver o pessoa de gana boicotando seu pais por nao receber um premiaçao.e tendo o governo que mandar dinheiro para aqueles mercenarios.ver aqueles cara cheirando o dinheiro me tira o tesao do futebol.diferente do suarez que me deixa em nostalgia lutando em campo.mas que fique bem claro que sou contra sua atitude antidesportiva!

  • Diego Tricolor 26 de junho de 2014 - 23:06 Responder

    Primeiramente esse mimimi de futebol moderno e politicamente correto tá matando o esporte e as torcidas. Depois, o cara que escreveu este texto não tem a mínima noção do que seja um conceito de justiça, de justo, de correto, de ponderação. Ele age tão irracionalmente na defesa do seu argumento quanto o Suarez mordendo o adversário. A justiça e as regras são construções lógicas e racionais, não uma espécie de inquisição… A atitude da FIFA foi extremamente desmedida, descabida, sem sentido. Não se pode julgar a vida de uma pessoa. A justiça, num processo, busca conhecer, entender e julgar fatos e atos isolados, concretos, bem pontuais. Tudo bem que ele tem antecedentes, concordo que isso deva ser considerado um agravante no julgamento. Mas faço uma pergunta: quantas cotoveladas, pontapés e outras agressões presenciamos nesta copa e em outras, ou em outros campeonatos? Já vimos jogadores sofrerem lesões gravíssimas e nem por isso vimos punições tão severas, draconianas. Como falou o Artur no outro comentário, é absurdo proibir o sujeito de exercer sua profissão por tanto tempo. Concordo que devesse ser punido (por mais de um jogo, talvez) e com multa. Mas não dessa forma. Por isso continuo achando extremamente desproporcional, politicamente motivada e mal intencionada a decisão da FIFA… Ultimamente tem uma parte da torcida do nosso Grêmio que se puxa pra escrever uns textos desses defendendo coisas ridículas… Tipo não usar mais a palavra “macaco”, mas o inter cantar “gazela” tá valendo… Na boa, perdi meu tempo escrevendo esse comentário, tá foda!! Daqui a pouco não pode mais nem comemorar gol pra não ofender o adversário…

    • Fagner 27 de junho de 2014 - 15:54 Responder

      Então me explica o que é justo, o que é correto e como ser ponderado. Aliás, esse comentário não tem nada de ponderado. Começar um “argumento” com “mimimi de futebol moderno tá matando o esporte” mostra que tu tem ponderação 0. Qualquer argumento contrário a essa visão minúscula de mundo é choradeira.

      Saludos,
      Fagner

  • Arthur Ferraz 26 de junho de 2014 - 23:07 Responder

    Zidane era reincidente e o pior, ele era reincidente em copas do mundo, com dois lances criminosos. Mas há dois fatos, Zidane além de gênio era europeu, além de europeu ele era francês. Comparar o lance do Suárez com o lance do Leonardo é completamente absurdo, a cotovelada do Leonardo é um dos lances mais pavorosos possíveis, MAS SEGUNDO MUITOS É DE JOGO! Causar traumatismo craniano, tranquilo, morder um adversário, prende! Ele foi chutado do CT onde o Uruguai estava, foi tratado como bandido, o que o povo uruguaio faz é retribuir o que ele fez em campo, além de tentar compensar as atitudes desmedidas da FIFA. De Jong, europeu, dá uma voadora em plena final de copa, sem qualquer chance de alcançar a bola, MAS É DO JOGO!?? A intenção de um jogador que dá uma cotovelada e de um que morde é a mesma. Agredir. Sakho, zagueiro francês, deu uma cotovelada em um jogador equatoriano, punido? Nem sequer cogitaram em puni-lo, coincidencia ou não, europeu. O famoso “cai-cai” como Suárez é conhecido, devia ser um rótulo de Chiellini, que antes do incidente, havia caído duas vezes encenando e pedindo alguma ação do árbitro. Mas não existe “cai-cai” europeu, apenas sulamericanos são. Quatro meses sem que Suárez possa sequer frequentar estádios em dias de jogos. Se não há perseguição, não sei o que é isso.
    PS.: O avô de Luís Suárez era negro e sua avó o apelidava quando criança de “negrito”. Não estou dizendo que ele não foi ou é racista, mas há muita coisa nesta história.

  • Flávio da Luz 27 de junho de 2014 - 00:38 Responder

    Buenas.

    Estou com muito sono, mas depois de ler os útimos posts…..
    Cara, não sei onde tú mora, não imagino como as coisas em sua volta o afetam, nem como são as pessoas que se relaciona no dia a dia. O que espera, qual o motivo, razão de produzir um texto como esse?
    Tenho observado que alguns de VOCÊS blogueiros, usam o espaço que seria para falar do GRÊMIO, e acabam indo para assuntos com intenção de confronto. É negro, é homossexual, é alemão, é Brasil brasileiro, é copa do mundo maravilhosa.
    Pessoal do blog, os torcedores querem saber do GRÊMIO e não de livro sobre torcida gay. Se vocês gostaram, incentivaram, identificaram-se com a obra, beleza. Muitos outros não querem ler.
    Respeito os homossexuais, mas não corro atrás para conversar, não convido para jantar, para ir ao estádio, para ser meu amigo. A maneira como vivo e penso a vida, nada tem a ver com os citados. Normal.
    Outro assunto saturado é a respeito dos negros. Tá cheio de GREMISTAS NEGROS em nossa torcida, pulando, cantando, gritando gol. Eles não querem comoção, pedido de perdão, aplausos. Nossa história não pode ser contada sem falar numa personalidade negra. Chega!
    Todos sabem que o GRÊMIO quando fundado, contou com a participação e atuação da comunidade alemã, inclusive com dinheiro. Qual o problema? Lógico que não foram somente alemães, mas foram muito importantes.
    Quando criança escrevi para Dona Ema Coelho de Souza demonstrando meu amor pelo clube. Ela ficou sensibilizada e me enviou material do clube. Nesse material tem uma revista que mostra regimento, ata do clube, toda ela em alemão. Bacana, né?
    Nós GREMISTAS que respiramos o clube, frequentamos os jogos, cantamos o Hino do RS, historicamente nos identificamos com Uruguaios, e também com Argentinos.
    Outros tantos, com a Alemanha, Itália, Polônia, França. É pecado?
    Mesmo morando aqui em sp há muito tempo, não tem como se identificar com os brasileiros, com a seleção da cbf e da globo, que DETESTAM o GRÊMIO. Pelo contrário, os motivos para detestar a seleção não faltam.
    Algumas coisas tú acaba descobrindo quando convive por muito tempo com pessoas de outros estados do Brasil.

    Eu faria a mesma coisa que o Suarez fez em 2010. PQP, imagine que eu iria deixar a bola entrar para desclassificar o meu RS, só para que no futuro o blogueiro Fagner não me retaliasse? Naquele momento ele foi um HERÓI. Qualquer pai ou mãe, estariam orgulhosos. FOI LINDO!
    É condenável a atitude do Suarez (em 2014), deixou a seleção por sua irresponsabilidade, insanidade. Mas o seu texto e de alguns amigos seus, são condenáveis também.

    Está mais que claro que vocês querem bater de frente com o tipo de torcedor do GRÊMIO que se orgulha do RS, admira o futebol força, raça, e pouco se importa com o amarelo diarréia do técnico Felipão. Querem dar um novo sentido, provocar uma mudança no “jeito de ser” do torcedor GREMISTA.
    Esqueçam. Quando vocês pensaram nisso, vocês já estavam derrotados.

    Junto com minha opinião, vai meu respeito.

    • Fritsch 27 de junho de 2014 - 10:20 Responder

      Cara, não tenho nada a reparar na tua opinião. Baita comentário e me representa 100%. Se seguir essa linha de textos modorrentos, enfadonhos, politicamente corretos, discutindo questões sociológicas, certamente não serei mais leitor deste espaço.
      A parte em que falas da mão do Suarez em 2010 como anti-jogo é absolutamente patética! Ou achas, realmente, que o correto seria ele deixar a bola entrar e ver a sua seleção ser eliminada; pecar por omissão…
      Quero saber do Grêmio, chega de posts estilo caderno Donna…

  • Agenda Negativa 27 de junho de 2014 - 08:41 Responder

    Fagner é esse cara meio contraditório mesmo, não dá para levar muito a sério esses textos dele.

    Fez todo aquele coro junto com a impren$a sobre o termo “macaco” nos cânticos do Grêmio.
    Logo depois se horrorizou com a mesma impren$a no termo “88”.

    Agora está a favor de punição severa contra o Suarez pelo “histórico” do cara.
    Punição sim, mas o que fizeram praticamente anula o cara por meio ano, impedindo-o até de trabalhar.
    O “maior prejudicado” (cara que levou a mordida) já está até rindo da situação e entrou na brincadeira.
    Nessa história estou com o Lugano: Vi coisa muito pior nessa copa que sequer mereceu menção.

    Achei o Neymar tão agressivo quanto o Suarez no lance contra o croata e levou só um amarelo, Neymar só não causou maiores danos porque é um filé-de-borboleta e errou a cotovelada que tentou dar e, claro, porque é o Neymar: garoto-propaganda de tudo quanto é bagaça que aparece na TV, imagina quanta gente graúda perderia dinheiro com uma punição à estrelinha.

    Logo logo algum jogador por ai vai levar um super-gancho por puxar camisa, dar dedada no c* do adversário ou bater-boca com juiz e volta o Fagner mudando de opinião de novo, ainda mais se for do Grêmio.

  • Fábio Marçal 27 de junho de 2014 - 10:02 Responder

    Exagerada a punição da FIFA. Pior, ainda, a forma como se encaminhou a situação ao tirar o cara do convívio com os seus colegtas. Está na cara que a questão Suarez enviolve questões patológicas. Tinham que exigir que o atlete procure um tratamento. Quatro meses fora dos gramados é um punição educativa, serve apenas par castigar. Os gestores do futebol não obeservam os atletas como seres humanos, que tem limites, falham e adoecem…

  • Bernard 27 de junho de 2014 - 10:26 Responder

    Fagner, concordo contigo em quase todas as tuas colocações, porém com algumas ressalvas. Vamos começar com a acusação de racismo que foi atribuída a Suarez, em nenhum momento foi possível provar a veracidade de tal ação, mesmo com leitura labial, a Federação Inglesa o puniu por simples receio de ser acusada de conivência com o racismo (mal que denigre o espetáculo do futebol de forma avassaladora).
    De outra sorte acredito que Suarez mereça ser punido pela mordida em Chielini, porém acredito que a punição se mostrou extremamente exagerada, e explico. A FIFA aplicou a Suarez, simplesmente a maior punição em Copas de sua história, a segunda maior havia sido aplicada a um jogador que simplesmente quebrou o nariz de seu adversário e pegou um gancho de 8 jogos (sem os 4 meses de suspenção), o ato que Suarez cometeu foi chocante pela inovação em termos de agressão no futebol, porém não acredito que seja tão grave considerando o dano causado a vítima, sua punição foi dada pelo mau exemplo, e é aí que está a questão.
    Vivemos em uma época um tanto chata, infectada pelo mal do politicamente correto, mal este que obriga a padronizarmos nossas atitudes em público para evitarmos julgamentos por uma posição que possa ofender a valores abstratos e que não atingem a ninguém concretamente, como foi o caso em tela, Suarez foi condenado por causa da “juventude que poderia replicar seu ato abominável”, enquanto Chielini, a vítima, agora dá entrevistas afirmando considerar absurdamente exagerada a pena imposta a seu “agressor”, e agora?
    Há também o fator FIFA que contamina o futebol, uma organização supostamente sem fins lucrativos, mergulhada em escândalos de corrupção e que tenta bancar a patrulheira dos bons modos, ora, e mesma FIFA compõe o comitê disciplinador com representantes de associações um tanto questionáveis por sua falta de “tradição” no futebol, como Singapura (vice-presidente), Tonga, Ilhas Cayman, Ilhas Cook, Irlanda do Norte, Eslovênia, além de representantes de Austrália, Suiça e EUA.
    Meu ponto é, a punição deve ser atribuída analizando o impacto, tanto na vítima, quanto o impacto que a punição vai infligir ao autor, que no caso do Suarez foi completamente desmedido,o jogador foi banido desta Copa, da próxima Copa América (pelos 9 jogos) tendo o jogador sua credencial confiscada, sendo expulso do hotel de sua seleção, mandado para longe de seus colegas de seleção, proibido de entrar nos estádios e apoiar seus colegas nos jogos (pelos 4 meses), ou seja a punição se extendeu a sua seleção, e não só no esperado (sua ausência em campo), mas também no ânimo de seus colegas, enquanto isso continuaremos vendo jogadores “exagerando na força” e lesionando colegas de profissão, os tirando de competições. Mas essas agressões são relevadas, pois são disfarçadas de movimentos naturais de jogo, não são consideradas maus exemplos, e em alguns casos são exemplos de “garra”.
    As punições de lançes flagrados em imagens e não punidos pelos árbitros devem ser dadas com muito cuidado, pois tem em si uma contradição peculiar, lances de jogo como um impedimento mal assinalado, um gol mal anulado, uma expulsão equivocada, são lances em que apesar de flagrados pelas câmeras e demais tecnologias, não são convertidos em favor de quem sofreu o dano. Devemos ter em mente que se uma expulsão por algo que o jogador não fez, e foi flaglada pela câmeras sua inocência, não pode ser anulada, a punição por algo que o juiz não viu, ou não interpretou como digno de expulsão, e que foi flagrado pelas câmeras deve ser sempre dada em na menor proporção possível, por questão de equilíbrio, caso contrário teremos a tecnologia para somente mostrar as falhas do futebol, onde o juiz errou, onde o jogador simulou uma falta, onde o jogador agrediu o outro, e isso a longo prazo irá diminuir e muito o espetáculo do futebol.

  • Paulo_PoA 27 de junho de 2014 - 11:06 Responder

    Tchê, horas que não comento mas …
    dá ânsia de vômito quando leio os comentários! PQP!
    Neguinho “num” sabe escrever e fala de moral? Já li “culto” aqui escrevendo “voçe”, pode isso Arnaldo?
    Nós gaúchos, somos SEMPRE “do contra”. Sabem porque? Fica mais fácil para “encher o peito” e dizer: Não falei?

    Sobre as opiniões “nós somos parecidos com os charruas”, fico me perguntando: Nós quem cara-pálida? O Uruguai é tão bom? Porque não catam seus mijados e vão morar lá? São só uns 200km pra fronteira! Argentina? Idem! A fronteira é logo ali.
    Eu quero que Uruguai, Argentina e essas merdas explodam! EU AINDA SOU BRASILEIRO! Com todos problemas.

    Pros que falam da “inhaca” que estamos, digo: estamos nessa “inhaca” por causa de sujeitos como você que quer ser como os caras dum outro país mas estraga o teu.

    Se você não é parte da solução, és parte do problema!

    Aaaa Fagner, grande texto! Os caras estão tão irracionais que não conseguem pensar.

    Abr.,
    Paulo_PoA

    PS.: achei a pena de 4 meses extremamente severa. Ter sido suspenso da Copa já teria sido punição suficiente.

    • Gaucho 27 de junho de 2014 - 21:23 Responder

      Paulo, parabéns pelo seu brasileirismo.
      Com certeza deve pagar bebidas, enquanto fazem piadas com a carinha dele.
      Vá para outros países, e diga que é brasileiro.
      Da terra da corrupção, cultura podre, violência gratuita, prostituição infantil, lixo nas ruas, mulheres vistas como putas, novelas, carnaval, vadiagem na globo.
      Interessante que tú disse que AINDA é brasileiro…, já já, toma vergonha e sai dessa.

      Força aos irmãos queridos do URUGUAI, ARGENTINA e também o CHILE, que nos brindem com a eliminação do maior dos larápios em copas do mundo.

      • Paulo_PoA 30 de junho de 2014 - 16:29 Responder

        @Gaucho,

        porque tu não escreve em espanhol já que os Argentinos&Uruguaios são teus queridos ao invés dos brasileiros?
        Sobre ir ao exterior, já estive várias vezes (tenho um raisepass alemão) e as coisa não são como essa tua ignorância imagina.
        Aliás pra te esclarecer sobre coisas que só acontecem no Brasil:
        Boate Kiss
        Adicionar produtos cancerígenos (soda cáustica, bicabornato de sódio e água oxigenada) no leite
        Re-adicionar produtos cancerígenos (soda cáustica, bicabornato de sódio e água oxigenada) no leite – não, não é erro de digitação!
        Três Passos (pai&mãe matam filho e enterram corpo)
        elegemos os Onix, Anamélia, Receker e essas m da vida

        Realmente NÓS somos “modelo para toda Terra”.

        Continuo com ânsia de vomito.
        Mas vamos lá!

        Abr.,
        Paulo_PoA

  • vino 27 de junho de 2014 - 12:10 Responder

    tah oque que o suarez tem a ve com a bichona do neymar???

  • marco 29 de junho de 2014 - 02:58 Responder

    Flavio da luz me representa muito , puta que pariu que cara chato esse Fagner , certamente quer algum carguinho na rbs , globo esporte ou na puta que o pariu com seus textos hipocritamente policamente corretos que nao representam em nada , nada . NAAADA a naçao tricolor.Era tao bom esse blog quando ele era Libertador.. Daqui um pouco mais vao ta aqui defendendo que o gremio jogue futebol arte.Puts o atitude anti desportiva por a mao na bola pra evitar o gol me causa nauseas ate agora.. Chamem o Peninha , esses gloriosos blogueiros (nao todos) donos da verdade precisam de uma aulinha..Nossa o gremio ta uma bosta nos ultimos anos , mas boa parte da torcida ta um cu.. Ops escrevi cu , talves isso seja pecado mortal ou uma atitude ante puta que pariu , ah ta loco..É como disse o amigo ai encima , nao adianta tentar mudar a alma dos torcedores do gremio , quando pensaram em fazer isso ja estavam derrotados.Realmente cada ves MAIS da MENOS vontade de ler esse blog , que ja foi tao bom um dia laaaa atras quando realmente representava a torcida do gremio.Quanto ao glorioso fagner , nao sei pq resolveu torcer pro gremio , o inter sempre esteve aí , tambem podia torcer pra flamengo . santos , enfim tem tantas merdas pra se torcer …

  • Deixe uma resposta