ORDEM E PROGRESSO e a ordem dos fatores altera o resultado.

0 Postado por - 5 de maio de 2012 - Sem categoria

Começo dizendo que não quero parecer conservador, retrógrado ou saudosista. Também não quero entrar na onda de reclamação. Mas não quero me sentir acuado a ponto de não poder manifestar minha opinião ou dúvidas.
As notícias acabaram de surgir, as informações aparecem aos poucos e assim as dúvidas vão sendo tiradas.
A Arena já é uma realidade e trará muito progresso ao Grêmio mas em nome do progresso por muitas vezes na história vimos acontecer coisas das quais o ser humano não se orgulha muito. E pra não soar muito dramático vou dar um exemplo simples e atual. Em nome do progresso uma usina hidroelétrica será construída na amazônia, desmatando e desalojando.

Por muito tempo a presença da família nas arquibancadas dos estádios sugeriam uma tranquilidade, um lazer, um sinal de que o futebol não havia mudado tanto. Neste novo formato de assentos que teremos na Arena será muito difícil ver essa imagem com frequência. Com uma conta rápida e simples se vê porque. O local mais barato para o sócio será atrás da goleira acima da Geral. Esse local custará 93 Reais. Se eu for com minha esposa custará 186 Reais e se for minha filha, como de costume, 279 Reais. Até agora a informação OFICIAL que tenho é que crianças até 12 anos só poderão entrar de graça no setor da Geral. Vamos combinar que se tu quer ficar na boa vendo o jogo com a família a Geral não é o melhor lugar.

Hoje no Grêmio existem diversos planos que agora estão sendo condensados, reduzidos. Alguns deles permitiam dependentes e assim o sócio que já pagava a mensalidade poderia levar ao menos um familiar. Isso ajudava a não onerar demais o sócio.
Resolvi escrever este post pois acredito não ser o único nessa situação. Tenho vários amigos que terão que “se mudar” para se adequar a nova mensalidade.
Acredito que a visibilidade na Arena será infinitamente melhor do que a do Olímpico mas se não fosse melhor ver o jogo do centro de campo, onde hoje eu vejo, não teria o dobro de diferença no preço que terá.

Será que o raciocínio é este mesmo? Será que tem que ser a lei do Money Talk? Porque desta mesma maneira estão afastando o torcedor do dia-dia, aquele que está lá no Olímpico na chuva, no frio. Aquele que quando o autofalante anuncia 8 mil de público, está lá dentro gritando. Não precisa ser gênio pra ver que nesses jogos as cadeiras estão normalmente vazias e o anel inferior com o público. Imaginem agora este cenário na Arena? Todo esse público estaria concentrado em apenas um canto do campo ou no máximo nas diagonais.

Olhem onde foram parar os sócios remidos. É lá que tu que pagou o Olímpico por mais de 35 anos gostaria de continuar vendo os jogos?

Indo um pouco mais além, será que para o time isso é bom? Hoje naturalmente a torcida vai se espalhando e tomando espaço por todo campo. Assim criamos a sensação de caldeirão, assim damos o bafo na nuca dos caras. Assim se fez a mítica do Velho Casarão.

Tenho certeza que logo a coisa toda se flexibilizará. Por ainda estar muito incipiente vai causar alguns danos. Mas gostaria de ver o Progresso vindo sempre após a Ordem, principalmente a ordem de prioridades.

Comparilhe isso:

17 + comentários

  • Marcelo Bicca 5 de maio de 2012 - 22:02 Responder

    Parábens pela análise! No meu entender a nova política de alocaçāo dos sócios nos piores lugares acabará sendo um tiro no pé. Só o tempo irá mostrar.

    Abraço!

  • Gustavo 5 de maio de 2012 - 22:17 Responder

    Tem razão velho. Ao mesmo tempo em que vibro com a possibilidade da Arena me preocupo com a situação dos acompanhantes. Tenho um piá de 8 anos que geralmente me acompanha no Olimpico e nessa situação não poderei pagar 2 mensalidades.

  • Ricardo Cunha 5 de maio de 2012 - 22:18 Responder

    Tito, a minha sitação é exatamente igual a tua. Sócio, com esposa e filha de 2 anos. Pagar R$ 276,00 para os três, por mês, é impraticável. Dutante todo o processo enviei por diversos meios encaminhar sugestão de adoção de desconto para menores de 12 anos. Outra sugestão que dei foi a criação de um pacote familiar. Nunca tive retorno e não terei. Quantos gremistas endinheirados conseguirão manter mensalidade neste patamar para toda a família? SErá que conseguirão acabar com uma geração de torcedores? A grande maioria dos jovens torcedores poderá ver o jogo somente ver pela tv. Claro se tivre PPV.

  • Paulo_PoA 5 de maio de 2012 - 22:36 Responder

    Tito,

    tenho essa preocupação tbm. Pra mim está claro que os sócios são um estorvo.
    Escrevi lá no http://arenadogremio.blogspot.com.br/2012/05/definicoes-sobre-socios-na-arena.html isso:

    “Conclusão: para o sócio, é melhor um remendão que um estádio novo!
    É humilhante, para mim, sócio ter que admitir isso.
    Se a regra é essa (não sócios terão “direito” aos melhores lugares no estádio) bem, então não faz mais sentido ser sócio.
    Espero que essa elite que vai estar nas melhores posições do estádio consiga, chacoalhando suas jóias, fazer o barulho necessário para “empurrar” o time nos momentos de pressão.

    Eu, provavelmente vou voltar aos velhos tempos: radinho!

    Obrigado, Odone por me tirar do estádio!

    Abr.,
    Paulo ”

    Sexta-feira foi um “sad day” para nós torcedores assiduos no Olímpico.

    Dá-lhe Grêmio!

    Abr.,
    Paulo

  • Daniel Junior 5 de maio de 2012 - 22:46 Responder

    Infelizmente essa diretoria faz coisas , duvido que teremos 40.000 por jogo como eles dizem prever, desse jeito a Arena ficará vazia pela incompetência dessa diretoria, seria melhor cobrar menos e ter a casa cheia, enquanto uma pessoa para por 4, teremos um estádio com a quarta parte da capacidade.

  • @LaryGremio 5 de maio de 2012 - 23:53 Responder

    É Tito, acho que essa flexibilização não acontecerá tão cedo. Penso que isso só vai ocorrer depois dos famosos 20 anos de Arena. Sou sócia-torcedora desde 2010, acostumada a ir em todos o jogos do Olímpico. Fico sempre nas arquibancadas, próximo à saída do vestiário do adversário. Até agora não sei o que fazer, se continuo na mesma modalidade, ou se loco uma cadeira para garantir um lugar na nova casa Tricolor. A minha maior dúvida é, sócio-torcedor diamante continuará tendo 50% de desconto no ingresso? Quais setores poderei ir se continuar nessa modalidade? Vou continuar gastando os, em média, R$120 mensais que gasto só em mensalidade e jogos, ou esse valor vai aumentar substancialmente. Acho que o Grêmio valorizou pouco o sócio-torcedor (única modalidade possível de aderir, tirando as cadeiras, desde 2009). Deixaram pouco clara a situação dessa modalidade. Quem se tornou sócio-torcedor depois de 2009, só o é, pois hoje, é a forma mais “barata” de acompanhar os jogos no Olímpico, se houvesse a possibilidade da modalidade contribuinte, certamente seria a mais acessada. Cadeira hoje está fora dos padrões, ao menos do meu. Bom, só queria reiterar o que tenho lido muito em blogs e no twitter, o torcedor que está sempre no Olímpico apoiando o time vai ser prejudicado em função da sua nova localização na Arena, ou seja, beeem longe do campo. As cadeira do Olímpico recebem pouco público, será que os melhores lugares da Arena (1º anel) ficaram assim? Espero, sinceramente, que não! Valeuuus!

  • Raul F Iserhard 6 de maio de 2012 - 11:04 Responder

    O raciocínio está correto. Quanto à flexibilização, há um importante entrave: como voltar atrás, uma vez distribuídos os lugares? Essa conversa do Sr. Presidente do GE não convence nem a ele mesmo.

  • Diego 6 de maio de 2012 - 13:42 Responder

    Bah, pra dizer a verdade, não sei qndo foi a primeira vez q fui ao Olimpico, pois, vou desde muito pequeno. Hoje, como moro na Capital, vou a quase todos os jogos no Monumental. Sou socio – torcedor, mas antes não era sócio pq eu pagava 5 pila pra ir na geral (na época era um setor do Olimpico). Infelizmente, hoje, pra ir a todos os jogos gastaria em torno de 120 pila, com mensalidade mais metade do ingresso. por isso, o quase todos os jogos…
    e na Arena???? sou a favor da arena, mas infelizmente mais barato será o pfc…

  • Daniel Souza 6 de maio de 2012 - 15:00 Responder

    Algumas situações não foram pensadas em relação ao sócio. O tal do sócio torcedor agora só terá desconto de ingresso no último anel. Pra conseguir assistir mais perto do campo só pagando preço cheio. Fica inviável.

    A Geral vai ser uma torcida exclusivamente de sócios da modalidade antiga com acesso livre a todos os jogos.

    E em jogos de menor apelo, o nossa torcida vai ficar parecendo torcida adversária pois vai se concentrar atrás da goleira no primeiro e no último anel.

    Pra quem não é sócio e vai esporadicamente não vai ter tanta diferença assim. Desembolsar 20 ou 30 reais a mais no preço de um ingresso não faz tanta diferença.
    A diferença para esse torcedor vai estar em assistir o jogo sozinho em um setor e ver a torcida concentrada noutro setor.

    Ja pro sócio antigo, sócio torcedor, ou não sócio que vai com frequencia no estádio vai pesar no bolso ou na localização inferior…

  • Renato S. Pecoitz 6 de maio de 2012 - 18:49 Responder

    Ola Tito. Parabéns pelo texto que vc escreveu. Traduz exatamente o que grande parte de nós sócios das horas boas e difíceis. Lembro nesse momento de meu pai, eviando 50, 70 e até 100 sacas de cimento prá concluir o glorioso Olimpico Monumental, palco de grandes conquistas, ovacionados por nossas gargantas. Vejo agora a turminha do amendoim, nos empurrando pra fora do novo estádio. Acho que se a coisa não mudar poderíamos fazer uma desassociação em massa, ou solicitar uma assembléia abrata aos socios com mais de 10 anos de contribuição ininterrupta. Um Abraço aos sócios que estão sendo expurgados.

  • Marcelo 6 de maio de 2012 - 21:17 Responder

    Concordo plenamente com os comentarios. Dificilmente teremos mais de 50% de lotaçao da Arena na maioria das partidas.
    O valor da mensalidade nos lugares mais nobres está fora da realidade, muito acima do poder aquisitivo da maioria da populaçao.
    Se o Gremio possui hoje em torno de 55 mil sócios, este número deverá reduzir pela metade quando do termino da migraçao para a Arena

  • Sandro 6 de maio de 2012 - 22:19 Responder

    essa é a politicazinha desprezível que historicamente se repete nas administrações tricolores. Quando o clube tem algo de bom a oferecer ao torcedor, algo comercialmente atraente, as coisas são tratadas de forma fria, como se espera de uma negociação comercial. Agora, quando o clube não tem algo tão bom a oferecer, apela descaradamente para a parceria, a emoção, o gremismo. Imagine uma hipotética prostituta, que, por algum motivo, alternasse entre baranga e gostosa. Quando ela está gostosa, só te dá se você pagar bem e fica marcando o tempo no relógio olhando pro teto. Quando está baranga diz que te ama e que vocês precisam ficar juntos por tudo que já houve entre vocês.
    A Arena será gostosa por alguns anos, será desejada por outros que pagarão o que for para tê-la, mas também terá seu tempo de baranga, um dia deixará de ser novidade, e aí, o que vai levar torcedores pra Arena não serão apenas as modernas e confortáveis acomodações. Quem levará torcedores para a Arena serão os resultados dentro de campo, e, para termos resultados dentro de campo, é preciso, além de uma equipe competitiva, torcedores em volta das quatro linhas. E não são apenas torcedores ocasionais – turistas -sentados de pernas cruzadas vaiando na primeira oportunidade que movem uma equipe em direção às vitórias.
    Quando esse dia chegar pode ter certeza de que aqueles que estiverem no poder vão rasgar contratos e dar um jeito de encher a arena com os torcedores que fazem diferença

  • Tito 6 de maio de 2012 - 22:40 Responder

    Falou tudo Sandro!

  • Guilherme Müller 6 de maio de 2012 - 23:19 Responder

    Parabéns pelo texto Tito. Fecho contigo e com os demais que comentaram, em todos os pontos.

    Li outros blog´s e o que mais se lê são sócios reclamando.

    O Grêmio irá acabar com os sócios. Quero ver a turma do amendoim – assalariados ou aposentados arcar com esses preços. Se for para ver o jogo na Geral ou atrás do Gol, vão todos para a Sky.

    É muito triste ver esta situação. O que era para ser um motivo de alegria e orgulho esta nova Arena, virou neste final de semana um motivo de muita tristeza.

    Deixarei de ser sócio depois de 7 anos, pagando com débito em conta e espero que outros milhares de sócios façam o mesmo, forçando esta direção incompetente a mudar os valores desses planos!!!

  • ADRIANO GREMISTA 7 de maio de 2012 - 01:22 Responder

    Perfeito Tito, é exatamente o meu pensamento. Não sou vidente, nem dono da verdade, mas sempre discuti vários aspectos da arena, pesoalmente e nos blogs e sempre fui criticado, xingado, etc… agora está aí, esta é a realidade e o que podemos fazer é aceitar, juntar a grana prá pagar ou sermos excluídos do convívio com o nosso amado Tricolor. Estava mais do que claro que a tal arena, o negócio, teria que ser muito mais atrativo para a construtora do que por Grêmio. Se não revisarem os valores de mensalidades, esta tal arena vai ser um estádio sem a média de público esperada. Principalmente o anel inferior, com excessão de onde ficará a geral, vai estar sempre vazio…
    Vejamos, um sócio que paga R$ 83,00 de mensalidade e fica na social do Olímpico, prá ocupar o lugar correspondente na “moderna e confortável” arena, vai precisar desembolsar R$ 269,00… ou R$ 220,00 se não fizer questão de ficar na parte central. “Pequena” diferença, não ???
    É assim que pretendem “valorizar” o sócio… só no discurso, na real a sorrateira intensão é que a modalidade patrimonial/proprietário desapareça.
    E ainda querem enganar, com o “prêmio de consolação”, a “ótima opção”, no 4º andar, atrás do gol, por R$ 92,00, ganhando ainda um binóculo prá assistir os jogos…
    Outra questão, apostam em um novo perfil de torcedores, ou melhor, espectadores… Mas quem tem melhor poder aquisitivo e NUNCA teve o costume de frequentar estádio não vai mudar sua rotina por causa da arena, vai continuar assistindo aos jogos tranquilamente em casa, pelo pay-per-view.
    Agora, quem sempre “contou os trocados prá acompanhar o time, pagar ingresso ou mensalidades, provavelmente não terá condições de bancar estes valores exorbitantes…
    Para alguns essa arena vai ser vantajosa, menos para o povão Gremista e boa parte dos sócios…
    Sei que não tem volta, INFELIZMENTE a realidade é essa, mas pelo menos fica o meu desabafo…
    A arena, prá mim, vai ser somente o local onde o Grêmio passará a mandar seus jogos. Sentimento, identificação ? NADA !!

  • Antonio Martinez 7 de maio de 2012 - 12:13 Responder

    Antes de mais nada deixo claro: SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DA ARENA

    Quanto ao ‘post’ entendo a frustração de muitos. Integro também o sócio que será alocado para a trás de uma goleira.

    Concordo com o que o Tito escreveu no final: “Tenho certeza que logo a coisa toda se flexibilizará. ”

    Tb acho que se não for no primeiro ano da Arena, mas em seguida, muito provavelmente terão de reavaliar algumas coisas, como locais dos sócios, preços e etc…

    Saudações Tricolores!!!

  • […] Tito Portalet – ORDEM E PROGRESSO e a ordem dos fatores altera o resultado […]

  • Deixe uma resposta