Sem escolha

0 Postado por - 11 de dezembro de 2014 - Artigos

Volta e meia me perguntam: e o Grêmio, hein? Confesso não saber por onde começar a responder tal indagação.

Essa época do ano já é complicada pelas inúmeras especulações da imprensa. Para piorar, desde a entrevista coletiva de Felipão onde ele alertou qual será a nossa realidade para 2015, nós torcedores estamos anestesiados.

O ano acabou de uma forma melancólica. A goleada no clássico nos deu certa esperança de alcançar a vaga na Libertadores, mas o tombo que tivemos nas rodadas finais trouxe a realidade à tona. Mas e com todo esse discurso de contensão de gastos, como vamos ter um time competitivo para ano que vem? Eis a questão.

Atualmente qualquer jogador comum ganha bem, muito mais pelo mercado inflacionado e por clubes irresponsáveis do que pelo futebol apresentado. Enquanto isso, as categorias de base dos clubes vão empilhando e emprestando jogadores já que o profissional não os utiliza. E aí quero chegar na questão que vai nortear o Grêmio em 2015: a base.

Vou usar um jogador como exemplo, no caso o Marco Antônio, para tentar deixar mais claro o meu raciocínio. Com todo o respeito ao atleta, mas o Grêmio precisava ter o contratado? Será que nenhum jogador da base jogava, na pior das hipóteses, o mesmo que ele? Para que gastar com um jogador que tecnicamente não faz diferença?

Agora estamos obrigados a apostar na base, mas foi justamente por ter investido em atletas como estes que chegamos a esse ponto. Claro que jogadores caros e que não deram respostas também foram complicadores, mas contratar inúmeros atletas medianos a um alto valor e não olhar para a base foi um erro grave, o qual espero que seja corrigido para sempre.

No atual momento do futebol brasileiro, onde os clubes estão sem poder de investimento, eles deveriam ir ao mercado somente para comprar o jogador diferenciado e que não possuem em sua base. O Grêmio aprendeu a lição e agora terá que fazer esses investimentos pontuais com uma precisão microscópica. Com pouco dinheiro em caixa, investir esse pouco de forma errada pode ser catastrófico.

Num futuro próximo os clubes precisão estar equilibrados financeiramente para evitar punições e até mesmo o rebaixamento. O Grêmio chegou num ponto crucial e terá que fazer isso na marra, mas olhando para a frente podemos sair na frente na busca pelo equilíbrio financeiro.

Em contrapartida, montar um time competitivo é o que interessa ao torcedor, e essa equação certamente não é nada fácil de se fazer. O departamento de futebol precisará de criatividade para buscar esses reforços pontuais que precisamos, e o torcedor precisa ter calma com a gurizada que vai entrar aos poucos no time.

Enquanto isso, não adianta a gente sofrer por antecipação e ir atrás de tudo que lemos. Precisamos ser racionais e ter calma. O momento pede isso.

Comparilhe isso:

12 + comentários

  • Fagner 11 de dezembro de 2014 - 12:44 Responder

    Marcantônio rendia o mesmo que o Maylson. Ou, se bobear, menos.

    Saludos,
    Fagner

  • Fábio Viana 11 de dezembro de 2014 - 12:45 Responder

    E é com toda essa pressão, tendo que contratar de forma cirúrgica e com pouco dinheiro que nosso novo vice de futebol sai de férias.

    Vai tudo ficar por conta do Ruim Costa. Já vi esse filme antes.

  • Felix Nuñez 11 de dezembro de 2014 - 13:30 Responder

    Vou na contramão de muitos. Essa mudança toda me agrada. Achei que já fariam isso em 2014, pois a situação já pedia, mas arriscamos mais um pouco. Agora é na marra.

    Quando investimos nos demos mal. Talvez consigamos fazer mais com menos. Agora é crucial que não queimemos a gurizada. Se não tivermos paciência, já era. O Atlético-PR colocou uma gurizada para o Paranaense em 2013 e foi muito mal no início, depois ao longo do ano se acertaram e com um time modestíssimo chegaram em 3º.

    Tragam um ou outro pereba refugo + o gordo do Douglas + gurizada e poderemos fazer uma boa limonada.

    Quanto as especulações do ataque tenho a seguinte opinião: ou vendam os dois (Moreno e Barcos) ou deixa o Barcos. Moreno é tiriça e não quer o Grêmio, não amarra a chuteira do Barcos. Vendendo os 2 dá pra contratar o Cirino, jovem, veloz, bom cabeceador e chuta bem bagaraio!

    E aguardem: 2015 os morangos se afundam.

  • Mano 11 de dezembro de 2014 - 13:46 Responder

    O título do post resume tudo. Base ter que ser solução por convicção, não por necessidade. Se há convicção na base, quando a necessidade surge se tira algo de lá. E de tempos em tempos os diferenciadas também vão aparecer, ou serão contratados.
    Mas se não podemos nos deixar levar por toda a especulação, ao mesmo tempo 2015 preocupa sim, e MUITO.

  • Lena Maria Schneider 11 de dezembro de 2014 - 14:17 Responder

    Por acaso, trocando de canal, vi e ouvi o Duda falando da situação financeira do Grêmio, tornando público (mais ainda) o que o Brasil já sabe. Por que aquele ignorante, que já se desligou do Grêmio, precisa abrir a boca??? E logo para os caras da Band????? Eu não ouço nem leio nada dos vermelhos.
    Estão tão anestesiados com sua ida à LA, como se nós não soubéssemos mais vezes do que eles o que é estar lá.
    Mas não perdemos para o MAZEMBE!!!

  • Lena Maria Schneider 11 de dezembro de 2014 - 14:23 Responder

    VOU ASSISTIR AO JOGO DA SUB-20, ÀS 16 H, PELA SPORTV, GRÊMIO X CAM.
    PELO MENOS POSSO VER MEU TIME SEM COMENTARISTAS ROSADOS…..

  • Carlos Roberto 11 de dezembro de 2014 - 14:37 Responder

    Estou com muita raiva desse time, e muita tristeza todo ano, mais eu pensei bem, gente vamos apoiar como nunca agora nesse ano de 2015, ou melhor a partir de agora, quem poder ajudar de alguma forma, se associando, comprando camisas, produtos, vamos apoiar no gauchao, nao vamos deixar esses morangos fazerem muitas festas , vamos começar a ganhar o gauchao, vamos abraçar o felipao , o Koff , o time, a arena, vamos levantar esse clube, se nao for agora começando o ano com felipao de tecnico , ai meus amigos a coisa vai ficar preta, se nem felipao nao ganhar nada agora em 2015, ai e de enlouquecer, um abraço a todos e vamos com fé

  • Impzone 11 de dezembro de 2014 - 15:14 Responder

    Marco Antônio foi um fracasso absoluto. Mas investir em armadores nunca é demais. O meio-campo é a base de um time, é onde se controla o jogo. O Grêmio de 3 anos atrás não era exatamente um poço de criatividade no meio de campo (embora tivesse mais do que hoje). Por isso não reclamo da contratação dele, que na época era o destaque da “Barcelusa” campeã da série B. O problema mesmo é precisarmos de meias, laterais e ir atrás de jogadores como Fernandinho, Dida… francamente, a contratação do Fernandinho era um fracasso anunciado, basta ver os números dele nos clubes anteriores. Nem mesmo tinha idade pra ser considerado uma aposta.
    Penso que tão importante como é achar jogadores talentosos por um preço barato é trazer quem tenha ambição por sucesso no clube. Pode até ter sido por acaso, mas é uma das razões que explicam o sucesso do Atlético-MG. Chega de trazer gente desmotivada.
    Quanto à pergunta “e o Grêmio?”, sugiro a resposta “vai bem, obrigado. E a família?”

  • ROSE DA SILVA 11 de dezembro de 2014 - 15:58 Responder

    EU CONFIO NA BASE …A CHAPECOENSE NÃO TEM NEM UM GRANDE NOME E NO ENTANTO NÃO FEZ FEIO…ACHO QUE O QUE FALTA É RAÇA E NINGUÉM MELHOR QUE A BASE PRA FAZER A COISA DAR CERTO

  • Thiago 11 de dezembro de 2014 - 19:19 Responder

    Concordo com o relator, exceto pela escolha do Mark Anthony.
    Lembro bem que, quando veio, um amigo me mandou mensagens dizendo que o cara foi a estrela da BARCELUSA no ultimo campeonato.
    Com tantos adjetivos assim, não me espanta que o Gremio tenha se enganado, tanto quanto a maioria dos torcedores, em relação ao jogador.

    Agora, se tu me perguntar quanto ao Kleber… Aí sim era um tiro no pé desde o início!!!

    Deixando de lado somente essa comparação… Tenho visto nos blogs, tanto na opinião de seus autores quanto de seus leitores/participantes, algumas coisas com as quais concordo ou não e deveriam ao meu ver ser reforçadas:

    1 – Chega dessa história de que Felipão é ultrapassado. Não há lógica nessa afirmação e temos de dar graças a Deus por não estar com um treinador como Dorival Junior, Joel Santana, Nei Franco, Enderson Moreira e tantos outros ENGANADORES que temos por aí. Esses não se enquadram nem em Ultrapassados, tendo em vista que nunca estiveram na frente de ninguém.

    2 – Como o Felix aí acima comentou. Eu estou positivista com essa reformulação do Grêmio. Fazer mais, com menos, quando obviamente o menos (5 milhões em uma folha salarial é tão pouco assim!?!?) não é tão pouco… Pode-se tirar leite de pedra, desde que se faça com a devida instrução e sabedoria.

    3 – Chega de inventar chororô por arbitragem, pelo fato de sermos persona-non-grata à CBF, como me parece claramente que somos. Não tínhamos bola esse ano, por isso não seguimos na Copa do Brasil, e por isso o sétimo lugar no Brasileiro. Temos de olhar o nosso umbigo e pronto.
    Sempre dizem que, se tu quer que as coisas dêem certo pra ti, ou se tu quer reclamar de algo, que tu faça as tuas coisas certo, primeiramente.

    4 – Chega de invencionices/coxinhices de que o Grêmio deveria fazer excursões pela Europa… Que a melhor coisa do ano foi a instalação do SAP… Que somos pioneiros na criação de Hamburguerias…
    À vá rapaz! Negócio é bola no pé e dentro das redes. Vamos como torcedores e entidades (e eu entendo que esse blog é uma entidade à favor ao Gremio) ressaltar ou criticar o Gremio como EQUIPE DE FUTEBOL em sua maior parte e não ao contrário.

    Se a “cabeça” do Gremio, precisa de mudanças, nós torcedores também precisamos. Que o façamos juntos e de forma lógica.

    São só os meus 2 centavos sobre.

  • Fernando Bagé 12 de dezembro de 2014 - 00:51 Responder

    Mais ou menos por aí Thiago

  • Bruno Nichele 12 de dezembro de 2014 - 12:51 Responder

    cara sinceramente eu to muito preocupado com o grêmio de 2015 só gurizada naum da pra faze um time competitivo o gremio precisa de um armador nao sei se o douglas é o melhor pra isso dois laterais q saibam cruzar provavelmente um centroavante pq o moreno nao deve vim o barcos provavelmente vai pro mexico e o lucas coelho nao é pra ser titular

  • Deixe uma resposta