Quando a incompetência se une à má sorte

0 Postado por - 15 de maio de 2012 - Artigos

Já vai um tempo, quando anunciaram, eu vim aqui me manifestar sobre o negócio envolvendo a vinda de Facundo Bertoglio ao Grêmio. Na época, disse que se tratava de uma negociação pior do que a da vinda do Escudero (aqui) e, infelizmente, estou tendo que voltar aqui para mostrar que o quadro acabou sendo o pior possível. Ontem foi revelada uma lesão que afastará o gringo por 40 dias. Ou seja, não vai poder mostrar mais do que já mostrou.

Bem, e o que ele mostrou? Fez alguns jogos com atuações destacadas, como contra o River de Sergipe e, principalmente, o último contra o Fortaleza. Fez 5 gols em 14 jogos e mostrou que rende mais quando joga mais avançado, sem ter responsabilidade de marcar, até pelo seu porte físico. E suas melhores atuações foram como um segundo atacate que recua para buscar jogo ou como um meia avançado, em uma linha de três atacantes para jogar no contra-ataque. São opções bastante interessantes.

Porém, da mesma forma, sumiu no Gre-nada de uma maneira que me deixou irritado. Apanhou, isso é certo, mas fugiu depois disso. E, agora, a tendência é que a pauleira aumente. Se contundiu duas vezes, o que fez o seu período de três meses – período quem contamos com Loxumbergo – ser abreviado para, praticamente, 45 dias. Não mostrou servir para “cérebro do time” e, algumas vezes, acabou perdendo gols importantes. O 4-3-3 onde ele rende bem se mostrou pouco eficiente com as peças que temos para iniciar um jogo, e a segunda vaga do ataque, para mim, é do Kleber. Assim, seria reserva.

Aí fica o dilema: o que fazer? O jogador mostrou potencial para atrair concorrentes para uma renovação de empréstimo. O valor, pelo futebol que mostrou até agora, está cada vez mais inviável – ou alguém consegue imaginar o Grêmio investindo 4 milhões de euros em um cara que tá mais para jogador de grupo do que para indispensável? Mas e aí, vai que devolve para a europa e ele volta em outro time esmerilhando? A situação é complicadíssima. O período de empréstimo serviu para manter as dúvidas e continuar deixando a compra como uma aposta.

Volto a afirmar: foi o pior negócio que o Grêmio já fez. Não pelo jogador, mas pelo modo. Se tivéssemos um contrato até o fim do ano era só esperar o retorno e dar mais tempo para tirar essas dúvidas. “Ah, mas por esse período eles não queriam”. Ótimo, então. Ficava quieto e trazia ele na janela do meio do ano, com um contrato de um ano. Sinceramente, na situação de hoje, preferia gastar esse dinheiro com o Diego Souza.

Comparilhe isso:

16 + comentários

  • Gleison 15 de maio de 2012 - 10:55 Responder

    Diego Souza?!?! Tá de brincadeira?! O meia fase?! O sósia do Douglas, c/ 4% + de vontade?! Esse cara já provou, igual ao Douglas, ser de grande categoria mas DESLIGAR durante diversos jogos. Na minha humilde opinião, é mais um engodo, mais um enganador. Pode dar certo, já veio coisa bem pior e deu certo, assim como já tivemos melhor e deu errado, em diversas posições. A grande pergunta que fica, assim como vc mencionou a questão do Bertoglio, A QUE PREÇO?! Porque nós estamos entrando num caminho de endividamento superior as receitas que temos e podemos. Não estamos no centro do pais, não somos o supra-sumo do mercado de consumo. Antes de virar Flamengo,e mais dia menos dia, acabar sendo comprado por algum bilionario russo ou sheik arabe, prefiria que o clube investisse em talentos. Porque pagar 300 400 barão pro Gabriel, PQP, isso acaba com meu sossego!

  • EduardoSchwede 15 de maio de 2012 - 11:13 Responder

    Olá galera do Grêmio Libertador, é com esse tipo de contrato que está mais uma vez provando que Pelaipe e Odone adoram se meter em encrenca, agora se contratarem vem os corneteiros dizendo que é um bixado e não vale o valor, se não contratarem vem a torcida dizendo que um dos poucos bons (quando inteiro) vai embora por um valor que poderia ser conseguido através de investidores por se tratar de um jogador novo. ESSA DIRETORIA PANACA COLHEM O QUE PLANTAM MAL, E O PIOR É QUE SOMOS NÓS QUE ADUBAMOS A TERRA QUE ELES TRABALHAM.

    Vocês ae que estão mais informados sobre o Grêmio, saberiam dizer até quando vai o contrato do Gabriel com o Grêmio, e o que consta em caso de recisão? até quando é viável esse vivente vestir a camisa Gremista? Pois todo mundo reclama ” por favor como é que não mandaram embora ainda André Lima, Naldo, Gabriel, Marquinhos..” mas não fazem nem idéia do que diz no contrato sobre recisão… VOCÊS TERIAM ESSAS INFORMAÇÕES SOBRE O CASO DE RECISÃO DE NALDO, MARQUINHOS, GABRIEL, CONE LIMA??? Se tiverm POR FAVOR DIVULGUEM!, eu adoraria saber pois não dá mais pra aguentar essa torcida falando sempre a mesma coisa em todos os post Com essas informações poderíamos então ver realmente se mandar embora essas nabas seria mesmo a “solução” para os problemas; se é mais viável mandar embora gastando algum troco na recisão ou mantendo uma pereba no Olímpico.

    Abraço, Eduardo Schwede.

  • Fausto 15 de maio de 2012 - 11:34 Responder

    Sinceramente, acho que vale o investimento. O gringo é bom de bola e é novo, tem muitos anos ainda de futebol pela frente. Comprando ele temos um bom jogador pra usar por 5, 6 anos e com boas chances de vendê-lo pra Europa por um bom valor. No mínimo igual a esses 4 milhões de Euros.

    Diego Souza acho uma ótima.

    Mas precisamos de zagueiro e lateral direito, prioritariamente!!

  • Raukoores 15 de maio de 2012 - 12:01 Responder

    Envia o Miralles e o Marquinhos e ta paga a fatura.
    E Diego Souza, na boa, não me parece prioridade.
    O cara faz o mesmo papel do Kleber, só que oscila muito.
    Traz um zagueiro e mais um volante. Se possível um camisa 10.

  • Arthur FV 15 de maio de 2012 - 14:17 Responder

    Ze Roberto e’ o que? Um 5?

    Diego Souza jogava mais recuado em 2007 quando fez uma campanha excelente pelo Grêmio, no Vasco apareceu em momentos muito importantes.

    Bertoglio vale mais que o Giuliano, com a vantagem de nao ter jogado para o clube do aterro, mas sem o marketing de ser “o” reserva.

    Mas entre 6 milhões de reais pelo Diego e 4 de euros pelo Bertoglio, nao pensaria duas vezes em trazer o Diego.

  • Felix 15 de maio de 2012 - 14:30 Responder

    Fagner,

    Isso é reflexo de nossa diretoria anti gestão e anti planejamento.
    Tá na cara que o Facundo já é carta fora do baralho, não irão investir nele.
    Honestamente, uma lástima isso.É um jogador com potencial, grande mercado (21 anos) e tem muito futebol a ser lapidado ainda. Para mim, seria um ótimo investimento. Quando pensam em retorno, pensem também em futura revenda seja ao mercado europeu seja no brasileiro.
    Aposta todo jogador é, minha preocupação é se investir em jogadores “velhos” sem retornos futuros em possiveis revendas.
    Diego Souza também é uma aposta, assim como foi Kleber. Torço muito pra Kleber, gosto dele, mas até agora não provou o retorno. Até porque tem muito chão ainda o contrato dele e normalmente os atos de indisciplina dele começam a aparecer depois do 1° ano de contrato. Espero que não aconteça isso no Grêmio.
    Por isso e por tantas outras que já vi no futebol contrataria Facundo. O Gremio já ofereceu 8 milhões pelo Giuliano e não vejo o dobro do futebol do Facundo.
    Enfim, contrato de empréstimo mal feito, nada mais normal que a avaliação também seja mal feita.
    Abraços

  • Felix 15 de maio de 2012 - 14:44 Responder

    Esqueci de mencionar que isso é no campo da hipótese. Se…O certo mesmo seria fechar a torneira, o endividamento do Gremio cresce a passos largos e acho uma temeridade o que nosso clube anda pagando aos jogadores. Penso que muitos querem vir pro Grêmio não só pelo tamanho e representatividade de nosso time e sim pelo gordos salários, muito maiores que no eixo rio-sao paulo, que o Gremio está oferecendo.

  • Daniel 15 de maio de 2012 - 16:55 Responder

    Piauí é foda…

  • Fagner 15 de maio de 2012 - 17:28 Responder

    Como é fundamental a procedência do time do River para compreensão das ideias manifestas neste post, gostaria de agradecer ao Daniel pela lembrança. Já foi corrigido.

    Saludos,
    Fagner

  • Cícero - CWB 15 de maio de 2012 - 18:25 Responder

    Será que o Facundo não fica?
    O que eu vi até agora, foram manifestações da imprensa dizendo que “complicou a situação do Bertoglio depois da lesão”.
    Até agora não vi nehhum manifesto de dirigente.
    Vamos abrir o olho, essa imprensa é vermelha.
    Acho até que esse seria o melhor momento de tentar contrata-lo, lesionado, dá para negociar um valor menor, bola ele tem, sabemos disso.

    abs!

  • ArthurJ 15 de maio de 2012 - 18:58 Responder

    Acho que o Bertoglio pode ficar sim, mas vai depender de investidores. E isso era certo independentemente do Bertoglio jogar muito ou não… afinal, nao acho que o Gremio tenha 4milhoes de euros pra gastar assim ‘do nada’.

    Hoje o Pelaipe falou que está conversando pra definir o futuro dele, e que há boas chances dele ficar (tudo bem, o Pelaipe falando nunca é garantia de nada, mas ao menos externa a intenção de que ele permaneça).

    O que eu acho que vai acontecer é que o Gremio vai pedir uma prorrogação do empréstimo, usando como justificativa esta lesão. Aí ficará pro final do ano ficar com ele ou não.

    na minha opinião, eu acho que vale a pena mantê-lo, é um jogador rápido e habilidoso e que pode crescer ainda (só não sei se vale esses 4 mi). Também não gostei da atitude dele no grenal, mas acho que isso pode ser corrigido com alguma conversa.

  • Fagner 15 de maio de 2012 - 21:55 Responder

    Pessoal, independente do que o Pelaipe disse, do que a imprensa disse, o que quer que seja, isso ainda não apaga que não sabemos se ele realmente vale esse dinheiro todo. Nem nós, muito menos os investidores. Então, vai ser “na fé”, acreditando que vai dar dinheiro (juraram que o Miralles renderia, que o Viçosa valeria uma fortuna, etc). Ou seja, o empréstimo valeu para nada. Ou deveria ser de um ano ou a compra deveria ocorrer diretamente, barganhando lá na origem, enquanto ele aida tava atirado num canto.

    Só para dar um exemplo, o último que contratamos, se machucou pouco antes de renovar e terminou comprado pelo Grêmio antes de acabar o contrato de um ano de empréstimo foi o Gabriel (contratou em agosto/10 e comprou em maio/11). Não existe pessoa que não faria a negociação e mesmo assim não deu certo. Em agosto de 2011 ele era reserva do Mário (e beeem reserva).

    Saludos,
    Fagner

  • Camila Mendes de Vargas 16 de maio de 2012 - 11:37 Responder

    Acredito que vale sim o investimento, um jogador novo, com grande potencial para crescer nas mãos de Vanderlei. Espero que o Grêmio não jogue fora está boa opção de campo que tempos, um jogador habilidoso e rápido. Pode comprar agora por esse valor e com certeza vender por muito mais logo a frente. Acho estranho as pessoas tomarem conclusões tão extremas com um jogador que está no Grêmio a menos de 6 meses.
    Vale a pena dar mais uma chance pra ele, está aprendendo já vimos isso diante do Fortaleza que ele mostrou TUDO o que não conseguiu mostrar no GREnal. Foi um jogo a parte, o gringo não soube jogar e acredito que isso se conserta na base da conversa.
    Agora deixar acabar este pequeno emprestimo pra ficar com Leandro e me desculpem até mesmo Miralles, eu prefiro o Bertoglio, jogador mostrou RAÇA, amor a camisa TRICOLOR e o principal tem muita vontade de continuar no Grêmio coisa que não vemos a muito tempo.
    Se vai dar certo ou não só o tempo pode dizer e acho que ele merece mais tempo no Grêmio!

  • diogo 16 de maio de 2012 - 11:56 Responder

    foi um mau negocio mas acho que ele merecia ficar até o fim do brasileiro, facundo é um bom jogador mas a ansiedade acho que atrapalhou um pouco já que o tempo de contrato era curto, o grêmio deve tentar prorrogar esse contrato por mais tempo ai poderemos ter uma visão melhor sobre esse jogador que na minha opinião é sim bom jogador afinal já investimos em richard mirales ou keli e amorosos da vida esses sim não deveriam ter vestido a camisa do grêmio se é que vestirão.

  • Gabriel 16 de maio de 2012 - 18:12 Responder

    Falaram em Diego Souza??? Esqueceram a PILANTRAGEM que ele fez qdo saiu ???
    Negociava aqui e já estava acertado com o Palmeiras, até entrevista dava em SP como jogador do time paulista.
    Vão pro inferno com esse traíra…

  • Daniel 17 de maio de 2012 - 10:37 Responder

    Dispenso a ironia. Só peço respeito ao meu estado natal.

  • Deixe uma resposta