Parados

0 Postado por - 5 de outubro de 2015 - Artigos

Tentei lembrar quando foi a última vez que ficamos sem 2 jogos do Grêmio na mesma semana e não consegui, tive que consultar o calendário. Foi a semana antes do Grenal, lá em 9 de agosto. Foram 2 meses praticamente sem treinar direito, o que pode explicar porque o Grêmio teve essa caída de desempenho.

Espero que além de recuperar os lesionados, essa folga no calendário sirva pra recuperar também aqueles que estão perdendo rendimento e foram muito importantes na arrancada que demos desde a chegada do Roger. Luan, Walace, Pedro Rocha e Marcelo Oliveira tem jogado menos do que nos acostumamos e isso ajuda a entender a estacionada que o time deu.

O caso que mais me chama a atenção é o do Walace: o que vem jogando tá muito longe do futebol que apresentava há pouco tempo. Não sei se a boa fase, quando até especularam que a Roma tava interessada nele, subiu à cabeça ou tem algum outro fator fora das quatro linhas que tem atrapalhado, mas ele parece sem embocadura e por vezes até displicente.

Além das quedas de rendimento individuais, também parece que descobriram um jeito de amarrar nosso jogo. Coritiba, São Paulo e Fluminense conseguiram segurar nosso ataque aqui na Arena, e ontem o Cruzeiro passou o segundo tempo inteiro em cima da gente. Só agora, com esses 10 dias pra treinar, o Roger pode pensar alternativas pra essas situações.

Enfim, ainda faltam 9 rodadas, tem muita coisa pra fazer e essa tão esperada parada de 10 dias no Brasileirão só vai ser boa pra gente se não ficarmos parados.

Comparilhe isso:

2 + comentários

  • Marco 5 de outubro de 2015 - 15:40 Responder

    Em 2008, Grêmio perdeu campeonato pq esquema do Roth foi anulado:só jogava duma forma … isso ocorre tbm agora com Roger: não é uma critica, mas precisa-se de + que uma forma de jogar (lugar de centro-avante é na área, por exemplo) … Luan baixou produção pq foi prá seleção, voltou … Wallace sente a falta de Maicon, tenho certeza: Edinho não o substitui igual e não há reserva. Que tal trazer Marlone, do Sport, prá reserva em 2016 (é da posição)?

  • mano 6 de outubro de 2015 - 12:01 Responder

    Não sei se dá pra dizer que o Grêmio está mais cansado que os outros por ter um grupo mais enxuto. Mas isso, somado ao fato que de o esquema tático já foi sacado pelos adversários, só evidencia algo que todos diziam no início do campeonato: falta GRUPO.

    A falta de material humano pra variações táticas quando o adversário manjou o estilo de jogo expõe isso claramente.

    A gente olha jogos como contra Coritiba, São Paulo, Fluminense e Cruzeiro e dá um desespero. A gente pensa: porra, Roger, tem que fazer alguma coisa!
    Aí olha pro banco e se coloca no lugar do Roger. Vai fazer o que? Pra alguma variação tática temos o Bobô e olha lá.

    Faltam alternativas, TODO MUNDO sabe que o grêmio vai reter a bola ao máximo até uma oportunidade de infiltração ou entrada “surpresa” de volantes ou meias.

    Escanteio, cruzamento aéreo, cobrança de falta, não temos nada disso pra despertar uma preocupação maior no adversário. Eles só precisam marcar um tipo de jogada.

  • Deixe uma resposta