Sai, Zica!

3 Postado por - 17 de agosto de 2014 - Artigos

Bom jogo pra mandar a dona Zica pra casa. Depois de três derrotas seguidas, tava na hora do Felipão mostrar a que veio. E tivemos muito mais organização do que nos tempos do Moreira, pelo segundo jogo seguido. Também tivemos uma boa participação do Filipe Bastos – pra mim, o melhor jogador em campo. Tá certo que, logo no início, tivemos um pênalti a nosso favor (se fosse o Barcos, sei não se marcavam). Luan marcou (bem batido, guri) e isso nos deixou mais tranquilos.

Entramos no jogo num 4-3-3, com três volantes no meio, com funções nítidas de auxiliar e revezar com os dois lateralas: Zé Roberto e Matíaz Rodriguez. Por mim, seguem por mais alguns jogos. Vejo potencial nesse esquema. Defensivamente, quase sempre recompomos no 4-1-4-1, com o Ramiro fechando pelo meio e Luan com Dudu abertos. Dudu, principalmente, fez bem a sua função tática. Aliás, Zé, Riveros e Dudu formaram o melhor lado do Grêmio no jogo. A outra lateral precisa de mais treino, visivelmente. Quando Luan ocupava a lateral, Rodriguez não ia pro meio. E o mais estranho é que o Bastos achou um espaço no meio das duas linhas e nunca recebia a bola ali. Dava um pivô bem tranquilo.

A foto é do ano passado. Mas o resultado, quanta diferença! Lucas Uebel no Flickr do Grêmio Oficial

A foto é do ano passado. Mas o resultado, quanta diferença! Lucas Uebel no Flickr do Grêmio Oficial

Segundo tempo e eles mudaram um pouco o esquema, saindo das duas linhas de quatro e entrando num 4-2-3-1, indo mais pra cima. Mas quem fez o segundo gol foi a gente. Roubada de bola no na pressão com Bastos, contra ataque, corte do Lucas e chute no cantinho. Não sofremos pra ganhar esse jogo, o que já é uma SENHORA diferença das partidas anteriores (mesmo as que ganhamos). O Grêmio tem esquema e tem organização tática (chupa, galerinha do “7×1-ultrapassado”). E fez o resultado pra coisa não pegar. Agora, calma.

Para o próximo jogo não tem estresse. Dá pra seguir dessa forma, com mais alguns dias de treino. Não precisamos mudar nada – jogar fechados, no contra ataque, contra os líderes do campeonato. Só precisa de alguns ajustes. Contra o Corinthians, aí a coisa muda. Mas vamos um passo de cada vez.

Comparilhe isso:

4 + comentários

  • rodrigo restelato 17 de agosto de 2014 - 19:54 Responder

    como venho dizendo a um bom tempo temos que povoar o meio de campo, jogarmos fechados e sair rápido, não precisa ser a retranca do ano passado, mas ter um equilíbrio, fechado mas buscar o gol. Boa a escalação do Zé.Acho que contra o Cruzeiro ele vai colocar o Para, poi segundo o Felipão o Matias é fraco na marcação, mas para a sequencia acho o estrangeiro muito melhor.

  • Felix Nuñez 17 de agosto de 2014 - 20:16 Responder

    Concordo com a análise.

    Matias tem um passe muito bom e subiu bem várias vezes. Na defesa acho que sofreu um pouco. Também manteria as laterais. Mas acho que Pará volta. E o véio foi bem e aguentou os 90 min com tranquilidade.

    O esquema foi interessante.

    Ainda quero ver o Alan neste time quando recuperar da lesão.

  • FÁBIO GREMISTA 18 de agosto de 2014 - 00:00 Responder

    O Felipão vai, com calma, colocando a casa em ordem.

    A entrada dos guris das categorias de base vai ser um ponto positivo a médio e longo prazo.

    Gostei de ver o Matias Rodriguez. Uma atuação interessante, nada espetacular, mas com mais acertos do que erros. Por mim segue na posição.

    Escreve aí: o Filipe Bastos será o o Marcos Assunção do Grêmio.

    Abraço.

  • Mauricio 18 de agosto de 2014 - 10:57 Responder

    Até que enfim acharam o lugar do Barcos, por mim pode continuar um bom tempo fingindo essa dor nas costas, se estivesse em campo era certo mais um empate ou mais uma derrota pro fortíssimo criciúma

  • Deixe uma resposta