Outro jogo sem fazer (nem tomar) um gol. Grêmio 0x0 Santa Cruz

0 Postado por - 5 de agosto de 2016 - Artigos

É o segundo jogo seguido que não conseguimos fazer um gol. E já dá pra saber claramente o que é que está faltando no time do Grêmio. Falta o Everton. Embora tenha jogado apenas um tempo contra o São Paulo e o jogo fosse decidido depois da sua lesão, o modo de jogar do guri fez estrago. Ele é o cara que pega a bola quando o jogo está modorrento, encardido, leva pra lateral, corta dois pro meio e chuta. O Everton de 2016 é infinitamente superior ao de 2015 porque acerta a goleira. E, mesmo quando o goleiro espalma, dá tempo para alguém chegar em posição de concluir.

Não tivemos isso nos dois últimos jogos. Embora com um resultado ruim igual, o time do Grêmio jogou bem mais que em Minas Gerais. Claro, era impossível ser pior, mas controlamos o jogo por mais tempo e tivemos muito mais chances de gol que na outra partida. Miller meteu uma bola na trave no segundo tempo, que não entrou no rebote por puro azar; Guilherme colocou uma bola na cabeça do Douglas que meteu pra fora. Mas, vejam bem, nenhuma vez fuzilando o goleiro adversário e exigindo que ele salvasse o time – coisa que o adversário fez com o Gohe. E coisa que acostumamos o torcedor a ver durante esse campeonato.

Mais uma vez o melhor jogador do time foi sacado. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

Mais uma vez o melhor jogador do time foi sacado. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

Giuliano fez falta mais uma vez. Negueba insiste em ficar no meio do caminho entre a lateral e o meio de campo, abrindo muito espaço. Ele parece querer fazer a função que dizem que o Douglas fazia – porque o nosso 10, hoje, é o melhor jogador do time. Douglas está sendo mais centroavante que o Miller – tanto que quase fez de cabeça – e precisa se desdobrar para tentar armar as jogadas. Quando o Luan faz isso, o Douglas ajuda. O Douglas fazendo isso, não tem ajudante. E isso tá complicando muito: Negueba não arma e nem mesmo tem a velocidade e controle de bola do Giuliano, que muitas vezes fazia a jogada dar certo na força. É preciso uma alternativa.

Da mesma forma, Pedro Rocha insiste em não ser incisivo, não acertar a goleira e parece que desistiu de tentar até mesmo chutar no gol. Ele precisa finalizar mais vezes, ter mais vitória pessoal ou deixar o time de vez para a entrada do Guilherme. E esse jogador precisa também finalizar. Ele entrou bem em três jogos, mas se destacou mais por cruzamentos do que por finalizações. O rebote na área não é sorte, é qualidade de finalização e ocupação de espaço na área. Se o atacante vai pra linha de fundo e cruza, o atacante precisa já estar dentro da área. E o Grêmio não faz isso.

Isso tudo se resolveria se tivéssemos um Luan. Miller é um bom jogador e eu tentaria ele no lugar do Negueba como titular o quanto antes. Mas não adianta nada recuar ele se não temos alguém que possa jogar alguma coisa no meio dos zagueiros. Não precisamos de centroavante aipim, jogamos melhor com de movimentação, correto. Mas errar todos os passes ou não ter habilidade para carregar os zagueiros (sim, estou falando com você, Henrique Almeida) não ajuda em nada. Se é pra ter mobilidade de perder a bola na intermediária, melhor deixar aipinzando na área.

Tudo isso pra dizer que o resultado foi péssimo por que não estamos conseguindo fazer um gol sequer. E falta muito para conseguirmos ficar novamente perto disso. Para um time que é (ou era?) o melhor em finalizações sem ser o melhor ataque isso é crucial. Se precisamos de tantos chutes para marcar, precisamos criar. E, quando precisamos criar, nada mais errado do que tirar o Douglas do time.

Comparilhe isso:

27 + comentários

  • Edgar 5 de agosto de 2016 - 05:40 Responder

    Qual é a contribuição criativa do Douglas nos últimos 10 jogos do Grêmio?

  • tche 5 de agosto de 2016 - 07:14 Responder

    Bom, agora é receber um Corinthians organizado em casa, um Atlético-MG embalado, sair pra jogar com o Santos (touca histórica), etc.. Quando podíamos ser líderes com 3 pontos na frente não conseguimos fazer o esperado (falando só dos dois últimos jogos, vou desconsiderar o jogo com o Vitória).
    É simplesmente broxante.

  • dexter holland 5 de agosto de 2016 - 07:57 Responder

    “Tudo isso pra dizer que o resultado foi péssimo por que não estamos conseguindo fazer um gol sequer.” – O resultado foi otimo, dentro da tua visão de que titulos são relativos e o que realmente importa é estar entre os primeiros. Grêmio tem cumprido direitinho tuas recomendações. E como diria Nelson Piquet, “o segundo é o primeiro dos derrotados”. Mas tem gente que fica feliz com isso.

    • Fagner 6 de agosto de 2016 - 14:54 Responder

      Isso. Inclusive eu torço pro Grêmio perder. Tu é que é gremistão.

      Saludos,
      Fagner

      • dexter holland 8 de agosto de 2016 - 08:41 Responder

        Não diria perder, mas nem sempre ganhar ou caso contrario tua tese (ridicularizada por ampla maioria) cai por terra…

  • Ezio 5 de agosto de 2016 - 08:03 Responder

    Time covarde. Negueba fez jogo de exceção contra os bambis, sua saída do time tem que ser pra já. Inexplicável o gol que ele errou sem goleiro e quase colocando a bola pra lateral. Cresci vendo o GREMIO conquistar o planeta com sua valentia e hombridade e vejo agora um time covarde e marica usando sua gloriosa camisa. Como postei em comentário anterior. Até os times que cairam pra segundona eram menos cagões do que essas vedetes. O time da SEGUNDONA DE 2005 teria goleado esse Santa Cruz que jogou com o GREMIO ontem. O negócio é infelizmente se resignar a torcer pros rosados cairem pra segundona. Esse time de vedetes do GREMIO não inspira confiança alguma.

  • Fabio 5 de agosto de 2016 - 09:19 Responder

    Joguei a toalha, time de cagado, de jogador sem ambição, que se contenta com “fizemos uma bom jogo , mas faltou a bola entrar, e bla, bla, bla”….time limitado, sem luan, walace, edilson, everton…time fica fraco, muito fraco. Larguem de mão esse campeonato, isso só da esperança pra torcida, e e chega na hora de ganha do santa cruz em casa e se cagam. Desanimador esse time, nem vontade de olhar mais jogos eu tenho, quantas chances pra matar esse campeonato, …..e outra, copa do brasil vamos levar pau tb, pois basta ter uma jogo com o min de pressão pras bonecas do time se borrarem todo, …..larguei…ate 2017, …..bando de bostas

  • Mano 5 de agosto de 2016 - 09:31 Responder

    Pressão. O time não sabe jogar sob pressão.
    Desde o ano passado, quando se cria uma expectativa, nunca se confirma.
    A expectativa entra em campo e pesa na perna dos jogadores.
    Por isso essa bipolaridade.
    Não faz diferença o adversário, faz diferença a pressão.
    E o que mais me preocupa é que é praticamente o mesmo time e treinador há 2 anos e isso não evolui.

  • David 5 de agosto de 2016 - 09:36 Responder

    Podemos até ganhar o campeonato, mas não seremos campeões. Time campeão tem superação, tem vontade, se impõe. Em algum jogo viu-se isto? não. Infelizmente fica a lamentação.

    • Fagner 6 de agosto de 2016 - 14:56 Responder

      Parabéns pelo comentário mais sem noção que eu já li no Grêmio Libertador.

      Saludos,
      Fagner

  • De Leon 5 de agosto de 2016 - 09:48 Responder

    O Grêmio institucionalizou a bunda molice brasileira dentro do clube ou não?
    O técnico, presidente, vices, atletas, são maricas chorões e covardes ou não?
    O Grêmio jogou fora o “ser” do Rio Grande do Sul ou não?
    Posso associar os 15 anos de derrotas com a ausência de uma postura charruá e de atletas que respiram e entendem as coisas do nosso pago?

    Nada a ver, né? Globalização de bunda é mais importante.

  • GMR 5 de agosto de 2016 - 09:52 Responder

    Acho o Roger um ótimo técnico, mas o elenco não ajuda em nada. Mas o que mais me irrita é o dia de folga que os jogadores tem. Joga no domingo, voltam a treinar somente na quarta. Isso não existe. Jogadores sem vontade. Larguei. Não dá. Enquanto não mandarem metade do time embora e planejar novamente o plantel, continuaremos a morrer na praia. Mais vergonhoso é ouvir o blá-blá-blá de todos do Grêmio. Vão se foder. Cansei.

  • Charles 5 de agosto de 2016 - 10:00 Responder

    A direcao do gremio, parece ja claro para a maioria, nao entende nada de futebol, dai se entrega ao trenadorismo mais patetico (desde a saida do Pelaipe e assim: Luxa, Felipao e agora Roger sao reis, com suas turmihas).
    Dai que Roger recomenda Schuster, Fred, Kadu, Henrique Almeida… e a direcao contrata. Se abraca nos “cascudos” Marcelo Oliveira e Douglas… e a direcao aplaude. Escala mal, a direcao nao ve. Troca pior… e a direcao lamenta…
    Desde ano passado eu brado contra Marcelo Oliveira e Douglas, mas eles sao somente um sintoma da incompetencia generalizada que confunde causas e consequencias (incrivelmente avalisados por parte da torcida).
    Este ano libertadores, se vier, sera lucro.
    Oremos.

    • Augusto 5 de agosto de 2016 - 14:45 Responder

      Cara, eu concordo com as críticas ao Marcelo Oliveira, parece que não entrou em campo nete ano ainda, mas me indica 03 jogadores melhores que o Douglas para afazer a função dele, vinculado a algum clube ou não.

      A direção, antes de arrumar o futebol, tem que arrumar as finanças. Essa sempre foi a estratégia anunciada, temos sorte que os jogadores deram certo e que o Roger se confirmou como bom técnico e assim acabamos fazendo duas campanhas que ninguém esperava, incluindo nós gremistas. Simples assim.

      • Gilso 5 de agosto de 2016 - 16:55 Responder

        Montillo, Conca, Diego Souza, Nenê e até Wescley do Ceará (serie B)… opções não faltam. Falta coragem, culhão ou chame do que quiser para fechar um negócio. Concordo que arrumar as finanças é necessário, porém time algum ganha campeonato sem um elenco qualificado, e nossas eliminações precoces ainda em 2016, já nos mostraram isso!!

        Abraços.

        • dexter holland 8 de agosto de 2016 - 08:43 Responder

          Montillo – caro e ja’ na ultima passagem pelo Brasil foi muito mal

          Conca – ganha R$ 2,2 milhões mensais, inviavel

          Diego Souza – ja’ não tem pique para clube grande e voltou para o Sport por decisão propria e para encerrar carreira

          Nenê – foi tentado, não quis sair do Vasco e nem o clube quis liberar

          Wescley – desconheço, mas se for o veterano que rodou varios clubes, considerarei galhofa

        • Augusto 8 de agosto de 2016 - 10:01 Responder

          Vendemos o Giuliano, que ganhava 500 mil, para aliviar a folha e você quer que contratemos quem ganha mais de 01 MILHÃO.

          Tá certinho parceiro!

          Wescley??? Tá de sacanagem, só pode!

          O Nenê é vascaíno e não quis sair de lá, como disse o amigo Dexter, e o Diego Souza voltou ao Sport pois não conseguiu se firmar no Fluminense.

  • Eduardoschwede 5 de agosto de 2016 - 11:21 Responder

    Não gosto desse alarme todo que a torcida faz.
    Olhando láaaaa da primeira rodada, acho que dificilmente alguém diria que estaríamos nesse momento tão perto da liderança. Em termos de campanha, tá muito bom.
    Agora, o que não dá pra aceitar, realmente, é o time saber que pode ser LÍDER DO CAMPEONATO e e parece jogar como se estivesse disputando uma vaga pra Sul americana. Pra mim é inaceitável. Fosse aquele time de 2007, estaria arrancando grama nesse momento.
    Será que nessa renovação de contrato com a globo havia uma cláusula impedindo o Grêmio de ser campeão?

  • Eduardo 5 de agosto de 2016 - 12:19 Responder

    Covardes.
    Sempre que o jogo vale algo eles se cagam nas calças.

    Seremos presa facil para o Furacão. Walter vai deitar e rolar.

    Time com pensamento de perdedor PERDE.

  • Sena 5 de agosto de 2016 - 14:16 Responder

    Resumindo: o ELENCO é ruim, vide h.almeida, negueba, p.rocha, w.oliveira, m.oliveira. E vou além, o hermes tá MUITO certo em pedir 110 mi por mês, se eu fosse banco dessa naba do oliveira, eu também ”cavava” a minha saída do time. Estamos a apenas 1 PONTO da liderança. Ainda dá. Mas todos sabemos o final…

  • Jair 5 de agosto de 2016 - 17:18 Responder

    Mas tem uma paixão pelo Gordouglas, esse Fagner, que chega a ser comovente. Se eu não soubesse ser tão afetiva a questão (e não visse os jogos), me convenceria que o cara é “o cara”.

    Lembro dos anos 80, o Fantástico (melhor definido como “fantóxico”, da Globo) invariavelmente abria o programa do domingo à noite com um gol (“O gol do…!”) e sempre, sempre, sempre, era um gol do Flamengo. Mesmo o que os urubus não tivessem jogado ou feito gol, acho que eles pegavam um gol de arquivo. Foi assim, também, que este time se tornou vício em quase todo o Brasil. Muito apreciado aqui no Vale do Itajaí, SC, por exemplo, e Minas e no Espírito Santo, lugares que também morei.

    Pelo esforço do Fagner, o Douglas, mesmo contribuindo menos para o Grêmio do que contribuiu o limitado Tcheco, será lembrado como herói por torcedores menos avisados. Imita tão bem a estratégia da TV que até a foto é sempre do barbudo, me parece que até mesmo quando ele não joga. Admirável torcedor de jogador.

    • De Leon 5 de agosto de 2016 - 17:40 Responder

      Perfeito Jair. Bela observação.
      E não é só o Fagner.
      Dê uma olhada no blog imortal tricolor, principalmente após os jogos.
      O Douglas pode ter tido um desempenho dos mais patéticos (o normal dele), e sempre recebe um 4, um 5 e um tapa no ombro.
      Só podem ser alcoólatras!

      • Fagner 6 de agosto de 2016 - 15:01 Responder

        É patético o cara não saber que dizer que o Douglas é o melhor jogador do Grêmio no momento não é a mesma coisa de dizer que ele é o melhor jogador do mundo. Simplesmente não tem ninguém disponível no atual elenco que esteja jogando mais que ele. Não entender que eu estou falando isso é ridículo. Falta de interpretação de texto.

        Saludos,
        Fagner

        • dexter holland 8 de agosto de 2016 - 08:45 Responder

          Incrivel como sempre tem varias pessoas as quais tu julga ter ~problemas de interpretação~. Quando vira algo sistêmico é melhor começar a questionar o emissor, não os receptores.

    • Valdo 6 de agosto de 2016 - 02:18 Responder

      Melhor comentário que li aqui desde que conheci o Grêmio Libertador.
      Sem mais.

  • Guille 6 de agosto de 2016 - 12:04 Responder

    Falou tudo, Jair.

  • Jair 6 de agosto de 2016 - 14:57 Responder

    A verdade é que o Roger é um mágico, gênio por fazer esse time ruim do Grêmio ser organizado e competitivo durante dois anos. Wallace Oliveira, Marcelo Oliveira, Douglas, Negueba, Pedro Rocha, Henrique Almeida, Bobô são jogadores fraquíssimos. Maicon, Edilson, Everton e Wallace Reis são medianos. Luan, Geromel, Bolanos e Wallace são muito bons. Entretanto, ainda prefiro essa política de apostar em um treinador acima da média que tira o melhor de um elenco mediano, do que contratar um treinador medíocre com um elenco milionário, que além de não se comprometerem com o clube, tumultuam a saúde financeira do Grêmio.

    Espero que a o planejamento para o ano que vem seja aumentar um pouco mais o nível do elenco. Acho que estamos no caminho certo. Se o título não vier esse ano, ele virá logo ali.

  • Deixe uma resposta